ACERVO do HISTEDBR - COLETÂNEAS


 

 

   

História, Educação e Transformação: Tendências e perspectivas para a educação pública no Brasil.

Campinas: Autores Associados, 2011.

José Claudinei Lombardi e Dermeval Saviani (Orgs)

Neste ano de 2011, o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) completa 25 anos de atividades ininterruptas e 20 anos desde sua institucionalização junto à Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 1991, ano em que teve início a realização dos seminários nacionais que atingiu, em 2009, sua oitava edição. De fato, ao ser institucionalizado em 1991, o Grupo adquiriu caráter nacional, pois aglutinou, já nesse ano, 15 Grupos de Pesquisa em 13 estados brasileiros, número que, apesar de algumas oscilações, tendeu a se ampliar, atingindo, atualmente, 35 Grupos de Trabalho em 19 estados, incluído o Distrito Federal. É exatamente das contribuições apresentadas nas conferências de abertura e de encerramento e nas mesas-redondas do VIII Seminário Nacional do HISTEDBR que se constitui o presente livro. Esse seminário foi realizado no Centro de Convenções e na Faculdade de Educação da UNICAMP, entre os dias 30 de junho e 3 de julho de 2009, tendo como tema central “História, educação e transformação: tendências e perspectivas para a educação pública no Brasil”, enunciado que, consequentemente, dá título a esta obra. [...]

Com este livro, lançado pela Editora Autores Associados em parceria com o HISTEDBR, temos a satisfação de socializar os textos das nove conferências proferidas durante a realização do VIII Seminário Nacional de nosso Grupo de Pesquisa.

Estamos certos de que, como os livros resultantes dos seminários anteriores, também esta obra terá uma boa acolhida pela relevância e atualidade dos temas tratados, o que a converterá num valioso instrumento auxiliar na realização do trabalho docente nas diferentes disciplinas que compõem os currículos dos cursos de pedagogia e licenciatura”.

 

Co-edição:  HISTEDBR

 

A organização do trabalho didático na história da educação.

Campinas: Autores Associados, 2010.

Silvia Helena Andrade de Brito , Carla Villamaina Centeno, Dermeval Saviani e José Claudinei Lombardi (Orgs)

A coletânea que ora vem a público reúne os textos apresentados durante a VII Jornada do Histedbr, cujas discussões giraram em torno do tema “A organização do trabalho didático na história da educação”. Pretende-se com esta iniciativa, por um lado, oportunizar reflexões a respeito da produção historiográfica sobre o trabalho didático, promovendo o debate de pesquisas que têm como foco o interior da escola. Por outro, foi intenção do Histedbr estimular o questionamento de como se gestou, historicamente, o trabalho didático hoje presente entre nós, considerando sua trajetória desde as bases lançadas por educadores como Comenius e Ratke, até as propostas de utilização das tecnologias da informação no atual patamar material da sociedade capitalista.

Co-edição:  HISTEDBR

 

 

 

História da Administração Escolar no Brasil do Diretor ao Gestor.

Campinas: Alínea, 2010..

 

ANDREOTTI, Azilde Aline (Org.) ; LOMBARDI, J. C. (Org.) ; MINTO, L. W. (Org.) .

 

Este livro reúne textos sobre a trajetória do gestor escolar em todos os grandes períodos históricos da educação brasileira, que resultam do primeiro Curso de Especialização em Gestão Educacional para Gestores do Sistema Público Estadual de Educação, promovido pela UNICAMP e pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, entre 2005 e 2007. Os textos foram organizados de forma a permitir uma leitura contextualizada da educação. A abordagem teórico-metodológica que a configura possibilita o entendimento da organização escolar brasileira e da gestão escolar como produto das transformações da sociedade ao longo da história. Sem dúvida, será leitura de grande valia para todos os profissionais da educação, bem como para estudantes e pesquisadores da história da educação.

 

 

 

A Pesquisa e a Preservação de Arquivos e Fontes para a Educação, Cultura e Memória.

Campinas: Alínea, 2009

 

CASIMIRO, A. P. B. S. (Org.) ; LOMBARDI, J. C. (Org.) ; MAGALHAES, L. D. R. (Org.) .

 

Observamos que a História e a História da Educação, no Brasil, se ressentem da ausência de publicações sobre os acervos documentais e fontes primárias, bem como de informações sobre os arquivos onde esses documentos encontram-se guardados. Entendemos que a pesquisa, catalogação e arquivamento de fontes históricas (primárias e secundárias) e a disponibilização dessas fontes, principalmente as que dizem respeito à Educação, fazem parte das ações dos pesquisadores da educação.

Co-edição:  HISTEDBR

 

 

Navegando pela História da Educação Brasileira: 20 anos de HISTEDBR.

 

Campinas: Autores Associados, 2009.

 

Dermeval Saviani e José Claudinei Lombardi (Orgs)

 

Esta obra reúne o conjunto das contribuições apresentadas nas mesas-redondas constitutivas do VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas do HISTEDBR realizado de 10 a 14 de julho de 2006. Além da videoconferência de abertura protagonizada por Mario Alighiero Manacorda, professor emérito da Universidade La Sapienza, de Roma, o livro traz estudos sobre a educação brasileira nos períodos da Colônia, Império e República (primeira mesa-redonda); sobre as concepções pedagógicas, legislação e organização escolar e instituições escolares (segunda mesa-redonda); sobre o Histedbr e a historiografia da educação brasileira (terceira mesa-redonda); e, fechando os trabalhos do Seminário, um debate sobre o texto gerador "Diacrônico/sincrônico e os paradoxos educativos da historiografia", de Dario Ragazzini, da Universidade de Florença. Compondo um amplo painel da história da educação brasileira, esta publicação constitui-se em importante contribuição para o aprimoramento dos trabalhos de professores e pesquisadores da área de educação.

 

 

Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica
 

Maria I. M. Nascimento, Wilson Sandano, José C. Lombardi e Dermeval Saviani  (orgs.).

Campinas: Autores Associados, 2007.

Esta coletânea apresenta os textos das conferências sobre o tema “Instituições Escolares no Brasil” proferidas nas duas jornadas realizadas pelo HISTEDBR em 2005. A primeira jornada, denominada “V Jornada do HISTEDBR”, foi realizada na Universidade de Sorocaba (UNISO), no período de 9 a 12 de maio de 2005, com o tema geral: “Instituições Escolares Brasileiras: História, Historiografia e Práticas”. Dando continuidade ao debate promovido pelo HISTEDBR sobre o tema instituições escolares, foi realizada na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no período de 7 a 9 de novembro de 2005, a “VI Jornada do HISTEDBR”, com o tema central: “Reconstrução Histórica das Instituições Escolares no Brasil”.

Co-edição: HISTEDBR, UEPG, UNISO.

 

 

Liberalismo e educação em debate

José Claudinei Lombardi & José Luís Sanfelice (orgs.).

Campinas: Autores Associados, 2007

O livro reúne as conferências de dois ciclos de debates promovidos pelo Histedbr, Comunicações em história da educação e Colóquios de filosofia e história da educação, ocorridos na Unicamp ao longo de 2001 e 2002. Trata-se de uma obra que faz uma análise polêmica, crítica e profunda de temas candentes de nosso tempo, como liberalismo, neoliberalismo, marxismo e educação.

Co-edição:  HISTEDBR

 

 

História, cultura e educação

José Claudinei Lombardi, Ana Palmira Casimiro & Lívia Diana (Orgs.)

Campinas: Autores Associados, 2006

Pesquisadores e professores colocam em suas palavras um amplo painel do debate sobre a relação entre cultura e educação, em suas diversas perspectivas e abordagens históricas, contemplando um leque bastante grande de possibilidades temáticas e de diferenciadas perspectivas teórico-metodológicas.

Co-edição: HISTEDBR - UESB.

 

 

Educação em debate: perspectivas, abordagens e historiografia

Analete R. Schelbauer, José Claudinei Lombardi & Maria C. Gomes Machado (Orgs.)

Campinas: Autores Associados, 2006

O livro aglutina as conferências e textos da IV Jornada do HISTEDBR, realizada em Maringá (PR), com tema geral “História e historiografia da educação: abordagens e práticas educativas”. Trata-se de uma obra que faz uma análise crítica e plural da produção em torno do tema, constituindo-se em importante referência para pesquisadores da educação brasileira.

Co-edição: HISTEDBR - UEM.

 

 

O público e o privado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas

José Claudinei Lombardi, Mara Regina M. Jacomeli, Tânia Mara T. da Silva (Orgs.)

Campinas: Autores Associados, 2005

A obra aborda a polêmica quanto ao caráter público ou privado da educação nacional e que anima o embate entre os partidários de uma educação estatal, gratuita e laica, e os defensores de uma alternativa particular, privada ou confessional. É referência obrigatória para educadores e pesquisadores da educação brasileira.

Co-edição: HISTEDBR - UNISAL

 

 

Marxismo e educação: debates contemporâneos

José Claudinei Lombardi e Dermeval Saviani (orgs.)

Campinas: Autores Associados, 2005

A obra reúne as conferências do ciclo de debates organizado pelo HISTEDBR, entre 2001 e 2004, tendo por objetivo discutir a abordagem educativa das várias vertentes do marxismo. A obra apresenta uma análise crítica e profunda da escola contemporânea, constituindo-se em leitura obrigatória para pesquisadores e profissionais da educação.

Co-edição: HISTEDBR.

 

 

Ética e educação: reflexões filosóficas e históricas

José Claudinei Lombardi & Pedro Goergen (orgs.)

Campinas: Autores Associados, 2005

O livro resulta das conferências do Colóquio Ética e Educação, ocorrido em Paulínia (SP), entre os dias 4 a 8 de julho de 2004. Os textos da coletânea apresentam um debate rico e plural sobre ética e sua articulação com a problemática educacional. Os autores abordam o tema numa perspectiva crítica, sendo referência necessária para todos os educadores e profissionais da educação que buscam fugir de modismos.

Co-edição: HISTEDBR

 

 

A escola pública no Brasil: história e historiografia

José C. Lombardi, Dermeval Saviani & Maria Isabel M. Nascimento (Orgs.)

Campinas: Autores Associados, 2005

O livro traz a público as conferências do VI Seminário Nacional do HISTEDBR, realizado em Aracaju (SE), de 10 a 14 de novembro de 2003, tendo por tema “A história da escola pública no Brasil”. Trata-se de uma obra que traz um amplo painel da produção em torno do tema e, por isso, referência necessária para os estudiosos da educação brasileira.

Co-edição HISTEDBR.

 

 

Fontes, história e historiografia da educação

José Claudinei Lombardi e Maria Isabel Moura Nascimento (Orgs.)

Campinas: Autores Associados, 2004

A coletânea aglutina textos que tratam das fontes para a pesquisa em história da educação no Brasil e estão articulados em torno de três grandes temas: fontes e história das instituições escolares, fontes e história das políticas educacionais e, finalmente, fontes e historiografia educacional brasileira.

Co-edição: HISTEDBR, PUCPR, UNICS, UEPG.

 

 

Temas de pesquisa em educação

José Claudinei Lombardi (org.)

Campinas: Autores Associados, 2003

 O livro apresenta um painel sobre a pesquisa educacional brasileira, com textos que abordam seis eixos temáticos: 1) formação de professores, 2) avaliação escolar, 3) ensino superior, 4) história, política e educação, 5) história, sociedade e educação, 6) história do Contestado e educação.

Co-edição: HISTEDBR - UnC.

 

Globalização, Pós-Modernidade e Educação

José Claudinei Lombardi (org.)

Campinas: Autores Associados, 2003

Discute a problemática da globalização, pós-modernidade e educação. O conteúdo foi abordado fundamentalmente sob os ângulos da história e da filosofia da educação. É uma obra de interesse a pesquisadores, educadores e professores comprometidos com uma análise crítica da educação na atualidade.

Co-edição: HISTEDBR - UnC.

 

Capitalismo, trabalho e educação

J. C. Lombardi, D. Saviani, J.L. Sanfelice (orgs.)

Campinas: Autores Associados, 2002  

Uma dezena de autores dos mais representativos do país reúne-se neste livro para tratar das relações entre capitalismo, trabalho e educação no mundo de hoje, de modo geral, e em sua manifestação específica no Brasil. Temas candentes – como o cidadão do mundo, a superfluidade do trabalho, o neoliberalismo, a exclusão social – são examinados do ponto de vista do impacto para o desenvolvimento da educação decorrente das transformações que se processam no atual momento histórico. Um lançamento altamente significativo da Editora Autores Associados em colaboração com o HISTEDBR, esta obra constitui leitura obrigatória para a compreensão da atividade pedagógica a partir de suas bases materiais e sociais.

Co-edição HISTEDBR.

 

História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual

Dermeval Saviani, José Lombardi, José Sanfelice (Orgs.)

Campinas: Autores Associados, 2001

Esta Obra reúne importantes contribuições de experientes estudiosos da História e da História da Educação resultantes do IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil", realizado em dez./97, cujo e tema central foi o debate teórico e metodológico na História e sua importância para a pesquisa educacional.

Co-edição HISTEDBR.

 

Pesquisa em Educação: história, filosofia e temas transversais

José Claudinei Lombardi (Org.)

Campinas: Autores Associados, 2000

Obra de interesse para todos os educadores e professores, com plenas possibilidades de utilização nas diferentes disciplinas que compõem os currículos dos cursos de nível superior . O conteúdo versa sobre a pesquisa em educação, abordada sob os ângulos da história, da filosofia e de alguns temas transversais.

Co-edição HISTEDBR.

 

História da Educação: perspectivas para um intercâmbio internacional

José Sanfelice, Dermeval Saviani, José Lombardi (Orgs.)

Campinas: Autores Associados, 1999

O intercâmbio internacional no âmbito da História da Educação, a oportunidade de se avançar da troca de experiências já realizadas quer para a formulação de projetos de pesquisas conjuntas, quer de projetos sobre temas comuns é, em última instância o sentido da publicação desta obra.

Co-edição HISTEDBR.