APRESENTAÇÃO
Com o tema geral “A História da Escola Pública no Brasil”, o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no
Brasil” - HISTEDBR – estará realizando, entre os dias
Este VI Seminário
Nacional se justifica por razões teóricas
e práticas internas ao HISTEDBR, já que possibilitará um levantamento detalhado
de sua produção, notadamente quanto ao desenvolvimento das pesquisas e
trabalhos acadêmicos de seus membros. Viabiliza, ademais, as condições
necessárias para uma análise crítica dessa mesma produção, dos resultados
alcançados, das dificuldades encontradas e, enfim, das perspectivas possíveis
para um coletivo de pesquisa que se encontra organizado em parcela
significativa do território nacional.
Ao mesmo tempo,
a importância do VI Seminário extrapola os motivos internos ao Grupo de
Pesquisa, pois a dinâmica do Seminário prevê a realização de conferências e
mesas-redondas em torno do tema central do evento, constituindo-se em
atividades abertas aos pesquisadores e educadores e que, com certeza, em muito
contribuirão para a formação e atualização dos profissionais da educação,
através da recuperação da dimensão histórica como elemento essencial ao
educador e para que se imprima um novo impulso às investigações históricas e historiográficas
sobre a educação brasileira.
O tema geral “A História da Escola Pública no Brasil” será discutido pelo Coordenador Geral do HISTEDBR, Dermeval Saviani, que
ministrará no dia 10/11/2003, a Conferência de Abertura. Também serão
realizadas três mesas redondas para o aprofundamento da discussão do tema
geral.
Para este VI Seminário
Nacional foram inscritas 148 (cento e quarenta e oito) comunicações
científicas, distribuídas pelos seguintes recortes temáticos:
Recortes Temáticos: |
Trabalhos Inscritos |
% |
1 – Educação
infantil |
9 |
6,08 |
2 – Ensino fundamental |
23 |
15,54 |
3 - Ensino médio |
3 |
2,03 |
4 - Ensino Profissional |
12 |
8,11 |
5 - Ensino Superior |
8 |
5,41 |
6 -
Formação de Professores |
17 |
11,49 |
7 –
Escolas, cursos e programas especiais |
22 |
14,86 |
8 - Historiografia da Escola Pública |
54 |
36,49 |
TOTAL
DE TRABALHOS |
148 |
100,00 |
Além da
continuidade e aprofundamento do debate em torno da História da Educação
Pública no Brasil , esperamos que este VI Seminário possibilite ao HISTEDBR
um salto qualitativo em sua constituição, amadurecendo as condições para a
implementação de um novo projeto que articule e mobilize os esforços
coletivos de todo o grupo. Renovamos, desta forma, os votos para que o HISTEDBR
efetivamente se configure como um coletivo de pesquisa que mantenha um ambiente
plural e colabore para a oxigenação da História da Educação produzida no espaço
geográfico brasileiro.
Vale
lembrar que este VI Seminário está dando início a uma nova etapa na existência
do HISTEDBR, uma vez que é a primeira vez que o Seminário Nacional do Grupo
será realizado fora de sua sede nacional, na UNICAMP (em Campinas – SP). A
escolha recaiu sobre Aracaju pelo fato de existir um Grupo de Trabalho já
consolidado e que, por sua vez, foi a base da
implantação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de
Sergipe. Com essa iniciativa, ao decidir realizar o seu VI Seminário Nacional
no Nordeste, o HISTEDBR também espera reduzir as diferenças regionais,
contribuindo para o desenvolvimento e consolidação da produção científica nas
diversas regiões do país.
Em nome da
Coordenação Nacional do HISTEDBR agradeço a todos os que colaboraram para a
viabilização deste evento. Também agradeço o empenho da Universidade Federal de
Sergipe que não mediu esforços para a viabilização do evento. De modo
particular, na pessoa da Profa. Marta Vieira Cruz, Coordenadora do Núcleo de
Pesquisa “Sociedade e Educação” – NPSE, gostaria de agradecer a toda a equipe
organizadora e que tornou prática, operacional e financeiramente possível a
realização do VI Seminário Nacional do HISTEDBR.
Em nome da Comissão Organizadora do VI Seminário quero
desejar BOAS VINDAS a todos os participantes e que este evento realmente se
constitua num espaço de debate acadêmico crítico e aberto.
José Claudinei
Lombardi
Coordenador Executivo do HISTEDBR