VI SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS

“HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”

Tema geral: “A HISTÓRIA DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL”

 

Recorte Temático: Formação de Professores

 

Memórias de professoras normalistas e discursos sobre qualidade na sua formação (1930/1990)

Antônia de Araújo Farias

 

Presença de educadoras paraibanas nos noticiários políticos de 1930

Charliton José dos Santos Machado

 

Política de Educação para uma escola aberta: uma proposta curitibana para formação de professores

Elaine Rodrigues

 

A Escola Normal e a feminização do magistério em Mato Grosso

Elizabeth Lannes Bernardes

 

O perfil do professor de Filosofia no estado do Acre

José Cláudio Mota Porfiro

 

A experiência na formação de professores da UFU/MG: 1960-1990

Lilian Calaça; José Carlos S. Araújo

 

A Escola Normal em Paulínia: história e concepção do saber/fazer docente

Maria José de Souza Martinelli

 

Formação docente e proposta curricular: as possibilidades para o ensino de História nas séries iniciais

Ana Cláudia Urban; Teresa Jussara Luporini

 

A expressão do pensamento pedagógico brasileiro no Curso de Formação de Professores em Londrina-PR

Anilde Tombolato Tavares da Silva

 

A profissão docente nas reformas educacionais em Uberabinha na primeira República

Flávio César Freitas Vieira; Wenceslau Gonçalves Neto

 

Projeto Veredas: um estudo do Curso de Formação de Professores a Distância no estado de Minas Gerais

Huagner Cardoso da Silva; Admário Luiz de Almeida

 

Proposta educacional da APP-Sindicato (1988-2002): primeiras aproximações

Leonir Borges; Maria Rosemary Coimbra Campos Sheen

 

A mulher, o público e o privado: uma articulação necessária para a profissionalização feminina no magistério primário

Michelle Pereira Silva;Geraldo Inácio Filho

 

Capitalismo, transformações sociais e Educação

Rosana Cristina Kohls dos Reis

 

Trajetória de professoras normalistas da década de 50 na região dos Campos Gerais- PR: um recorte histórico através da História Oral

Rosana Nadal de Arruda Moura;Silvana Maura Batista de Carvalho

 

A  Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na formação do professor de História na UEPG-PR: propostas curriculares e suas mudanças no contexto político-econômico nas décadas de 1950 - 2000

Silvana Maura Batista de Carvalho

 

Sociedade, Educação e currículo no Brasil:dos jesuítas aos anos 80

Solange Zotti