Eixo Temático 2 - Políticas públicas e história das instituições educacionais

TRABALHO
AUTORIA
INSTITUIÇÃO
ARQUIVO
2.1
PRETOS E PARDOS EM ESCOLAS IGUASSUANAS NO SÉCULO XIX: OS CAMINHOS POSSÍVEIS
JORDANIA GUEDES
UNIRIO
texto completo
2.2
A INSTRUÇÃO NA PARAÍBA OITOCENTISTA: PERSPECTIVAS ACERCA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR
CLÁUDIA ENGLER CURY
MICHELLE LIMA DA SILVA
MADAY DE SOUZA MORAIS
UFPB
texto completo
2.3
A PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ E A CIÊNCIA DO DIALOGISMO: ASPECTOS HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DOS IDEAIS DE INSTRUÇÃO
ROGÉRIO GUIMARÃES MALHEIROS
GENYLTON ODILON RÊGO DA ROCHA
UFPA
texto completo
2.4
CONCURSOS PÚBLICOS PARA O MAGISTÉRIO PRIMÁRIO NA PARAHYBA OITOCENTISTA: EM BUSCA DE SUA HISTORICIDADE
ROSE MARY DE SOUZA ARAÚJO
ELIZABETH REGINA S. FERREIRA
PRISCILA MIKAELLE C. DE ARAÚJO
UFPB
texto completo
2.5
A INSTRUÇÃO BRASILEIRA NO IMPÉRIO: PROVÍNCIA DA PARAHYBA DO NORTE (1834-1849)
ADRIANO SOARES DA SILVA
MAURICÉIA ANANIAS
UFPB
texto completo
2.6
AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS E O ENSINO FEMININO NA CIDADE (1854-1880)
LUCIANE PALARO DAS CHAGAS
UTP
texto completo
2.7
CONTEXTO E CRIAÇÃO DAS ESCOLAS TÉCNICAS NO PARANÁ REPUBLICANO NO INÍCIO DO SÉCULO XX
MARIA JOSELIA ZANLORENSE
MARIA ISABEL MOURA NASCIMENTO
NILVAN LAURINDO SOUSA
UEPG
texto completo
2.8
HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA CIDADE DE MANAUS (1889-1930)
ASSISLENE BARROS DA MOTA
IVETE RIBEIRO RUBIM FERNANDES
ERILANE DE SOUZA GUIMARÃES
ELIANE DA SILVA CHAVES
CARLA ROBERTA LARISSA MOREIRA
IRACEMA ARCANJO CASTRO
ESBAM
texto completo
2.9
A ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NO BRASIL REPUBLICANO: AS NUANCES NOS ESTADOS DO PARANÁ, RIO GRANDE DO NORTE E SÃO PAULO (1890-1930)
ANA EMÍLIA CORDEIRO SOUTO FERREIRA
CARLOS HENRIQUE DE CARVALHO
UFU
texto completo
2.10
A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO PRIMEIRO GRUPO ESCOLAR DOS CAMPOS GERAIS: VICENTE MACHADO (1904)
ALINE CRISTINA SCHRAM
MARIA ISABEL MOURA NASCIMENTO
UEPG
texto completo
2.11
ENSINO PROFISSIONAL NO DISTRITO FEDERAL: A ADMINISTRAÇÃO LEGAL DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NA DÉCADA DE 1910
ISABELLA PAULA GAZE
UNIRIO
texto completo
2.12
A CRIAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR DR. CLAUDINO DOS SANTOS (1914)- CAMPOS-GERAIS/ PARANÁ
ADRIELLY REGINA SALVADOR
BRUNA CAROLINE CAMARGO
LÚCIA MARA DE LIMA PADILHA
FERNANDO MEURER SCHEMBERG
UEPG
UEPG
UEPG
UNICENTRO
texto completo
2.13
GRUPO ESCOLAR DR. THOMAS MINDELLO: SÍMBOLO DE MODERNIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO NA PARAHYBA DO NORTE
ROSÂNGELA CHRYSTINA FONTES DE LIMA
UFPB
texto completo
2.14
PALMATÓRIA DA SAÚDE, ESTETOSCÓPIO DA EDUCAÇÃO: LEITURA, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO DOS DISCURSOS MÉDICO-PEDAGÓGICOS NA PARAÍBA (1919-1945)
DÉBORA DA SILVA SOUSA
IRANILSON BURITI DE OLIVEIRA
UFCG
texto completo
2.15
DA VISIBILIDADE DOS GRUPOS ESCOLARES À SIMPLICIDADE DAS ESCOLAS ISOLADAS OU REUNIDAS: O ENSINO PRIMÁRIO EM UBERABA/MG NOS ANOS 1920 A 1940
MARILSA APARECIDA ALBERTO ASSIS SOUZA
UFU
texto completo
2.16
A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PARA O ENSINO DE ARTES E DE MÚSICA: 1920 A 1996
SHEILA GRAZIELE ACOSTA DIAS
ÂNGELA MARA DE BARROS LARA
UEM
texto completo
2.17
A GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS E AS POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA A PARTIR DA DÉCADA DE 1990
GISLAINE A. P. VALADARES GODOY
DARLENE NOVACOV BOGATSCHOV
GESILAINE MÚCIO FERREIRA
JANE ALVES DA SILVA
MARIA EUNICA FRANÇA VOLSI
UEM
texto completo
2.18
O ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO EM 1930 NO CONTEXTO DA CULTURA ESCOLAR E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
CARMEN REGINA DE CARVALHO PIMENTEL
ANAMARIA GONÇALVES BUENO DE FREITAS
UFS
texto completo
2.19
A REFORMA LÚCIO COSTA E O ENSINO DA ARQUITETURA E DO URBANISMO DA ENBA À FNA (1931-1946)
CAIO NOGUEIRA HOSANNAH CORDEIRO
UFMS
texto completo
2.20
MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO (1932): LEITURA DE SEUS 80 ANOS
ANTONIO BOSCO DE LIMA
UFU
texto completo
2.21
O EMARANHADO POLÍTICO AMARALISTA E O ALASTRAMENTO DA EDUCAÇÃO RURAL FLUMINENSE (1937-1955)
RAQUEL SOUZA DE BARROS
UFRJ
texto completo
2.22
MARCOS REGULATÓRIOS DAS POLÍTICAS CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL (1939-2006): TRAMAS HISTÓRICAS DA (DES)CONFIGURAÇÃO DA PEDAGOGIA
JOSÉ LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
UFPB
texto completo
2.23
COLÉGIO NORMAL FRANCISCA MENDES: CAMINHOS DA ESCOLA NORMAL EM CATOLÉ DO ROCHA/PB – 1939 a 1959
MARIA CLEIDE SOARES DE SOUSA
UFPB
texto completo
2.24
EDUCAÇÃO TRADICIONAL E EDUCAÇÃO MODERNA NA REGIÃO CENTRO-SUL DA BAHIA, NAS DÉCADAS DE 40 A 60
EDILEUSA SANTOS OLIVEIRA
ANA PALMIRA BITTENCOURT SANTOS CASIMIRO
UESB
texto completo
2.25
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A PRÁXIS PEDAGÓGICA NA REGIÃO DE TOMAZINA (PARANÁ), NAS DÉCADAS DE 60 A 90, NUMA PERSPECTIVA DA MICRO-HISTÓRIA
JOSÉ FERREIRA DE MELO
UENP
texto completo
2.26
DA CRIAÇÃO A PRIMEIRA GREVE DO MAGISTÉRIO – APEOESP NA SUA PRIMEIRA FASE (1945-1963)
TATIANA SILVÉRIO KAPOR
UNICAMP
texto completo
2.27
ESTADO E EDUCAÇÃO NO PERÍODO DO NACIONAL-DESENVOLVIMENTISMO: 1945-1964
DENISE CAMARGO GOMIDE
DANIELA MOURA ROCHA SOUZA
WILSON DA SILVA SANTOS
UESB
texto completo
2.28
FONTES OFICIAIS: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO PARAIBANA
KALYNE BARBOSA ARRUDA
LARISSA MEIRA DE VASCONCELOS
VIVIANE FREITAS DA SILVA
UFPB
texto completo
2.29
FONTES DOCUMENTAIS: O JORNAL A UNIÃO E A EDUCAÇÃO DO HOMEM RURAL PARAIBANO POR MEIO DA COLUNA "A UNIÃO AGRÍCOLA" (1946-1961)
PRISCILLA LEANDRO PEREIRA
UFPB
texto completo
2.30
A RELAÇÃO PÚBLICO E PRIVADO NA GÊNESE DA ESCOLA ROTARY NO INTERIOR DAS GERAES (1950-1960)
JOSIANE APARECIDA MARÇAL
UFU
texto completo
2.32
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO: CONCEPÇÕES DA UNESCO PARA A DÉCADA DE 1960
ANGELA GALIZZI VIEIRA GOMIDE
UEL
texto completo
2.33
ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO DE ITABAIANA – SE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONTABILISTAS (1967-1978)
JOSÉ PAULO DE ANDRADE
UFS
texto completo
2.34
DE GRUPO ESCOLAR A EDUCAÇÃO DO CAMPO: O CASO DA ESCOLA DO CAMPO NO ASSENTAMENTO BELA VISTA, EM ARARAQUARA/ SP
ANA FLÁVIA FLORES
MARIA CRISTINA DOS SANTOS BEZERRA
VERA LÚCIA SILVEIRA BOTTA FERRANTE
UFSCar
UFSCar
UNIARA
texto completo
2.35
ECOS DA REFORMA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA EM SÃO PAULO: O PIONEIRO GRUPO ESCOLAR QUEIROZ TELLES EM ITU
FERNANDA HELENA PETRINI MARÇOLA
UNICAMP
texto completo
2.36
A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA NO TOCANTINS: DAS ESCOLAS ISOLADAS AOS GRUPOS ESCOLARES
BENVINDA BARROS DOURADO
UFT
texto completo
2.37
"CASAS-ESCOLA": REFLEXÕES SOBRE DISCURSOS POLÍTICOS E ESCOLARIZAÇÃO NO INTERIOR DA PARAÍBA
KIARA TATIANNY S. DA COSTA
NAYARA TATIANNA S. DA COSTA
UFPB
texto completo
2.38
A ESCOLA NORMAL DE CURITIBA E O INGRESSO DE MULHERES
NILVAN LAURINDO SOUSA
MARIA ISABEL MOURA NASCIMENTO
MARIA JOSÉLIA ZANLORENSE
UEPG
texto completo
2.39
DISCIPLINA, ORDEM E EDUCAÇÃO: A CONSTITUIÇÃO DO COLÉGIO MILITAR DE CAMPO GRANDE/ MS
KÁTIA CRISTINA NASCIMENTO FIGUEIRA
UEMS
texto completo
2.40
O COLÉGIO DA COMPANHIA DE JESUS DO RIO DE JANEIRO E SUAS PECULIARIDADES
RACHEL SILVEIRA WREGE
UNESP
texto completo
2.41
A ESCOLA DE PROFESSORES DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO: O CURRÍCULO DO CURSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR
LIETE OLIVEIRA ACCACIO
UENF
texto completo
2.42
REPENSANDO A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: A EXPERIÊNCIA DO CURRÍCULO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NO PRODOCÊNCIA
MARIA CLARISSE VIEIRA
MARIA EMÍLIA GONZAGA DE SOUZA
DENISE MOTA PEREIRA DA SILVA
UnB
texto completo
2.43
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR DA DITADURA MILITAR (1968-1985) E DO GOVERNO LULA DA SILVA (2003-2010) E SEUS REFLEXOS NA REFORMULAÇÃO DO ESTATUTO E REGIMENTO GERAL DA UFRRJ (1970-2011)
ALINE NUNES FERREIRINHA DE SOUZA
CÉLIA REGINA OTRANTO
UFRRJ
texto completo
2.44
A UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS NA DÉCADA DE 1970: QUE PROFISSIONAIS SE QUERIA FORMAR?
ELIZABETE AMORIM DE ALMEIDA MELO
ROSEANE MARIA DE AMORIM
LÍLIAN BARBARA CAVALCANTI CARDOSO
UFAL
texto completo
2.45
ESCOLA PIOLLIN: UMA EXPERIMENTAÇÃO EDUCATIVA (1977-1984)
MARIANA MARQUES TEIXEIRA
UFPB
texto completo
2.46
AS BASES TEÓRICAS E LEGAIS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL PÓS-1990
PAULA ROBERTA MIRANDA
ADRIANA PASQUINI
Col. Est. Rodrigues Alves
NRE-MGA
texto completo
2.47
POLÍTICAS PÚBLICAS IMPLEMENTADAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: EXPERIÊNCIAS ENVOLVENDO A AVALIAÇÃO NA DÉCADA DE 1990
AILTON BUENO SCORSOLINE
UFSCar
texto completo
2.48
A REFORMA EDUCACIONAL NA ERA FHC (1995/1998 E 1999/2002): DUAS PROPOSTAS, DUAS CONCEPÇÕES
JORGE FERNANDO HERMIDA
UFPB
texto completo
2.49
O DISCURSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE
DÉBORA QUETTI MARQUES DE SOUZA
UFPE
texto completo
2.50
A CIÊNCIA DA COMUNIDADE EM RELAÇÃO AO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO RIO GRANDE DO SUL
MÁRCIA AMARAL CORRÊA DE MORAES
JOSIANE CAROLINA RAMOS DO AMARAL
CLARICE MONTEIRO ESCOTT
IFRS
texto completo
2.51
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: AS POLÍTICAS PÚBLICAS E O NOVO CENÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CLARICE MONTEIRO ESCOTT
MÁRCIA AMARAL CORREA DE MORAES
IFRS
texto completo
2.52
ATUALIZAÇÕES HISTÓRICAS ACERCA DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CEARÁ
VAGNA BRITO LIMA
VANUZIA BRITO LIMA
ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
REE/CE
UFAL
texto completo
2.53
UM OLHAR HISTÓRICO SOB A GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ALAGOANAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CLIENTELISTAS E OLIGÁRQUICAS DE SUA GÊNESE AOS DIAS ATUAIS
SUZANA LOPES DE ALBUQUERQUE
UFAL
texto completo
2.54
AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EM SOROCABA
ELENITA FERREIRA MEIRA CAMARGO
UFSCar
texto completo
2.55
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS: UMA DÉCADA DE HISTÓRIA
MARCOS ANDRÉ FERREIRA ESTÁCIO
UEA/UFAM
texto completo
2.56
AÇÕES AFIRMATIVAS VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO UMA QUESTÃO MERITOCRATICA OU DEMOCRÁTICA? R
INÁCIA MARIA RODRIGUES DO NASCIMENTO
JOSINEIDE SIQUEIRA DE SANTANA
ROSEMEIRE SIQUEIRA DE SANTANA
UFS/SEED
UFS/SEED
UFS/SESC
texto completo
2.57
REFORMAS E AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO SUPERIOR
TEREZA CRISTINA ARAÚJO DE OLIVEIRA
LUIZ RAIMUNDO SOUZA ARAÚJO
UFPB
CENPI/FITEC-PB
texto completo
2.58
AS POLÍTICAS DE COTAS PARA O ACESSO DE NEGROS AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES PARA NEGROS NA SUA CONSOLIDAÇÃO
ALEXANDRE DO NASCIMENTO
-
texto completo
2.59
A INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO ESTADO DE SANTA CATARINA: A IDEIA DE UNIVERSIDADE COMO DISCURSO DE DESENVOLVIMENTO
LETÍCIA CARNEIRO AGUIAR
UNISUL
texto completo
2.60
AS REPRESENTAÇÕES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: ANÁLISE PRELIMINAR
ELIZANDRA DE SIQUEIRA
UFMT
texto completo
2.61
A POSSIBILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE ESCOLAS: UMA ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE AS PESQUISAS NO BANCO DE DADOS DA CAPES
FRANCIELLE CAMARGO
SIMONE DE FÁTIMA FLACH
UEPG
texto completo
2.62
GOVERNO CELSO PEÇANHA: REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO?
FDAYANA VELASCO
FLÁVIA ARAÚJO
WALDECK CARNEIRO
UFF
texto completo
2.63
A ÉTICA FREIREANA COMO HORIZONTE PARA A GESTÃO DE SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS DA PRÁTICA
ZÉLIA MARIA LOPES MAROCHI
UEPG
texto completo
2.64
EDUCAÇÃO POLONESA: OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR ÉTNICA REVISITADOS
TERESA JUSSARA LUPORINI
UEPG
texto completo
2.65
MUSEU DA EDUCAÇÃO AMAZÔNICO
MARIA JOSÉ AVIZ ROSÁRIO
CELITA MARIA PAES DE SOUSA
MARIA DE FÁTIMA MATOS DE SOUZA
MARTA COUTINHO CAETANO
ANALIA AVIZ DO ROSÁRIO LEÃO
FERNANDA DI PAULA DO ROSÁRIO LUZ
UFPA
UFPA
UFOPA
IFPA
CEDUC/PA
CEDUC/PA
texto completo
2.66
A MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL, O PAPEL DO ESTADO E O CONCEITO DE PARTICIPAÇÃO NA POLÍTICA EDUCACIONAL
ALZIRA BATALHA ALCÂNTARA
UERJ/UNESA
texto completo
2.67
UM OLHAR SOCIOEDUCATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR
ADENILDO DE LIMA
ADALBERTO BOTARELLI
UNIBAN
texto completo
2.68
NOTAS SOBRE O ACOLHIMENTO E O ATENDIMENTO À CRIANÇA POBRE, ABANDONADA E SEM-FAMÍLIA EM CORUMBÁ (MT): O COLÉGIO SALESIANO IMACULADA CONCEIÇÃO E A SANTA CASA
THAIS PALMEIRA MORAES
UFMS
texto completo
2.69
INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DO PAPEL DAS INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
CELI CORRÊA NERES
UEMS
texto completo
2.70
DA EDUCAÇÃO PARA TODOS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA BURGUESA
GESILAINE MUCIO FERREIRA
DARLENE NOVACOV BOGATSCHOV
GISLAINE APARECIDA VALADARES DE GODOY
JANI ALVES DA SILVA MOREIRA
MARIA EUNICE FRANÇA VOLSI
UEM
texto completo
2.71
A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS E O "NOVO" PAPEL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
GUSTAVO CESAR LOPES GERALDINO
RENATA HELLER DE MOURA
GISLAINE APARECIDA VALADARES DE GODOY
UEM
texto completo
2.72
HISTÓRIA DO REAJA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA NA PERSPECTIVA DE COORDENADORES E PROFESSORES: ALGUNS RELATOS...
SHEILA CRISTINA FURTADO SALES
UESB
texto completo
2.73
A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES ÉTNICAS NO PARANÁ
LUCIANA KUBASKI
VERA LÚCIA MARTINIAK
Col. Sagrada FamÍlia
UEPG
texto completo
2.74
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EM TORNO DO PROJETO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE MATÃO
ADRIANA DO CARMO DE JESUS
MARIA CRISTINA DOS SANTOS BEZERRA
UFSCar
texto completo
2.75
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO RURAL: ANÁLISE DAS IMPLEMENTAÇÕES DO SISTEMA NACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NAS COMUNIDADES RURAIS CAIAMBÉ E AGROVILA DO MUNICÍPIO DE TEFÉ – AM
DAYANE FEITOSA LIMA
CRISTOVÃO DE SOUZA PESSOA
SEBASTIÃO DE SOUZA LIMA
UEA
texto completo
2.76
PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/ MS E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
JEFFERSON CARRIELLO DO CARMO
UCDB
texto completo
2.77
HISTÓRIA DAS CAMPANHAS DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: INICIATIVAS PARA OS MORADORES DO CAMPO
LETÍCIA BORGES DE OLIVEIRA
SAULOÉBER TARCIO DE SOUZA
UFU
texto completo
2.78
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL: ANÁLISES SOBRE O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS
THAMISA SEJANNY DE ANDRADE RODRIGUES
HEIKE SCHMITZ
ANAMARIA GONÇALVES BUENO DE FREITAS
UFS
texto completo
2.79
A FORMAÇÃO DO ESTADO CAPITALISTA NO BRASIL E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ESPORTE NA APARELHAGEM ESTATAL
CARLOS EDUARDO DE SOUZA
-
texto completo
2.80
DA CRIAÇÃO À CESSAÇÃO DAS ATIVIDADES ESCOLARES EM UMA ESCOLA PARA SURDOS: AVANÇOS E LIMITES DE UMA PROPOSTA
SIMONE DE FÁTIMA FLACH
UEPG
texto completo
2.81
A EDUCAÇÃO ENQUANTO ESFERA DE REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO
ROZILENE BELO BARROS DOS SANTOS
IRANIR DE OLIVEIRA
UFAL
texto completo
2.82
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESTABELECIMENTOS PENAIS: PRINCIPAIS ELEMENTOS
AMÉLIA KIMIKO NOMA
DAINE LETÍCIA BOIAGO
UEM
texto completo
2.83
EDUCOM, EUREKA E GÊNESE: PROJETOS PIONEIROS DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
RAQUEL DE ALMEIDA MORAES
LAÍSE SOARES LIMA
UnB
texto completo


HISTEDBR © 2012                                                                                 Visualização ideal em 1024 x 768 pixels