Nš
|
TRABALHO
|
AUTORIA
|
INSTITUIÇÃO
|
ARQUIVO
|
3.1
|
NO PROCESSO DE UMA EDUCAÇÃO COLONIAL
|
FÁBIO FALCÃO OLIVEIRA
|
UFSCar
|
|
3.2
|
OS PRIMEIROS TEXTOS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL UTILIZADOS NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO DURANTE O PERÍODO IMPERIAL
|
CARLA VILLAMAINA CENTENO
|
UEMS
|
|
3.3
|
PRÁTICAS DE CASTIGOS ESCOLARES NOS 1800: O COTIDIANO NO PLURAL
|
MILENA CRISTINA ARAGÃO RIBEIRO DE SOUZA
ANAMARIA GONÇALVES BUENO DE FREITAS
|
UFS
|
|
3.4
|
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NA ERA DAS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS: 1827 A 1893
|
MARIA ANGÉLICA CARDOSO
MARA REGINA MARTINS JACOMELI
|
UNICAMP
|
|
3.5
|
REGULAMENTO GERAL DA INSTRUÇÃO DE 1849: APONTAMENTOS DISCIPLINARES NA PARAHYBA DO NORTE
|
ITACYARA VIANA MIRANDA
|
UFPB
|
|
3.6
|
CARTAS NO JORNAL O GOVERNISTA PARAIBANO (1850): CRIAÇÃO DA CADEIRA DE DESENHO NO LICEU PARAIBANO
|
KALINE GONZAGA BARBOZA
MARIA GESSICA ROMÃO DA SILVA
FABIANA SENA
|
UFPB
|
|
3.7
|
EDUCAÇÃO, VADIAGEM E DISCURSOS JURÍDICOS: A CASA DE DETENÇÃO DA CORTE COMO ESPAÇO EDUCACIONAL (1880-1889)
|
JAILTON ALVES DE OLIVEIRA
|
UERJ
|
|
3.8
|
AS DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ NO BRASIL DA TRANSIÇÃO SECULAR: 1897-1912
|
RAMSÉS NUNES E SILVA
|
UEPB
|
|
3.9
|
UM CADERNO POR TESTEMUNHA
|
ISABELLE DE LUNA ALENCAR NORONHA
|
URCA/ UFPB
|
|
3.10
|
DEUTSCHE SCHULEN URBANAS DE RIO GRANDE E PELOTAS: ENTRE A MEMÓRIA E A CIDADANIA (1933-1938)
|
MARIA ANGELA PETER DA FONSECA
ELOMAR TAMBARA
|
UFPel
|
|
3.11
|
A EDUCAÇÃO FÍSICA E O TEATRO INFANTIL NA PARAÍBA: CORPO E A MENTE PARA A PÁTRIA CÍVICA (1937-1945)
|
EVELYANNE NATHALY CAVALCANTI DE ARAÚJO SILVA
ANTONIO CARLOS FERREIRA PINHEIRO
|
UFPB
|
|
3.12
|
O TEATRO COMO EDUCAÇÃO ÉTICA E POLÍTICA
|
LOURDISNETE SILVA BENEVIDES
|
UFS
|
|
3.13
|
A FOTOGRAFIA NO COTIDIANO ESCOLAR: UNIFORMES E OS MODOS DE APARECER (1940-1960)
|
FERNANDA DE FÁTIMA BATISTA ALMEIDA
|
-
|
|
3.14
|
A ESCOLA E OS DESFILES CÍVICOS NA FOTOGRAFIA (1940-1970)
|
MARCELO BEZERRA DO NASCIMENTO ALEXANDER
|
-
|
|
3.15
|
DESFILES ESCOLARES E A LEGITIMAÇÃO DO CIVISMO EM IRATI
|
ANA PAULA STRUJAK
CLÁUDIA MARIA PETCHAK ZANLORENZI
|
UNICENTRO
|
|
3.16
|
ESCOLAS RURAIS E PROFISSIONAIS PARA A JUVENTUDE CAMPESINA NA INTERVENTORIA DE RUY CARNEIRO: PARAÍBA (1940-1945)
|
LUIZ MÁRIO DANTAS BURITY
ANTONIO CARLOS FERREIRA PINHEIRO
|
UFPB
|
|
3.17
|
A COMPULSORIEDADE DA INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NOS OITOCENTISTAS E INÍCIO REPUBLICANO: EXPERIÊNCIAS E ESTUDOS DE CASO
|
CÍNTIA BORGES DE ALMEIDA
MARCELO GOMES DA SILVA
|
UERJ
|
|
3.18
|
PRÁTICAS ESCOLARES NO INSTITUTO FERREIRA VIANA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
|
VIVIANE DE OLIVEIRA AIETA
|
UFRJ
|
|
3.19
|
MATERIAIS PEDAGÓGICOS DE ESCOLA DE CRIANÇA (RIO GRANDE DO NORTE, 1908-1930)
|
MARIA DAS VITÓRIAS DOS SANTOS GOMES
MARTA MARIA DE ARAÚJO
|
UFRN
|
|
3.20
|
UM ESTUDO PRELIMINAR ACERCA DAS EXPRESSÕES DA CULTURA ESCOLAR NA CASA DE SÃO JOSÉ/ INSTITUTO FERREIRA VIANNA (1911-1931) SOB O OLHAR DA PRODUÇÃO DOS ALUNOS
|
RAFAELA ROCHA DO NASCIMENTO
JAQUELINE DA CONCEIÇÃO MARTINS
|
UFRJ
|
|
3.21
|
GRUPO ESCOLAR SILVEIRA BRUM: RELAÇÕES ENTRE MATRÍCULA, FREQUÊNCIA E FLUXO DE PROMOÇÃO NO ENSINO PRIMÁRIO (1912-1930)
|
TALITHA ESTEVAM MOREIRA CABRAL
DENILSON SANTOS DE AZEVEDO
|
UFV
|
|
3.22
|
A COMPREENSÃO DE UMA 'MODERNIDADE PEDAGÓGICA' ATRAVÉS DO INSTITUTO PEDAGÓGICO CAMPINENSE (1919-1950)
|
VIVIAN GALDINO DE ANDRADE
|
UFPB
|
|
3.23
|
A PRÁTICA DE ENSINO E A CONSOLIDAÇÃO DE UM MODELO PEDAGÓGICO NA DÉCADA DE 1930
|
SHIRLEI TEREZINHA ROMAN GUEDES
|
UEM
|
|
3.24
|
CONTANDO A HISTÓRIA DO INSTITUTO FERREIRA VIANNA (1931-1933): O DIRETOR JOSÉ PIRAGIBE E A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA CIDADE
|
MARIZA DA GAMA LEITE DE OLIVEIRA
|
UFRJ
|
|
3.25
|
FRAGMENTOS DA MEMÓRIA EDUCACIONAL DE SÃO GONÇALO: VISITANDO O COTIDIANO DA ESCOLA PRIMÁRIA PARAIBANA DOS ANOS 1950
|
CRISTIANE SOUZA DE MENEZES
|
UFPB / UFPE
|
|
3.26
|
MEMÓRIAS DE UMA EDUCADORA APOSENTADA DO MUNICÍPIO DE PEDRA LAVRADA/PB (1958-1985)
|
TATIANA DE MEDEIROS SANTOS
FABIANA MEDEIROS SANTOS
|
UFPB
UNAVIDA
|
|
3.27
|
O IMPRESSO ESCOLAR À PRIMEIRA VISTA: UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS GRÁFICOS EXTERNOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DE SERGIPE (1973-2007)
|
HERMESON ALVES DE MENEZES
|
UFS
|
|
3.28
|
A VALORIZAÇÃO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MATO GROSSO DO SUL (1979- 1988)
|
MARGARITA VICTORIA RODRIGUEZ
CAROLINE HARDOIN SIMÕES
JORISMARY LESCANO SEVERINO
|
UFMS
|
|
3.29
|
UM PROJETO LIBERAL PARA O MAGISTÉRIO NO PARANÁ: A REVISTA "A ESCOLA"
|
CLÁUDIA MARIA PETCHAK ZALORENZI
MARIA ISABEL MOURA NASCIMENTO
|
UEPG
|
|
3.30
|
O PROCESSO EDUCATIVO NOS JORNAIS ESTUDANTIS – PERIÓDICOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
|
SIMONE RIBEIRO NOLASCO
|
UFMT
|
|
3.31
|
A HISTÓRIA DA LEITURA CONTADA A PARTIR DA ÓTICA DOS PENSADORES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
|
WELINGTON DA COSTA PINHEIRO
LAURA MARIA DA SILVA ARAÚJO ALVES
|
UFPA
|
|
3.32
|
MANUAIS DIDÁTICOS USOS E ATRIBUIÇÕES
|
NOEMIA KINAK
VALÉRIA APARECIDA SCHNA
|
FAFIUV
|
|
3.33
|
EDUCAÇÃO, PODER E SOCIEDADE: O SABER MÉDICO NA PARAHYBA IMPERIAL
|
NAYANA RODRIGUES CORDEIRO MARIANO
|
UFPB
|
|
3.34
|
PRÁTICAS EDUCATIVAS E SENSIBILIDADES MÉDICO-PEDAGÓGICAS: A EDUCAÇÃO DA SAÚDE BUCAL E DAS EXPRESSÕES FACIAIS (PARAHYBA, 1919-1945)
|
IRANILSON BURITI DE OLIVEIRA
|
UFCG
|
|
3.35
|
PELA EDUCAÇÃO HYGIENICA DO PROFESSORADO: DOCÊNCIA, PEDAGOGIA E DISCURSOS CIENTÍFICOS NA PRIMEIRA REPÚBLICA
|
TAMIRES FARIAS DE PAIVA
|
UERJ
|
|
3.36
|
HÁBITOS SADIOS: MODELAÇÃO DE CORPOS E MENTES NAS ESCOLAS DA PARAÍBA (1937-1945)
|
AZEMAR DOS SANTOS SOARES JR.
VÂNIA CRISTINA DA SILVA
|
UnB
UFPB
|
|
3.37
|
A BIBLIOTECA DO LYCEU PROVINCIAL E SEUS COMPÊNDIOS: AS PRIMEIRAS CONFIGURAÇÕES DA FORMAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA PÚBLICA NA PROVÍNCIA DA PARAHYBA DO NORTE
|
CRISTIANO DE JESUS FERRONATO
|
UFPB
|
|
3.38
|
OS COMPÊNDIOS PRODUZIDOS POR CARLOS MIGUEL DELGADO DE CARVALHO PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II (1931-1938)
|
SILVIA HELENA ANDRADE DE BRITO
|
UFMS
|
|
3.39
|
ENSINO DE LITERATURA NO COLÉGIO PEDRO II, NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O COMPÊNDIO DE HISTÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA, DE SÍLVIO ROMERO E JOÃO RIBEIRO
|
ANA ARGUELHO DE SOUZA
|
UEMS
|
|
3.40
|
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O USO DA BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DO ENCANTO PELO ATO DE LER
|
LUCIANA MOREIRA DOS ANJOS
ALINE BARBOSA
FRANCINE VELOSO FERREIRA
|
UNIMONTES
|
|
3.41
|
TEORIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
|
DANIELA FERNANDES RODRIGUES
MARCIELE AGOSTINHO DA CRUZ
PATRÍCIA FREITAS DE OLIVIERA
DANILO FERREIRA DA SILVA
|
-
|
|
3.42
|
METODOLOGIAS DE ENSINO NA ATUALIDADE: NOVAS POSSIBILIDADES DE EXPLORAR A HISTÓRIA
|
EDIVALDO GOMES PINTO JR.
CLEÓFAS LIMA ALVES DE FREITAS JR
|
UEPB
|
|
3.43
|
O AFRODESCENDENTE NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS: OS DESAFIOS NO PASSADO E NO PRESENTE
|
ROSEANE MARIA DE AMORIM
|
UFAL
|
|
3.44
|
O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA: PRESSUPOSTOS PARA PENSAR PRÁTICAS METODOLÓGICAS NA SALA DE AULA COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
|
JADSON PEREIRA VIEIRA
KALINE FERREIRA COSTA
MARIA REGINA ALVES DOS REIS
PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO ARAÚJO
|
UEPB
|
|
3.45
|
CASA DO PEQUENINO: PRÁTICAS EDUCATIVAS E A EDUCAÇÃO ESPÍRITA EM SERGIPE
|
ROSEMEIRE SIQUEIRA DE SANTANA
JOSINEIDE SIQUEIRA DE SANTANA
|
UFS
|
|
3.46
|
LEITURA E ESCRITA EM FOCO: TECENDO REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NO ESPAÇO ESCOLAR
|
JOÃO BATISTA DE LIMA
JOSENILDO MARQUES DA SILVA
PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO ARAÚJO
|
UEPB
|
|
3.47
|
PRÁTICAS DE LETRAMENTOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MEMÓRIAS DE PROFESSORAS DO CAMPO
|
JOSENILDO MARQUES DA SILVA
LUANA BARBOSA DE AGUIAR
SILVANA MARIA BARBOSA DE MEDEIROS
ANA RITA TARGINO
ZÉLIA M. ARRUDA SANTIAGO
|
UEPB
|
|
3.48
|
EDUCAÇÃO E PESQUISA: A MÚSICA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR PAULO PINHEIRO DE VIVEIROS
|
EMILIANE MARIA HOLANDA DA SILVA
MÁRCIA CRISTIANE FERREIRA MENDES
|
UFPB
|
|
3.49
|
AS FESTIVIDADES CÍVICAS NAS ESCOLAS MINEIRAS E O 1° DE MAIO (1930-1954)
|
ALINE CHOUCAIR VAZ
|
UNIFEMM
|
|
3.50
|
A PESQUISA NO CURSO DE PEDAGOGIA: PRIMEIRAS REFLEXÕES
|
MARIA DO CARMO CARVALHO MADUREIRO
|
IFC
|
|
3.51
|
REGULAÇÃO OU EMANCIPAÇÃO: O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
|
ANDRESSA MENDES DA SILVA DIAS
ZIZELDA LIMA FERNANDES
|
IESB
UESB/ UNICAMP
|
|
3.52
|
O ACÚMULO DA DOCÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO: INFLUÊNCIAS NA PRÁTICA DE ENSINO
|
MARICÉLIA DE AQUINO SANTANA
|
Univ. Lusófona
|
|
3.53
|
PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS REDES DE SABERES INTERCULTURAIS
|
ROBÉRIO DAVI BORGES CUNHA
|
-
|
|
3.54
|
A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO BRASILEIRO: ASPECTOS HISTÓRICOS
|
REGINA TEREZA CESTARI DE OLIVEIRA
|
UCDB
|
|
3.55
|
A ESCOLA COMO NÚCLEO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: PRÁTICAS COLETIVAS NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA A PARTIR DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS
|
DARLENE NOVACOV BOGATSCHOV
GISELAINE MÚCIO FERREIRA
GISLAINE A. VALADARES DE GODOY
MARIA EUNICE FRANÇA VOLSI
JANE ALVES DA S. MOREIRA
|
UEM
|
|
3.56
|
MÉTODO DIDÁTICO DO MATERIALISMO HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO
|
SELSON GARUTTI
RITA DE CÁSSIA DA SILVA OLIVEIRA
|
UEPG
|
|
3.57
|
A ESCOLARIZAÇÃO DE HANSENIANOS NO ESTADO DO PARÁ DO SÉCULO XX: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
|
GHISLAINE DIAS DA COSTA
GENILTON ODILON REGO DA ROCHA
|
UFPA
|
|
3.58
|
O PAPEL DA BRINCADEIRA E DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
|
MARILZA PAVEZI
LAÍSE SOARES LIMA
|
UFAL
|
|
3.59
|
INFÂNCIA E SEGURANÇA PÚBLICA: DESVELANDO O MEDO QUE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL POSSUEM DO APARATO POLICIAL
|
JOSÉ RICARDO DE SOUZA REBOUÇAS BULHÕES
JOÃO DIÓGENES FERREIRA DOS SANTOS
|
UESB
|
|
3.60
|
A AVALIAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: MODELOS EM CONFLITO
|
SILVANI DA SILVA
VERA LÚCIA SILVEIRA BOTTA FERRANTI
MARIA CRISTINA DOS SANTOS BEZERRA
|
UNIARA
UFSCar
UFSCar
|
|
3.61
|
CONCEPÇÕES DE POLIVALÊNCIA E PROFESSOR POLIVALENTE: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-LEGAL
|
SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ
|
UnB
|
|