Eixo Temático 5 - Movimentos sociais, etnia, direitos humanos e educação

TRABALHO
AUTORIA
INSTITUIÇÃO
ARQUIVO
5.1
O NEGRO, DA SENZALA PARA ESCOLA: A EDUCAÇÃO NOS CONGRESSOS AGRÍCOLAS DO RIO DE JANEIRO E PERNAMBUCO (1878)
MARIA ISABEL MOURA NASCIMENTO
MANOEL NELITO M. NASCIMENTO
UEPG
texto completo
5.2
SOCIABILIDADES RELIGIOSAS NO PRÍNCIPE, RIO GRANDE DO NORTE – SÉCULO XIX
OLÍVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA
UFRN
texto completo
5.3
MOVIMENTO ESTUDANTIL: MEMÓRIAS SOBRE A JUVENTUDE TIJUCANA (ITUIUTABA-MG, DÉCADAS DE 1950 E 1960)
ISAURA MELO FRANCO
SAULOÉBER TARSIO DE SOUZA
UFU
texto completo
5.4
"ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO": O NEGRO COMO SUJEITO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
LAYS REGINA BATISTA DE MACENA M. DOS SANTOS
SURYA AARONOVICH POMBO DE BARROS
UFPB
texto completo
5.5
O PERCURSO HISTÓRICO DAS ONGs NO BRASIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO POPULAR
ALINE MARIA BATISTA MACHADO
UFPB
texto completo
5.6
A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE PARA O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR EM SERGIPE
ACÁCIO NASCIMENTO FIGUERÊDO
ILDA MARIA SANTOS TAVARES
TEREZA SIMONE SANTOS DE CARVALHO
UFS
texto completo
5.7
A REFORMA PSIQUIÁTRICA NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOS PORTADORES DE TRANSTORNOS MENTAIS
LIDIANA APARECIDA LOPES
MARGARETH M. DA SILVA DEUSDADO
ALLENE CARVALHO LAGE
UFPE
texto completo
5.8
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO O SUJEITO DE DIREITOS NAS SALAS DE EJA (2011)
FLÁVIA T. GOMES
AURISTELA R. DOS SANTOS
ANA DANIELLY L. BATISTA
PRISCYLLA DO NASCIMENTO SILVA
RITA DE CÁSSIA DA COSTA MAMEDIO
ARIA ELIZETE G. CARVALHO
UFPB
texto completo
5.9
A ÁFRICA NA LITERATURA DIDÁTICA DE HISTÓRIA A PARTIR DA LEI 10.639/2003
MÁRCIA DE ALBUQUERQUE ALVES
VILMA DE LURDES BARBOSA
UFPB
texto completo
5.10
A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA E UM POSSÍVEL DIÁLOGO COM A LEI 10.639/2003: DIZERES E PRÁTICAS
THIAGO SILVEIRA DE MELO
JUCIENE RICARTE APOLINÁRIO
UFCG
texto completo
5.11
EXPERIÊNCIA DOS SUJEITOS ESCOLARES: FONTES HISTÓRICAS E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03 NO COTIDIANO ESCOLAR
ILZANI VALEIRA DOS SANTOS
EDWILSON ANDRADE
UFRJ
SEMED Nova Iguaçu
texto completo
5.12
REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NO CAMPO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES ACERCA DAS SUAS VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NAS COMUNIDADES RURAIS DE MOSSORÓ
FRANCISCO GILDEVAN HOLANDA DO CARMO
UFRN
texto completo
5.13
A EDUCAÇÃO PARA A LUTA COMO TRAJETÓRIA POSSÍVEL PARA UMA LUTA PELA EDUCAÇÃO : A LIGA CAMPONESA DE SAPÉ COMO UM LUGAR DE EDUCAÇÃO (1958-1964)
WILSON JOSÉ FÉLIX XAVIER
UFPB
texto completo
5.14
PARA ALÉM DE QUADROS E SALAS: OS PROCESSOS EDUCATIVOS EM MOVIMENTOS DE MULHERES DO CAMPO POTENCIALIZANDO A LUTA POLÍTICA CONTRA A SUBALTERNIZAÇÃO DA MULHER
IASMIM DE ARAUJO VIEIRA
ALLENE CARVALHO LAGE
UFPE
texto completo
5.15
A DIFÍCIL, MAS NECESSÁRIA RELAÇÃO ENTRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO E A UNIVERSIDADE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DESAFIOS E NOVOS RUMOS
MARIA CRISTINA DOS SANTOS BEZERRA
LUIZ BEZERRA NETO
UFSCar
texto completo
5.16
TERRITORIALIDADE E LINGUAGENS: REFLETINDO A (RE)CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DAS MULHERES DENTRO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO DE PERNAMBUCO
ANDRÉIA DE LIMA SILVA
ALLENE CARVALHO LAGE
UFPE
texto completo
5.17
A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO IMPULSIONADAS PELO MST NO ESTADO DO PARANÁ A PARTIR DA DÉCADA DE 1990
CAROLINE MARI DE OLIVEIRA
UEM
texto completo


HISTEDBR © 2012                                                                                 Visualização ideal em 1024 x 768 pixels