Cadastro do Grupo de Estudos e Pesquisas

"História, Sociedade e Educação no Brasil"

HISTEDBR 

 

Identificação

Dados básicos

Nome do Grupo: Grupo de História da Educação da Bahia - HISTEDBA

Ano de formação: 2002

Líder(es) do Grupo:   Lívia Diana Rocha Magalhães;  Ana Palmira B. Santos Casimiro

Instituições: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia –UESB

Endereço do Grupo

Logradouro: Estrada do Bem Querer

Bairro: Universitário

CEP: 45083-900

Cidade: Vitória da Conquista-Ba

UF: BA

Telefone: 77- 3424-8652/3425-9330

Fax:

E-mails:

lirocha@uesb.br

casimiro@uesb.br

ronalda_barreto@uol.com.br

Home page:

www.uesb.br

museupedagogico@uesb.br

 

Repercussões dos trabalhos do grupo

 

A pesquisa individual e as dificuldades de realização da produção científica sistemática caracterizam universidades emergentes como a nossa. Com a composição dos grupos de pesquisa que estudam a História da Educação, prevalentemente o HISTDEDBR, nós das Universidades Baianas buscamos superar a predominância de um saber isolado que já não consegue responder às demandas de estudos da educação baiana/brasileira. A finalidade alcançada tem sido a de agregar e atender às demandas de estudos teóricos e metodológicos, a partir do rastreamento e levantamento de fontes documentais relacionadas ao Contexto e à História da Educação Baiana e Brasileira.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recursos Humanos

                       

Pesquisadores

Lívia Diana Magalhães (UESB – líder)

Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro (UESB – líder)

Ana Elisabeth Santos Alves (UESB)

Antonietta d’Aguiar Nunes (UFBA)

Anete Charnet Gonçalves da Silva (UESB)

Edson Farias (UFBA)

Francisco Carlos Cardoso da Silva (UESB)

Gilneide de Oliveira Padre Lima (CEFET)

Iracy Silva Picanço (UFBA)

Isabel Cristina de Jesus Brandão (UESB)

Itamar Pereira de Aguiar (UESB)

Ivana Teixeira Silveira (UESB)

João Diógenes Ferreira dos Santos (UESB)

Joseania Miranda Freitas (UFBA)

José Rubens Mascarenhas (UESB)

Josilene da Costa e Silva (UESB)

Jorge Nóvoa (UFBA)

Jornandes Jesús Correia (UESB)

Lígia Portela (UESB)

Lúcia Maria da Franca Rocha (UFBA)

Luciano Sérgio Ventin Bonfim (UNEB)

Manoel Nunes Cavalcanti Junior (CEFET)

Maria Cristina Dantas Pina (UESB)

Milene de Cássia Silveira Gusmão (UESB)

Ronalda Barreto (UNEB)

Ruy Hermann Araújo Medeiros (UESB)

Simone Andrade Teixeira (UESB)

Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes (UFBA)

                       

Alunos

Adriana da Cruz Viana

Claudenice Prates da Silva Guerra

Ebeilde Araújo Pedreira Goulart

Eduardo Lima Leite

Enoque Alves de Matos

Erivelton Santos Rodrigues

Ildimar França Nascimento

Keylla Gilvânia Bonfim do Nascimento

Kueyla de Andrade Bitencourt

Lucineide Rodrigues Santos Brito

Marcelo Costa Lopes

Marcelle Khoury

Márcio José F. Oliveira

Maria Dolores Ribeiro de Souza

Maris Stella S. Novaes

Oney Badaró

Paulo Pereira

Poliana Moreno dos Santos

Priscila Correia de Sousa Carneiro

Sueli Melo da Silva

Raquel Costa Santos

Tâmara Carla Galvão Cardoso

Valdira C. Araújo

Washington Santos Nascimento

                  

Técnicos

Olga Melo de Figueiredo Filha

Maria Clícia Céu dos Santos

 

 

Linha de Pesquisa 1

Nome da Linha de Pesquisa: Museu Pedagógico: a educação escolar

Palavras-chave:  História, Historiografia, história regional, educação, imagem, meio ambiente, política educacional, biografias, livros escolares, gênero.

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

O Museu Pedagógico vem catalogando fontes documentais primárias, manuscritas, impressas, cartográficas, iconográficas, fílmicas, sonoras, literárias, enfim, fontes que retratem a educação escolar. Posteriormente, vem realizando uma leitura interdisciplinar e/ ou transdisciplinar dos materiais rastreados para serem disponibilizados e musealizados.

  

Pesquisadores: (indicar o líder)

Lívia Diana Rocha Magalhães (líder)

Anete Charnet Gonçalves da Silva

Jornandes Jesús Correia

Josilene da Silva Costa

Priscila Correia de Sousa Carneiro

Maria Cristina Dantas Pina

Washington Santos Nascimento

Simone Andrade Teixeira

 

Linha de Pesquisa 2

Nome da Linha de Pesquisa: Museu Pedagógico: educação não-escolar

Palavras-chave:  Fundamentos da educação, cultura, religião, imagem, trabalho e educação, ideologias e movimentos sociais.

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

O Museu Pedagógico vincula focos de estudos às leituras sobre sociedade, cultura e educação: leitura e imagem; religião e educação; família e educação; trabalho e educação; Ciências exatas e reprodução social; ideologia, lutas sociais e educação; culturas não hegemônicas e educação. Ademais, o Museu atua registrando e musealizando a pedagogia das relações sociais, organizando e disponibilizando as fontes musealizadas.

  

Pesquisadores: (indicar o líder)

Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro (líder)

Ana Elisabeth Santos Alves

Francisco Carlos Cardoso da Silva

Itamar Pereira de Aguiar

Ivana Teixeira Silveira

João Diógenes Ferreira dos Santos

José Rubens Mascarenhas

Maria Dolores Ribeiro de Sousa

Adriana Cruz Viana

Sueli Melo da Silva

Oney Badaró

Ruy Hermann Araújo Medeiros

 

Linha de Pesquisa 3

Nome da Linha de Pesquisa: Trabalho e Educação

Palavras-chave: Trabalho; Educação; Qualificação Profissional

 

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

 

No enfoque desta linha temática estão presentes análises sobre as transformações históricas do trabalho e as suas relações com a educação e a qualificação profissional; as atuais demandas de formação profissional e a educação do trabalhador nas relações sociais de produção.  Formar pesquisadores que se interessem por estudar e elaborar conhecimentos no campo Trabalho e Educação 

Pesquisadores: (indicar o líder)

Ana Elizabeth Santos Alves (líder)

Gilneide Santos Padre Lima

Ligia Maria Portela da Silva

Manoel Nunes Cavalcanti Júnior

Rafael Melo (aluno)

 

 

 

Linha de Pesquisa 4

Nome da Linha de Pesquisa: Política e Educação na Bahia

Palavras-chave: Política; Educação; História; Escola

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

Este grupo realiza estudos e pesquisas acerca da política educacional para a educação básica, a educação superior e a formação de professores no Estado da Bahia, dando especial atenção ao levantamento e catalogação de fontes documentais, utilizando-se, também, de fontes orais com vistas à preservação da memória educacional no Estado.

 

Pesquisadores: (indicar o líder)

Ronalda Barreto Silva (líder)

Luciano Sérgio Ventin Bonfim

 

Linha de Pesquisa 5

Nome da Linha de Pesquisa: História da Educação na Bahia

Palavras-chave:

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

O grupo levanta, de modo geral, o estado da arte da História da Educação na Bahia,  considerando as fontes primárias impressas e outras fontes ligadas indiretamente ao tema; a literatura dos viajantes e dos corógrafos; os clássicos sobre o assunto; a literatura dos memorialistas; dos regionalistas; e as monografias, teses e dissertações produzidas, tanto nas universidades como por pesquisadores independentes.

 

Dispõe-se a estudar, com base em documentação primária e ampla utilização também de fontes secundárias e alternativas, o modo como a educação veio se desenvolvendo no território que hoje pertence ao estado da Bahia. Pretende-se levantar as formas de educação do indígena, em suas comunidades originais e depois que entraram em contato com os colonizadores europeus. E também a educação do negro, desde suas origens africanas, a transmissão oral de sua cultura na diáspora e o modo como os colonizadores os inseriam nas formas de trabalho e na cultura branda hegemônica. E não abandonar o estudo da colonização e das instituições formais de educação que aqui se instalaram desde o séc. XVI. Busca levantar aspectos pouco estudados como: outras modalidades de educação que não a exclusivamente jesuítica no período 1549-1759; a atividade educacional de outras ordens religiosas: franciscanos, capuchinhos, carmelitas, beneditinos, etc. Estudar as aulas públicas pagas pelo rei de Portugal nos vários níveis: elementar, Gramática Latina e Aulas Maiores. A atuação dos Diretores Gerais de Estudos no Brasil, desde a criação deste cargo em Portugal pelo Marquês de Pombal em 1759, a criação do cargo no Brasil por D. João em 1816, e na província da Bahia, em 1849 (1º titular Casimiro de Sena Madureira, que depois foi Diretor dos Índios em nossa província). Pretende, ainda, estudar a forma como se foi organizando o sistema provincial de ensino pelo estudo das leis provinciais e dos atos dos presidentes de província referentes à educação; levantar as concepções educacionais que estiveram presentes nas políticas educacionais desencadeadas e no dia a dia das atividades escolares; estudar as reformas educacionais imperiais e republicanas e a forma como foi se expandindo o sistema formal de ensino em nosso estado, como eram formados os professores, como se dava o ensino-aprendizagem nos vários gruas e modalidades de ensino; levantar ainda histórias de vida e concepções de ensino de vários educadores baianos. Incluir a aprendizagem para o trabalho no dia a dia, nas corporações de ofício, nas escolas agrícolas, liceus de artes e ofícios, escolas de Belas Artes, Sistema S (Sesc. Senac, Sesi), a partir do governo Vargas, etc. E, também, os diferentes movimentos e formas de alfabetização de jovens e adultos.

 

Pesquisadores: (indicar o líder)

Antonietta d’Aguiar Nunes (líder)

Edson Farias (UFBA)

Iracy Silva Picanço (UFBA)

Joseania Miranda Freitas (UFBA)

Jorge Nóvoa (UFBA)

Lúcia Maria da Franca Rocha (UFBA)

Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes (UFBA)

Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro (UESB)

Lívia Diana Rocha  Magalhães (UESB)

 

 

Projetos de Pesquisas Desenvolvidos pelo Grupo

1) A Educação na Cidade de Vitória da Conquista e região: as leis, os sujeitos, os espaços, suas representações e materiais – da formação da cidade ao século XXI.

·         Fundamentos Históricos da Educação dos antecedentes até os fins do Século XIX:

Ocupação do solo – 1752 (educação dos índios)

1780 (rancho com + ou – 60 pessoas)

1816 (arraial com uma 40 casa e + ou – 240 pessoas)

1900 (+ ou – 29.890 pessoas)

·         Educação no Século XX:

As três primeiras décadas

As décadas de 40, 50 e 60

·         Os fundamentos da educação em Vitória da Conquista, visando o mapeamento e o estudo das escolas existentes nas primeiras décadas do século XX;

·         A localização, catalogação e leitura das fontes documentais acerca das escolas existentes, priorizando a documentação das escolas extintas;

·         A relação entre trabalho e educação, no mesmo período, por meio do levantamento de leituras de fontes jornalísticas.

 

 2) Práticas Sociais de Cinema: memória e identidade em Vitória da Conquista.

  • As narrativas sobre o consumo cultural na cidade, trabalho que foi realizado a partir de fontes orais e do levantamento de fontes jornalísticas;
  • O levantamento das fontes imagéticas, tanto com o registro em fotografia como em vídeo, dos espaços sociais e das atividades relacionadas ao cinema desenvolvidas na cidade;
  • O universo de pessoas envolvidas com o cinema na cidade que, a partir do gosto pela sétima arte, envolveram-se de uma forma ou de outra com a realização de práticas que viabilizam algum tipo de produção, no nível da divulgação ou mesmo da realização cinematográfica.

 

 3) A atuação da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-CNEC na educação baiana (1953-1985).

 

 4) Desenvolvimento do quadro funcional de docentes da UNEB de sua fundação no ano de 1983 até o ano de 2001.

 

 

 

Projetos de Pesquisas em Desenvolvimento pelo Grupo

 1) A Educação na Cidade de Vitória da Conquista e região: as leis, os sujeitos, os espaços, suas representações e materiais – da formação da cidade ao século XXI.

·         As décadas de 70 e 80; de 1990 até 2000.

Conteúdos; currículos; métodos; ramo de ensino: propedêutico e/ou profissionalizante; arquitetura escolar, sujeitos sociais-professores/professoras, alunos/alunas e as suas diferenciações de classe, gênero, etnia. Meio ambiente: urbano ou rural, central ou periférico; seus códigos lingüísticos e religiosos; seu caráter: privado ou público, confessional ou laico; e a sua jurisdição  administrativa: municipal, estadual, enfim o modo como a educação se concretizou.

 

 2) O trabalho e a história da qualificação profissional de Laticínios na Região Sudoeste da Bahia.

Este projeto de pesquisa, financiado pela FAPESB, tem como objetivo conhecer a história da qualificação profissional dos produtores e trabalhadores do ramo de laticínios da Região Sudoeste – Ba, iniciada pelo “Posto Experimental de Laticínios” da cidade de Vitória da Conquista, em 1934, hoje extinto, bem como as suas articulações/influências na transferência de conhecimentos técnicos para a construção da indústria de laticínios local até o dia de hoje. O tema do presente estudo delimita-se em analisar a história da qualificação profissional dos trabalhadores e dos produtores articulada com as transformações históricas ocorridas na organização do trabalho na indústria de laticínios desde a sua formação até os dias de hoje na Região Sudoeste da Bahia. O marco inicial do nosso estudo está nos primeiros vestígios apontados pela criação do Posto Experimental de Laticínios, na década de 30 do século XX, sobre a veiculação de políticas de qualificação profissional na região, para, em seguida, analisar as transformações ocorridas na indústria de laticínios na região ao longo dos anos e seus impactos na qualificação profissional. Tencionamos, em seguida, analisar essa relação até os dias de hoje.

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Publicações do Grupo

 

 

Considerando a fase, ainda, de organização do GT Bahia, optamos por elencar apenas as publicações escritas e on-line. Ficaram de fora, ao menos por enquanto, as publicações resultantes de conferências, palestras, seminários e simpósios que não tivessem o texto publicado, bem como outros tipos de produção. Além disso, mesmo correndo o risco de ser redundantes, optamos por registrar os trabalhos apresentado em parceria, ou mais, considerando cada autor separadamente, oportunizando a visibilidade de todos os autores participantes de um determinado trabalho.

 

AGUIAR, Itamar. P. As Religiões Afro-Brasileiras: cultura e aprendizagem. IV Colóquio do Museu Pedagógico, Vitória da Conquista, 2004 (ANAIS);

 

AGUIAR, Itamar. P. Percorrendo Caminhos.  In: Memórias de Pesquisa: Vitória da Conquista: Edições UESB/PQI/CAPES. 2005 (no prelo);

 

ALMEIDA, Ana Maria. S; BRITO, L R. S; e CASIMIRO, A. P. B. S. O Desenho como Instrumento Pedagógico na Educação Infantil. IV Colóquio do Museu Pedagógico, Vitória da Conquista, 2004 (ANAIS);

 

ALVES, Ana Elizabeth S. e SILVA, L M P. Por entre os registros e a história do trabalho e a educação em jornais da época. III Seminário Nacional do HISTEDBR, Aracajú, 2003 (ANAIS);

 

ALVES, Ana Elizabeth S. As Mudanças na Organização do Trabalho Bancário e as Influências na Qualificação Profissional. In: V Simpósio em Filosofia e Ciência, 2003. Marília – SP. Trabalho e Conhecimento: Desafios e responsabilidade da Ciência. UNESP-SP. 2003;

 

ALVES, Ana Elizabeth S.A Formação no Trabalho e as inovações Organizacionais. Aprender – Cadernos de Filosofia e Psicologia da Educação. Vitória da Conquista, nº 1, p. 77-86, 2003.

 

ALVES, Ana Elizabeth S. A formação do Trabalhador Bancário. In: XVI Encontro de Pesquisas Educacionais do Norte Nordeste, 2003, São Cristóvão - Sergipe. (ANAIS);

 

ALVES, Ana Elizabeth S; CASIMIRO, A. P. B. S; MAGALHÃES, L. D. R; PACHECO, V. Organização da Revista HISTEDBR on-line nº 14, junho de 2004;

 

ALVES, Ana Elizabeth S. e SILVA, L. M. P. Fontes Históricas Documentais e os Estudos Sobre o Trabalho e a Educação, in: Revista HISTEDBR on-line nº 14, junho de 2004;

 

ALVES, A. E. S. ; SILVA, L. M. P. . Trabalho e qualificação profissional: primeiros apontamentos. In: IV Jornada do HISTEDBR: História, Sociedade e Educação no Brasil, 2004, Maringá-PR. História e Historiografia da Educação: abordagens e práticas educativas. Maringá : Universidade Estadual de Maringá, 2004 (Anais).

 

ALVES, Ana Elizabeth S; PADRE, G O; SILVA, L M P; JUNIOR, M N C. O Trabalho e a História da Qualificação Profissional na Indústria de Laticínios na Região Sudoeste – BA, IV Colóquio do Museu Pedagógico, Vitória da Conquista, 2004 (ANAIS);

 

ALVES, Ana Elizabeth S., CASIMIRO, Ana Palmira B. S. e MAGALHÃES, L. D. R. Escolas Extintas: A História do Ginásio Batista Conquistense. IV Jornada do HISTEDBR, Maringá: 2004 (ANAIS);

 

ALVES, Ana Elizabeth S. e CAVALCANTI JÚNIOR, M. N. O Ensino Profissional em Laticínios na Região Sudoeste da Bahia na Década de 30. V Jornada do HISTEDBR, Sorocaba: 2005;

 

ALVES, Ana Elizabeth S; Considerações sobre a Formação do Pesquisador no Campo do Trabalho e da Educação. In: Memórias de Pesquisa: Vitória da Conquista: Edições UESB/PQI/CAPES. 2005 (no prelo);

 

ALVES, Ana Elizabeth S. e SILVA, L M P. Qualificação Profissional: O Ensino Prático de Laticínios na Região Sudoeste da Bahia na Década de 30. In: XVII Encontro de Pesquisas Educacionais do Norte Nordeste, 2005, Belém. (ANAIS);

 

ALVES, Ana Elizabeth S. A Qualificação como Estratégia pedagógica no Contexto da Reestruturação Produtiva: um estudo do trabalho bancário. In: Congresso Internacional Educação e Trabalho: representações sociais, competências e trajectórias profissionais. 2005. Aveiro – Portugal. Universidade de Aveiro. 2005;

 

ALVES, Ana Elizabeth S. Qualificação e Trabalho Bancário no Contexto da Reestruturação Produtiva. Vitória da Conquista-Ba: Edições UESB, 2005 (no prelo);

 

ARAÚJO, Valdira C.VIANA, Adriana C. e CASIMIRO, A.P.B.S. Políticas Públicas Educacionais: Mudança ou Manutenção? In: IV Fórum Internacional de Educação: As Múltiplas Faces da Educação. Natal, 2004 (ANAIS);

 

ARAUJO, Valdira C., VIANA, Adriana C. e CASIMIRO, A P B S. A Idéia de Símbolo: do desenho à escrita. IV Colóquio do Museu Pedagógico, Vitória da Conquista, 2004 (ANAIS);

 

ARAÚJO, Valdira C.VIANA, Adriana C. e CASIMIRO, A.P.B.S. O Desafio da Leitura na Escola: Relação professor-aluno. In: IV Fórum Internacional de Educação: As Múltiplas Faces da Educação. Natal, 2004 (ANAIS);

 

ARAÚJO, Valdira C., CASIMIRO, A P B S e VIANA, Adriana C; Fundamentos da Educação na Bahia: Primeiros relatos, IV Colóquio do Museu Pedagógico, Vitória da Conquista, 2004 (ANAIS);

 

ARAÚJO, Valdira C. e VIANA, A.C. e Níveis de Aprendizagem: Interação do Desenho com a Escrita. In: XVI Encontro de Pesquisas Educacionais do Norte Nordeste, 2005, Belém. (ANAIS);

 

BARBOSA, Márcia Fátima de S. e AGUIAR, Itamar P. Cultura, Fé e Cura: histórias de terreiros na cidade de Vitória da Conquista. IV Colóquio do Museu Pedagógico, Vitória da Conquista, 2004 (ANAIS);

 

BOMFIM, Luciano. S. V. Universidade: O que é isto? - Elementos teóricos para se repensar o modo de fazer da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Panorama Acadêmico. Jacobina-Ba. v. 4, 2002, p.127;

 

CASIMIRO, Ana Palmira B.S. O Manual Pedagógico de Jorge Benci e três visões religiosas do Escravismo Colonial: Antônio Vieira, Manuel Bernardes e João Antônio Andreoni. In: IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 02 a 05 de abril de 2002 (ANAIS);

 

CASIMIRO, Ana Palmira B.S. e SANTOS, J.P.S. Relações Humanas e Interpessoais no Contexto da Biblioteca Pública Professor Antônio de Moura Pereira da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. In: Seminário de Iniciação Científica da UESB. 02 a 05 de dezembro de 2002 (ANAIS);

 

CASIMIRO, Ana Palmira B S. e MAGALHÃES, L. D. R. O olhar do Museu Pedagógico da Região Sudoeste da Bahia, VII Semana de Extensão da UF, novembro de 2002. (ANAIS);

 

CASIMIRO, Ana Palmira B. S. e MAGALHÃES, L. D. R. O “Olhar” do Museu Pedagógico da Região Sudoeste da Bahia. In: I Jornada da História da Escola Pública no Brasil. HISTEDBR .Salvador, 09 a 12 de julho de 2002;

 

CASIMIRO, Ana Palmira B.S. Uma Concepção Pedagógica Consistente para os Escravizados da Bahia Colonial. II Congresso Brasileiro de História da Educação. 03 a 06 de novembro de 2002 (ANAIS);

 

CASIMIRO, Ana Palmira B S. e MAGALHÃES, L D R. História da Educação em Vitória da Conquista-Ba: as primeiras ações de catalogação de fontes, III Jornada do HISTEDBR, abril de 2003, Americana – SP (ANAIS);

 

CASIMIRO, Ana Palmira B S. e MAGALHÃES, L D R. Museu Pedagógico: A Intervenção Acadêmica como Ação de Preservação de Fontes para a História da Educação do Sudoeste da Bahia, VI Seminário Nacional do HISTEDBR, Aracajú, 2003 (ANAIS);

 

CASIMIRO, Ana Palmira B S., MAGALHÃES, L D R. MEDEIROS, R.H.A. História da Educação em Vitória da Conquista – Ba. Um relato das primeiras ações de catalogação de fontes. VI Seminário Nacional do HISTEDBR, Aracajú, 2003 (ANAIS);

 

CASIMIRO, Ana Palmira B S; VIANA, A C; ARAUJO, V C. Fundamentos da Educação na Bahia: Primeiros relatos, IV Colóquio do Museu Pedagógico, Vitória da Conquista, 2004 (ANAIS);

 

CASIMIRO, Ana Palmira B S. Delineamento metodológico de uma pesquisa científica: Economia Cristã dos Senhores no Governo dos Escravos: uma Proposta Pedagógica Jesuítica no Brasil Colonial, in: Revista HISTEDBR on-line nº 14, junho de 2004;

 

CASIMIRO, Ana Palmira B. S., MAGALHÃES, L. D. R. e MEDEIROS: R.H. A. Fundamentos da Educação na Bahia: A história da Educação em Vitória da Conquista. IV Jornada do HISTEDBR, Maringá: 2004 (ANAIS).

 

CASIMIRO, Ana Palmira B.S., ARAÚJO, Valdira C. e VIANA Adriana C. e Políticas Públicas Educacionais: Mudança ou Manutenção? In: IV Fórum Internacional de Educação: As Múltiplas Faces da Educação. Natal, 2004 (ANAIS);

 

CASIMIRO, Ana Palmira B.S. Elementos Fundamentais da Pedagogia Jesuítica. Educação em Questão, v.20, nº 6 (mai.ago. 2004). Natal: Editora da UFRN, 2004;

 

CASIMIRO, Ana Palmira B.S, ARAÚJO, Valdira C. e VIANA  Adriana C.  O Desafio da Leitura na Escola: Relação professor-aluno. In: IV Fórum Internacional de Educação: As Múltiplas Faces da Educação. Natal, 2004 (ANAIS);

 

CASIMIRO, Ana Palmira B. S. e MAGALHÃES, L. D. R.e Alves, A.E.S. Escolas Extintas: A História do Ginásio Batista Conquistense. IV Jornada do HISTEDBR, Maringá: 2004 (ANAIS);

 

CASIMIRO, Ana Palmira B. S Uma Idéia Recorrente: Desafiar as dificuldades dos arquivos coloniais. In: Memórias de Pesquisa: Vitória da Conquista: Edições UESB/PQI/CAPES. 2005 (no prelo);

 

CASIMIRO, Ana Palmira B. S Pensamentos Fundadores na Educação Religiosa do Brasil Colônia. In: Brasil Colônia: estado da arte em História da Educação. Participação em Debate.  Videoconferência Colóquio, em 18/03/2005 às 17:00; Disponível em http://www.cameraweb.unicamp.br/videoconferencia_fe.html;

 

CASIMIRO, Ana Palmira B.S e MAGALHÃES, L.D.R.; Fundamentos da Educação na Bahia: primeiros relatos. V Jornada do HISTEDBR, Sorocaba: 2005 (ANAIS);

 

CASIMIRO, A P B S e MAGALHÃES, L.D. Fundamentos da Educação na Bahia: Primeiros relatos. In: XVI Encontro de Pesquisas Educacionais do Norte Nordeste, 2005, Belém. (ANAIS);

 

CARNEIRO, P. C. S. e MAGALHÃES, L D R A Música como Distintivo de Classe, IV Colóquio do Museu Pedagógico, Vitória da Conquista, 2004 (ANAIS);

 

CHAVES, M. K. B. e MAGALHÃES, L. D. R. Organização Social e Política do Brasil (OSPB) – Fontes coletadas nos arquivos da DIREC-20, IV Colóquio do Museu Pedagógico, Vitória da Conquista, 2004 (ANAIS);

 

CORREIA, Jornandes J., SILVA, R.S. e RAMOS, J.A.P. Os Limites e Desafios para o Ensino de Física em Vitória da Conquista.  In: Seminário de Iniciação Científica da UESB. 02 a 05 de dezembro de 2002 (ANAIS);

 

CORREIA, Jornandes J. e MAGALHÃES, L.D.R. Evolução do Ensino de Física em Vitória da Conquista e Região. IV Colóquio do Museu Pedagógico, Vitória da Conquista, 2004 (ANAIS);

 

FAGUNDES, T. C. P. C. . Mulher e Profissional de Pedagogia - identidade convergentes. In: XI Encontro da Rede Feminista Norte-Nordeste de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações de Gênero, 2002, Aracajú - Sergipe. Livro de Resumos do XI Encontro da Rede Feminista Norte-Nordeste de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações de Gênero, 2002. v. Único. p. 40-40;

 

FAGUNDES, T. C. P. C. . Gênero e Escolha Profissional.. In: Sílvia Lúcia Ferreira; Enilda Rozendo Nascimento. (Org.). Coleção BAHIANAS. Salvador, 2002, v. 8, p. 233-245.

 

FAGUNDES, T. C. P. C. . Tornar-se mulher e Tornar-se homem - uma aprendizagem.. BIOL - Boletin On Line da SBRASH - Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana. Junho, www.sbrash.org.br/biol, 01 ago. 2002.

 

FAGUNDES, T. C. P. C. ; BARBOSA, Maria Paquelet Moreira ; FONSECA, Ana Cristina Batista Orrico da . O exercício do poder na adolescência.. In: VIII Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre a Mulher e relações de Gênero, 2002, Salvador. Resumos do VIII Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre a Mulher e relações de Gênero. Salvador : NEIM / UFBA, 2002. v. Único. p. 20;

 

FAGUNDES, T. C. P. C. . Mulher e Pedagogia - um vínculo re-significado. In: VIII Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre a Mulher e relações de Gênero, 2002, Salvador. Livro de Resumos do VIII Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre a Mulher e relações de Gênero. Salvador : NEIM-UFBA, 2002. v. Único. p. 33-34.

 

FAGUNDES, T. C. P. C. ; FRANCO, Simone Tereza Teixeira da Costa e Silva ; BASTOS, Andréa de Almeida . Sexualidade, Gênero e Poder nos relacionamentos a dois. In: VIII Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre a Mulher e relações de Gênero, 2002, Salvador. Resumos do VIII Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre a Mulher e relações de Gênero. Salvador : NEIM / UFBA, 2002. v. Único. p. 13-14;

 

FAGUNDES, T. C. P. C. . Sexualidade Humana - causas sócio-culturais das disfunções sexuais. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, São Paulo, v. 13, n. 2, 2002.

 

FAGUNDES, T. C. P. C. Viva o Povo Brasileiro numa perspectiva de Gênero. In: IX Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, 2003, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, 2003. v. Único. p. 23-24;

 

FAGUNDES, T. C. P. C. (Org.) . Ensaios sobre Identidade e Gênero. Salvador: Helvécia, 2003. v. 1. 212 p.;

 

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