Grupo de Estudos e Pesquisas

"História, Sociedade e Educação no Brasil"

HISTEDBR

GT CAMPO GRANDE - UFMS

Identificação

Dados básicos

Nome do Grupo: HISTEDBR-MS

Ano de formação: 1991

Líder(es) do Grupo: Silvia Helena Andrade de Brito

Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Endereço do Grupo

Logradouro: Rua Treze de Junho, 867 - apto. 37

Bairro: Centro

CEP: 79300-040

Cidade: Corumbá

UF: Mato Grosso do Sul

Telefone: (67) 231-2509

Fax:

E-mail: shbrito@terra.com.br

Home page:

Repercussões dos trabalhos do grupo

Independente de uma produção teórica que começa a ganhar identidade, no plano nacional, o HISTEDBR-MS voltou-se, basicamente, para a questão de sua organização interna. Nesse sentido, constituiu um corpo interinstitucional de pesquisadores da área de educação, que passou a envolver quadros da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS – e da UNIDERP. As discussões caminharam no sentido de eleger uma linha de pesquisa que evidenciasse, sobretudo, unidade teórica. Foi o que ocorreu quando foi formulada a linha de pesquisa denominada Funções sociais da educação contemporânea. Com isso, as pesquisas dos integrantes do grupo tenderam a responder à direção nela definida. Também é essa linha de pesquisa que está na base de um primeiro curso de especialização, elaborado e já aprovado no âmbito da UEMS. Em continuidade, com a mesma organização, cultiva-se a possibilidade de construção de um programa de pós-graduação stricto sensu no futuro.

 

 

 

 

Recursos Humanos

                                                                         

Pesquisadores

SILVIA HELENA ANDRADE DE BRITO, Dra.

ÉLCIA ESNARRIAGA DE ARRUDA, Dra.

REGINA TEREZA CESTARI DE OLIVEIRA, Dra.

CARLA VILLAMAINA CENTENO. Ms.

PAULO EDYR BUENO DE CAMARGO, Ms.

SAMIRA SAAD PULCHÉRIO LANCILLOTTI, Ms.

OLGA MARIA DOS REIS FERRO, Ms.

IARA AUGUSTA DA SILVA, Ms.

SANDINO HOFF, Dr.

GILBERTO LUIZ ALVES, Dr.

 

 

                                                                         

Alunos

 

Antonio Geraldo da Silva e João Batista da Mota Silva. Monografia de Especialização: “A incorporação de novas tecnologias e a organização do trabalho no campo: a função do técnico agrícola”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda).

 

Beatriz Helena Teixeira Conceição. Dissertação de Mestrado: “Políticas de ação afirmativa de educação no combate ao racismo”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda).

 

Camila Moreira Almeida. Dissertação de mestrado: “O impacto do PNAE - Programa Nacional de Merenda Escolar na economia de Mato Grosso do Sul”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda).

 

Deonice Maria Castanho Lovato. Dissertação de mestrado: “A formação do trabalhador rural e o processo de organização do trabalho no campo”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda).

 

Elizete Cardoso. Dissertação de mestrado: “Programa alfabetização solidária: custos, mercado de trabalho, comércio de bens e serviços”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda).

 

Giovane Silveira da Silveira. Monografia de Especialização: “Expansão escolar e mercado editorial”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda).

 

Janira de Lourdes Radaelli da Silva. Dissertação de mestrado: “FUNDEF: uma estratégia de financiamento para o ensino fundamental brasileiro e seus impactos na rede pública do município de Ponta Porã/MS” (Orientadora: Dra. Regina T. C. de Oliveira).

 

José Carlos Fachini. Monografia de Especialização: “Perfil do trabalhador rural da pecuária e da agricultura na região de Sidrolândia – MS”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda).

 

Kelly Cristiny de Lima. Dissertação de mestrado: “O papel do Conselho Estadual de Educação na definição de políticas públicas educacionais para o Estado de Mato Grosso do Sul – 1998-2002” (Orientadora: Dra. Regina T. C. de Oliveira).

 

Luana Mohamud Abrão Pampolha. Monografia de Conclusão de Curso de Graduação: “O impacto da expansão escolar no mercado de materiais didático-pedagógicos em Campo Grande - MS: um estudo de caso”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda).

 

Luana Mohamud Abrão Pampolha. Plano de Trabalho de Iniciação Científica: “A didática do século XVII nas práticas escolares do ensino de matemática no ensino fundamental”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda).

 

Milton Chicalé Correia. Dissertação de mestrado: “Gestão Única da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso” (Orientadora: Dra. Regina T. C. de Oliveira).

 

Nelson Luiz de Souza Santiago - Plano de Trabalho de Iniciação Científica: "Organização do trabalho didático no grupo escolar Luiz de Albuquerque (1930-1970)" (Orientadora: Dra. Silvia H. A. de Brito).

 

Odinéia de Oliveira Arruda - Plano de Trabalho de Iniciação Científica: "A educação salesiana na Escola Dom Bosco em Corumbá/MT (1956-1970)" (Orientadoira: Dra. Silvia H. A. de Brito)

 

Rosangela Cipriano. Monografia de Conclusão de Curso de Graduação: “A geração de emprego através da expansão escolar”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda).

 

Sonia Maria Alves. Dissertação de mestrado: “Trabalho infantil: o Programa de Ações Integradas - PAI - enquanto uma estratégia para erradicação do trabalho infantil e para promoção dos direitos da criança e do adolescente”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda).

 

Sônia Maria Borges de Oliveira. Dissertação de mestrado: “Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE: a implementação em escolas publicas no município de Dourados-MS -1999 a 2002” (Orientadora: Dra. Regina T. C. de Oliveira).

 

                                                                                                                                          

 

 

Linha de Pesquisa 1

Nome da Linha de Pesquisa: Funções sociais da educação contemporânea

Palavras-chave:  

Breve descrição da Linha de Pesquisa: Seus estudos se concentram na preocupação de apreender as funções sociais exercidas historicamente pela escola moderna no Brasil. Além da função especificamente pedagógica da escola, traduzida nos estudos focalizados sobre a organização do trabalho didático, são priorizadas as temáticas que revelem outras funções sociais exercidas pela escola, quase sempre omitidas pela literatura educacional.  

 

Pesquisadores:

SILVIA HELENA ANDRADE DE BRITO

CARLA VILLAMAINA CENTENO

IARA AUGUSTA DA SILVA

OLGA MARIA DOS REIS FERRO

REGINA TEREZA CESTARI DE OLIVEIRA

ÉLCIA ESNARRIAGA DE ARRUDA

PAULO EDYR BUENO DE CAMARGO

SAMIRA SAAD PULCHÉRIO LANCILLOTTI

SANDINO HOFF

CELI CORREA NERES

GILBERTO LUIZ ALVES

 

 

 

 

Projetos de Pesquisas Desenvolvidos pelo Grupo

ALVES. Gilberto Luiz. Educação e história em Mato Grosso: 1719-1864. UFMS.

ALVES, Gilberto Luiz. Memória da educação sul-mato-grossense. INEP/UFMS.

ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. UFMS/UNICAMP.

BRITO, S. H. A. de. Educação e sociedade na fronteira Oeste do Brasil: Corumbá (1930-1970). UFMS

BRITO, S. H. A. de. Plano de conservação da bacia do Alto Paraguai (PCBAP). UFMS

BRITO, S. H. A. de. Análise histórica da educação nas fronteiras Brasil/Bolívia/Paraguai. UFMS

CENTENO, Carla Villamaina. A educação do trabalhador nos ervais de Mato Grosso: crítica da historiografia regional, de suas concepções de trabalho, história e cultura (1870-1930). UFMS.

 

 

 

Projetos de Pesquisas em Desenvolvimento pelo Grupo

ALVES, Gilberto Luiz. Origens e desenvolvimento da escola pública moderna no Brasil

até o início do século XIX.

 

ALVES, Gilberto Luiz et alii. Levantamento, catalogação e digitalização de fontes primárias e secundárias da educação sul-mato-grossense.

 

ALVES, Gilberto Luiz. A modernização tecnológica da pecuária no Pantanal da Nhecolândia: estudo histórico a partir do discurso de memorialistas da região.

 

ARRUDA, E. E. de. História da Educação Pública Contemporânea. (Coordenação Prof. Dr. Sandino Hoff)

 

ARRUDA, E. E. de. O impacto da expansão escolar no setor de construção civil.

 

ARRUDA, E. E. de e outros. Agropolo: Uma proposta de modelo conceitual baseada na caracterização de suas dimensões fundamentais.

 

BRITO, S. H. A. de. Educação e sociedade na fronteira Oeste do Brasil: Mato Grosso (1930-1970)

 

BRITO, S. H. A. et al. Avaliação da qualidade de vida da população envolvida na pecuária de corte no Pantanal.

 

CAMARGO, Paulo Edyr Bueno de. João Toledo: a concretização do ideário escolanovista no ensino público paulista nas décadas de 1920 e 1930.

 

CENTENO, C. V. Mello E Silva: O papel da educação na nacionalização do Sul de Mato Grosso, fronteira com o Paraguai ( 1930 –1947)

 

NERES, Celi Correa. O Curso Normal Superior no contexto da política educacional brasileira.

 

NERES, Celi Correa. Parque Regional do Pantanal: A educação do homem pantaneiro.

 

OLIVEIRA, R. T. C. de. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério no Mato Grosso do Sul: acompanhamento e avaliação do impacto (pesquisa integrante de projeto nacional envolvendo pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa de 12 estados brasileiros, intitulado “Processo de Implantação e Impacto do FUNDEF em estados e municípios: casos e comparações com vistas a uma avaliação”)

 

OLIVEIRA, R. T. C. de. A escola pública de Mato Grosso do Sul e as demandas da classe média nos anos 90. (Coordenação Profa. Dra. Ester Senna)

 

 

 

Publicações do Grupo

 

ALVES, Gilberto Luiz. Origens da escola moderna no Brasil: contribuição jesuítica. In: In: Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, 5. Anais... Campinas: HISTEDBR, 2001. p. 1-15. CD ROM.

 

ALVES, Gilberto Luiz. Origens da escola moderna no Brasil: contribuição jesuítica.

In: Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, 5. Anais... Campinas: HISTEDBR, 2001. p. 1-15. CD ROM.

 

ALVES, Gilberto Luiz. 15 anos de HISTEDBR. Revista HISTEDBR On Line, Campinas, n. 4, out.2001. http://www.histedbr.fe.unicamp.br

 

ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. Campo Grande: Ed. UFMS; Campinas: Autores Associados, 2001. 288 p.

 

ALVES, Gilberto Luiz. O pensamento burguês no Seminário de Olinda: 1800-1836. Campo Grande: Ed. UFMS; Campinas: Autores Associados, 2001. 254 p.

 

ALVES, Gilberto Luiz. Nacional e regional na história educacional brasileira: uma análise sob a ótica dos estados mato-grossenses. In: Sociedade Brasileira de História da Educação. Educação no Brasil: história e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2001.

 

ALVES, Gilberto Luiz. Escola moderna e organização do trabalho didático até o início do século XIX (A transição do ensino individual para o ensino de classe). In: Anais do II Congresso Brasileiro de História da Educação, Natal, Rio Grande do Norte, 2002, p. 397-8.

 

ALVES, Gilberto Luiz. A obra educacional da Companhia de Jesus no Brasil, segundo a historiografia. In: Caderno de Resumos, I Encontro Científico do HISTEDBR da Região Sul, Ponta Grossa; Curituba, Paraná, 2002, n.p.

 

ALVES, Gilberto Luiz. Escola moderna e organização do trabalho didático até o início do século XIX (A transição do ensino individual para o ensino de classe). In: Congresso Brasileiro de História da Educação, 2. Anais... Natal: SBHE, 2002. p. 1-10. CD ROM.

 

ALVES, Gilberto Luiz. A obra educacional da Companhia de Jesus no Brasil, segundo a historiografia. In: Jornada do HISTEDBR “História, Sociedade e Educação no Brasil” - Região Sul, 2, Ponta Grossa. anais... Ponta Grossa:  UEPG, 2002. p. 1-10. 2002. CD ROM.

Cf. também Revista HISTEDBR On-line, n. 9, março.2003, http://www.histedbr.fe.unicamp.br/art11_9.html

 

ALVES, Gilberto Luiz. José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho. In: FÁVERO, M. de L. de A.; BRITTO, J. de M. (Orgs.). Dicionário de educadores no Brasil. 2.ed.aum. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; MEC-Inep-Comped, 2002. p. 630-638.

 

ALVES, Gilberto Luiz. O Público e o Privado: teorias e configurações nas práticas educativas. In: Jornada do HISTEDBR “História, sociedade e Educação no Brasil” – Região Sudeste, 3. Anais... Americana: UNISAL, 2003. p. 1-10. CD ROM.

 

ALVES, Gilberto Luiz. Mato Grosso do Sul: o universal e o singular. Campo Grande, MS: Ed. UNIDERP, 2003. 101 p.

 

ARRUDA, E. E., ONOZATO, E. Em discussão a necessidade de uma escola específica para o campo. In: Encontro de Pesquisa do Centro-Oeste, 6, campo Grande. Anais... Campo Grande: UCDB, 2003. p. 1-11. CD ROM.

 

ARRUDA, E. E., CARDOSO, E. Expansão escolar amplia mercado: o caso do Programa Alfabetização Solidária. In: In: Jornada do HISTEDBR “História, sociedade e Educação no Brasil” – Região Sudeste, 3. Anais... Americana: UNISAL, 2003. p. 1-13. CD ROM.

 

ARRUDA, E. E., CARDOSO, E. Uma análise preliminar do Programa de Alfabetização Solidária e as relações com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. In:  Encontro de Pesquisa do Centro-Oeste, 6, campo Grande. Anais... Campo Grande: UCDB, 2003. p. 1-13. CD ROM

 

ARRUDA, E. E., LOVATO, D. M. C. A organização do trabalho no campo: estudo de três municípios em Mato Grosso do Sul. In: Jornada Científica do Centro-Oeste de Economia e Administração, 2, 2002, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UFMS, 2002. p.1-15.

 

ARRUDA, E. E., ALMEIDA, C. M., BORGES, C. M. Estudantes universitários: um segmento de mercado em expansão. In: Jornada Científica do Centro-Oeste de Economia e Administração, 2, 2002, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UFMS, 2002. p.1-15.

 

ARRUDA, E. E., ALMEIDA, C. M. Expansão Escolar e Mercado de Trabalho. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, 2002, p.1-15.

 

ARRUDA, E. E. Expansão escolar amplia mercado consumidor. In: Jornada do HISTEDBR “História, Sociedade e Educação no Brasil” - Região Sul, 2, Ponta Grossa. anais... Ponta Grossa:  UEPG, 2002. p. 1-10. 2002. CD ROM.

 

ARRUDA, E. E., ONOZATO, E. O perfil do Trabalhador rural na produção de frango de corte no município de Campo Grande-MS. In: Jornada Científica do Centro-Oeste de Economia e Administração, 2, 2002, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UFMS, 2002. p.1-15.

 

ARRUDA, E. E., CORREA, F. T. B. S. Responsabilidade Social Corporativa (RSC) nas maiores empresas de Campo Grande/MS. In: Jornada Científica do Centro-Oeste de Economia e Administração, 2, 2002, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UFMS, 2002. p.1-15.

 

ARRUDA, E. E. Expansão Escolar Garante Empregabilidade. In: Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, 5. Anais... Campinas: HISTEDBR, 2001. p. 1-15. CD ROM.

 

ARRUDA, E. E., ALMEIDA, C. M. Expansão Escolar Garante Ocupação. In: Jornada Científica do Centro-Oeste de Economia e Administração, 2, 2002, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UFMS, 2002. p.1-15.

 

ARRUDA, E. E., FERRAGUT, M. A. Implantação de Ferramentas de Gestão. In: Jornada Científica do Centro-Oeste de Economia e Administração, 2, 2002, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UFMS, 2002. p.1-15.

 

ARRUDA, E. E. Trabalho e escolarização em carvoarias de Mato Grosso do Sul. In: SENNA, Ester (Org.). Trabalho, Educação e Política Pública. Campo Grande: Editora UFMS, 2003. p. 79-108.

 

BRITO, Silvia Helena Andrade de. O ensino primário na fronteira oeste de Mato Grosso no pós-guerra: Corumbá (1945-1954). In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DO CENTRO-OESTE, 5, 2003, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UCDB, 2003. p. 1-20. CD-ROM

 

BRITO, Silvia Helena Andrade de. O ensino primário na fronteira oeste de Mato Grosso no pós-guerra: Corumbá (1945-1954). In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DO CENTRO-OESTE, 5, 2003, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UCDB, 2003. p. 58-59.

 

BRITO, Silvia Helena Andrade de. Organização e expansão do ensino público na fronteira oeste do Brasil no pós-guerra. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACION LATINOAMERICANA, 6, 2003, San Luiz Potosí. Anales... San Luiz  Potosí: Centro de Investigaciones y Estudios Superiores, 2003. p. 1-25.

 

BRITO, Silvia Helena Andrade de. Fronteira e questão educacional no Oeste do Brasil: Mato Grosso, 1946-1954. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2, 2002, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2002. v. 1, p. 1-20. CD-ROM

 

BRITO, Silvia Helena Andrade de. Fronteira e questão educacional no Oeste do Brasil: Mato Grosso, 1946-1954. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2, 2002, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2002. v. 1, p. 358-359.

 

BRITO, Silvia Helena Andrade de. Aspectos históricos da fronteira Brasil-Bolívia: Corumbá, identidade e mudança. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL, 6, 2002, Dourados. Programa e Resumos... Campo Grande: UFMS, 2002. v. 1, p. 38.

 

BRITO, Silvia Helena Andrade de. Considerações sobre nacionalismo e educação: o caso de Mato Grosso (1937-1945). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL, 5, 2001, Campinas. Anais... Campinas: HISTEDBR/UNICAMP, 2001. p. 1-20. CD-ROM.

 

BRITO, Silvia Helena Andrade de. Considerações sobre nacionalismo e educação: o caso de Mato Grosso (1937-1945). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL, 5, 2001, Campinas. Anais... Campinas: HISTEDBR/UNICAMP, 2001. p. 123-124.

 

BRITO, Silvia Helena Andrade de. Escola pública e sociedade na fronteira Oeste do Brasil: Mato Grosso (1946-1954). In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE LA EDUCACION LATINOAMERICANA, 5, 2001, San José. Anales... San José: Ministério de la Educación Pública de Costa Rica, 2001. p. 1-10. Meio eletrônico.

 

BRITO, Silvia Helena Andrade de; LEITE, Eudes Fernando; VILLAMAINA, Carla (Orgs.). Relatório 2000 Enersul: paragens culturais de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: ZPP/Eldorado Publicidade, 2001. v. 1, 152 p.

 

CAMARGO, Paulo Edyr Bueno de. Projeto Qualidade na Escola: a transposição dos conceitos oriundos do sistema produtivo para a área educacional. In: Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, 5. Anais... Campinas: HISTEDBR, 2001. p. 1-15. CD ROM.

 

CAMARGO, Paulo Edyr Bueno de. A obra teórico-prática do educador paulista João Toledo (décadas de 1920 a 1930): Escola Nova ou Escola Tradicional?. In: Jornada do HISTEDBR “História, Sociedade e Educação no Brasil” - Região Sul, 2, Ponta Grossa. anais... Ponta Grossa:  UEPG, 2002. p. 1-10. 2002. CD ROM.

 

CAMARGO, Paulo Edyr Bueno de. João Toledo: o educador paulista segundo a historiografia da educação brasileira. In: Congresso Brasileiro de História da Educação, 2. Anais... Natal: SBHE, 2002. p. 1-10. CD ROM.

 

CENTENO, C. V. As relações de trabalho na fronteira sul de Mato Grosso: a escravidão por dívidas na exploração da erva-mate. Dimensões - Revista de História da Ufes, Vitória: v.14, 2002.

 

CENTENO, C. V. A educação nos ervais da fronteira de MT com o Paraguai (1870-1930) In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL- HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADES, 6, 2002, Dourados. Programas e resumos... Campo Grande: Editora da Universidade Católica Dom Bosco, 2002. p. 42.

 

CENTENO, C. V. As Funções Sociais da Educação na Fronteira de Mato grosso com o Paraguai, segundo a historiografia nacionalista (1930-1947) In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 2, 2002, NATAL. Anais... Natal: SBHE, 2002. p. 1 – 12.

 

CENTENO, C. V. As Funções Sociais da Educação na Fronteira de Mato grosso com o Paraguai, segundo a historiografia nacionalista (1930-1947) In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 2, 2002, NATAL. Anais... Natal: SBHE, 2002. p. 326-327.

 

CENTENO, C. V. Educação e nacionalismo na fronteira de Mato Grosso com o Paraguai: 1939-1947 In: JORNADA DO HISTEDBR - HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL - A PRODUÇÃO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO SUL DO BRASIL, 2002, PONTA GROSSA E CURITIBA, 1, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: UEPG/HISTEDBR-PG, 2002. p. 125.

 

CENTENO, C. V. José de Melo e Silva e o papel da educação na fronteira de Mato Grosso do Sul (1930-1945) In: ENCONTRO CIENTÍFICO DA UEMS, 1, 2002, Aquidauana. Aquidauana: UEMS, 2002.

 

CENTENO, C. V. A Educação no Sul de Mato Grosso, fronteira com o Paraguai. Historia de La Educación - Anuário, Buenos Aires: , v.1, n.3, p.153 - 177, 2001.

 

CENTENO, C. V. A educação do trabalhador nos ervais de Mato Grosso (1870-1930) In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS, 5, 2001, Campinas. Anais... Campinas: HISTEDBR, 2001. p. 24.

 

CENTENO, C. V. A educação do trabalhador nos ervais de Mato Grosso (1870-1930) In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS, 5, 2001, Campinas. Resumos... Campinas: HISTEDBR, 2001. p. 24.

FERRO, Olga Maria dos Reis. O Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE na escola pública de ensino fundamental em Mato Grosso do Sul: o gerencial e o pedagógico. Campo Grande, 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - UFMS, 2001.

 

FERRO, Olga Maria dos Reis. O Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE na escola pública de ensino fundamental em Mato Grosso do Sul: o gerencial e o pedagógico. INTERMEIO, Revista do Curso de Mestrado em Educação da UFMS, Campo Grande,  v. 8, n. 16, p.72, 2003. (Resumo)

 

FERRO, Olga Maria dos Reis. A organização do trabalho dos profissionais da escola pública de ensino fundamental em Mato grosso do Sul no entretempo de 1996-2002. In: Jornada do HISTEDBR “História, Sociedade e Educação no Brasil” - Região Sul, 2, Ponta Grossa. anais... Ponta Grossa:  UEPG, 2002. p. 1-10. 2002. CD ROM.

 

FERRO, Olga Maria dos Reis. A pedagogia comeniana sistematizada no setecentos e sua expressão na escola atual. Rumos, Revista de Educação do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC, Campo Grande,  v. 1, n. 1, jun.2003.

 

FERRO, Olga Maria dos Reis. Nas pegadas do Iluminismo os ensaios para a formação do homem das luzes e os móveis para a produção da escola pública contemporânea: um colóquio com ALVES. INTERMEIO, Revista do Curso de Mestrado em Educação da UFMS, v. 4., n. 8, 2001.

 

FERRO, Olga Maria dos Reis. Texto Base do Plano Estadual de Educação para a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.: caderno para o 1º Congresso Estadual da Constituinte Escolar. Campo Grande: Secretaria de Estado de Educação, 2001.

 

HOFF, Sandino. Apresentação e tradução do texto de Ratke “Memorial de Frankfurt”. Revista On Line Histedbr, Faculdade de Educação/Unicamp, Campinas, v. 5, p. 1-9, 2002.

 

HOFF, Sandino. Escola Pública Religiosa: Ratke. INTERMEIO, Revista do Curso de Mestrado de Educação da UFMS, Campo Grande, Editora UFMS, v. 8, p. 28-39, 2002.

 

HOFF, Sandino. A Escola Pública Religiosa: Comênio. INTERMEIO, Revista do Curso de Mestrado de Educação da UFMS, Campo Grande, Editora UFMS, nº 8, p. 109-120, 2002.

 

HOFF, Sandino. O Singular e o Universal nas obras de Ratke. INTERMEIO, Revista do Curso de Mestrado de Educação, Campo Grande,Editora UFMS, nº 15, 2003.

 

HOFF, S.; SÁ, L. R. de. Filosofia da Educação. Campo Grande: CEAD/UFMS, 2002. 96p.

 

HOFF, S. A Busca por um Método de Investigação e de Análise. In: Jornada do HISTEDBR “História, Sociedade e Educação no Brasil” - Região Sul, 2, Ponta Grossa. anais... Ponta Grossa:  UEPG, 2002. p. 1-10. 2002. CD ROM.

 

HOFF, S., GUHUR, J. e GOMES, M.C. O Itinerário do Histedbr no Paraná. In: Jornada do HISTEDBR “História, Sociedade e Educação no Brasil” - Região Sul, 2, Ponta Grossa. anais... Ponta Grossa:  UEPG, 2002. p. 1-10. 2002. CD ROM.

 

HOFF, S. Princípios Filosóficos dos Manuais didáticos do século XVII. In: Reunião Anual da ANPED, 25, 2002. Anais... Caxambu: ANPED, 2002.

 

HOFF, Sandino. Apresentação e Tradução o texto “Alguns Pontos nos quais baseia-se solidariamente a didática ou a arte de ensinar de Ratke - 1618”.  Revista On-Line Histedbr, Faculdade de Educação/UNICAMP, n. 9.

 

NERES, C. C. Curso Normal Superior e Formação de Professores: a contribuição da UEMS In: ENCONTRO CIENTÍFICO DA UEMS, 1, 2002, Aquidauana. Anais... Aquidauana: UEMS, 2002. p. 7-12.


NERES, C. C. História do Atendimento Educacional do Portador de Necessidades Especiais em Mato Grosso do Sul In: Congresso Brasileiro de História da Educação, 2. Anais... Natal: SBHE, 2002. p. 1-10.
CD ROM. p. 372-376.

NERES, C. C. A atuação do Curso Normal Superior na formação de professores no Estado de Mato Grosso do Sul In: Reunião Anual da SBPC, 53, 2001, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2001.


NERES, C. C. Curso Normal Superior: uma alternativa para formação de professores no Mato Grosso do Sul In: Seminário Internacional de Educação, 1, 2001, Cianarte. Anais... Cianorte: , 2001. p. 106-108.


NERES, C. C. Os Portadores de Necessidades Especiais: aspectos Históricos. In: Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, 5. Anais... Campinas: HISTEDBR, 2001. p. 1-15. CD ROM.

 
NERES, C. C. Portadores de necessidades especiais - aspectos históricos In: Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, 5. Resumos... Campinas: HISTEDBR, 2001. p. 23. CD ROM.


NERES, C. C. O Público e o Privado na História da Educação Especial Brasileira. In: Jornada do HISTEDBR “História, sociedade e Educação no Brasil” – Região Sudeste, 3. Anais... Americana: UNISAL, 2003. p. 1-10. CD ROM.

 

NERES, C. C. O Curso normal superior no contexto da política educacional brasileira. In:  Encontro de Pesquisa do Centro-Oeste, 6, campo Grande. Anais... Campo Grande: UCDB, 2003. p. 238.

 

NERES, C. C. O atendimento do Portador de Necessidades Especiais em Mato Grosso do Sul. In:  Encontro de Pesquisa do Centro-Oeste, 6, campo Grande. Anais... Campo Grande: UCDB, 2003. p. 226-227.

 

NERES, C. C. Políticas de Atendimento ao Portador de Necessidades Especiais em Mato Grosso do Sul. Revista Intermeio, Campo Grande, v. 5/7, n.9, p. 72-88, 2001.

OLIVEIRA, R.T.C. O Estado brasileiro e o neoliberalismo. In: SENNA, E. (Org.). Trabalho, educação e política pública. Campo Grande: Ed. da UFMS, 2003. p. 135-148.

 

OLIVEIRA, R.T.C. O Público e o Privado na educação de Mato Grosso do Sul (1980-1990). In: SENNA, E. (Org.). Política Educacional de Mato Grosso do Sul na Trajetória das Políticas Sociais: análise e diagnóstico (1980-1990). Campo Grande: UFMS, 2000. p. 257-303.

 

OLIVEIRA,R.T.C. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: a definição de um sistema nacional de educação. Série Estudos, Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande-MS, v. 1, n. 11, p. 123-136, 2001.

 

OLIVEIRA, R.T.C. O público e o privado nos projetos de LDB: a organização escolar e os recursos financeiros para a educação. In: Jornada do HISTEDBR “História, sociedade e Educação no Brasil” – Região Sudeste, 3. Anais... Americana: UNISAL, 2003. p. 1-10. CD ROM.

 

OLIVEIRA, R.T.C. A Atuação do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundef do estado de Mato Grosso do Sul. In: Encontro de Pesquisa do Centro-Oeste, 6, campo Grande. Anais... Campo Grande: UCDB, 2003. p. 1-10. CD ROM.

 

GARCIA, K. C. L; OLIVEIRA, R.T.C. A atuação do Conselho  Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul na definição da política para a educação especial. In: VI Encontro de Pesquisa do Centro-Oeste, 6, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UCDB, 2003. p. 1-10. CD ROM.

 

OLIVEIRA, R.T.C. Estado e política educacional na década de 80: os planos oficiais em Mato Grosso do Sul. In: Jornada do HISTEDBR “História, Sociedade e Educação no Brasil” - Região Sul, 2, Ponta Grossa. anais... Ponta Grossa:  UEPG, 2002. p. 1-10. 2002. CD ROM.

 

OLIVEIRA, R.T.C. Os movimentos sociais na educação: o processo de elaboração da LDB – 1988 a 1996. In: Congresso Brasileiro de História da Educação, 2. Anais... Natal: SBHE, 2002. p. 1-10. CD ROM.

 

OLIVEIRA, R.T.C. ; PERONI, V.M; FERNANDES, M.D. A implantação do FUNDEF no estado de Mato Grosso do Sul: movimento da matrícula e formação de professores. In: Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação: momentos e movimentos, 20. Anais... Salvador: ANPAE,  2001. p. 1-12. CD ROM.

 

OLIVEIRA, R.T.C.;  SENNA, E.  Escola Pública e Classe Média: práticas escolares e demandas educacionais. In: Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, 5. Anais... Campinas: HISTEDBR, 2001. p. 1-15. CD ROM.

 

SILVA, Iara Augusta da. Formação continuada. Campo Grande: SED, MS, 2001. Caderno Temático. (Série Constituinte Escolar. v. 13)

 

SILVA, Iara Augusta da. O discurso sobre a qualificação do professor da educação básica: um estudo da experiência desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul na década de 90. Campo Grande, 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

SILVA, Iara Augusta da. A mítica da capacitação de professores. Folha do Povo, Campo Grande, 21.06.2002.