Grupo de Estudos e Pesquisas
"História, Sociedade e Educação no
Brasil"
HISTEDBR
GT CAMPO GRANDE - UFMS
Identificação |
|
Dados básicos |
|
Nome do Grupo: HISTEDBR-MS |
|
Ano de formação: 1991 |
|
Líder(es) do Grupo: Silvia Helena Andrade de Brito |
|
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS |
|
Endereço do Grupo |
|
Logradouro: Rua Treze de Junho, 867 - apto. 37 |
|
Bairro: Centro |
CEP: 79300-040 |
Cidade: Corumbá |
UF: Mato Grosso do Sul |
Telefone: (67) 231-2509 |
Fax: |
E-mail: shbrito@terra.com.br |
Home page: |
Repercussões dos trabalhos do grupo |
|
Independente de uma produção teórica que começa a ganhar identidade, no plano nacional, o HISTEDBR-MS voltou-se, basicamente, para a questão de sua organização interna. Nesse sentido, constituiu um corpo interinstitucional de pesquisadores da área de educação, que passou a envolver quadros da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS – e da UNIDERP. As discussões caminharam no sentido de eleger uma linha de pesquisa que evidenciasse, sobretudo, unidade teórica. Foi o que ocorreu quando foi formulada a linha de pesquisa denominada Funções sociais da educação contemporânea. Com isso, as pesquisas dos integrantes do grupo tenderam a responder à direção nela definida. Também é essa linha de pesquisa que está na base de um primeiro curso de especialização, elaborado e já aprovado no âmbito da UEMS. Em continuidade, com a mesma organização, cultiva-se a possibilidade de construção de um programa de pós-graduação stricto sensu no futuro. |
Recursos Humanos |
Pesquisadores |
SILVIA HELENA ANDRADE DE BRITO, Dra. |
ÉLCIA ESNARRIAGA DE ARRUDA, Dra. |
REGINA TEREZA CESTARI DE OLIVEIRA, Dra. |
CARLA VILLAMAINA CENTENO. Ms. |
PAULO
EDYR BUENO DE CAMARGO, Ms. |
SAMIRA SAAD
PULCHÉRIO LANCILLOTTI, Ms. |
OLGA MARIA DOS REIS FERRO, Ms. |
IARA AUGUSTA DA SILVA, Ms. |
SANDINO
HOFF, Dr. |
GILBERTO LUIZ ALVES, Dr. |
|
|
Alunos |
Antonio Geraldo da Silva e João Batista da Mota Silva. Monografia de Especialização: “A incorporação de novas tecnologias e a organização do trabalho no campo: a função do técnico agrícola”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda). Beatriz Helena Teixeira Conceição. Dissertação de Mestrado: “Políticas de ação afirmativa de educação no combate ao racismo”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda). Camila Moreira Almeida. Dissertação de mestrado: “O impacto do PNAE - Programa Nacional de Merenda Escolar na economia de Mato Grosso do Sul”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda). Deonice Maria Castanho Lovato. Dissertação de mestrado: “A formação do trabalhador rural e o processo de organização do trabalho no campo”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda). Elizete Cardoso. Dissertação de mestrado: “Programa alfabetização solidária: custos, mercado de trabalho, comércio de bens e serviços”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda). Giovane Silveira da Silveira. Monografia de Especialização: “Expansão escolar e mercado editorial”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda). Janira de Lourdes Radaelli da Silva. Dissertação de mestrado: “FUNDEF: uma estratégia de financiamento para o ensino fundamental brasileiro e seus impactos na rede pública do município de Ponta Porã/MS” (Orientadora: Dra. Regina T. C. de Oliveira). José Carlos Fachini. Monografia de Especialização: “Perfil do trabalhador rural da pecuária e da agricultura na região de Sidrolândia – MS”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda). Kelly Cristiny
de Lima. Dissertação de mestrado: “O papel do Conselho Estadual de Educação
na definição de políticas públicas educacionais para o Estado de Mato Grosso
do Sul – 1998- Luana Mohamud
Abrão Pampolha. Monografia de Conclusão de Curso de
Graduação: “O impacto da expansão escolar no mercado de materiais
didático-pedagógicos Luana Mohamud Abrão Pampolha. Plano de Trabalho de Iniciação Científica: “A didática do século XVII nas práticas escolares do ensino de matemática no ensino fundamental”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda). Milton Chicalé Correia. Dissertação de mestrado: “Gestão Única da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso” (Orientadora: Dra. Regina T. C. de Oliveira). Nelson Luiz de Souza Santiago - Plano de Trabalho de Iniciação Científica: "Organização do trabalho didático no grupo escolar Luiz de Albuquerque (1930-1970)" (Orientadora: Dra. Silvia H. A. de Brito). Odinéia de Oliveira Arruda - Plano de Trabalho de Iniciação Científica: "A educação salesiana na Escola Dom Bosco em Corumbá/MT (1956-1970)" (Orientadoira: Dra. Silvia H. A. de Brito) Rosangela Cipriano. Monografia de Conclusão de Curso de Graduação: “A geração de emprego através da expansão escolar”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda). Sonia Maria Alves. Dissertação de mestrado: “Trabalho infantil: o Programa de Ações Integradas - PAI - enquanto uma estratégia para erradicação do trabalho infantil e para promoção dos direitos da criança e do adolescente”. (Orientadora: Dra. Élcia E. de Arruda). Sônia Maria Borges de Oliveira.
Dissertação de mestrado: “Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE: a implementação em escolas publicas no município de Dourados-MS |
Linha de Pesquisa 1 |
Nome da Linha de Pesquisa: Funções
sociais da educação contemporânea |
Palavras-chave: |
Breve descrição da Linha de
Pesquisa: Seus estudos se concentram
na preocupação de apreender as funções sociais exercidas historicamente pela
escola moderna no Brasil. Além da função especificamente pedagógica da
escola, traduzida nos estudos focalizados sobre a organização do trabalho
didático, são priorizadas as temáticas que revelem outras funções sociais
exercidas pela escola, quase sempre omitidas pela literatura
educacional. |
Pesquisadores: SILVIA HELENA
ANDRADE DE BRITO CARLA VILLAMAINA
CENTENO IARA AUGUSTA DA
SILVA OLGA MARIA DOS REIS
FERRO REGINA TEREZA
CESTARI DE OLIVEIRA ÉLCIA ESNARRIAGA DE
ARRUDA PAULO EDYR BUENO DE
CAMARGO SAMIRA SAAD
PULCHÉRIO LANCILLOTTI SANDINO HOFF CELI CORREA NERES GILBERTO LUIZ ALVES |
Projetos de Pesquisas Desenvolvidos
pelo Grupo |
ALVES. Gilberto Luiz. Educação e história ALVES, Gilberto Luiz. Memória da educação
sul-mato-grossense. INEP/UFMS. ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública
contemporânea. UFMS/UNICAMP. BRITO, S. H. A. de. Educação e sociedade na fronteira Oeste do Brasil: Corumbá (1930-1970). UFMS BRITO, S. H. A. de. Plano de conservação da bacia do Alto Paraguai (PCBAP). UFMS BRITO, S. H. A. de. Análise
histórica da educação nas fronteiras Brasil/Bolívia/Paraguai. UFMS CENTENO, Carla Villamaina. A educação do trabalhador nos ervais de Mato Grosso: crítica da historiografia regional, de suas concepções de trabalho, história e cultura (1870-1930). UFMS. |
Projetos de Pesquisas em
Desenvolvimento pelo Grupo |
ALVES, Gilberto Luiz. Origens e desenvolvimento da escola pública moderna no Brasil até o início do século XIX. ALVES, Gilberto Luiz et alii. Levantamento, catalogação e digitalização de fontes primárias e secundárias da educação sul-mato-grossense. ALVES, Gilberto Luiz. A modernização tecnológica da pecuária no Pantanal da Nhecolândia: estudo histórico a partir do discurso de memorialistas da região. ARRUDA, E. E. de. História da Educação Pública Contemporânea. (Coordenação Prof. Dr. Sandino Hoff) ARRUDA, E. E. de. O impacto da expansão escolar no setor de construção civil. ARRUDA, E. E. de e outros. Agropolo: Uma proposta de modelo conceitual baseada na caracterização de suas dimensões fundamentais. BRITO, S. H. A. de. Educação e sociedade na fronteira Oeste do Brasil: Mato Grosso (1930-1970) BRITO, S. H. A. et al. Avaliação da qualidade de
vida da população envolvida na pecuária de corte no Pantanal. CAMARGO, Paulo Edyr Bueno de. João Toledo: a concretização do ideário escolanovista no ensino público paulista nas décadas de 1920 e 1930. CENTENO,
C. V. Mello E Silva: O papel da educação na nacionalização do Sul de Mato
Grosso, fronteira com o Paraguai ( 1930 –1947) NERES, Celi Correa. O Curso Normal Superior no contexto da política educacional brasileira. NERES, Celi Correa. Parque Regional do Pantanal: A educação do homem pantaneiro. OLIVEIRA, R. T. C. de. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério no Mato Grosso do Sul: acompanhamento e avaliação do impacto (pesquisa integrante de projeto nacional envolvendo pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa de 12 estados brasileiros, intitulado “Processo de Implantação e Impacto do FUNDEF em estados e municípios: casos e comparações com vistas a uma avaliação”) OLIVEIRA, R. T. C. de. A escola pública de Mato Grosso do Sul e as demandas da classe média nos anos 90. (Coordenação Profa. Dra. Ester Senna) |
Publicações do Grupo |
|
ALVES, Gilberto Luiz. Origens da escola moderna no Brasil: contribuição jesuítica. In: In: Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, 5. Anais... Campinas: HISTEDBR, 2001. p. 1-15. CD ROM. ALVES, Gilberto Luiz. Origens da escola moderna no Brasil: contribuição jesuítica. In: Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, 5. Anais... Campinas: HISTEDBR, 2001. p. 1-15. CD ROM. ALVES, Gilberto Luiz. 15 anos
de HISTEDBR. Revista HISTEDBR On Line, ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. Campo Grande: Ed. UFMS; Campinas: Autores Associados, 2001. 288 p. ALVES, Gilberto Luiz. O pensamento burguês no Seminário de Olinda: 1800-1836. Campo Grande: Ed. UFMS; Campinas: Autores Associados, 2001. 254 p. ALVES, Gilberto Luiz. Nacional e regional na história educacional brasileira: uma análise sob a ótica dos estados mato-grossenses. In: Sociedade Brasileira de História da Educação. Educação no Brasil: história e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2001. ALVES, Gilberto Luiz. Escola moderna e organização do trabalho didático até o início do século XIX (A transição do ensino individual para o ensino de classe). In: Anais do II Congresso Brasileiro de História da Educação, Natal, Rio Grande do Norte, 2002, p. 397-8. ALVES, Gilberto Luiz. A obra educacional da Companhia de Jesus no Brasil, segundo a historiografia. In: Caderno de Resumos, I Encontro Científico do HISTEDBR da Região Sul, Ponta Grossa; Curituba, Paraná, 2002, n.p. ALVES, Gilberto Luiz. Escola moderna e organização do trabalho didático até o início do século XIX (A transição do ensino individual para o ensino de classe). In: Congresso Brasileiro de História da Educação, 2. Anais... Natal: SBHE, 2002. p. 1-10. CD ROM. ALVES, Gilberto Luiz. A obra educacional da Companhia de Jesus no Brasil, segundo a historiografia. In: Jornada do HISTEDBR “História, Sociedade e Educação no Brasil” - Região Sul, 2, Ponta Grossa. anais... Ponta Grossa: UEPG, 2002. p. 1-10. 2002. CD ROM. Cf. também Revista HISTEDBR On-line, n. 9, março.2003, http://www.histedbr.fe.unicamp.br/art11_9.html ALVES, Gilberto Luiz. José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho. In: FÁVERO, M. de L. de A.; BRITTO, J. de M. (Orgs.). Dicionário de educadores no Brasil. 2.ed.aum. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; MEC-Inep-Comped, 2002. p. 630-638. ALVES, Gilberto Luiz. O Público e o Privado: teorias e configurações nas práticas educativas. In: Jornada do HISTEDBR “História, sociedade e Educação no Brasil” – Região Sudeste, 3. Anais... Americana: UNISAL, 2003. p. 1-10. CD ROM. ALVES, Gilberto Luiz. Mato Grosso do Sul: o universal e o singular. Campo Grande, MS: Ed. UNIDERP, 2003. 101 p. ARRUDA, E. E., ONOZATO, E. Em discussão a necessidade de uma escola específica para o campo. In: Encontro de Pesquisa do Centro-Oeste, 6, campo Grande. Anais... Campo Grande: UCDB, 2003. p. 1-11. CD ROM. ARRUDA, E. E., CARDOSO, E. Expansão escolar amplia mercado: o caso do Programa Alfabetização Solidária. In: In: Jornada do HISTEDBR “História, sociedade e Educação no Brasil” – Região Sudeste, 3. Anais... Americana: UNISAL, 2003. p. 1-13. CD ROM. ARRUDA, E. E., CARDOSO, E. Uma análise preliminar do Programa de Alfabetização Solidária e as relações com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. In: Encontro de Pesquisa do Centro-Oeste, 6, campo Grande. Anais... Campo Grande: UCDB, 2003. p. 1-13. CD ROM ARRUDA, E. E., LOVATO, D. M. C. A organização
do trabalho no campo: estudo de três municípios ARRUDA, E. E., ALMEIDA, C. M., BORGES, C. M.
Estudantes universitários: um segmento de mercado ARRUDA, E. E., ALMEIDA, C. M. Expansão Escolar e Mercado de Trabalho. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, 2002, p.1-15. ARRUDA, E. E. Expansão escolar amplia mercado consumidor. In: Jornada do HISTEDBR “História, Sociedade e Educação no Brasil” - Região Sul, 2, Ponta Grossa. anais... Ponta Grossa: UEPG, 2002. p. 1-10. 2002. CD ROM. ARRUDA, E. E., ONOZATO, E. O perfil do Trabalhador rural na produção de frango de corte no município de Campo Grande-MS. In: Jornada Científica do Centro-Oeste de Economia e Administração, 2, 2002, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UFMS, 2002. p.1-15. ARRUDA, E. E., CORREA, F. T. B. S. Responsabilidade Social Corporativa (RSC) nas maiores empresas de Campo Grande/MS. In: Jornada Científica do Centro-Oeste de Economia e Administração, 2, 2002, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UFMS, 2002. p.1-15. ARRUDA, E. E. Expansão Escolar Garante Empregabilidade. In: Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, 5. Anais... Campinas: HISTEDBR, 2001. p. 1-15. CD ROM. ARRUDA, E. E., ALMEIDA, C. M. Expansão Escolar Garante Ocupação. In: Jornada Científica do Centro-Oeste de Economia e Administração, 2, 2002, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UFMS, 2002. p.1-15. ARRUDA, E. E., FERRAGUT, M. A. Implantação de Ferramentas de Gestão. In: Jornada Científica do Centro-Oeste de Economia e Administração, 2, 2002, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UFMS, 2002. p.1-15. ARRUDA, E. E. Trabalho e escolarização em carvoarias de Mato Grosso do Sul. In: SENNA, Ester (Org.). Trabalho, Educação e Política Pública. Campo Grande: Editora UFMS, 2003. p. 79-108. BRITO, Silvia Helena Andrade de. O ensino primário na fronteira oeste de Mato Grosso no pós-guerra: Corumbá (1945-1954). In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DO CENTRO-OESTE, 5, 2003, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UCDB, 2003. p. 1-20. CD-ROM BRITO, Silvia Helena Andrade de. O ensino primário na fronteira oeste de Mato Grosso no pós-guerra: Corumbá (1945-1954). In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DO CENTRO-OESTE, 5, 2003, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UCDB, 2003. p. 58-59. BRITO, Silvia
Helena Andrade de. Organização e expansão do ensino
público na fronteira oeste do Brasil no pós-guerra. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE BRITO, Silvia
Helena Andrade de. Fronteira e questão educacional no Oeste do Brasil: Mato
Grosso, 1946-1954. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2, 2002,
Natal. Anais... Natal: UFRN, 2002.
v. 1, p. 1-20. CD-ROM BRITO, Silvia
Helena Andrade de. Fronteira e questão educacional no Oeste do Brasil: Mato
Grosso, 1946-1954. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2, 2002,
Natal. Anais... Natal: UFRN, 2002.
v. 1, p. 358-359. BRITO, Silvia
Helena Andrade de. Aspectos históricos da fronteira Brasil-Bolívia: Corumbá,
identidade e mudança. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL, 6,
2002, Dourados. Programa e Resumos...
Campo Grande: UFMS, 2002. v. 1, p. 38. BRITO, Silvia
Helena Andrade de. Considerações sobre nacionalismo e educação: o caso de
Mato Grosso (1937-1945). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS
HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL, 5, 2001, Campinas. Anais... Campinas: HISTEDBR/UNICAMP,
2001. p. 1-20. CD-ROM. BRITO, Silvia
Helena Andrade de. Considerações sobre nacionalismo e educação: o caso de
Mato Grosso (1937-1945). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS
HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL, 5, 2001, Campinas. Anais... Campinas: HISTEDBR/UNICAMP,
2001. p. 123-124. BRITO, Silvia
Helena Andrade de. Escola pública e sociedade na fronteira Oeste do Brasil:
Mato Grosso (1946-1954). In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE HISTORIA DE BRITO, Silvia
Helena Andrade de; LEITE, Eudes Fernando; VILLAMAINA, Carla (Orgs.). Relatório 2000 Enersul: paragens
culturais de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: ZPP/Eldorado Publicidade,
2001. v. 1, 152 p. CAMARGO, Paulo Edyr Bueno de. Projeto Qualidade na Escola: a transposição dos conceitos oriundos do sistema produtivo para a área educacional. In: Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, 5. Anais... Campinas: HISTEDBR, 2001. p. 1-15. CD ROM.
CAMARGO, Paulo Edyr
Bueno de. A obra teórico-prática do educador
paulista João Toledo (décadas de CAMARGO, Paulo Edyr Bueno de. João Toledo: o educador paulista segundo a historiografia da educação brasileira. In: Congresso Brasileiro de História da Educação, 2. Anais... Natal: SBHE, 2002. p. 1-10. CD ROM. CENTENO, C. V. As relações de trabalho na fronteira sul de Mato Grosso: a escravidão por dívidas na exploração da erva-mate. Dimensões - Revista de História da Ufes, Vitória: v.14, 2002. CENTENO, C. V. A educação
nos ervais da fronteira de MT com o Paraguai (1870-1930) In: ENCONTRO DE
HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL- HISTÓRIA, MEMÓRIA E IDENTIDADES, 6, 2002,
Dourados. Programas e resumos...
Campo Grande: Editora da Universidade Católica Dom Bosco, 2002. p. 42. CENTENO, C. V. As Funções
Sociais da Educação na Fronteira de Mato grosso com o Paraguai, segundo a
historiografia nacionalista (1930-1947) In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA
EDUCAÇÃO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 2, 2002, NATAL. Anais... Natal: SBHE, 2002. p. 1 –
12. CENTENO, C. V. As Funções
Sociais da Educação na Fronteira de Mato grosso com o Paraguai, segundo a
historiografia nacionalista (1930-1947) In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA
DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 2, 2002, NATAL. Anais... Natal: SBHE, 2002. p.
326-327. CENTENO, C. V. Educação e
nacionalismo na fronteira de Mato Grosso com o Paraguai: 1939-1947 In:
JORNADA DO HISTEDBR - HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL - A PRODUÇÃO CENTENO, C. V. José de Melo
e Silva e o papel da educação na fronteira de Mato Grosso do Sul (1930-1945)
In: ENCONTRO CIENTÍFICO DA UEMS, 1, 2002, Aquidauana. Aquidauana: UEMS, 2002. CENTENO, C. V. A Educação
no Sul de Mato Grosso, fronteira com o Paraguai. Historia
de CENTENO, C. V. A educação
do trabalhador nos ervais de Mato Grosso (1870-1930) In: SEMINÁRIO NACIONAL
DE ESTUDOS E PESQUISAS, 5, 2001, Campinas. Anais... Campinas: HISTEDBR, 2001. p. 24. CENTENO, C. V. A educação
do trabalhador nos ervais de Mato Grosso (1870-1930) In: SEMINÁRIO NACIONAL
DE ESTUDOS E PESQUISAS, 5, 2001, Campinas. Resumos... Campinas: HISTEDBR, 2001. p. 24. FERRO, Olga Maria dos Reis. O Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE na escola pública de
ensino fundamental FERRO, Olga Maria dos Reis. O Plano de
Desenvolvimento da Escola – PDE na escola pública de ensino fundamental FERRO, Olga Maria dos Reis. A organização do trabalho dos profissionais da escola pública de ensino fundamental em Mato grosso do Sul no entretempo de 1996-2002. In: Jornada do HISTEDBR “História, Sociedade e Educação no Brasil” - Região Sul, 2, Ponta Grossa. anais... Ponta Grossa: UEPG, 2002. p. 1-10. 2002. CD ROM. FERRO, Olga Maria dos Reis. A pedagogia comeniana sistematizada no setecentos
e sua expressão na escola atual. Rumos, Revista de Educação do
Instituto de Ensino Superior da FUNLEC, Campo Grande, v. 1, n. 1, jun.2003. FERRO, Olga Maria dos Reis. Nas pegadas do Iluminismo os ensaios para a formação do homem das luzes e os móveis para a produção da escola pública contemporânea: um colóquio com ALVES. INTERMEIO, Revista do Curso de Mestrado em Educação da UFMS, v. 4., n. 8, 2001. FERRO, Olga Maria dos Reis. Texto Base do Plano Estadual de Educação para a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.: caderno para o 1º Congresso Estadual da Constituinte Escolar. Campo Grande: Secretaria de Estado de Educação, 2001. HOFF, Sandino. Apresentação e tradução do texto de Ratke “Memorial de Frankfurt”. Revista On Line Histedbr, Faculdade de Educação/Unicamp, Campinas, v. 5, p. 1-9, 2002. HOFF, Sandino. Escola Pública Religiosa: Ratke. INTERMEIO, Revista do Curso de Mestrado de Educação da UFMS, Campo Grande, Editora UFMS, v. 8, p. 28-39, 2002. HOFF, Sandino. A Escola Pública Religiosa: Comênio. INTERMEIO, Revista do Curso de Mestrado de Educação da UFMS, Campo Grande, Editora UFMS, nº 8, p. 109-120, 2002. HOFF, Sandino. O Singular e o Universal nas obras de Ratke. INTERMEIO,
Revista do Curso de Mestrado de Educação, Campo Grande,Editora
UFMS, nº 15, 2003. HOFF, S.; SÁ, L. R. de. Filosofia da Educação. Campo Grande: CEAD/UFMS, 2002. 96p. HOFF, S. A Busca por um Método de Investigação e de Análise. In: Jornada do HISTEDBR “História, Sociedade e Educação no Brasil” - Região Sul, 2, Ponta Grossa. anais... Ponta Grossa: UEPG, 2002. p. 1-10. 2002. CD ROM. HOFF, S., GUHUR, J. e GOMES, M.C. O Itinerário do Histedbr no Paraná. In: Jornada do HISTEDBR “História, Sociedade e Educação no Brasil” - Região Sul, 2, Ponta Grossa. anais... Ponta Grossa: UEPG, 2002. p. 1-10. 2002. CD ROM. HOFF, S. Princípios Filosóficos dos Manuais didáticos do século XVII. In: Reunião Anual da ANPED, 25, 2002. Anais... Caxambu: ANPED, 2002. HOFF, Sandino.
Apresentação e Tradução o texto “Alguns Pontos nos quais baseia-se
solidariamente a didática ou a arte de ensinar de Ratke
- NERES, C. C. Curso Normal Superior e Formação de Professores: a contribuição da UEMS In: ENCONTRO CIENTÍFICO DA UEMS, 1, 2002, Aquidauana. Anais... Aquidauana: UEMS, 2002. p. 7-12.
NERES, C. C. O Curso normal superior no contexto da política educacional brasileira. In: Encontro de Pesquisa do Centro-Oeste, 6, campo Grande. Anais... Campo Grande: UCDB, 2003. p. 238. NERES, C. C. O atendimento do Portador de
Necessidades Especiais NERES, C. C. Políticas de Atendimento ao
Portador de Necessidades Especiais OLIVEIRA, R.T.C. O Estado brasileiro e o neoliberalismo. In: SENNA, E. (Org.). Trabalho, educação e política pública. Campo Grande: Ed. da UFMS, 2003. p. 135-148. OLIVEIRA, R.T.C. O Público e o Privado na educação de Mato Grosso do Sul (1980-1990). In: SENNA, E. (Org.). Política Educacional de Mato Grosso do Sul na Trajetória das Políticas Sociais: análise e diagnóstico (1980-1990). Campo Grande: UFMS, 2000. p. 257-303.
OLIVEIRA,R.T.C. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: a definição de um sistema nacional de educação. Série Estudos, Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande-MS, v. 1, n. 11, p. 123-136, 2001. OLIVEIRA, R.T.C. O público e o privado nos projetos de LDB: a organização escolar e os recursos financeiros para a educação. In: Jornada do HISTEDBR “História, sociedade e Educação no Brasil” – Região Sudeste, 3. Anais... Americana: UNISAL, 2003. p. 1-10. CD ROM. OLIVEIRA, R.T.C. A Atuação do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundef do estado de Mato Grosso do Sul. In: Encontro de Pesquisa do Centro-Oeste, 6, campo Grande. Anais... Campo Grande: UCDB, 2003. p. 1-10. CD ROM. GARCIA, K. C. L; OLIVEIRA, R.T.C. A atuação do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul na definição da política para a educação especial. In: VI Encontro de Pesquisa do Centro-Oeste, 6, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UCDB, 2003. p. 1-10. CD ROM. OLIVEIRA, R.T.C. Estado e política educacional
na década de 80: os planos oficiais OLIVEIRA, R.T.C. Os movimentos sociais na
educação: o processo de elaboração da LDB – OLIVEIRA, R.T.C. ; PERONI, V.M; FERNANDES, M.D. A implantação do FUNDEF no estado de Mato Grosso do Sul: movimento da matrícula e formação de professores. In: Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação: momentos e movimentos, 20. Anais... Salvador: ANPAE, 2001. p. 1-12. CD ROM. OLIVEIRA, R.T.C.; SENNA, E. Escola Pública e Classe Média: práticas escolares e demandas educacionais. In: Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, 5. Anais... Campinas: HISTEDBR, 2001. p. 1-15. CD ROM. SILVA, Iara Augusta da. Formação continuada. Campo Grande: SED, MS, 2001. Caderno Temático. (Série Constituinte Escolar. v. 13)
SILVA, Iara Augusta da. O discurso sobre a qualificação do professor da educação básica: um estudo da experiência desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul na década de 90. Campo Grande, 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. SILVA, Iara Augusta da. A mítica da capacitação de professores. Folha do Povo, Campo Grande, 21.06.2002.
|