Grupo de Estudos e Pesquisas

"História, Sociedade e Educação no Brasil"

HISTEDBR - Maceió, AL

2004

Identificação

Dados básicos

Nome do Grupo: “História, Sociedade e Educação e Direito no Brasil – Alagoas”

Ano de formação: 1993

Líder(es) do Grupo: Ana Maria Moura Lins

Instituição: SESAL- FAL e SEUNE – Maceió, AL

Endereço do Grupo

Logradouro: Rua Hilda Pereira Monte, 14-B

Bairro: Tab. do Martins

CEP: 57080-000

Cidade: Maceió

UF: Alagoas

Telefone: (82) 3244636, (82) 88032136

Fax:

E-mail: linsban@uol.com.br

Home page:

Repercussões dos trabalhos do grupo

 O Grupo de Pesquisa, iniciado em 1993, apresentou até o presente momento os seguintes indicadores de produção:

1-     Artigos Publicados em Periódicos: 01

2-     Trabalhos Completos Publicados: 02

3-     Trabalhos Resumidos Publicados: 11

4-     Livros Publicados: 02

5-     Capítulos de Livros Publicados: 02

   Produção Bibliográfica: 17

 

Orientações Concluídas: 20

 

Recursos Humanos

                                                                         

Pesquisadores

 Ana Maria Moura Lins – Doutora, 1992

 Arim Soares do Bem – Doutor, 1997

 Adriano Nascimento - Mestre

 Ivan Luiz da Silva - Mestre

 

 

                                                                         

Alunos

 José Élio Ventura da Silva – Bolsista CNPq/PIBIC

 Flávia Persiano da Silva – Bolsista CNPq/PIBIC

 Maricélia Schlemper – Bolsista CNPq/PIBIC

 Bárbara Hercília Padilha Vasconcelos – Bolsista CNPq/PIBIC

 

 

                                                                                                                                          

Técnicos

 Luiz José M. Bianchini – Graduação/Especialização

 

 

 

 

 

Linha de Pesquisa 1

Nome da Linha de Pesquisa: “Sociedade Civil, Movimentos Sociais e Estado em Alagoas”

Palavras-chave: Educação, Direitos humanos, Acesso à justiça, exclusão.

Breve descrição da Linha de Pesquisa: estudos sobre o complexo movimento da sociedade local, partindo de uma base mais ampla (a sociedade civil como um todo), explorando suas formas de mobilização e direcionamento de carências (os movimentos sociais), até a análise dos modos de constituição do Estado local, incluindo-se o movimento histórico de sua formação e análise de sua estrutura.

 

 

Pesquisadores: (indicar o líder)

 Ana Maria Moura Lins

 

 

 

 

 

 

Linha de Pesquisa 2

Nome da Linha de Pesquisa: “Internacionalização do turismo em economias periféricas”

Palavras-chaves:

 

Pesquisadores: (indicar o líder)

Arim Soares do Bem

 

 

 

 

 

 

 

Projetos de Pesquisas Desenvolvidos pelo Grupo

1-     A Escola e a Cooperação Transformadora: influências da Pedagogia Coletiva de Makarenko nos princípios da educação do MST.

2-     A Racionalidade Positiva versus as Contradições de uma Cultura Humanista: o ensino secundário no Brasil (1834-1930)

3-     A Educação em Murici: contradições entre a necessidade de escolarização e as atividades da indústria açucareira.

4-     O ensino secundário em Alagoas: fundação e expansão (1849-1930)

5-     A Reforma Carlos Maximiliano e a Educação em Alagoas (1920-1940)

6-     A Legislação do Ensino Primário em Alagoas (1827-1948)

7-     Do Povo para a infância: a primeira Casa-Escola de Alagoas e os Grupos Escolares (1879-1963)

 

 

 

 

 

 

Projetos de Pesquisas em Desenvolvimento pelo Grupo

1-     “A busca da justiça por grupos migrantes na cidade de Maceió-AL: um estudo sobre o acesso à justiça”

2-     “Turismo Sexual: análise sociológica motivacional do consumidor e suas implicações legais”

3-     “A internacionalização do turismo em Alagoas”

 

 

 

 

Publicações do Grupo

 Livros publicados:

1-     Lins, Ana M. M.  “A Ciência dos Homens versus Educação”, Maceiõ, AL, EDUFAL, 2000, 106 pág., ISBN: 85-7177-071-9

 

Capítulos de Livros publicados:

1-     LINS, Ana M. M.  “O Método Lancaster: Educação Elementar ou adestramento? Uma proposta para Portugal e Brasil no século XIX” In: Escola Elementar no Século XIX, Passo Fundo, RS, EDIUPF, 1999, 21 pág., ISBN: 85-86010-62-6

2-     LINS, Ana M. M.  “O Diretório (1758) e o Congresso Agrícola (1878): a ação para civilizar e educar os índios e libertos” In: Pesquisa Histórica: Retratos da Educação no Brasil, Rio de Janeiro, RJ, UERJ, 1996, 21 pág.

 

Trabalhos Completos publicados em Anais de Eventos:

   1- LINS, Ana M. M.  “A Pedagogia Moderna: os hábitos, os costumes e a cultura como elementos explicativos da história da educação brasileira (1539-1759)”  In: Anais do I Congresso Brasileiro de História da Educação, Rio de Janeiro, RJ, SBHE/CD-ROM, 05 pág.