Grupo de Estudos e Pesquisas

"História, Sociedade e Educação no Brasil"

HISTEDBR

GT AMAZONAS  -  UFAM

Identificação

Dados básicos

Nome do Grupo: HISTEDBRAM

Ano de formação: 1999

Líder(es) do Grupo: professoras: Francinete Massulo Corrêa e Valéria A. C.Medeiros Weigel

Instituição: Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Endereço do Grupo

Logradouro: Gal. Rodrigo Otávio Jordão Ramos Nº 3000 - Campus Universitário

Bairro: Coroado

CEP: 69077000

Cidade:  Manaus

UF: Am

Telefone: (92) 237 1645 /644 2462

Fax: (92) 644 2462/ 644 6162

E-mail: fan@ufam.edu.br/fam@argo.com.br

Home page: Em construção

Repercussões dos trabalhos do grupo

Nesta fase de (re) construção do GT, espera-se que os estudos empreendidos signifiquem o gradativo preenchimento de um espaço vazio no que concerne ao conhecimento da História da Educação dos amazônidas, em diferentes conjunturas e contextos. Este conhecimento a ser produzido está sendo pensado como subsídios ao desenvolvimento das disciplinas afins e atividades acadêmicas do Curso em pedagogia da UFAM. Por outro lado, as próprias atividades de pesquisa configuram-se como espaço pedagógico de formação dos alunos de graduação, os quais, orientados por seus professores/pesquisadores, poderão participar como discentes de iniciação científica.

 

 

 

 

 

 

 

Recursos Humanos

                                                                  

Pesquisadores

Francinete Massulo Corrêa (UFAM)

Maria do Céu Câmara Chaves (UFAM)

Maria Eliane M. de Miranda (UFAM)

Roseni de S. Lira (UFAM)

Lídia Alves de Oliveira (UFPA)

 

 

 

 

 

                                                                  

Alunos

André Câmara Chaves (História-UFAM)

Maria Eliana Santos (Pedagogia-UFAM)

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                           

Técnicos

 

 

 

 

 

 

 

 

Linha de Pesquisa 1

Nome da Linha de Pesquisa:  História, Sociedade e Educação

Palavras-chave:  educação amazônica, cultura,história da educação amazônica

Breve descrição da Linha de Pesquisa:   Tomando por base a relação dialética entre educação e sociedade,focalizam-separa estudos e pesquisas,questões do modo próprio como a sociedade amazônica, em sua biodiversidade e constituição, político-ecnomica, tem produzido praticas sociais de educação,no âmbito das relações políticas com o Estado  brasileiro e no contexto das condições materiais e culturais de existência das diferentes classes sociais regionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Linha de Pesquisa 2

Nome da Linha de Pesquisa:

Palavras-chave:  

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

 

 

 

Pesquisadores: (indicar o líder)

 

 

 

 

 

 

 

Linha de Pesquisa 3

Nome da Linha de Pesquisa:

Palavras-chave:  

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

 

 

 

Pesquisadores: (indicar o líder)

 

 

 

 

 

 

 

Projetos de Pesquisas Desenvolvidos pelo Grupo

 

 

 

 

 

 

Projetos de Pesquisas em Desenvolvimento pelo Grupo

 

Identidades, Memória e Educação no Amazonas: Poder público, evangélicos, católicos, índios e caboclos nos processos educativos.

 

 

 

 

Publicações do Grupo

 WEIGEL, V. A. C. M.Escolas de Branco em Malokas de Índio.1ª ed. Manaus : EDUA, 2000, v.1. p.375..


__________________.Escola, Mito e História: Transformações na Vida Baniwa in: XIV Encontro de Pesquisa Educacional do NORDESTE, 1999, SALVADOR. ANAIS DO XIV EPEN. SALVADOR: CD ROM, 1999. p.126 - 136
________________ .A atuação de religiosos e do poder público no Alto Rio Negro: um estudo da inserção da escola em comunidades indígenas In: II Congresso Ibero-Americano de História da Educação Latino-Americana, 1994, Campinas.Anais do II Congresso Latino-Americano de História da Educação Latino-Americana. Campinas/PS: UNICAMP, 1994. p.127 -
LIRA, R. S. Escola Pública Municipal de Manaus: As Concepções Norteadoras das Políticas para a Educação Pública de 1º grau no período de 1972 a 1992, Manaus:1996.

MIRANDA, M. E. M : Educação à Distância e a Formação de Professores do Ensino Fundamental: Análise do Projeto TV Escola na Experiência de Manaus (1996-1999).Manaus, 2000.

 

CORRÊA, F.M. A Representação da Amazônia nos Livros Didáticos de Estudos Sociais In: Pós-graduação: Realidade e Perspectivas, 1999, Manaus.
 ______________.A Formação de uma Consciência cidadã: construindo Diálogos In: I Encontro Municipal do Pró-Ler, 1999, Manaus.