Grupo de Estudos e
Pesquisas
"História,
Sociedade e Educação no Brasil"
HISTEDBR
GT AMAZONAS -
UFAM
Identificação |
|
Dados básicos |
|
Nome do Grupo: HISTEDBRAM |
|
Ano de formação: 1999 |
|
Líder(es) do Grupo: professoras: Francinete Massulo Corrêa e Valéria A. C.Medeiros Weigel |
|
Instituição: Universidade Federal do Amazonas - UFAM |
|
Endereço do Grupo |
|
Logradouro: Gal. Rodrigo Otávio Jordão Ramos Nº 3000 - Campus Universitário |
|
Bairro: Coroado |
CEP: 69077000 |
Cidade: Manaus |
UF: Am |
Telefone: (92) 237 1645 /644 2462 |
Fax: (92) 644 2462/ 644 6162 |
E-mail: fan@ufam.edu.br/fam@argo.com.br |
Home page: Em construção |
Repercussões dos trabalhos do grupo |
|
Nesta fase de (re) construção do GT, espera-se que os estudos empreendidos signifiquem o gradativo preenchimento de um espaço vazio no que concerne ao conhecimento da História da Educação dos amazônidas, em diferentes conjunturas e contextos. Este conhecimento a ser produzido está sendo pensado como subsídios ao desenvolvimento das disciplinas afins e atividades acadêmicas do Curso em pedagogia da UFAM. Por outro lado, as próprias atividades de pesquisa configuram-se como espaço pedagógico de formação dos alunos de graduação, os quais, orientados por seus professores/pesquisadores, poderão participar como discentes de iniciação científica. |
Recursos Humanos |
Pesquisadores |
Francinete Massulo Corrêa (UFAM) Maria do Céu Câmara Chaves (UFAM) Maria Eliane M. de Miranda (UFAM) |
Roseni de S. Lira (UFAM) |
Lídia Alves de Oliveira (UFPA) |
|
|
|
|
|
Alunos |
André Câmara Chaves (História-UFAM) |
Maria Eliana Santos (Pedagogia-UFAM) |
|
|
|
|
|
|
|
|
Técnicos |
|
|
|
|
|
Linha de Pesquisa 1 |
|
Nome
da Linha de Pesquisa: História,
Sociedade e Educação |
|
Palavras-chave: educação amazônica,
cultura,história da educação amazônica |
|
Breve descrição da Linha de Pesquisa: Tomando por base a
relação dialética entre educação e sociedade,focalizam-separa estudos e
pesquisas,questões do modo próprio como a sociedade amazônica, em sua
biodiversidade e constituição, político-ecnomica, tem produzido praticas
sociais de educação,no âmbito das relações políticas com o Estado brasileiro e no contexto das condições
materiais e culturais de existência das diferentes classes sociais regionais. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Linha de Pesquisa 2 |
|
Nome
da Linha de Pesquisa: |
|
Palavras-chave: |
|
Breve
descrição da Linha de Pesquisa: |
|
Pesquisadores:
(indicar o líder)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Linha de Pesquisa 3 |
|
Nome
da Linha de Pesquisa: |
|
Palavras-chave: |
|
Breve
descrição da Linha de Pesquisa: |
|
Pesquisadores:
(indicar o líder)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Projetos
de Pesquisas Desenvolvidos pelo Grupo |
|
Projetos
de Pesquisas em Desenvolvimento pelo Grupo |
Identidades,
Memória e Educação no Amazonas: Poder público, evangélicos, católicos, índios
e caboclos nos processos educativos. |
Publicações
do Grupo |
||
WEIGEL, V. A. C. M.Escolas de Branco em Malokas de Índio.1ª ed. Manaus : EDUA, 2000, v.1. p.375..
MIRANDA, M. E. M : Educação à
Distância e a Formação de Professores do Ensino Fundamental: Análise do
Projeto TV Escola na Experiência de Manaus (1996-1999).Manaus, 2000.
|