Grupo
de Estudos e Pesquisas
"História,
Sociedade e Educação no Brasil"
HISTEDBR
Identificação |
|
Dados básicos |
|
Nome do Grupo: GT-Piracicaba “Núcleo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Cultura”. |
|
Ano de formação: 1997 |
|
Líder(es) do Grupo: José Maria de Paiva, Elias Boaventura, Ademir Gebara |
|
Instituição: Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba |
|
Endereço do Grupo |
|
Logradouro: Campus Taquaral - Rodovia do Açúcar, Km 156 |
|
Bairro: Taquaral |
CEP: 13.400-911 |
PIRACICABA |
UF: SP |
Telefone: 19 3124.1617 |
Fax: 19 3124.1617 |
E-mail: jmpaiva@unimep.br |
Home page: |
Repercussões dos trabalhos do grupo |
|
A Linha de Pesquisa “Educação, Cultura e Civilização” tem promovido eventos com a participação de professores europeus, denominados Simpósio Internacional Processo Civilizador. Um dos últimos tratou especificamente da Educação Protestante, ligando-se com a terceira Linha. A Linha de Pesquisa “História, Educação e Cultura: Brasil, séculos XVI a XVIII” tem este ano o terceiro encontro nacional de pesquisadores da temática. A Linha de Pesquisa “Educação e Igreja” encaminhou para o CNPq um grande projeto de pesquisa, abrangendo pesquisadores de vários Estados. |
Recursos Humanos |
Pesquisadores |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Alunos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Técnicos |
|
|
|
|
|
Linha de Pesquisa 1 |
|
Nome da Linha de Pesquisa: Educação e Cultura Brasileira: 1549-1759 |
|
Palavras-chave: Educação Colonial,
Cultura Colonial, Educação Escolar |
|
Breve descrição da Linha de Pesquisa: O projeto tem como
eixo a análise da relação educação/cultura nos séculos XVI a XVIII.
Desdobra-se em projetos pontuais, analisando a religiosidade, a
destribalização da alma indígena, a educação escolar, a música, a organização
jurídica, as letras, a
racionalidade jesuítica, o colégio como instrumento de conservação da
cultura, a formação do senhor de engenho, a autoridade. |
|
Pesquisadores: (indicar o líder) |
|
José Maria de Paiva (líder) |
|
Roberto Valdés Puentes |
|
Célio Juvenal Costa |
|
Wagner Montanhini |
|
Carmelindo Rodrigues da Silva |
|
Cecília Aparecida Duarte Bellato
Adilson Roberto Correr
Eduardo Luis Leite Ferraz
Sady Carnot Nunes Filho
Fernando Krob Meneghetti
Linha de Pesquisa 2 |
|
Nome da Linha de Pesquisa: Educação,
Cultura e Civilização |
|
Palavras-chave: educação, cultura,
civilização |
|
Breve descrição da Linha de Pesquisa: Trabalhar o conceito “processo
civilizador” em História da Educação |
|
Pesquisadores: (indicar o líder) |
|
Ademir Gebara (líder) |
|
Fernando Cavichiolli Patrícia Silvestre de Freitas |
|
Magda Carmelita Sarat Oliveira |
|
José Luís Simões |
|
Roberto Marin Viestell |
|
Roseni Ronchezelli Mariano
Tony Honorato
Erlan Chaves Justiniano
Linha de Pesquisa |
|
Nome da Linha de Pesquisa: Educação e Igreja no Brasil |
|
Palavras-chave: Educação, Igreja, Brasil |
|
Breve descrição da Linha de Pesquisa:
Levantar dados e elaborar reflexões sobre o papel e influência da educação
protestante no Brasil, com ênfase especial ao metodismo, a partir do fim do
século XIX. |
|
Pesquisadores: (indicar o líder) |
|
Elias Boaventura (líder) |
|
Arsênio Firmino Novaes Neto |
|
Darlene Barbosa Schützer Raquel Alves Carvalho |
|
Romlde dos Santos Santana |
|
Rosemary Torres Gonçalves |
|
Rute Maria Menezes de Oliveira
Maria Teresa Sokolowski
Projetos de Pesquisas Desenvolvidos
pelo Grupo |
BOAVENTURA, Elias. A
Educação Metodista no Brasil: origem, evolução e ideologia. (Dissertação
de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Unimep. 1978 DIAS, Ana Lúcia Bentes. Educação e Cultura Brasileira: um estudo sobre o teatro anchietano. Dissertação
de Mestrado, 2000. MARQUES, Francisca Maria Mendes. Sobre Educação: caminhos de uma educadora. Dissertação de
Mestrado, 2000. MESQUITA, Zuleica de Castro Coimbra. A crise da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista em 1968 à luz do
pensamento de Edgar Morin. (Tese
de Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Unimep, 1997. MESQUITA, Zuleica de Castro Coimbra. A proposta Educacional Metodista no Brasil: fase de implantação,
1876-1914. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em
Educação. Unimep, 1994. SCHÜLTZER, Darlene Barbosa. Escolas Metodistas e as Pastorais Escolares. Dissertação de
Mestrado. 2000 SHULZ, Almiro. Projeto
de universidade protestante no Brasil. Tese de doutorado. 1999. SILVA, Felismina Dalva Teixeira. O Ratio Studiorum: uma leitura dos elementos da Didática. SIMÕES, José Luís. O
tratamento jornalístico da violência escolar. Dissertação de Mestrado,
2000. SILVA, Carmelindo Rodrigues. Educação e Cultura: Portugueses e Africanos no Brasil dos séculos XVI
e XVII. Dissertação de Mestrado, 2001. LEONARDE, Alexandre. A
Didática da Longa Duração. Dissertação de Mestrado, 2001. GRUPPI, Deoclécio Rocco. Educação Physica: Educação e Mudança de comportamento. Dissertação
de Mestrado, 2001. TEIXEIRA, Rute Salomé. Odisséia
em terras lusitanas: João de Bolés e a Heresia na sociedade colonial. DIAS, Geraldo Aparecido. A pedagogia jesuítica: uma leitura do Ratiio Studiorum. Dissertação
de Mestrado, 2002. CAVALHEIRO, Diogo. A
escola da elite dirigente ituana: hegemonia da educação católica (2851-1889):
o Colégio do Patrocínio (feminino) e o Colégio São Luiz de Gonzaga
(Masculino). SILVA, Marcos. Pedagogia
adventista, modernidade e pós-modenidade. Tese de doutorado, 2001 FRASSON, Antonio Carlos. O ensino superior em Ponta Grossa: o tempo das faculdades. Tese
de doutorado, 2002 SIMÕES,
José Luís. O corpo nos casos de violência nas escolas: reflexões a partir de
relatos da imprensa escrita (1999-1997) Anais do II Congresso Científico
Latino-americano. FIEP-Unimep, 2002. CAVICHIOLLI, Fernando R. A difusão do sistema de crenças sociais na pesquisa do lazer. Anais
do VII Congresso Brasileiro de Historia da Educação Física, Esporte, Lazer e
Dança: As ciências sociais e a história da Educação Física. Ponta Grossa, 2002. NOVAES NETO, Arsênio Firmino de. As crises de um ideal: os primórdios do Instituto Granbery. (Dissertação
de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Unimep, 1997. SOKOLOWSKI, Maria Teresa. A natureza da extensão na Universidade Metodista de Piracicaba: 1978
a 1986. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação.
Unimep, 1993. |
Projetos de Pesquisas em
Desenvolvimento pelo Grupo |
VALDÉS
PUENTES, Roberto. Educación Y
Cultura Brasileña: La Instrumentalidad Cultural De La Educación Jesuítica (1549-1600) COSTA, Célio Juvenal. A
racionalidade jesuítica e o arrendondamento do mundo: séculos XVI e XVII. MONTANHINI, Wagner. As
“letras” e a formação da cultura brasileira: século XVII. SILVA, Carmelindo Rodrigues. A educação dos senhores
de engenho: uma leitura de Antonil e Benci. CARNOT, SADY. A
destribalização da alma indígena. NOVAES NETO, Arsênio Firmino de. Irineu Guimarães: pioneiro do pensamento socialista numa instituição
metodista de inspiração liberal: 1931-1980. SCHÜTZER, Darlene Barbosa. O projeto de universidade confessional da Igreja Metodista
Brasileira. CARVALHO, Raquel Alves de. A presença dos missionários metodistas e presbiterianos na região de
Dourados e a educação indígena na Missão Evangélica Caiuá (1928-1950). SANTANA, Romilde dos Santos. Instituto Metodista em Santo Amaro e a Ordem das Diaconisas no
Brasil. GONÇALVES, Rosemary Torres. Os colégios metodistas e suas influências na educação e na formação
de lieranças. OLIVEIRA, Rute Maria Menezes de. Função da Escola Modelo no projeto de Educação adventista
explciitadas nos currículos (1989-2000) |
Publicações do Grupo |
PAIVA, J.M. Padre Vieira. São Paulo: Ícone, 2002,
104p PAIVA, J.M. Educação
jesuítica no Brasil colonial. In: LOPES, E.M.T. et al. 500
anos de Educação no Brasil. Belo
Horizonte: Autêntica, 2000, pp. 43-59 PAIVA, J.M. Catequese
dos índios e imosição cultural: Brasil, século XVI. In: Comunicações, ano. 9, n.2, pp. 17-36. |
GEBARA, A. Educação
Física e Esportes no Brasil: perspectivas (na história) para o século XXI. In:
GEBARA, A. Educação Física e Esportes. Campinas: Papirus, 2002.
GEBARA, A. História do Esporte: Novas Abordagens. In: GEBARA, A. Esporte, História e Sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002.
GEBARA, A. Sociologia Configuracional: as emoções e o lazer. In: GEBARA, A. Lazer e Ciências Sociais: diálogos pertinentes. São Paulo: Chronos, 20022002.SCHEMBERGER, M.A. Jogos Mundiais da Natureza: um novo aspecto sociológico no desenvolvimento educacional de uma região. II Congresso Brasileiro de História da Educação. UFRN, Natal, 2002.
DAMARIO, Leonor. Educação e Aprendizagem, Ludicidade e Competitividade: qual é o jogo? II Congresso Brasileiro de História da Educação. UFRN, Natal, 2002.
BOAVENTURA, Elias. Universidade e Estado no Brasil. Piracicaba: Ed. Unimep, 1989.
NOVAES NETO, Arsênio Firmino de. As crises de um ideal: os primórdios do Instituto Granbery. Piracicaba: Ed. Unimep, 1997.
MESQUITA, Zuleica de Castro Coimbra. Evangelizar e Civilizar - Cartas e Martha Watts, 1881-1908. Piracicaba: Ed. Unimep, 2001.