Grupo de Estudos e Pesquisas

"História, Sociedade e Educação no Brasil"

HISTEDBR

 

Identificação

Dados básicos

Nome do Grupo: GT-Piracicaba  “Núcleo de Estudos e Pesquisas História, Educação e Cultura”.

Ano de formação: 1997

Líder(es) do Grupo: José Maria de Paiva, Elias Boaventura, Ademir Gebara

Instituição: Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba

Endereço do Grupo

Logradouro: Campus Taquaral  - Rodovia do Açúcar, Km 156

Bairro: Taquaral

CEP: 13.400-911

PIRACICABA

UF: SP

Telefone: 19 3124.1617

Fax:  19 3124.1617

E-mail: jmpaiva@unimep.br

Home page:

Repercussões dos trabalhos do grupo

A Linha de Pesquisa “Educação, Cultura e Civilização” tem promovido eventos com a participação de professores europeus, denominados Simpósio Internacional Processo Civilizador. Um dos últimos tratou especificamente da Educação Protestante, ligando-se com a terceira Linha.

A Linha de Pesquisa “História, Educação e Cultura: Brasil, séculos XVI a XVIII” tem este ano o terceiro encontro nacional de pesquisadores da temática.

A Linha de Pesquisa “Educação e Igreja” encaminhou para o CNPq um grande projeto de pesquisa, abrangendo pesquisadores de vários Estados.

 

 

 

Recursos Humanos

                                                                         

Pesquisadores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                         

Alunos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                          

Técnicos

 

 

 

 

 

 

 

 

Linha de Pesquisa 1

Nome da Linha de Pesquisa: Educação e Cultura Brasileira: 1549-1759

Palavras-chave:  Educação Colonial, Cultura Colonial, Educação Escolar

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

O projeto tem como eixo a análise da relação educação/cultura nos séculos XVI a XVIII. Desdobra-se em projetos pontuais, analisando a religiosidade, a destribalização da alma indígena, a educação escolar, a música, a organização jurídica, as letras, a racionalidade jesuítica, o colégio como instrumento de conservação da cultura, a formação do senhor de engenho, a autoridade.

 

 

Pesquisadores: (indicar o líder)

José Maria de Paiva (líder)

 

Roberto Valdés Puentes

 

Célio Juvenal Costa

 

Wagner Montanhini

 

Carmelindo Rodrigues da Silva

 

Cecília Aparecida Duarte Bellato

Adilson Roberto Correr

Eduardo Luis Leite Ferraz

Sady Carnot Nunes Filho

Fernando Krob Meneghetti

 

Linha de Pesquisa 2

Nome da Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Civilização

Palavras-chave:  educação, cultura, civilização

Breve descrição da Linha de Pesquisa:    Trabalhar o conceito “processo civilizador” em História da Educação

 

 

 

Pesquisadores: (indicar o líder)

Ademir Gebara (líder)

 

Fernando Cavichiolli

Patrícia Silvestre de Freitas

 

Magda Carmelita Sarat Oliveira

 

José Luís Simões

 

Roberto Marin Viestell

 

Roseni Ronchezelli Mariano

Tony Honorato

Erlan Chaves Justiniano

 

 

 

Linha de Pesquisa

Nome da Linha de Pesquisa: Educação e Igreja no Brasil

Palavras-chave:  Educação, Igreja, Brasil

Breve descrição da Linha de Pesquisa: Levantar dados e elaborar reflexões sobre o papel e influência da educação protestante no Brasil, com ênfase especial ao metodismo, a partir do fim do século XIX.  

 

 

 

Pesquisadores: (indicar o líder)

Elias Boaventura (líder)

 

Arsênio Firmino Novaes Neto

 

Darlene Barbosa Schützer

Raquel Alves Carvalho

 

Romlde dos Santos Santana

 

Rosemary Torres Gonçalves

 

Rute Maria Menezes de Oliveira

Maria Teresa Sokolowski

Projetos de Pesquisas Desenvolvidos pelo Grupo

BOAVENTURA, Elias. A Educação Metodista no Brasil: origem, evolução e ideologia. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Unimep. 1978

DIAS, Ana Lúcia Bentes. Educação e Cultura Brasileira: um estudo sobre o teatro anchietano. Dissertação de Mestrado, 2000.

MARQUES, Francisca Maria Mendes. Sobre Educação: caminhos de uma educadora. Dissertação de Mestrado, 2000.

MESQUITA, Zuleica de Castro Coimbra. A crise da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista em 1968 à luz do pensamento de Edgar Morin.  (Tese de Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Unimep, 1997.

MESQUITA, Zuleica de Castro Coimbra. A proposta Educacional Metodista no Brasil: fase de implantação, 1876-1914. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Unimep, 1994.

SCHÜLTZER, Darlene Barbosa. Escolas Metodistas e as Pastorais Escolares. Dissertação de Mestrado. 2000

SHULZ, Almiro. Projeto de universidade protestante no Brasil. Tese de doutorado. 1999.

SILVA, Felismina Dalva Teixeira. O Ratio Studiorum: uma leitura dos elementos da Didática.

SIMÕES, José Luís. O tratamento jornalístico da violência escolar. Dissertação de Mestrado, 2000.

SILVA, Carmelindo Rodrigues. Educação e Cultura: Portugueses e Africanos no Brasil dos séculos XVI e XVII. Dissertação de Mestrado, 2001.

LEONARDE, Alexandre. A Didática da Longa Duração. Dissertação de Mestrado, 2001.

GRUPPI, Deoclécio Rocco. Educação Physica: Educação e Mudança de comportamento. Dissertação de Mestrado, 2001.

TEIXEIRA, Rute Salomé. Odisséia em terras lusitanas: João de Bolés e a Heresia na sociedade colonial.

DIAS, Geraldo Aparecido. A pedagogia jesuítica: uma leitura do Ratiio Studiorum. Dissertação de Mestrado, 2002.

CAVALHEIRO, Diogo. A escola da elite dirigente ituana: hegemonia da educação católica (2851-1889): o Colégio do Patrocínio (feminino) e o Colégio São Luiz de Gonzaga (Masculino).

SILVA, Marcos. Pedagogia adventista, modernidade e pós-modenidade. Tese de doutorado, 2001

FRASSON, Antonio Carlos. O ensino superior em Ponta Grossa: o tempo das faculdades. Tese de doutorado, 2002

SIMÕES, José Luís.  O corpo nos casos de violência nas escolas: reflexões a partir de relatos da imprensa escrita (1999-1997) Anais do II Congresso Científico Latino-americano. FIEP-Unimep, 2002.

CAVICHIOLLI,  Fernando R. A difusão do sistema de crenças sociais na pesquisa do lazer. Anais do VII Congresso Brasileiro de Historia da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança: As ciências sociais e a história da Educação Física.  Ponta Grossa, 2002.

NOVAES NETO, Arsênio Firmino de. As crises de um ideal: os primórdios do Instituto Granbery. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Unimep, 1997.

SOKOLOWSKI, Maria Teresa. A natureza da extensão na Universidade Metodista de Piracicaba: 1978 a 1986. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Educação. Unimep, 1993.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projetos de Pesquisas em Desenvolvimento pelo Grupo

VALDÉS PUENTES, Roberto. Educación Y Cultura Brasileña: La Instrumentalidad Cultural De La Educación Jesuítica (1549-1600)

COSTA, Célio Juvenal. A racionalidade jesuítica e o arrendondamento do mundo: séculos XVI e XVII.

MONTANHINI, Wagner. As “letras” e a formação da cultura brasileira: século XVII.

SILVA, Carmelindo Rodrigues.  A educação dos senhores de engenho: uma leitura de Antonil e Benci.

CARNOT, SADY. A destribalização da alma indígena.

NOVAES NETO, Arsênio Firmino de. Irineu Guimarães: pioneiro do pensamento socialista numa instituição metodista de inspiração liberal: 1931-1980.

SCHÜTZER, Darlene Barbosa. O projeto de universidade confessional da Igreja Metodista Brasileira.

CARVALHO, Raquel Alves de. A presença dos missionários metodistas e presbiterianos na região de Dourados e a educação indígena na Missão Evangélica Caiuá (1928-1950).

SANTANA, Romilde dos Santos. Instituto Metodista em Santo Amaro e a Ordem das Diaconisas no Brasil.

GONÇALVES, Rosemary Torres. Os colégios metodistas e suas influências na educação e na formação de lieranças.

OLIVEIRA, Rute Maria Menezes de. Função da Escola Modelo no projeto de Educação adventista explciitadas nos currículos (1989-2000)

 

 

 

Publicações do Grupo

 

 

PAIVA, J.M.  Padre Vieira.  São Paulo: Ícone, 2002,  104p

PAIVA, J.M. Educação jesuítica no Brasil colonial. In: LOPES, E.M.T. et al.     500 anos de Educação no Brasil.  Belo Horizonte: Autêntica, 2000,  pp. 43-59

PAIVA, J.M. Catequese dos índios e imosição cultural: Brasil, século XVI. In: Comunicações, ano. 9, n.2, pp. 17-36.

GEBARA, A. Educação Física e Esportes no Brasil: perspectivas (na história) para o século XXI. In: GEBARA, A.             Educação Física e Esportes.  Campinas: Papirus, 2002.

GEBARA, A. História do Esporte: Novas Abordagens.  In: GEBARA, A. Esporte, História e Sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002.

GEBARA, A.  Sociologia Configuracional: as emoções e o lazer.  In: GEBARA, A.  Lazer e Ciências Sociais: diálogos pertinentes. São Paulo: Chronos, 20022002.SCHEMBERGER, M.A.  Jogos Mundiais da Natureza: um novo aspecto sociológico no desenvolvimento educacional de uma região. II Congresso Brasileiro de História da Educação.  UFRN, Natal, 2002.

DAMARIO, Leonor. Educação e Aprendizagem, Ludicidade e Competitividade: qual é o jogo? II Congresso Brasileiro de História da Educação.  UFRN, Natal, 2002.

BOAVENTURA, Elias. Universidade e Estado no Brasil. Piracicaba: Ed. Unimep, 1989.

NOVAES NETO, Arsênio Firmino de.  As crises de um ideal: os primórdios do Instituto Granbery. Piracicaba: Ed. Unimep, 1997.

MESQUITA, Zuleica de Castro Coimbra. Evangelizar e Civilizar - Cartas e Martha Watts, 1881-1908.  Piracicaba: Ed. Unimep, 2001.