Grupo de Estudos e Pesquisas

"História, Sociedade e Educação no Brasil"

HISTEDBR

GT PRESIDENTE PRUDENTE - SP

 

Identificação

Dados básicos

Nome do Grupo: O MUSEU HISTÓRICO E ARQUIVO MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE: PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO. A RECUPERAÇÃO DO ACERVO E DIVULGAÇÃO DO MUSEU E ARQUIVO À COMUNIDADE

Ano de formação:1991

Líder(es) do Grupo: Rita Filomena Andrade Januário Bettini

Instituição: Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Tecnologia – Presidente Prudente

Endereço do Grupo

Logradouro: Rua Roberto Simonsen

Bairro: Jardim das Rosas

CEP: 19060-900

Cidade: Presidente Prudente

UF: SP

Telefone: 229-5358

Fax: 222-1765

E-mail: bettini@prudente.unesp.br

Home page: http://www.prudente,unesp.br

Repercussões dos trabalhos do grupo

 

Pretende-se que os estagiários participem na reestruturação do acervo do Museu, procedendo sistematicamente o inventário e elaborando a catalogação de alguns fundos, disponibilizando os mesmos para visitantes, de acordo com as necessidades mais prementes expostas no  Projeto de Políticas Públicas,  coordenado pela Profa. Dra. Ruth Künzli.

Desenvolver junto à comunidade prudentina, atividades culturais que promovam a divulgação do Museu e Arquivo, por meio de exposições dinâmicas em espaços abertos e de fácil circulação dos cidadãos.

Recuperar pelo instrumento de depoimento oral, depoimentos da história de Presidente Prudente, a fim de serem parte constitutiva do acervo de Memória Oral, a serem arquivadas em CDs.

 

 

 

 

 

 

 

Recursos Humanos

                                                                         

Pesquisadores

Rita Filomena Andrade Januário Bettini

Ana Maria da Costa Santos Menin

Alberto Albuquerque Gomes

                                                                         

Alunos

Vania Kelen Belão

Roseli  Helena Ferreira

ELAINE GONÇALVES DE AGUIAR

ELIZABETH ANGELA DOS SANTOS

Alexandre Ferreira Manzano

                                                                                                                                          

Técnicos

Alexandre Ferreira Manzano

 

 

 

Linha de Pesquisa 1

Nome da Linha de Pesquisa: História e Historiografia da Educação

Palavras-chave:  Cultura, História,  Método de Pesquisa em História, Educação

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

As atividades contempladas nesta fase do projeto de pesquisa constam basicamente da organização, fichamento e digitalização das fotos que compõem o acervo do museu Histórico de Presidente Prudente, que deverá resultar em um banco de dados que auxiliará pesquisadores e demais visitantes do Museu Histórico, além da produção de um CD-ROM, o qual será divulgado em outra fase do Projeto de Políticas Públicas. O estágio aqui proposto está inserido no Projeto Políticas Públicas: Política Cultural no Município de Presidente Prudente: o Museu Histórico e o seu papel educacional e turístico.

 

 

 

Pesquisadores: Rita Filomena Andrade Januário Bettini

 

 

Linha de Pesquisa 2

Nome da Linha de Pesquisa: Avaliação Educacional

Palavras-chave:  avaliação, ensino, aprendizagem

Breve descrição da Linha de Pesquisa: A linha de pesquisa promove uma investigação, discussão e reflexão em torno dos estudos sobre avaliação educacional à guisa de contribuir com uma teoria sobre avaliação no que tange a importância deste processo para uma aprendizagem significativa e um ensino de qualidade.

 

 

Pesquisadores: Ana Maria da Costa Santos Menin

 

 

Linha de Pesquisa 3

Nome da Linha de Pesquisa: Estudos literários infantis

Palavras-chave:  literatura infantil, H. C. Andersen, escola, leitura e ensino.

Breve descrição da Linha de Pesquisa:   A pesquisa visa investigar, discutir, refletir e criar uma teoria e análise crítica de e sobre literatura infantil e seus usos na escola. Ao dedicar-se aos clássicos da literatura selecionou o autor dinamarquês H. C. Andersen dada sua enorme contribuição para a literatura infantil e seu gênio criador.

 

Pesquisadores: Ana Maria da Costa Santos Menin

 

Linha de Pesquisa 4

 

Nome da Linha de Pesquisa: Formação de professores

 

Palavras-chave:  pedagogia, formação de professores e identidade profissional

 

Breve descrição da Linha de Pesquisa:   A preocupação básica é a investigação sobre a formação de professores no curso de Pedagogia considerando a construção da identidade profissional ao longo do curso e da atuação profissional.

 

 

 

Pesquisadores: Alberto Albuquerque Gomes

 

 

 

Projetos de Pesquisas em Desenvolvimento pelo Grupo

As atividades contempladas nesta fase do projeto de pesquisa constam basicamente da organização, fichamento e digitalização das fotos que compõem o acervo do museu Histórico de Presidente Prudente, que deverá resultar em um banco de dados que auxiliará pesquisadores e demais visitantes do Museu Histórico, além da produção de um CD-ROM, o qual será divulgado em outra fase do Projeto de Políticas Públicas. O estágio aqui proposto está inserido no Projeto Políticas Públicas: Política Cultural no Município de Presidente Prudente: o Museu Histórico e o seu papel educacional e turístico.

 

 

Publicações do Grupo

       Trabalhos completos publicados em eventos

 

1      BETTINI, Rita Filomena Andrade Januário; ALBUQUERQUE, Daniela Gomes de. História e Memória: o

                cotidiano escolar visto através da imagem fotográfica. In: II JORNADA DO HISTEDBR - A PRODUÇÃO

                EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO SUL DO BRASIL, 2002, Ponta Grossa-PR, Curitiba-PR.

                2002.

      

       2      BETTINI, Rita Filomena Andrade Januário; KÜNZLI, Ruth. O Museu Histórico e Arquivo Municipal de

                Presidente Prudente: Propostas Pedagógicas de Intervenção. A recuperação do acervo e divulgação do

                museu e arquivo à comunidade. In: II JORNADA DO HISTEDBR - A PRODUÇÃO EM HISTÓRIA DA

                EDUCAÇÃO NA REGIÃO SUL DO BRASIL, Curitiba-PR, Ponta Grossa-PR. 2002.

      

 

       3      BETTINI, Rita Filomena Andrade Januário; ALBUQUERQUE, Daniela Gomes de; MANZANO, Alexandre

                Ferreira; OLIVEIRA, Fernando de Almeida; KÜNZLI, Ruth; SILVA, Luzinete Medeiros da. O Museu

                Histórico e Arquivo Municipal de Presidente Prudente: Propostas Pedagógicas de Intervenção. A

                recuperação do acervo e divulgação do museu e arquivo à comunidade. In: VI INIC - ENCONTRO DE

                INICIAÇÃO CIENTÍFICA LATINO AMERICANO, 2002, São José dos Campos. Anais de Trabalhos

                Completos. 2002. p. 396-398.

      

 

       4      BETTINI, Rita Filomena Andrade Januário; MANZANO, Alexandre Ferreira. Os programas governamentais

                de informática na educação - o impacto no Ensino Médio da rede Pública de Ensino de Presidente

                Prudente entre 1995 e 2001. In: II JORNADA DO HISTEDBR - A PRODUÇÃO EM HISTÓRIA DA

                EDUCAÇÃO NA REGIÃO SUL DO BRASIL, Curitiba-PR, Ponta Grossa-PR. 2002.

 

5      MENIN, Ana Maria da Costa Santos; SANTOS, Plácida Leopoldina V Amorim da Costa. Andersen para crianças: multimídia como instrumento motivador da leitura. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2002, Fortaleza-CE. 2002.

            Palavras-chave: Andersen Multimídia e Leitura.

            Áreas do conhecimento: Avaliação da Aprendizagem; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais;

            Planejamento Educacional.

            Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

 

6       MENIN, Ana Maria da Costa Santos. Formação de Professores no Brasil: Os programas PEC-Formação Universitária e Circuito Gestão da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. In: V ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, 2002, Águas de Líndóia. 2002.

            Áreas do conhecimento: Avaliação da Aprendizagem; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais;

            Planejamento Educacional.

            Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN:

            8590316718.

 

7       MENIN, Ana Maria da Costa Santos. Literatura infantil vai à escola. In: III ENCONTRO DO OESTE PAULISTA. POLÍTICAS PÚBLICAS: DIRTRIZES E NECESSIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA., 2001,Marília. III Encontro do Oeste Paulista.. Marília: Unesp Marília Publicações, 2001. v. 1, p. 208-209.

            Palavras-chave: literatura infantil- arte- educação.

            Áreas do conhecimento: Planejamento e Avaliação Educacional; Ensino-Aprendizagem; Teoria Geral de Planejamento e

            Desenvolvimento Curricular.

            Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

 

8       MENIN, Ana Maria da Costa Santos. Literatura Infantil Brasileira: aspectos históricos da constituição de um gênero e seus vínculos com a escola. In: III CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ESCOLAS, CULTURAS E IDENTIDADES., 2000, Coimbra - Portugal. Coimbra - Portugal: Editora da Universidade de Coimbra, 2000. v. II.

            Áreas do conhecimento: Avaliação da Aprendizagem; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais;

            Planejamento Educacional.

            Setores de aplicação: Educação superior.

            Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

 

9       MENIN, Ana Maria da Costa Santos. LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA:ASPECTOS HISTÓRICOS DA CONSTITUIÇÃO DE UM GÊNERO E SEUS VÍNCULOS COM A ESCOLA. In: IIICONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2000, COMIBRA. III CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE H. DA EDUC. ESCOLAS,CULTURAS E IDENTIDADES. COIMBRA-PORTUGAL:EDITORA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA (NO PRELO), 2000. v. II.

            Palavras-chave: LITERATURA INFANTIL-HISTÓRIA- ESCOLA-ENSINO-LEITUR.

            Áreas do conhecimento: Tópicos Específicos de Educação; Ensino-Aprendizagem.

            Setores de aplicação: Educação.

            Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Portugal/Português; Meio de divulgação: Impresso.

 

10     MENIN, Ana Maria da Costa Santos; MENIN, Ana Maria da Costa S. Projeto de Educação Continuada:

         Relato de uma experiência sobre a avaliação do ensino e da aprendizagem. In: V CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 2000, Rio de Janeiro. CD-Room – Sony Music Entertainment. Rio de Janeiro-RJ: 2000.

            Áreas do conhecimento: Avaliação da Aprendizagem; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais;

            Planejamento Educacional.

            Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital.

 

11     MENIN, Ana Maria da Costa Santos. As contribuições da Coleção Biblioteca Infantil (1915 - 1957) para a formação do pequeno leitor. In: II CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO,1998, São Paulo. Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. São Paulo: Escritura Editora e Distribuidora de Livros, 1998. v. 1, p. 69-73.
                

               Áreas do conhecimento: Avaliação da Aprendizagem; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais;

            Planejamento Educacional.

            Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

 

12     MENIN, Ana Maria da Costa Santos. AS CONTRIBUIÇÕES DA COLEÇÃO BIBLIOTECA INFANTIL (1915-1957) PARA A FORMAÇÃO DO PEQUENO LEITOR. In: II CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1998, SÃO PAULO. PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAS ESCOLARES, PROFISSÃO DOCENTE. SÃO PAULO: ESCRITURAS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS, 1998. v. 1, p. 69-73.

            Palavras-chave: LITERATURA INFANTIL- ESCOLA-LEITURA-ENSINO.

            Áreas do conhecimento: Ensino-Aprendizagem; Tópicos Específicos de Educação; Ensino-Aprendizagem.

            Setores de aplicação: Educação.

            Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: CDD

            370.9.

 

13     MENIN, Ana Maria da Costa Santos; RIBEIRO, Arilda Inês Miranda. PROJETO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SOBRE AVALAIÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM. In: V CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE DUCADORES, 1998, ÁGUAS DE SÃO PEDRO. V CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. RIO DE JANEIRO-RJ: SONY MUSIC ENTERTAINMENT, 1998.

            Palavras-chave: EDUCAÇÃO -AVALIAÇÃO -ENSINO - APRENDIZAGEM.

            Áreas do conhecimento: Planejamento e Avaliação Educacional.

            Setores de aplicação: Educação.

            Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital.

               O TEXTO COMPLETO ENCONTRA-SE EM CD-ROM A SER LANÇADO NO MÊS DE MAIO DE 2000, COM O APOIO DA

               PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UNESP. DESTE CD-ROM FARÃO PARTE TODOS OS TEXTOS APRESENTADOS

               NO CONGRESSO.

 

14     MENIN, Ana Maria da Costa Santos. Quebrando Pedras, limpando o caminho, o ser professor em construção. In: IV CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1996, Rio de Janeiro. Cd-Room Sony Music Entertainment. 1996.

            Áreas do conhecimento: Avaliação da Aprendizagem; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais;

            Planejamento Educacional.

            Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital.

 

15    MENIN, Ana Maria da Costa Santos. TEORIA E PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS. In: ARTE NA ESCOLA, 1995, SÃO PAULO. ANAIS DO P.SEMINÁRIO SOBRE O PAPEL       DA ARTE NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÀO E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA E DO JOVEM. SÃO PAULO: EDITORA DA UNIVERSIDADE CRUZEIRA DO SUL, 1995. v. 1, p. 63-68.

            Palavras-chave: ARTE- EDUCAÇÃO- LITERATURA - TEXTO.

            Áreas do conhecimento: Fundamentos e Crítica das Artes; Tópicos Específicos de Educação; Ensino-Aprendizagem.

            Setores de aplicação: Educação; Outros setores.

            Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 112;

            ISSN/ISBN: 95-2659.

 

 

       Trabalhos resumidos em eventos

 

       1      BETTINI, Rita Filomena Andrade Januário; DENARI, Fátima Elizabeth. A História e as Histórias de

                Educação Especial no Brasil e em Portugal. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL - EXIGÊNCIAS DE

                LA DIVERSIDAD, 2002, Santiago de Compostela-Espanha. Livro de Actas. 2002. p. 29.

                  

 

       2      BETTINI, Rita Filomena Andrade Januário; ALBUQUERQUE, Daniela Gomes de. A Intervenção da

                Família e do Estado na Educação Romana. In: V ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVAP,

                2001, São José dos Campos. Caderno de Resumos. 2001. p. 198.

                  

 

       3      BETTINI, Rita Filomena Andrade Januário; ALBUQUERQUE, Daniela Gomes de; BELÃO, Vania Kelen;

                CABICEIRA, Geisa Orlandini; KÜNZLI, Ruth; MENEZES, Jorge Alberto Alves; SILVA, Angela Maria da;

                SILVA, Luzinete Medeiros da; MARTINS, Priscila Aparecida; MANZANO, Alexandre Ferreira. O Museu

                Histórico e Arquivo Municipal de Presidente Prudente: propostas de intervenção. A recuperação do acervo

                e divulgação do museu e arquivo à comunidade. In: III ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO OESTE

                PAULISTA - POLÍTICAS PÚBLICAS: DIRETRIZES E NECESSIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, 2001,

                Marília. Resumos. UNESP - Marília: 2001. v. 1, p. 216-217.

                  

 

       4      BETTINI, Rita Filomena Andrade Januário; MANZANO, Alexandre Ferreira; ALBUQUERQUE, Daniela

                Gomes de; KÜNZLI, Ruth; BELÃO, Vania Kelen; MARTINS, Priscila Aparecida; ORLANDINI, Geisa;

                MENEZES, Jorge Alberto Alves; SILVA, Luzinete Medeiros da. O Museu Histórico e Arquivo Municipal de

                Presidente Prudente: propostas de intervenção. A recuperação do acervo e divulgação do museu e

                arquivo à comunidade. In: XIX SEMANA DE HISTÓRIA: O OLHAR HISTÓRICO DOS ANOS 90, 2001,

                Assis. Programa e Resumos. 2001. v. 1, p. 145-146.

                  


 

 

       5      BETTINI, Rita Filomena Andrade Januário. A Instrução Pública em Limeira. In: III CONGRESSO LUSO-

                BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2000, Coimbra. III Congresso Luso- Brasileiro de História

                da Educação. 2000.

                   Palavras-chave: Educação; História; Legislação.

                  

 

       6      BETTINI, Rita Filomena Andrade Januário. Resultados preliminares de algumas comparações entre as

                reformas dos estudos gerais nos reinados de D. José I e D. Maria I referentes ao Brasil. In: II

                CONGRESSO LUSO- BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1998, São Paulo. II Congresso Luso

                - Brasileiro de História da Educação. 1998. v. 2º.

                   Palavras-chave: Educação; História; Memória; Legislação; Instrução Pública; Políticas Públicas.

                  

 

       7      BETTINI, Rita Filomena Andrade Januário. As Reformas Pombalinas e suas conseqüências no ensino no

                Brasil Colonial. In: I CONGRESSO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO- PERSPECTIVAS E INVESTIGAÇÃO, 1997, Araraquara. I Congresso em Ciências da Educação- Perspectivas e Investigação. 1997. v. 1º.

                   Palavras-chave: História; Sociedade; Educação; Memória; Legislação.

                  

 

       8      BETTINI, Rita Filomena Andrade Januário. As Reformas Pombalinas e suas consequencias no ensino no

                Brasil Colonial. In: I CONGRESSO LUSO- BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1996, Lisboa.

                1996. v. 1º.

                   Palavras-chave: História; Educação; Legislação; Memória; Educação Brasileira; Instrução Pública.

 

 

      Artigos completos publicados em periódicos

 

1       MENIN, Ana Maria da Costa Santos. A COLEÇÃO BIBLIOTECA INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA LITERATURA INFANTIL. Atas do Congresso, 2000.

            Palavras-chave: LITERATURA INFANTIL-HISTÓRIA- ESCOLA-ENSINO-LEITUR.

            Áreas do conhecimento: Ensino-Aprendizagem.

            Setores de aplicação: Educação.

            Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

               O ARTIGO EM QUESTÃO ENCONTRA-SE NO PRELO. SERÁ PUBLICADO EM CONJUNTO COM OUTROS ARTIGOS

               RESULTADO DE ESTUDOS REALIZADOS PELO GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUA E

               LITERATURA NO BRASIL, COM APOIO DO CNPq.

 

2       MENIN, Ana Maria da Costa Santos; PONTES NETO, José Augusto da Silva. COMO PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA ORIENTAM SEUS ALUNOS EM RELAÇÃO À AQUISIÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM. Vertentes, ASSIS-SP, n. 3, p. 85-93, 1997.

            Palavras-chave: APRENDER A APRENDER-HÁBITOS DE ESTUDO.

            Áreas do conhecimento: Ensino-Aprendizagem.

            Setores de aplicação: Educação.

            Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 01048473.

 

3       MENIN, Ana Maria da Costa Santos. REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS. Dois Pontos Teoria E Prática Em Educação, BELO HORIZONTE, v. 4, n. 34, p. 78-81,1997.

            Palavras-chave: LITERATURA- LEITURA- ENSINO.

            Áreas do conhecimento: Ensino-Aprendizagem.

            Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 01046128.

 

4       MENIN, Ana Maria da Costa Santos. REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS. Cadernos da Faculdade de Filosofia E Ciências de Marília, MARÍLIA-SP, v. 4, n. 2, p. 63-69, 1995.
                     Palavras-chave: LEITURA-LITERATURA-PRODUÇÃO DE TEXTOS-ESCOLA-ARTE.

            Áreas do conhecimento: Letras; Literatura Brasileira; Ensino-Aprendizagem.

            Setores de aplicação: Educação.

            Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

 

 Artigos resumidos publicados em periódicos

 

1      MENIN, Ana Maria da Costa Santos; RIBEIR, Ana Maria da Costa Santos Menin Arilda Ines Miranda. Os Programas PEC-Formação Universitária e Circuito Gestão da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (1997-2002). XII Colóquio Secção Portuguesa da Afirse Livro do Colóquio, Portugal, 2002.

            Palavras-chave: Formação de Professores Educação Continuada.

            Áreas do conhecimento: Avaliação da Aprendizagem; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais;

            Planejamento Educacional.

            Setores de aplicação: Educação.

            Referências adicionais: Portugal/Português; Meio de divulgação: Impresso.

               Colóquio realizado no período de 21 a 23 de Novembro de 2002

                  

 

               Livros publicados

 

       1      BETTINI, Rita Filomena Andrade Januário. Laços Tecidos no Tempo: A Instrução Pública em Limeira. 1º.

                ed. São Carlos: RiMa Editores, 2000. v. único. 191 p.

                   Palavras-chave: Educação; História; Legislação.

                   Áreas do conhecimento: História e Filosofia da Educação.

                   Setores de aplicação: Educação.

                   Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

 

               7.1.4 Capítulos de livros publicados

 

       1      BETTINI, Rita Filomena Andrade Januário. Reflexões sobre o gestor democrático. In: RIBEIRO, Arilda

                Inês Miranda; MENIN, Ana Maria da Costa Santos. (Org.). Formação do Professor: Contribuições e

                reflexões dos docentes e discentes dos cursos de "Gestão Educacional" e "O Ensino do Texto: teoria e

                prática na sala de aula" (1999-2000). São Paulo, 2000, p. 25-26.

 

2       MENIN, Ana Maria da Costa Santos; MENIN, Ana Maria da Costa Santos. O Processo da constituição do gênero literatura infantil, no Brasil. Seus vínculos e valores subsumidos à escola, ao ensino e à leitura, Contribuindo para a formação do pequeno leitor. In: SANTOS, Divino José da Silva E Gislene A. (Org.). Estudos sobre Ética. A construção de valores na sociedade e na educação. São Paulo, 2002, p. 9-376.

            Áreas do conhecimento: Avaliação da Aprendizagem; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais;

            Planejamento Educacional.

            Setores de aplicação: Educação.

            Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 85-7396-18.

 

3       MENIN, Ana Maria da Costa Santos; MENIN, Ana Maria da Costa Santos. O Ensino do Texto: teoria e prática na sala de aula. In: Menin, A. M. C. S. & Ribeiro A. I. M. (Org.). Formação do Professor: Contribuições e reflexões dos docentes e discentes dos cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu. São Paulo, 2001, v. 1, p. 93-95.

            Áreas do conhecimento: Avaliação da Aprendizagem; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais;

            Planejamento Educacional.

            Setores de aplicação: Educação.

            Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

 

4      MENIN, Ana Maria da Costa Santos. Reflexões sobre as disciplinas planejamento e administração curricular e avaliação educacional. In: Menin, A. M. C. S & Ribeiro A. I. M. (Org.). Formação do professor: contribuições e reflexões dos docentes e discentes dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional e o Ensino do Texto: teoria e prática na sala de aula. São Paulo, 2001, v. 1, p. 57-58.

            Áreas do conhecimento: Avaliação da Aprendizagem; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais;

            Planejamento Educacional.

            Setores de aplicação: Educação.

            Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

 

5       MENIN, Ana Maria da Costa Santos. Formação do professor: contribuições e reflexões dos docentes e discentes dos cursos de Gestão Educacional e o Ensino do Texto: teoria e prática na sala de aula. In:        Menin, A M C S & Ribeiro, A I M (org). (Org.). Formação do professor: Contribuições e reflexões dos docentes e discentes dos cursos de Pós-Graudação Lato-Sensu. São Paulo, 2000, v. 1.

            Áreas do conhecimento: Avaliação da Aprendizagem; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais;

            Planejamento Educacional.

            Setores de aplicação: Educação.

            Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso

 

 

Organização de obra publicada

 

1       MENIN, Ana Maria da Costa Santos (Org.). Políticas Públicas: Diretrizes e necessidades da Educação básica. 18ª. ed. Presidente Prudente: Cromograf, 2002. 123 p.
 

         Palavras-chave: politicas publicas.

            Áreas do conhecimento: Avaliação da Aprendizagem; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais;

            Planejamento Educacional.

            Setores de aplicação: Educação.

            Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 379.2.

 

2       MENIN, Ana Maria da Costa Santos (Org.). Formação do professor: contribuições e reflexões dos docentes e discentes dos cursos de Pós-graduação Lato-Sensu O ensino do texto: teoria e prática na sala de aula e Gestão Educacional.(1991-2000). 1ª. ed. São Paulo: Villipress, 2001. v. 500, 161 p.

            Palavras-chave: formação de professores - gestão educacional- text; AVALIAÇÃO - EDUCAÇÃO; CORREÇÃO DE TEXTO -

            AVALIAÇÃO - ENSINO-APRENDIZAGE.

            Áreas do conhecimento: Avaliação da Aprendizagem; Letras.

            Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 85747306.

 

 

PRODUÇÃO TÉCNICA

 

Softwares sem registro ou patente

 

1       MENIN, Ana Maria da Costa Santos; SANTOS, Plácida L V A da C; VIDOTTI, Silvana A. V CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2001.

            Palavras-chave: FORMAÇÃO DE EDUCADOR- AVALIAÇÃO EDUCACIONAL.

            Áreas do conhecimento: Planejamento e Avaliação Educacional; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular;

            Avaliação da Aprendizagem.

            Setores de aplicação: Educação.

            Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: DIVULGAÇÃO DO CONGRESSO PARA OS

            PARTICIPANTES E INTERESSADOS NO TEMA.S; Ambiente: Sony Music Enternteinanment; Disponibilidade: Irrestrita.

               ESTE CD-ROM ENCONTRA-SE EM FASE FINAL DE PRODUÇÃO COM LANÇAMENTO EM MAIO DE 2001.

 

2       MENIN, Ana Maria da Costa Santos; SANTOS, Plácida L V A C; VIDOTTI, Silvana Aparecida; OLIVEIRA, Lenora Gouvêa de; STRAIOTO, Fabiana; MARIANO, Maria Aparecida de L. ANDERSEN PARA CRIANÇAS. 2000.

            Palavras-chave: LITERATURA INFANTIL- HCANDERSEN-HIPERTEXTO-MULTIMÍ.

            Áreas do conhecimento: Cdrom.

            Setores de aplicação: Informática; Educação; Desenvolvimento de novos materiais.

            Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Finalidade: CDROM PARA USO EM ESCOLAS OU EM RESIDÊNCIA; Ambiente: Sony Music Entertainment; Disponibilidade: Irrestrita.

         ESTE CD-ROM FOI PRODUZIDO A PARTIR DE UM CONVÊNIO UNESP-IBM TENDO SIDO ESTE CANCELADO EM ABRIL           DE 1999. DESTA DATA EM DIANTE O GRUPO DE PESQUISA NOVAS TECNOLOGIAS EM INFORMAÇÃO DEU CONTINUIDADE AO PROJETO. O PROTÓTIPO DO CD FOI APRESENTADO EM MAIO DESTE MESMO ANO. A VERSÃO FINAL FOI LANÇADA EM ABRIL DE 2000.

                              

PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ARTÍSTICA/CULTURAL

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Trabalhos resumidos em eventos

1. GOMES, Alberto Albuquerque; VIEIRA, Vanessa Moura. Brinquedoteca hospitalar: diálogo entre o lúdico, o terapêutico, o ensino e a pesquisa. In: V ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - I ENCONTRO DE  PÓS-GRADUAÇÃO, 2001, São José dos Campos. Anais do V Encontro de Iniciação Científica – I Encontro de Pós-Graduação. São José dos Campos: Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP, 2001. v. V. Palavras-chave: brinquedoteca; hospital; lúdico; terapia.      Áreas do conhecimento: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular; Formação de Professores; Brinquedoteca Hospitalar. Setores de atividade: Saúde humana. Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

2.      CRUZ, Maria das Dores da; GOMES, Alberto Albuquerque. Indisciplina e violência escolar. In: V ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - I ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2001, São José dos Campos. Anais do V Encontro de Iniciação Científica - I Encontro de Pós-graduação. São José dos Campos: Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP, 2001. v. V.          Palavras-chave: escola; indisciplina; violência.

       Áreas do conhecimento: Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular; Educação Permanente.

       Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

3.       GOMES, Alberto Albuquerque; TORRES, Taluana Laiz Martins; SANTOS, Solange Estanislau dos. O impacto do Projeto Núcleo de Ensino na formação dos alunos do curso de Pedagogia da FCT/UNESP de Presidente Prudente. In: V ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - I ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2001, São José dos Campos. Anais do V Encontro de Iniciação Científica – I Encontro de Pós-graduação. São José dos Campos: Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP, 2001. v. V. Palavras-chave: Pedagogia; Núcleo de ensino; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; FCT.

       Áreas do conhecimento: Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular;

       Formação de Professores.

       Setores de atividade: Educação.

        Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

4.       GOMES, Alberto Albuquerque. O projeto Núcleo de Ensino - FCT - UNESP e a melhoria da formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental. In: III ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO OESTE PAULISTA, 2001, Marília. Políticas Públicas: Diretrizes e Necessidades da Educação Básica. Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências, 2001. v. 1, p. 11-11. Palavras-chave: Núcleo de ensino; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; FCT; unesp; Ensino

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.

        Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

5.       GOMES, Alberto Albuquerque. Políticas públicas e formação do educador no Brasil. In: II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO OESTE PAULISTA, 2001, Marília. Políticas públicas: Diretrizes e necessidades da educação básica. Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências, 2001. v. 1, p. 41-41.

       Palavras-chave: políticas públicas; Estado; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LICENCIATURAS.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.

                Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

6.       GOMES, Alberto Albuquerque. Delineamento metodológico da pesquisa científica. In: XI SEMANA DE EDUCAÇÃO - SEMANA DA PEDAGOGIA, 2000, Presidente Prudente. Cadernos de Resumos da XI Semana de educação - Semana da Pedagogia. 2000.

       Palavras-chave: metolodogia da pesquisa; pesquisa científica.

       Áreas do conhecimento: Metodologia da Pesquisa Científica.

        Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

7.       CARVALHO, Mariceia Duarte de; GOMES, Alberto Albuquerque; GUIMARÃES, Ana Archangelo. Educação Fundamental nos assentamentos rurais de Presidente Bernardes. In: II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO OESTE PAULISTA, 2000, Presidente Prudente. Cadernos de Resumos do II Encontro

       de Educação do Oeste Paulista. Presidente Prudente: Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, 2000. v. I, p. 92-93. Palavras-chave: educação básica; Ensino fundamental; assentamentos rurais. Áreas do conhecimento: Sociologia da Educação.

        Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

8.       LIMA, Varia Maria Neris de; GOMES, Alberto Albuquerque. Formação de professores no ensino superior: um estudo sobre as representações dos alunos do Curso de Pedagogia sobre ser professor. In: II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO OESTE PAULISTA, 2000, Presidente Prudente. Caderno de Resumos do II Encontro de Educação do Oeste Paulista. Presidente Prudente: Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2000. v. I, p. 48-49. Palavras-chave: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; representações sociais; ENSINO SUPERIOR.

       Áreas do conhecimento: Licenciatura.

        Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

9.       CRUZ, Maria das Dores da; GOMES, Alberto Albuquerque. Indisciplina e violência escolar. In: II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO OESTE PAULISTA, 2000, Presidente Prudente. Caderno de Resumos do II Encontro de Educação do Oeste Paulista. Presidente Prudente: Faculdade de Ciências e Tecnologia         - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, 2000. v. I, p. 140-141.

       Palavras-chave: indisciplina; violência escolar; Ensino fundamental.

       Áreas do conhecimento: Sociologia da Educação.

        Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

10.  GOMES, Alberto Albuquerque. A situação dos cursos de Pedagogia nas universidades públicas paulistas. In: VIII JORNADA PEDAGÓGICA - O CURSO DE PEDAGOGIA EM QUESTÃO., 1999, Marília. Caderno de Resumos da VIII Jornada Pedagógica - O Curso de Pedagogia em questão.. 1999. Palavras-chave: Pedagogia; LICENCIATURA; universidade pública.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores.

       Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

 

11.  GOMES, Alberto Albuquerque. Considerações sobre a evasão escolar no ensino superior. In: II FÓRUM DE CIÊNCIAS DA FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA 4A. REUNIÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1999, Presidente Prudente. Anais do II Fórum de Ciências da Faculdade de Ciências e Tecnologia. 4ª. Reunião de Iniciação Científica. Presidente Prudenter: Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT/UNESP, 1999. v. 3, p. 12-12.
                    Palavras-chave: EVASÃO ESCOLAR; ENSINO SUPERIOR; LICENCIATURAS; UNIVERSIDADE.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Licenciatura.

       Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

12. GOMES, Alberto Albuquerque. Evasão escolar nos cursos de licenciatura da UNESP. In: III SIMPÓSIO EM FILOSOFIA E CIÊNCIA: EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE E PESQUISA: PARADIGMAS DO CONHECIMENTO NO FINAL DO MILÊNIO., 1999, Presidente Prudente. Cadernos de Resumo do III Simpósio em Filosofia e Ciência: Educação, universidade e pesquisa: Paradigmas do conhecimento no final do milênio.. 1999.

       Palavras-chave: EVASÃO ESCOLAR; LICENCIATURA; unesp.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

13.              GOMES, Alberto Albuquerque. Evasão escolar nos cursos de licenciatura da UNESP. In: III SIMPÓSIO EM FILOSOFIA E CIÊNCIA: EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE E PESQUISA: PARADIGMAS DO CONHECIMENTO NO FINAL DO MILÊNIO, 1999, Marília. Anais do III Simpósio em Filosofia e Ciência: Educação, universidade e pesquisa: Paradigmas do conhecimento no final do milênio. Marília: Faculdade          de Filosofia e Ciências - FFC/UNESP, 1999. v. 3.

       Palavras-chave: EVASÃO ESCOLAR; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LICENCIATURA; UNIVERSIDADE.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Licenciatura.

       Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

14. GOMES, Alberto Albuquerque; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; GUIBU, Gelson Yoshio. Fracasso escolar e formação de professores. In: I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO OESTE PAULISTA, 1999, Assis. Anais do I Encontro de Educação do Oeste Paulista. Assis: Faculdade de Ciências e Letras - FCL/UNESP, 1999. v. 1, p. 20-20.

       Palavras-chave: Fracasso escolar; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; Curso Normal; CEFAM.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores.

       Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

15. GOMES, Alberto Albuquerque; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; GUIBU, Gelson Yoshio. Melhoria no ensino público: A Habilitação Específica do Magistério. In: 1. º CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNESP, 1999, São Pedro - SP. Anais do 1. º Congresso de Extensão Universitária da UNESP. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1999. v. 1. Palavras-chave: Fracasso escolar; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; Curso Normal; CEFAM.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Licenciatura.

       Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

16. GOMES, Alberto Albuquerque. Evasão e evadidos: o discurso dos alunos sobre evasão escolar nos cursos de licenciatura. In: V CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DO EDUCADOR., 1998, São Pedro. Anais do V Congresso Estadual Paulista sobre formação do Educador. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1998. v. V. Palavras-chave: EVASÃO ESCOLAR; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LICENCIATURA; UNIVERSIDADE.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Licenciatura.

       Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

17. GOMES, Alberto Albuquerque; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Fracasso escolar e formação de

       professores: a habilitação específica do magistério. In: VI JORNADA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO PELA

       PAZ, 1995, Marília. Caderno de Resumos da VI Jornada Pedagógica: Educação pela paz. 1995.

       Palavras-chave: Fracasso escolar; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; Ensino fundamental.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores.

       Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

18.GOMES, Alberto Albuquerque; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; GUIBU, Gelson Yoshio. Fracasso escolar

       e formação de professores: a Habilitação Específica do Magistério. In: III CONGRESSO ESTADUAL

       PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DO EDUCADOR., 1994, São Pedro. Anais do III Congresso Estadual

       Paulista sobre formação do educador.. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1994. v. III.


 

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Licenciatura.

       Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

19.GOMES, Alberto Albuquerque. Trabalho docente e compromisso político. In: III CONGRESSO

       ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DO EDUCADOR, 1994, São Pedro. Anais do III Congresso

       Estadual Paulista sobre formação do educador. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1994. v. III.

       Palavras-chave: Trabalho docente; COMPETÊNCIA TÉCNICA; compromisso politico; FORMAÇÃO DE PROFESSORES;

       LICENCIATURA.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Licenciatura.

       Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

20.GOMES, Alberto Albuquerque; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; GUIBU, Gelson Yoshio. Fracasso escolar

       e formação de professores: a habilitação específica do magistério. In: II CONGRESSO ESTADUAL

       PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1992, São Pedro. Anais do II Congresso Estadual

       Paulista sobre formação de educadores. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1992. v. II.

       Palavras-chave: Fracasso escolar; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; Curso Normal; CEFAM.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Licenciatura.

       Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

21.BARROS, Helena Faria de; GOMES, Alberto Albuquerque; GARMS, Gilza Maria Zauhy et al. Currículos

       e programas: relato de uma experiência. In: XIII REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 1990, Belo Horizonte.

       Anais da XIII Reunião anual da ANPED. Belo Horizonte - MG: Associação Nacional de Pesquisa e

       Pós-Graduação em Educação, 1990. v. XIII.

       Palavras-chave: currículo; programas; história; sociologia.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Licenciatura; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.

       Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

 

Artigos completos publicados em periódicos

 

1. GOMES, Alberto Albuquerque; BONADIO, Valderez Maria Romero; MARTINES, Simone Duran T. A

       extensão universitária e as parcerias com o poder público: O Projeto Criança Cidadã de Presidente

       Prudente. Participação Revista do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, Brasília, v. 10, p.

       76-79, 2001.

       Palavras-chave: projeto criança cidadã; extensão universitária; Presidente Prudente.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e

       Desenvolvimento Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

2. LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; GOMES, Alberto Albuquerque; GUIBU, Gelson Yoshio. MELHORIA DO

       ENSINO PÚBLICO: A formação de professores no Curso Normal. Pro-posições, CAMPINAS, v. 11, n. 31

       p. 70-81, 2001.

       Palavras-chave: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; Curso Normal; PROFESSOR REFLEXIVO.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e

       Desenvolvimento Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 01037307.

3. GOMES, Alberto Albuquerque. Políticas públicas e formação do educador no Brasil. Interatividade

       Revista Multidisciplinar de Pesquisas e Estudos Acadêmicos das Firb, Andradina, v. 1, n. 1, p. 21-33,

       2001.

       Palavras-chave: políticas públicas; Estado; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LICENCIATURAS.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Administração de Sistemas Educacionais; Política Educacional.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 16760816.

4.    GOMES, Alberto Albuquerque. Considerações sobre evasão escolar no ensino superior. Nuances Revista

       de Pedagogia, Presidente Prudente, v. VI, p. 90-106, 2000.

       Palavras-chave: EVASÃO ESCOLAR; ENSINO SUPERIOR; LICENCIATURAS; produtividade; avaliação do ensino superior.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Licenciatura; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14139855.

5.    GOMES, Alberto Albuquerque. Trabalho docente e compromisso político. Terra e Cultura Cadernos de

       Ensino e Pesquisa, Londrina, v. 25, p. 52-57, 1997.
                      Palavras-chave: Trabalho docente; COMPROMISSO POLÍTICO; COMPETÊNCIA TÉCNICA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES;

       LICENCIATURAS.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Licenciatura; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 01048112.

6.    GOMES, Alberto Albuquerque. Conselho de curso de Pedagogia: um projeto em movimento. Nuances

       Revista de Pedagogia, Presidente Prudente, v. 2, p. 55-57, 1996.

       Palavras-chave: Pedagogia; Conselho de Curso; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Licenciatura; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14139855.

7.    GOMES, Alberto Albuquerque. Formação de professores: a dimensão do compromisso político. Terra e

       Cultura Cadernos de Ensino e Pesquisa, Londrina - PR., v. 23, p. 65-74, 1996.

       Palavras-chave: Trabalho docente; COMPROMISSO POLÍTICO; COMPETÊNCIA TÉCNICA; estado da arte.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Licenciatura; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 01048112.

8.  BARROS, Helena Faria de; GOMES, Alberto Albuquerque; GARMS, Gilza M Z et al. Currículos e

       Programas: relato de uma experiência. Terra e Cultura Cadernos de Ensino e Pesquisa, v. 13, p. 38-56,

       1990.

       Palavras-chave: curriculo; programa; história; sociologia.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Licenciatura; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 01048112.

 

Capítulos de livros publicados

 

1. SILVA, Maria Abadia da; GOMES, Alberto Albuquerque. Política de formação de trabalhadores e de

       formação de adultos: algumas reflexões. In: RIBEIRO, Arilda Ines Miranda; MENIN, Ana Maria da Costa

       Santos. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Contribuições e reflexões dos docentes e discentes

       dos cursos de pós-graduação lato sensu em Gestão Educacional e O Ensino do texto (1999-2000).

       PRESIDENTE PRUDENTE, 2001, p. 87-89.

       Palavras-chave: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; gestão educacional; políticas públicas.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e

       Desenvolvimento Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 8574730602.

2.  GOMES, Alberto Albuquerque; SILVA, Maria Abadia da. Política de formação de tralhadores e formação

       de adultos. In: RIBEIRO, Arilda Ines Miranda; MENIN, Ana Maria da Costa Santos. (Org.). FORMAÇÃO

       DE PROFESSORES: Contribuições e reflexões dos docentes e discentes dos cursos de pós-graduação

       lato sensu em Gestão Educacional e O Ensino do texto (1999-2000). 2001.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e

       Desenvolvimento Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

3.    GOMES, Alberto Albuquerque. Sociedade civil e universidade: caminhos e descaminhos de uma quase

       parceiria. In: SANTOS, Gislene A. (Org.). Universidade, Formação, Cidadania.. São Paulo, 2001, v. 1.

       Palavras-chave: Sociedade civil; UNIVERSIDADE; parceria.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e

       Desenvolvimento Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1; ISBN: 852490755x.

 

Demais tipos de produção bibliográfica

 

1. GOMES, Alberto Albuquerque. APONTAMENTOS SOBRE A INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA:

       possibilidades e caminhos da pesquisa.  Presidente Prudente: FCT/UNESP, 2001. (Texto didático).

       Palavras-chave: pesquisa científica; pesquisa em educação; metolodogia da pesquisa; investigação sociológica.

       Áreas do conhecimento: Metodologia da Pesquisa Científica.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.


 

2. RINALDI, José Gilberto Spasiani; GOMES, Alberto Albuquerque. Ferramentas básicas de Estatística

       aplicadas à Educação.  Presidente Prudente: Departamento de Matemática - Curso de Estatística, 2001.

       (Texto didático).

       Palavras-chave: pesquisa científica; pesquisa em educação; estatística.

       Áreas do conhecimento: Pesquisa Em Educação.

       Setores de atividade: Educação superior.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

3. GOMES, Alberto Albuquerque; GUIBU, Gelson Yoshio; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Formação inicial e

       formação em serviço: O Projeto Núcleo de Ensino e o Projeto FAPESP como possibilidades de

       construção da identidade profissional do professor.  Presidente Prudente: FCT/UNESP, 2001. (Texto

       didático).

       Palavras-chave: formação em serviço; Núcleo de ensino; Projeto FAPESP; identidade profissional.

       Áreas do conhecimento: Formação Continuada.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

4. GOMES, Alberto Albuquerque. INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: Como lidar com ela nos

       cursos de formação de professores.  Presidente Prudente: FCT/UNESP, 2001. (Texto didático).

       Palavras-chave: indisciplina; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; Pedagogia.

       Áreas do conhecimento: Licenciatura.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

5. GOMES, Alberto Albuquerque. CONSIDERAÇÕES SOBRE A PESQUISA CIENTÍFICA: Em busca de

       caminhos para a pesquisa científica.  Presidente Prudente: FCT/UNESP, 2000. (Texto didático).

       Palavras-chave: pesquisa científica; pesquisa em educação; metolodogia da pesquisa; epistemologia.

       Áreas do conhecimento: Metodologia da Pesquisa Científica.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

 

PRODUÇÃO TÉCNICA

 

Softwares sem registro ou patente

 

1. GOMES, Alberto Albuquerque; MENEGUETTE, Arlete. XII Semana da Educação - Semana da

       Pedagogia. 2001.

       Palavras-chave: Educação; semana; iniciação científica.

       Áreas do conhecimento: Representações Sociais; Psicossociologia; Educação.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Anais da XII Semana da Educação - Semana da

       Pedagogia; Disponibilidade: Restrita; Inst. promotora/financiadora: Fundação para o Desenvolvimento da UNESP.

 

Demais tipos de produção técnica

 

1. GOMES, Alberto Albuquerque. Arte e recreação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

       Palavras-chave: arte; recreação; Educação; cultura.

       Áreas do conhecimento: Representações Sociais; Psicossociologia; Educação.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Unidade: dias; Tipo de participação: Docente; Duração do evento: 1; Local: Faculdade de

       Ciências e Tecnologia - UNESP; Cidade: Presidente Prudente; Inst. promotora/financiadora: Faculdade de Ciências e Tecnologia -

       UNESP.

2.    GOMES, Alberto Albuquerque. XIII Semana da Educação - Semana da Pedagogia. 2002. (Organização

       de evento/Congresso).

       Palavras-chave: Educação; semana.

       Áreas do conhecimento: Representações Sociais; Psicossociologia; Educação.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; ; Duração do evento: 1; Local: Faculdade de Ciências e

       Tecnologia - UNESP; Cidade: Presidente Prudente; Inst. promotora/financiadora: Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP.

3.    GOMES, Alberto Albuquerque. II Seminário de Metodologia de Pesquisa. 2001. (Organização de

       evento/Outro).


 

       Palavras-chave: pesquisa científica; iniciação científica.

       Áreas do conhecimento: Metodologia da Pesquisa Científica.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ; Local: FCT/UNESP; Cidade: Presidente Prudente; Inst.

       promotora/financiadora: Comissão Permanente de Pesquisa - Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP.

4.    GOMES, Alberto Albuquerque. III Encontro de Educação do Oeste Paulista. 2001. (Organização de

       evento/Congresso).

       Palavras-chave: diretrizes; educação básica; políticas públicas; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e

       Desenvolvimento Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; ; Duração do evento: 1; Local: Faculdade de Filosofia e Ciências; Cidade: Marília; Inst.

       promotora/financiadora: Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho".

5.    GOMES, Alberto Albuquerque. III Encontro de Educação do Oeste Paulista. 2001. (Organização de

       evento/Congresso).

       Palavras-chave: políticas públicas; educação básica; educadores; LICENCIATURAS.

       Áreas do conhecimento: Políticas Públicas.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ; Duração do evento: 1; Local: Faculdade de Filosofia e

       Ciências - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"; Cidade: Marília; Inst. promotora/financiadora: Universidade

       Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

       Membro da Comissão Científica

6.    GOMES, Alberto Albuquerque. Pesquisa em educação. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

       Palavras-chave: pesquisa; Educação; epistemologia; metodologia; métodos.

       Áreas do conhecimento: Representações Sociais; Psicossociologia; Pesquisa Em Educação.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; Unidade: horas; Tipo de participação: Docente; Duração do

       evento: 10; Local: Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP; Cidade: Presidente Prudente; Inst. promotora/financiadora: XII

       Semana da Educação - Semana da Pedagogia - Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP.

7. GOMES, Alberto Albuquerque. XII Semana da Educação - Semana da Pedagogia - O processo de

       construção do conhecimento. 2001. (Organização de evento/Outro).

       Palavras-chave: formação continuada; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; conhecimento; Pedagogia.

       Áreas do conhecimento: Licenciatura.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; ; Duração do evento: 1; Local: FCT/UNESP; Cidade: Presidente

       Prudente; Inst. promotora/financiadora: Curso de Pedagogia - Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP.

8.    GOMES, Alberto Albuquerque. II Encontro de Educação do Oeste Paulista. 2000. (Organização de

       evento/Congresso).

       Palavras-chave: diretrizes; políticas públicas; educação básica; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e

       Desenvolvimento Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; ; Duração do evento: 1; Local: Faculdade de Ciências e Tecnologia; Cidade: Presidente

       Prudente - SP; Inst. promotora/financiadora: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

9.    GOMES, Alberto Albuquerque. A sociedade civil em parceria com a universidade. 1999. (Apresentação

       de trabalho/Simpósio).

       Palavras-chave: cidadania; Sociedade civil; UNIVERSIDADE.

       Áreas do conhecimento: Políticas Públicas.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ; Local: FCT/UNESP; Cidade: Presidente Prudente; Evento:

       Educação e cidadania: Pode a universidade auxiliar na formação de cidadãos?; Inst. promotora/financiadora: Departamento de

       Educação Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP.

10. GOMES, Alberto Albuquerque. Considerações sobre a evasão escolar no ensino superior. 1999.

       (Apresentação de trabalho/Comunicação).

       Palavras-chave: ENSINO SUPERIOR; EVASÃO ESCOLAR; políticas públicas; LICENCIATURAS.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ; Local: FCT/UNESP; Cidade: Presidente Prudente; Evento: II

       Fórum de Ciências da Faculdade de Ciências e Tecnologia 4a. Reunião de Iniciação Científica; Inst. promotora/financiadora: Comissão

       Permanente de Pesquisa - Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP.

11.  GOMES, Alberto Albuquerque; GUIBU, Gelson Yoshio; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Fracasso escolar e formação de professores. 1999. (Apresentação de trabalho/Comunicação).

      Palavras-chave: Formação de educadores; Fracasso escolar; Ensino fundamental.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ; Local: FCL/UNESP; Cidade: ASSIS; Evento: I Encontro de

       Educação do Oeste Pa; Inst. promotora/financiadora: Faculdade de Ciências e Letras - UNESP.

12. GOMES, Alberto Albuquerque. I Encontro de Educação do Oeste Paulista. 1999. (Organização de

       evento/Congresso).

       Palavras-chave: políticas públicas; diretrizes; educação básica; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e

       Desenvolvimento Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; ; Duração do evento: 1; Local: Faculdade de Ciências e Letras; Cidade: Assis; Inst.

       promotora/financiadora: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

13. GOMES, Alberto Albuquerque; GUIBU, Gelson Yoshio; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Melhoria do

       ensino público: a formação de professores no Curso Normal. 1999. (Apresentação de

       trabalho/Seminário).

       Palavras-chave: Projeto FAPESP; Curso Normal; Ensino fundamental; ensino público.

       Áreas do conhecimento: Políticas Públicas.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ; Local: Faculdade de EducaçãoUniversidade de São Paulo;

       Cidade: São Paulo; Evento: Universidade e Escola: pesquisa colaborativa para a melhoria do ensino público.; Inst.

       promotora/financiadora: Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.

14. GOMES, Alberto Albuquerque; GUIBU, Gelson Yoshio; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Melhoria no

       ensino público: A Habilitação Específica do Magistério. 1999. (Apresentação de trabalho/Congresso).

       Palavras-chave: ensino público; Curso Normal; Ensino fundamental.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ; Local: São Pedro - SP.; Cidade: São Pedro - SP.; Evento: 1. º Congresso de Extensão Universitária da UNESP; Inst. promotora/financiadora: Universidade Estadual Paulista.

15. GOMES, Alberto Albuquerque. Os valores de 68.Movimento estudantil de 1968 para o século XXI:

       Indignação, resistência e perspectivas. 1999. (Apresentação de trabalho/Comunicação).

       Palavras-chave: movimento estudantil.

       Áreas do conhecimento: História do Brasil República.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ; Local: Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP;

       Cidade: Presidente Prudente; Evento: "Movimento estudantil de 1968 para o século XXI: Indignação, resistência e perspectivas".; Inst.

       promotora/financiadora: Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca Sindical "Florestan Fernandes"..

 

ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS

 

Graduação

 

1. SOUZA, Daniela Dias de. Análise Curricular do Curso de Educação Física da UNESP de Presidente Prudente. 2001. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade

       Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Alberto Albuquerque Gomes.

       Palavras-chave: educação física; grade curricular; gestão educacional; LICENCIATURA.

       Áreas do conhecimento: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal; Nro. volume: 65.

2.  MORELLI, Alessandro. A postura política dos graduandos em Educação Física da Faculdade de Ciências

       e Tecnologia de Presidente Prudente. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação

       Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Alberto Albuquerque

       Gomes.

       Palavras-chave: politica; UNIVERSIDADE; movimento estudantil; educação física; unesp.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e

       Desenvolvimento Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

3.    MORSELLI, Rose Mary. O portador do vírus da AIDS e a prática de Educação Física: uma relação (des)

       conhecida. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade

       Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Alberto Albuquerque Gomes.
             Palavras-chave: Aids; corpo; representações; educação física.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e

       Desenvolvimento Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.

 

Iniciação científica

 

1. SANTOS, Elaine Gonçalves Aguiar E Elisabeth Angela dos. Evasão e fracasso escolar no Curso de

       Pedagogia da FCT/UNESP. 2002. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade

       Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Estadual Paulista. Orientador: Alberto

       Albuquerque Gomes.

       Palavras-chave: ENSINO SUPERIOR; Pedagogia; EVASÃO ESCOLAR; Fracasso escolar.

       Áreas do conhecimento: Licenciatura.

       Referências adicionais: Brasil/Português.

2.    LOPES, Lucilene Alves. Evasão Escolar no curso de Estatística da FCT/UNESP. 2001. 30 f. Iniciação

       científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

       Universidade Estadual Paulista. Orientador: Alberto Albuquerque Gomes.

       Palavras-chave: EVASÃO ESCOLAR; estatística; avaliação do ensino superior.

       Áreas do conhecimento: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Nro. volume: 30.

3.    CARVALHO, Mariceia Duarte de. Educação Fundamental nos assentamentos rurais de Presidente

       Bernardes. 2000. Iniciação científica (Graduando em Estágio) - Instituto de Terras de São Paulo,

       Fundação Para o Desenvolvimento da Unesp. Orientador: Alberto Albuquerque Gomes.

       Palavras-chave: Educação; Alfabetização; Zona Rural; Exclusão escolar.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e

       Desenvolvimento Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português.

4.    CRUZ, Maria das Dores da. Indisciplina e Violência escolar. 2000. Iniciação científica (Graduando em

       Gestão Educacional) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de

       Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF. Orientador: Alberto Albuquerque Gomes.

       Palavras-chave: indisciplina; violência; escola.

       Áreas do conhecimento: Formação de Professores; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e

       Desenvolvimento Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português.

 

Orientações de outra natureza

 

1. BERG, Karine Cristina Manzo. Brinquedoteca Hospitalar: diálogo entre o lúdico, o terapeutico, o ensino e

       a pesquisa. 2001. Orientação de outra natureza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

       Orientador: Alberto Albuquerque Gomes.

       Palavras-chave: hospital; brinquedoteca; ensino e pesquisa.

       Áreas do conhecimento: Representações Sociais; Psicossociologia.

       Referências adicionais: Brasil/Português.

 

DEMAIS TRABALHOS

 

1. GOMES, Alberto Albuquerque. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 2002.

       (Parecerista).

       Palavras-chave: pibic; iniciação científica.

       Áreas do conhecimento: Representações Sociais; Psicossociologia; Pesquisa Em Educação.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Parecerista "ad hoc" de Projetos do Programa Institucional de Bolsas de

       Iniciação Científica; Local do evento: Faculdade de Filosofia e Ciências e Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP.

2. GOMES, Alberto Albuquerque. A política de formação continuada de educadores. 2001. (Palestra).

       Palavras-chave: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; formação em serviço; políticas públicas.

       Áreas do conhecimento: Políticas Públicas.


 

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Finalidade: Formação em

       serviço para Orientadores Pedagógicos, Diretores e Vice-Diretores da Rede Municipal de Educação de

       Presidente Prudente; Local do evento: SEDUC/Presidente Prudente.

3. GOMES, Alberto Albuquerque. Abordagens qualitativas e quantitativas na produção científica do

       conhecimento. 2001. (Palestra).

       Palavras-chave: abordagens qualitativas; abordagens quantitativas; pesquisa científica.

       Áreas do conhecimento: Curso Normal; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento

       Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Local do evento: Presidente Prudente - SP..

       III Seminário de estudos sobre representação e imaginário – Encontros e Desencontros: Uma discussão sobre ciência em

       Educação Física. Laboratório de Estudos em Representação e Imaginário Social – Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP –

       Presidente Prudente – SP. 25 e 26/06/2001

4.    GOMES, Alberto Albuquerque. Apresentação e discussão de dinâmicas de trabalho em sala de aula.

       2001. (Seminário).

       Palavras-chave: sala de aula; dinâmicas.

       Áreas do conhecimento: Curso Normal; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento

       Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Local do evento: Presidente Prudente - SP..

       Reunião de tutores do PEC- Formação Universitária - Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP – Presidente Prudente – SP.

       17/11/2001.

5.    CARVALHO, Mariceia Duarte de; GOMES, Alberto Albuquerque. Educação fundamental nos

       assentamentos rurais de Presidente Bernardes. 2001. (RESUMO).

       Palavras-chave: Ensino fundamental; Zona Rural; assentamentos rurais.

       Áreas do conhecimento: Licenciatura; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento

       Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Local do evento: Marília - SP..

       III Encontro de Educação do Oeste Paulista – Políticas Públicas: diretrizes e necessidades da educação básica -Marília – SP. - 29

       a 31/08/2001

6.    GOMES, Alberto Albuquerque; TORRES, Taluana L M I; SANTOS, Solange Estanislau. Fracasso escolar

       e a formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental. 2001. (RESUMO).

       Palavras-chave: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; Fracasso escolar; Ensino fundamental.

       Áreas do conhecimento: Curso Normal; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento

       Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Local do evento: Marília - SP..

       III Encontro de Educação do Oeste Paulista – Políticas Públicas: diretrizes e necessidades da educação básica -Marília – SP. - 29

       a 31/08/2001.

7.    GOMES, Alberto Albuquerque. IN) Disciplina na escola: problemas e perspectivas. 2001. (Seminário).

       Palavras-chave: escola; indisciplina.

       Áreas do conhecimento: Curso Normal; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento

       Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Local do evento: Presidente Prudente - SP..

       Colégio Cristo Rei – Presidente Prudente – SP. 27/07/2001.

8.    GOMES, Alberto Albuquerque; BROGES, Marcia Regina; RODRIGUES, Silvia Adriana. O impacto do

       Projeto Núcleo de Ensino na formação dos alunos do curso de Pedagogia da FCT/UNESP de Presidente

       Prudente. 2001. (RESUMO).

       Palavras-chave: LICENCIATURA; Núcleo de ensino.

       Áreas do conhecimento: Licenciatura; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento

       Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Local do evento: Marília - SP..

       III Encontro de Educação do Oeste Paulista – Políticas Públicas: diretrizes e necessidades da educação básica -Marília – SP. - 29

       a 31/08/2001.

9.    BETTINI, Rita Filomena Andrade Januário; KUNZLI, Ruth; GOMES, Alberto Albuquerque. O Museu

       Histórico e Arquivo Municipal de Presidente Prudente: proposta de intervenção. A recuperação do acervo

       e divulgação do Museu à Comunidade. 2001. (Seminário).


 

       Palavras-chave: Educação; museu; arquivo; comunidade.

       Áreas do conhecimento: Representações Sociais; Psicossociologia; Pesquisa Em Educação.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Finalidade: Mesa redonda; Local do evento: Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP.

10. GOMES, Alberto Albuquerque; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; GUIBU, Gelson Yoshio. O projeto Núcleo

       de Ensino - FCT/UNESP e a melhoria da formação de professores das séries iniciais do ensino

       fundamental. 2001. (RESUMO).

       Palavras-chave: Curso Normal; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; Fracasso escolar.

       Áreas do conhecimento: Curso Normal; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento

       Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Local do evento: Marília - SP..

       III Encontro de Educação do Oeste Paulista – Políticas Públicas: diretrizes e necessidades da educação básica -Marília – SP. - 29

       a 31/08/2001.

11. GOMES, Alberto Albuquerque. Políticas públicas e a formação do educador no Brasil. 2001. (RESUMO).

       Palavras-chave: políticas públicas; LICENCIATURA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

       Áreas do conhecimento: Licenciatura; Administração de Sistemas Educacionais; Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento

       Curricular.

       Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Local do evento: Marília - SP..

                III Encontro de Educação do Oeste Paulista – Políticas Públicas: diretrizes e necessidades da educação básica -Marília – SP. - 29