Grupo de Estudos e Pesquisas

"História, Sociedade e Educação no Brasil"

HISTEDBR - GT PERNAMBUCO

2008

 

Dados básicos

Nome do Grupo:

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação e Ensino de História em Pernambuco- NEPHEPE

 

Ano de formação: 1992

Líder(es) do Grupo: Maria Thereza Didier de Moraes - mariamoraes5@uol.com.br e Maria Betânia e Silva - betarte@ig.com.br

 

Instituição: Universidade Federal de Pernambuco – UFPE 

Órgão: Centro de Educação

Unidade: Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação

Endereço do Grupo

Endereço: Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n - Centro de Educação -UFPE

Bairro: Cidade Universitária

CEP: 50740-530

Cidade: Recife

UF: Pernambuco

Telefone: 21268320

Fax: 21268320

E-mail: mariamoraes5@uol.com.br, nephepe@ufpe.br,bet_art@hotmail.com

Home page: http://www.ce.ufpe.br/nephepe

Breve histórico do grupo

O NEPHEPE completa no dia 18 de dezembro de 2007 seus 15 anos de existência, tem sua origem fundamento na busca da (re)construção da educação pernambucana, ao longo dos anos de atividade tivemos um aumento significativo na pós-graduação de pesuisas na área de História da Educação. O Núcleo já promoveu um projeto de extensão em parceria com o Grupo de Mulheres Cidadania Feminina realizando oficinas de cidadania, alfabetização e letramento, em consonância com os estudos sobre a história do letramento no Brasil, com o apoio da PROEXT/UFPE. O NEPHEPE foi responsável pelo desenvolvimento de um projeto de pesquisa em comemoração aos 30 anos de existência do Centro de Educação da UFPE (1975-2005).

Atualmente o Núcleo está reestruturado em duas linhas de Pesquisa HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO e ENSINO DE HISTÓRIA. A linha de pesquisa História da Educação tem buscado a (re)construção da educação pernambucana através da constituição de um Centro de Memória da Educação em Pernambuco composto de manuscritos, impressos, periódicos, jornais, fotos, discos, filmes e fitas; materiais escolares de diversas épocas e o desenvolvimento de pesquisas que abragem diversos temas da História da Educação, tais como: gênero, etnia, geração, classe social, escola, currículo, disciplinas

escolares, literatura, livros e leitura, etc. A vinculação da linha de pesquisa Ensino de História agregou ao Núcleo novos pesquisadores e novas pesquisas que visam estudar as linguagens sonoras, literárias e visuais no ensino de história como possibilidade de compreender a fabricação de identidades no mundo contemporâneo. Pretende-se ainda, repensar o que vai além de novas proposições de conteúdos e de métodos para o ensino de História.

 

Recursos Humanos

Pesquisadores

Nome

Titulação

Adlene Silva Arantes

 

Lúcia Falcão Barbosa

 

Ana Maria de Oliveira Galvão

 

Maria Betânia e Silva

 

Andrea Carla Agnes e Silva Pinto

 

Maria Thereza Didier de Moraes

 

Fabiana Cristina da Silva

 

Marlene Maria de Melo Silva

 

Fabiana de Fátima Bruce da Silva

 

Marta Regina da Costa Catanho

 

Geraldo Barroso Filho

 

Shirleide Pereira da Silva Cruz

 

Lêda Rejane Accioly Sellaro

 

 

 

Alunos

Nome

Nível de Formação

Sandra Batista de Araujo Silva

 

 

 

Técnicos

Nome

Função

Margarete Maria da Silva

Assistente de Pesquisa

Marlene Maria de Melo Silva

Assistente de Pesquisa

Marta Regina da Costa Catanho

Assistente de Pesquisa

Niedja Maria Carneiro da Cunha Batista

Assistente de Pesquisa

     

 

Linha de Pesquisa 1

Nome da Linha de Pesquisa: ENSINO DE HISTÓRIA

Palavras-chave: Cultura; Ensino de História; Novas linguagens.

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

Essa linha de pesquisa tem como objetivo estudar as linguagens sonoras,
literárias e visuais no ensino de história como possibilidade de
compreender a fabricação de identidades no mundo contemporâneo. É
necessário afirmar, porém, que estas linguagens não serão investigadas com
o intuito de motivar o aluno, mas de proporcionar uma reflexão sobre estes
registros no sentido de ampliar a capacidade de leitura dos movimentos de
subjetivação da contemporaneidade.

 

Pesquisadores/Alunos:

 

Projetos de Pesquisas Desenvolvidos ou em Desenvolvimento pelo Grupo

 

 

 

 

 

 

Linha de Pesquisa 2

Nome da Linha de Pesquisa: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO

Palavras-chave: Culturas escolares e Profissão Docente; Educação, Étnia e
Gênero; História de Instituições Educacionais; História do Livro e da
Leitura; Intelectuais e Memória da Educação; Legislação Educacional.

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

Essa linha de pesquisa busca a problematização e análise de fontes
documentais e dos campos conceituais presentes nas diversas categorias e
nos diversos temas da História da Educação, tais como, gênero, etnia,
leitura, práticas educãtivas escolares e não escolares, em seus diversos
contextos, momentos históricos e espaços de constituição.

 

Pesquisadores/Alunos:

 

Projetos de Pesquisas Desenvolvidos ou em Desenvolvimento pelo Grupo