Grupo de Estudos e
Pesquisas 
"História,
Sociedade e Educação no Brasil"
HISTEDBR – GT São
Carlos
2008
| Identificação | |
| Dados básicos | |
| Nome
  do Grupo: Núcleo UFSCar do HISTEDBR | |
| Ano de
  formação: 2004 | |
| Líder(es) do Grupo: Marisa Bittar
  e Roseli Esquerdo Lopes | |
| Instituição: Universidade Federal de São
  Carlos - UFSCar | |
| Logradouro:   Caixa Postal 44 | |
| Bairro: Centro | CEP: 13560970 | 
| Cidade: São Carlos | UF: SP | 
| Telefone: 33727596 | Fax: 33518365 | 
| E-mail:
  bittar@power.ufscar.br ou
  relopes@power.ufscar.br   | Home page:
  http://www.ufscar.br | 
| Amarilio Ferreira Junior Ester Buffa Marisa Bittar Paolo Nosella Roseli Esquerdo Lopes Carlos
  Roberto Massao Hayashi Maria
  Cristina P. Innocentini Hayashi | 
Grupo de
Pesquisa: Estado e políticas educacionais: da ditadura militar aos dias atuais
(HISTEDBR/UFSCar)
| Repercussões dos trabalhos do
  grupo | |
| Artigo:
  BITTAR, Marisa. História, política e idéias pedagógicas na educação pública
  de MAto Grosso do Sul.
  Revista Educação e Filosofia, v. 18, maio 2004. Verbete: BITTAR, MArisa; FERREIRA Jr, Amarilio. Perseu Abramo. Dicionário de educadores no Brasil. UFRJ/INEP,
  2002.  Livros: BITTAR,
  Marisa. Estado, educação e transição democrática  FERREIRA
  Jr., Amarilio. Professores e sindicalismo    | |
Grupo de
Pesquisa: Educação Jesuítica no Brasil Colonial (HISTEDBR / DEHSCUBRA / UFSCar)
| Repercussões dos trabalhos do
  grupo | |
| Já foram
  publicados 7 (sete) artigos em revistas indexadas, dentre os quais
  destacamos: "Educação jesuítica e crianças negras no Brasil
  Colonial" (Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - nº 196);
  "Infância, catequese e aculturação no Brasil do século 16" (Revista
  Brasileira de Estudos Pedagógicos - nº 199); "A pedagogia da escravidão
  nos Sermões do Padre Antonio Vieira" (Revista Brasileira de Estudos
  Pedagógicos - nº 206, 207, 208); e "Pluralidade lingüística, escola de
  bê-á-bá e teatro jesuítico no brasil
  do século XVI" (Revista Educação & Sociedade - nº 86). Foram,
  também, apresentados 11 trabalhos  | |