Grupo de Estudos e Pesquisas

"História, Sociedade e Educação no Brasil"

HISTEDBR – GT SOROCABA

2006

 

 

Identificação

 

Dados básicos

 

Nome do Grupo: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM SOROCABA

 

Ano de formação: 2005

 

Líder(es) do Grupo: WILSON SANDANO e JORGE LUÍS CAMMARANO GONZÁLEZ

 

Logradouro: AV. DR. EUGÊNIO SALERNO, 140

 

Bairro: CENTRO

 

Cidade: SOROCABA

 

Telefone: (15) 2101-4005

Fax: (15) 2101-4034

 

E-mail: mestrado@uniso.br; wilsonsandano@uol.com.br

Home page:

 

Instituição: Universidade de Sorocaba (UNISO)

Fax: (15) 2101-4034

 

Bairro Centro

 

Logradouro: AV. DR. EUGÊNIO SALERNO, 140

 

Breve histórico do grupo

O grupo iniciou-se com as atividades desenvolvidas no Programa de Mestrado em Educação da Uniso, cuja área de concentração é Educação Escolar. A preocupação é desenvolver pesquisas relacionadas com a educação escolar em Sorocaba, investigando a história de instituições escolares, as diferentes formas de produção e circulação de conhecimento, a partir das relações entre educação e sociedade e dos processos de ensino e aprendizagem.

Presentemente, atua em convênio institucional da UNISO com a UNICAMP / Faculdade de Educação / HISTEDBR.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Endereço Residencial do líder do Grupo: Av. Dr Moreira César, 242 – Ap. 114

CEP:

Cidade: Sorocaba                                                 Bairro: Centro

UF:

Telefone: (15) 3211-0289

Celular: (15) 8119-8045

 

E-mail: wilsonsandano@uol.com.br

Home page:

 

 

                                                                         

Linha de Pesquisa 1

Nome da Linha de Pesquisa: Nome da Linha de Pesquisa: Formação da educação escolar em Sorocaba – fontes, instituições escolares, industrialização e movimentos sociais

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

A proposta básica delineada nesta linha de pesquisa é a produção de um campo investigativo que busca alargar e aprofundar a compreensão da história das instituições escolares, das práticas formativas no âmbito da educação escolar em Sorocaba, com base na localização, sistematização e análise de fontes documentais; do estudo do processo de industrialização que expressa a presença de uma forma específica de sociabilidade capitalista; do exame dos movimentos sociais que revelam a luta pela apropriação pública do espaço escolar e o trabalho docente circunscrito ao espaço escolar

 

 

Integrantes da Linha de Pesquisa: (indicar o líder)

Nome

Nível de Formação

Prof/Pesqu/Aluno/Técnico

Wilson Sandano (líder)

Doutorado

Prof/Pesqu

Jorge Luís Cammarano González

Pós-Doutorado

Prof/Pesqu

José Luís Sanfelice

Livre Docente

Prof/Pesqu

Vânia Regina Boschetti

Doutorado

Prof/Pesqu

Jefferson Carriello do Carmo

Doutorado

Prof/Pesqu

Valdelice Borghi Ferreira

Doutoranda

Prof/Pesqu

Christina Camilla Antunes de Almeida

Mestranda

Aluna

Julio César Gonçalves

Mestrando

Aluno

Marcelo Rodrigues

Mestrando

Aluno

Flora Cardoso Silva

Mestranda

Aluna

Edmilson Celestino Ferreira

Mestrando

Aluno

João Paulo Dall’Ava

Graduando

Aluno

Sâmara Elyza Macedo

Graduanda

Aluna

Vaneli Pires Amaro

Graduanda

Aluna

Cláudia Ferreira da Silva

Graduanda

Aluna

Cláudia Martins Leite

Graduanda

Aluna

Jamer Gabriel Ricci

Graduando

Aluno

Bruno Augusto de Oliveira Santos

Graduando

Aluno

Nilza Alves Corrêa

Graduanda

Aluna

Cilene Andrade Cruz

Graduanda

Aluna

Carlos Eduardo de Campos

Graduando

Aluno

 

 

Linha de Pesquisa 2

Nome da Linha de Pesquisa:

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

 

 

 

 

 

Linha de Pesquisa 3

Nome da Linha de Pesquisa:

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

 

 

 

 

 

Projetos de Pesquisas Desenvolvidos ou em Desenvolvimento pelo Grupo

Título

Líder

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicações do Grupo

 

Autor

Título

Temas

Período

Tipo de Produção

Data da publicação

Local

nome da publicação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBS: Os líder dos Grupos de Pesquisas, deverão ser representados por Doutores no interior da Pós-Graduação