Grupo de Estudos e Pesquisas
"História, Sociedade e Educação no
Brasil"
HISTEDBR – GT TOCANTINS
2005
Identificação |
|
Dados básicos |
|
Nome do Grupo: Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Tocantins |
|
Ano de formação: 2003 |
|
Líder(es) do Grupo: Sauloéber Társio de Souza e Jocyléia Santana dos Santos |
|
Instituição: Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT |
|
Endereço do Grupo |
|
Logradouro: Av. Nossa Senhora de Fátima, 1588 |
|
Bairro: Céu Azul |
CEP: 77.900-970 |
Cidade: Tocantinópolis |
UF: Tocantins |
Telefone: (63) 3471-1441 |
Fax: idem |
E-mail: histedbrtocantins@bol.com |
Home page: em construção |
Repercussões dos trabalhos do grupo |
|
·
· Criar condições para
constituição de linha de pesquisa em História da Educação em programa de
Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu) na Fundação Universidade Federal do
Tocantins. ·
· Disseminar a pesquisa em História
da Educação no estado do Tocantins, utilizando-se da estrutura multi campi da
UFT. ·
· Propor parceria com o núcleo de
pesquisa em História da Educação, da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) - Manaus, AM, visando fortalecer este ramo da
pesquisa na região norte. ·
· Participar em congressos
nacionais e internacionais com comunicações e publicações de trabalhos
completos. ·
· Publicar artigos em revistas
locais, nacionais e internacionais. ·
· Realizar eventos com o objetivo
de abordar o Ensino e a Pesquisa em História da Educação no Tocantins. ·
· Apresentar oficinas, mini-cursos
palestra com a temática da História da Educação. ·
· Criar vínculos com o incentivo à
Iniciação Científica articulada às atividades de ensino da Fundação Universidade
Federal do Tocantins. ·
· Desenvolver orientação de monografias
de conclusão de curso e dissertações de Mestrado na área de História da
Educação. · · Colaborar no planejamento de conteúdos em História da Educação nos diferentes cursos da Universidade Federal de Tocantins, buscando inserir conteúdos referentes a região norte.
|
|
Recursos Humanos |
||||
|
Pesquisadores |
|
|||
|
Claiton
Márcio Silva – claiton.floyd@uol.com.br |
|
|||
|
Jocyléia
Santana dos Santos - jocyleia@uft.edu.br |
|
|||
|
Regina
Célia Padovan - irampey@yahoo.com.br |
|
|||
|
Sauloéber
Társio de Souza – sauloeber@uol.com.br |
|
|||
|
|
|
|||
|
Alunos
|
|
|||
Emivam de Britto Marinho |
|
||||
Iraci Lima Carneiro |
|
||||
Norma Barbosa Cavalcante Nogueira |
|
||||
Raimundo Soares da Silva Filho |
|
||||
|
|
||||
|
Técnicos
|
|
|||
|
Fabian Serejo Santana |
|
|||
|
|
|
|||
|
|
Nome da
Linha de Pesquisa: História e Historiografia da Educação |
|
Palavras-chave: educação,
história, história regional, instituições escolares, Tocantins. |
|
Breve
descrição da Linha de Pesquisa: Objetivamos nesta linha de pesquisa enfocar à discussão educacional a partir da história das instituições escolares da região norte (em especial o Estado do Tocantins). O objeto de estudo terá como recorte temporal os séculos XIX e XX, uma vez que, algumas dessas escolas datam de longa existência, criadas vinculadas ao projeto de educação pública ou à iniciativa privada, de caráter confessional ou não. Para atingir nossos objetivos, historiaremos os processos educativos, os atores envolvidos, os métodos históricos hegemônicos na produção historiográfica (positivismo, marxismo, história nova) e as práticas pedagógicas (disciplinas escolares, livros didáticos, material pedagógico e outros.). |
|
Pesquisadores
envolvidos: |
|
Jocyléia Santana dos Santos |
|
Sauloéber
Társio de Souza |
|
|
Linha
de Pesquisa 2 |
|
Nome da Linha
de Pesquisa: História, Memória e Educação. |
|
Palavras-chave: memória, documento, fonte oral, história,
educação, formação docente |
|
Breve
descrição da Linha de Pesquisa: A linha de pesquisa tem
como foco principal trabalhar com a memória e fontes de pesquisa a partir da
reunião de diferentes registros e documentação produzidos no âmbito da
educação, sobretudo oriundos dos projetos realizados na área da formação
docente, assim como dos registros e projetos construídos nas escolas e sua
diversidade de materiais propostos. O objetivo da linha visa ampliar e fortalecer o acervo do Centro de Documentação existente no campus de Tocantinópolis, com intuito de disseminar a prática da pesquisa a partir do manuseio de diferentes tipos de fontes, entrelaçando cada vez mais as áreas da Educação e História. |
|
Pesquisadores
envolvidos: |
|
Jocyléia Santana dos Santos |
|
Regina
Célia Padovan |
|
|
|
Linha
de Pesquisa 3 |
|
Nome da Linha de Pesquisa: Educação e História das Ciências |
|
Palavras-chave:
história, ciência, educação |
|
Breve descrição da Linha de Pesquisa:
Esta linha de pesquisa procura discutir como diversas formas de conhecimento (tradicional, religioso, entre outros) vão sendo construídas e reproduzidas socialmente através de processos educacionais nem sempre centrados nas instituições de ensino, em diversos espaços (cidade, campo, aldeamentos, etc.), ressaltando o processo de tensões envolvendo a legitimação destas formas de saber (em "saber científico válido") ou seu ocultamento (deslegitimação).
|
|
Pesquisadores envolvidos: |
|
Claiton Márcio Silva |
|
Sauloéber Társio de Souza |
|
|
|
Projetos de
Pesquisas Desenvolvidos pelo Grupo |
1.)
História e
Memória Educacional: construindo uma primeira interpretação acerca do processo
de instalação e consolidação da educação escolar na região do Bico do
Papagaio, estado do Tocantins. 2.) Levantamento
de Fontes primárias e secundárias de interesse ao estudo da História da
Educação Brasileira: Estado do Tocantins, a partir de 2003, com término em
2006. 3.)
A história das
Instituições Escolares na Região do Bico do Papagaio (Norte do Estado do
Tocantins). |
Publicações
do Grupo |
01.)
SOUZA, Sauloéber Társio de Souza: 01.1)Artigos: “Rapsódias do Autoritarismo em Franca” PERIÓDICO: REVISTA ENSAIOS DE HISTÓRIA - Graduação de História
- Campus UNESP-Franca, v.2, n.1, p.39-59, 1997. “Literatura e História
(expressões do autoritarismo em Franca)” PERIÓDICO: ANAIS – FRANCA EM PERSPECTIVA – I Ciclo de Estudos de Históriada.Cidade - Prefeitura Municipal/Conselho de Cultura, Franca, v.1, n.1, 1999, pp.167-183. “As Fontes Literárias
Aplicadas ao Ensino de História” PERIÓDICO: CADERNOS DE HISTÓRIA - Publicação do Laboratório de Ensino eAprendizagem de História - Universidade Federal de Uberlândia – Instituto de História - Uberlândia, n.8, v.1 – mar.99/mar.2000,
pp.79-92. “A ‘Causa Educação’ no
meio político francano” PERIÓDICO: ANAIS do V Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História,Sociedade e Educação no Brasil” - FE-UNICAMP e HISTEDBR - CD Room, TrabalhosCompletos, Campinas/SP, agosto/2001. “Juventude Transviada: Fontes Orais e Literárias no Estudo da
Repressão Política no Interior Paulista (Franca: década de 60)” PERIÓDICO: ANAIS do III Seminário Fontes Históricas “Patrimônio
da Sociedade – Memória, História e Preservação” – UFT/Faculdade de História -
CD Room, Trabalhos Completos, Palmas/TO, maio/2004. 01.2)Resenha de Dissertação: “A
Educação Escolar em meio aos Imperativos da Modernização (Franca: 1961-1971)” PERIÓDICO: Revista HISTEDBR ON LINE – ISSN 1676-2584 - FE-UNICAMP – HISTEDBR - www.unicamp.br/~histedbr/ - Número 3, julho/2001. 02) SANTOS, Jocyléia Santana: 02.1)Artigos: “Estudantes engajados na luta pró-Tocantins: Casa do Estudante do Norte Goiano(CENOG)” Estudos, Goiânia, v. 30, p. 2455-2562, 2003. “A sedução da imagem: historiando a televisão”. Ensaios Comunicação Em Revista, Palmas, v. 2, p.
9-140, 2003. “A Televisão no Sertão de Goiás”. Estudos: Revista da Universidade Católica de
Goiás, Goiânia, v. 1, p. 215-470, 2002. “O Jornal - fonte de pesquisa histórica”. Revista Fontes, Palmas, v. 1, p. 3-117, 2002. “Imagens no sertão: Televisão”. Caderno de Resumo do I Encontro Regional de
História/ANPUH-Bahia, Ilhéus, v. 1, p. 1-160, 2002. “Significados e seduções de uma televisão no
sertão”. Caderno de resumos do 1º Simpósio de História e
Cultura: política, estética e alteridade, Uberlândia -MG, v. 1, 2002. “A Cenog no discurso de seus integrantes”. (Trans)formação Histórica do Tocantins, Goiânia,
v. 1, p. 1-125, 2002. “Práticas Sacerdotais Femininas”. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 12, n. n6, p.
1035-1287, 2002. “Imagens no Sertão”. Ensaios: comunicação em revista, Palmas, v. 1, p.
8-143, 2002. “O sonho de uma geração”. CENOG: Movimento Estudantil Pró-Tocantins. Revista
do Unipê, João Pessoa, v. 5, p. 7-142, 2001. 02.2)Capítulo de Livro: “A CENOG no Discurso dos seus Integrantes.” A (Trans) Formação Histórica do Tocantins. 1 ed. GOIANIA, 2002, v. 1, p. 7-444. 03)
SILVA, Claiton Márcio: 03.1)Artigos: “Povo Desenvolvido é Povo Limpo: o controle do corpo do jovem rural através dos Clubes 4-S, SC (1970-1985)”. Cadernos do Ceom, Chapecó - SC, v. 16, p. 191-211, 2003 “A Influência norte-americana na modernização da
agricultura catarinense: o caso dos clubes 4-S (1950-1980)”. Revista Essência, Xaxim (SC), v. 01, p. 27-38,
2003. “Discurso sobre a juventude rural participante dos
Clubes 4-S”. Revista Esboços, Chapecó, 2002. “Modernização da Agricultura e Difusão dos Clubes
4-S no Oeste Catarinense”. Cadernos do Ceom, Chapecó, v. 14, p. 63-79, 2001 “Saber, Servir, Sentir e Saúde: Questões sobre
identidade(s) nos clubes 4-S”. Revista
Alcance, Itajaí, v. 6, p. 91-95, 2001. 03.2)Livros publicados/organizados: SILVA, C. M. ; OLIVEIRA, J. R. ; SCHUH, M. B. “Cordilheira
Alta: pelos caminhos da memória”. Chapecó: Estampa,
2003. v. 1. 186
p. 03.2)Capítulo de Livro: “Os Conflitos Políticos Evidenciados na Cassação
do Prefeito Municipal de Chapecó em 1969”. In:
Monica Hass. (Org.).
Partidos, Eleições e voto: o comportamento político-eleitoral em Santa
Catarina.. 1 ed. Chapecó - SC, 2003, v. , p. 81-143.
04)
PADOVAN, Regina Célia: 04.1)Artigos: PADOVAN, R. C. ; YAMASAKI, A. A. . “Lições de
Freire na formação de professores leigos no Bico do Papagaio: investigando a
prática pedagógica e a prática social”. In: I Seminário de Educação Brasileira, 2002,
Tocantinópolis. O que fazemos no bastidores da pesquisa. Palmas : UNITINS -
Universidade do tocantins, 2001. p. 19-28.
“Memória e documentação: a formação de professores
noTocantins”. Educação e Diversidade Cultural na Amazônia,
Belém, 2004. PADOVAN, R. C. . APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. “Escravidão negra no Tocantins colonial: vivências
escravistas em Arraias (1739-1800)” - Resenha. In: Seminário de Educação
Brasileira, 2002, Tocantinópolis - TO. O que fazemos: nos bastidores da
pesquisa. Palmas : UNITINS - Universidade do Tocantins, 2001. p. 99-102. PADOVAN,
R. C. ; YAMASAKI, A. A. . “Lições de Freire na Formação de Professores Leigos do Bico do Papagaio:
Investigando a Prática Pedagógica e a Prática Social.” In: Congresso Internacional Lições de Freire, 2000, Évora - Portugal. Actas do Congresso Internacional. Évora - Portugal : Ferramentas Interactivas e Comunicação Multimedia, 2000. v. único. p. 01-07. |