Grupo de Estudos e Pesquisas

"História, Sociedade e Educação no Brasil"

HISTEDBR – GT TOCANTINS

2005

 

 

Identificação

Dados básicos

Nome do Grupo: Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Tocantins

Ano de formação: 2003

Líder(es) do Grupo: Sauloéber Társio de Souza e Jocyléia Santana dos Santos

Instituição: Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT

Endereço do Grupo

Logradouro: Av. Nossa Senhora de Fátima, 1588

Bairro:  Céu Azul

CEP:  77.900-970

Cidade: Tocantinópolis

UF: Tocantins

Telefone: (63) 3471-1441

Fax: idem

E-mail: histedbrtocantins@bol.com

Home page: em construção

Repercussões dos trabalhos do grupo

·        ·       Criar condições para constituição de linha de pesquisa em História da Educação em programa de Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu) na Fundação Universidade Federal do Tocantins.

·        ·      Disseminar a pesquisa em História da Educação no estado do Tocantins, utilizando-se da estrutura multi campi da UFT.

·        ·     Propor parceria com o núcleo de pesquisa em História da Educação, da UFAM (Universidade Federal do Amazonas) - Manaus, AM, visando fortalecer este ramo da pesquisa na região norte.

·        ·       Participar em congressos nacionais e internacionais com comunicações e publicações de trabalhos completos.

·        ·       Publicar artigos em revistas locais, nacionais e internacionais.

·        ·      Realizar eventos com o objetivo de abordar o Ensino e a Pesquisa em História da Educação no Tocantins.

·        ·       Apresentar oficinas, mini-cursos palestra com a temática da História da Educação.

·        ·       Criar vínculos com o incentivo à Iniciação Científica articulada às atividades de ensino da Fundação Universidade Federal do Tocantins.

·        ·      Desenvolver orientação de monografias de conclusão de curso e dissertações de Mestrado na área de História da Educação.

·         ·      Colaborar no planejamento de conteúdos em História da Educação nos diferentes cursos da Universidade Federal de Tocantins, buscando inserir conteúdos referentes a região norte.

 

 

 

Recursos Humanos

 

Pesquisadores

 

 

Claiton Márcio Silva – claiton.floyd@uol.com.br

 

 

Jocyléia Santana dos Santos - jocyleia@uft.edu.br

 

 

Regina Célia Padovan - irampey@yahoo.com.br

 

 

Sauloéber Társio de Souza – sauloeber@uol.com.br

 

 

 

 

 

Alunos

 

Emivam de Britto Marinho

 

Iraci Lima Carneiro

 

Norma Barbosa Cavalcante Nogueira

 

Raimundo Soares da Silva Filho

 

 

 

 

Técnicos

 

 

Fabian Serejo Santana 

 

 

 

 

 

Linha de Pesquisa 1

 

Nome da Linha de Pesquisa: História e Historiografia da Educação

 

Palavras-chave:  educação, história, história regional, instituições escolares, Tocantins.

 

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

 

Objetivamos nesta linha de pesquisa enfocar à discussão educacional a partir da história das instituições escolares da região norte (em especial o Estado do Tocantins). O objeto de estudo terá como recorte temporal os séculos XIX e XX, uma vez que, algumas dessas escolas datam de longa existência, criadas vinculadas ao projeto de educação pública ou à iniciativa privada, de caráter confessional ou não.

Para atingir nossos objetivos, historiaremos os processos educativos, os atores envolvidos, os métodos históricos hegemônicos na produção historiográfica (positivismo, marxismo, história nova) e as práticas pedagógicas (disciplinas escolares, livros didáticos, material pedagógico e outros.).

 

 

Pesquisadores envolvidos:

 

Jocyléia Santana dos Santos

Sauloéber Társio de Souza

 

 

Linha de Pesquisa 2

Nome da Linha de Pesquisa: História, Memória e Educação.

Palavras-chave:    memória, documento, fonte oral, história, educação, formação docente

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

 

               A linha de pesquisa tem como foco principal trabalhar com a memória e fontes de pesquisa a partir da reunião de diferentes registros e documentação produzidos no âmbito da educação, sobretudo oriundos dos projetos realizados na área da formação docente, assim como dos registros e projetos construídos nas escolas e sua diversidade de materiais propostos.

O objetivo da linha visa ampliar e fortalecer o acervo do Centro de Documentação existente no campus de Tocantinópolis, com intuito de disseminar a prática da pesquisa a partir do manuseio de diferentes tipos de fontes, entrelaçando cada vez mais as áreas da Educação e História. 

 

 

Pesquisadores envolvidos:

Jocyléia Santana dos Santos

 

Regina Célia Padovan

 

 

 

 

Linha de Pesquisa 3

Nome da Linha de Pesquisa: Educação e História das Ciências

Palavras-chave:   história, ciência, educação

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

 

               Esta linha de pesquisa procura discutir como diversas formas de conhecimento (tradicional, religioso, entre outros) vão sendo construídas e reproduzidas socialmente através de processos educacionais nem sempre centrados nas instituições de ensino, em diversos espaços (cidade, campo, aldeamentos, etc.), ressaltando o processo de tensões envolvendo a legitimação destas formas de saber (em "saber científico válido") ou seu ocultamento (deslegitimação).

 

 

Pesquisadores envolvidos:

Claiton Márcio Silva

 

Sauloéber Társio de Souza

 

 

 

  

Projetos de Pesquisas Desenvolvidos pelo Grupo

 

1.)    História e Memória Educacional: construindo uma primeira interpretação acerca do processo de instalação e consolidação da educação escolar na região do Bico do Papagaio, estado do Tocantins.

2.)    Levantamento de Fontes primárias e secundárias de interesse ao estudo da História da Educação Brasileira: Estado do Tocantins, a partir de 2003, com término em 2006.

3.)    A história das Instituições Escolares na Região do Bico do Papagaio (Norte do Estado do Tocantins).

 

 

 

Publicações do Grupo

 

01.) SOUZA, Sauloéber Társio de Souza:

 

01.1)Artigos:

 

 “Rapsódias do Autoritarismo em Franca”

   PERIÓDICO: REVISTA ENSAIOS DE HISTÓRIA - Graduação de História - Campus  

   UNESP-Franca, v.2, n.1, p.39-59, 1997.

 

“Literatura e História (expressões do autoritarismo em Franca)”

  PERIÓDICO: ANAIS – FRANCA EM PERSPECTIVA – I Ciclo de Estudos de História  

  da.Cidade - Prefeitura Municipal/Conselho de Cultura, Franca, v.1, n.1, 1999, pp.167-183.

 

“As Fontes Literárias Aplicadas ao Ensino de História”

  PERIÓDICO: CADERNOS DE HISTÓRIA - Publicação do Laboratório de Ensino e  

  Aprendizagem de História - Universidade Federal de Uberlândia – Instituto de História -

  Uberlândia, n.8, v.1 – mar.99/mar.2000, pp.79-92.

 

“A ‘Causa Educação’ no meio político francano”

  PERIÓDICO: ANAIS do V Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, 

  Sociedade e Educação no Brasil” - FE-UNICAMP e HISTEDBR - CD Room, Trabalhos

  Completos,  Campinas/SP, agosto/2001.

 

 “Juventude Transviada: Fontes Orais e Literárias no Estudo da Repressão Política no 

  Interior Paulista (Franca: década de 60)”  

  PERIÓDICO: ANAIS do III Seminário Fontes Históricas “Patrimônio da Sociedade –    

  Memória, História e Preservação” – UFT/Faculdade de História - CD Room, Trabalhos

  Completos, Palmas/TO, maio/2004.

 

01.2)Resenha de Dissertação:

 

“A Educação Escolar em meio aos Imperativos da Modernização (Franca: 1961-1971)”

  PERIÓDICO: Revista HISTEDBR ON LINE – ISSN 1676-2584 - FE-UNICAMP –

  HISTEDBR - www.unicamp.br/~histedbr/ - Número 3, julho/2001.

 

 

02) SANTOS, Jocyléia Santana:

 

02.1)Artigos:

 

“Estudantes engajados na luta pró-Tocantins: Casa do Estudante do Norte Goiano(CENOG)” Estudos, Goiânia, v. 30, p. 2455-2562, 2003.

 

“A sedução da imagem: historiando a televisão”.

Ensaios Comunicação Em Revista, Palmas, v. 2, p. 9-140, 2003.

 

“A Televisão no Sertão de Goiás”.

Estudos: Revista da Universidade Católica de Goiás, Goiânia, v. 1, p. 215-470, 2002.

 

“O Jornal - fonte de pesquisa histórica”.

Revista Fontes, Palmas, v. 1, p. 3-117, 2002.

 

“Imagens no sertão: Televisão”.

Caderno de Resumo do I Encontro Regional de História/ANPUH-Bahia, Ilhéus, v. 1, p. 1-160, 2002.

 

“Significados e seduções de uma televisão no sertão”.

Caderno de resumos do 1º Simpósio de História e Cultura: política, estética e alteridade, Uberlândia -MG, v. 1, 2002.

 

“A Cenog no discurso de seus integrantes”.

(Trans)formação Histórica do Tocantins, Goiânia, v. 1, p. 1-125, 2002.

 

“Práticas Sacerdotais Femininas”.

Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 12, n. n6, p. 1035-1287, 2002.

 

“Imagens no Sertão”.

Ensaios: comunicação em revista, Palmas, v. 1, p. 8-143, 2002.

 

“O sonho de uma geração”.

CENOG: Movimento Estudantil Pró-Tocantins. Revista do Unipê, João Pessoa, v. 5, p. 7-142, 2001.

 

02.2)Capítulo de Livro:

 

“A CENOG no Discurso dos seus Integrantes.”

A (Trans) Formação Histórica do Tocantins. 1 ed. GOIANIA, 2002, v. 1, p. 7-444.

 

 

03) SILVA, Claiton Márcio:

 

03.1)Artigos:

 

“Povo Desenvolvido é Povo Limpo: o controle do corpo do jovem rural através dos Clubes 4-S, SC (1970-1985)”.

Cadernos do Ceom, Chapecó - SC, v. 16, p. 191-211, 2003

 

“A Influência norte-americana na modernização da agricultura catarinense: o caso dos clubes 4-S (1950-1980)”.

Revista Essência, Xaxim (SC), v. 01, p. 27-38, 2003.

 

“Discurso sobre a juventude rural participante dos Clubes 4-S”.

Revista Esboços, Chapecó, 2002.

 

“Modernização da Agricultura e Difusão dos Clubes 4-S no Oeste Catarinense”.

Cadernos do Ceom, Chapecó, v. 14, p. 63-79, 2001

 

“Saber, Servir, Sentir e Saúde: Questões sobre identidade(s) nos clubes 4-S”.

Revista Alcance, Itajaí, v. 6, p. 91-95, 2001.

 

03.2)Livros publicados/organizados:

 

SILVA, C. M. ; OLIVEIRA, J. R. ; SCHUH, M. B. “Cordilheira Alta: pelos caminhos da memória”. Chapecó: Estampa, 2003. v. 1. 186 p.

 

03.2)Capítulo de Livro:

 

“Os Conflitos Políticos Evidenciados na Cassação do Prefeito Municipal de Chapecó em 1969”. In: Monica Hass. (Org.). Partidos, Eleições e voto: o comportamento político-eleitoral em Santa Catarina.. 1 ed. Chapecó - SC, 2003, v. , p. 81-143.

 

 

 

 

 

 

 

 

04) PADOVAN, Regina Célia:

 

04.1)Artigos:

 

PADOVAN, R. C. ; YAMASAKI, A. A. . “Lições de Freire na formação de professores leigos no Bico do Papagaio: investigando a prática pedagógica e a prática social”.

In: I Seminário de Educação Brasileira, 2002, Tocantinópolis. O que fazemos no bastidores da pesquisa. Palmas : UNITINS - Universidade do tocantins, 2001. p. 19-28.

 

 

“Memória e documentação: a formação de professores noTocantins”.

Educação e Diversidade Cultural na Amazônia, Belém, 2004.

 

PADOVAN, R. C. . APOLINÁRIO, Juciene Ricarte.

“Escravidão negra no Tocantins colonial: vivências escravistas em Arraias (1739-1800)” - Resenha. In: Seminário de Educação Brasileira, 2002, Tocantinópolis - TO. O que fazemos: nos bastidores da pesquisa. Palmas : UNITINS - Universidade do Tocantins, 2001. p. 99-102.

 

PADOVAN, R. C. ; YAMASAKI, A. A. . “Lições de Freire na Formação de Professores Leigos do Bico do Papagaio: Investigando a Prática Pedagógica e a Prática Social.”

In: Congresso Internacional Lições de Freire, 2000, Évora - Portugal. Actas do Congresso Internacional. Évora - Portugal : Ferramentas Interactivas e Comunicação Multimedia, 2000. v. único. p. 01-07.