Grupo de Estudos e Pesquisas

"História, Sociedade e Educação no Brasil"

HISTEDBR

GT UBERLÂNDIA - MG

Identificação

Dados básicos

Nome do Grupo: Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação

Ano de formação: 1991

Líder(es) do Grupo: José Carlos Souza Araujo (coordenação)

Instituição: Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Educação

Endereço do Grupo

Logradouro: Av. João Naves de Ávila, 2160

Bairro: Campus Santa Mônica, Bloco U

CEP: 38408-100

Cidade: Uberlândia

UF: MG

Telefone: 34-32394163

Fax: 34-32394391

E-mail: nephe@ufu.br

Home page: em construção

Repercussões dos trabalhos do grupo

·        Constituição de uma linha de pesquisa em História da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia a partir de 1997.

·        Disseminação da pesquisa em História da Educação nas regiões mineiras denominadas por Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, bem como pelo sul goiano.

·        Apoio, assessoria e parceria com um núcleo de pesquisa em História da Educação, do Centro Universitário de Patos de Minas, MG, desde 1998.

·        Participação em congressos nacionais e internacionais com comunicações e publicações de trabalhos completos.

·        Publicação de artigos em várias revistas nacionais.

·        Publicação de uma coletânea, em 2002, intitulada “Novos temas em História da Educação Brasileira, em co-edição entre a Editora Autores Associados e a Editora da Universidade Federal de Uberlândia, com vários temas ligados à História da Educação do Triângulo Mineiro.

·        Realização do II Congresso de Ensino e Pesquisa em História da Educação em Minas Gerais, a se realizar entre 06 e 09 de maio de 2003 na Universidade Federal de Uberlândia, com a parceria de instituições de ensino de superior de cidades circunvizinhas, tais como Uberaba, Patrocínio, Patos de Minas e Ituiutaba.

·        Realização de um mini-curso sobre a “História das instituições escolares” com o Prof. Dr. Justino Magalhães, Universidade do Minho, Portugal, a se realizar entre 12 e 14 de maio de 2003.

·        Realização de um mini-curso sobre “Iconografia e História da Educação” com o Prof. Dr. Armando Martins de Barros, UFF, a se realizar entre 12 e 14 de maio de 2003.

·        Vínculos com o incentivo à Iniciação Científica articulada basicamente ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia.

·        Desenvolvimento de orientação de dissertações de Mestrado na área de História da Educação com temáticas voltadas para as instituições escolares, a imprensa, disciplinas escolares e idéias educacionais.

·        Desenvolvimento de orientação de monografias de conclusão de curso de graduação.

·        Participação em palestras e mesas-redondas em algumas cidades das regiões compreendidas pelo Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

·        Configuração de planejamento de conteúdos em História da Educação em diferentes cursos da Universidade Federal de Uberlândia, buscando inserir conteúdos referentes às regiões mencionadas acima.

·        Realização do I Ciclo de Palestras em História da Educação, realizado no decorrer de 2002, envolvendo pesquisadores e memorialistas envoltos com a Historia da Educacao local e regional (ao todo, seis palestras).

·        Planejamento do II Ciclo de Palestras em História da Educação, a se realizar no decorrer de 2003, envolvendo pesquisadores e memorialistas devotados `a area da Historia da Educacao local e regional (planejamento para 8 palestras).

·        Participação do Conselho Consultivo da Revista Brasileira de Historia da Educação.

·        Participação na Diretoria da SBHE.

·        Publicação de um periódico, Cadernos de Educação Escolar, n° 1, publicado em 2002 (em planejamento o n° 2, para 2003).

 

 

 

Recursos Humanos

                                                                         

Pesquisadores

Carlos Alberto Lucena

Carlos Henrique de Carvalho

Décio Gatti Júnior

Elizabeth Lannes Bernardes

Geraldo Inácio Filho

Humberto Aparecido de Oliveira Guido

José Carlos Souza Araújo

Sandra Cristina Fagundes de Lima

Vera Lúcia Abrão Borges

Wenceslau Gonçalves Neto

 

                                                                         

Alunos

Gustavo Araujo Batista

José Felipe e Sousa P.B. Ferreira

Cesária Alice Macedo

Cirian Gouveia Máximo

Fabíola Carneiro de Matos Grossi

Lúcia Helena M. Medeiros Oliveira

Washington Abadio do Carmo

Tania Maria Teixeira Nakamura

Ana beatriz Mugnatto Pacheco

Dirceu Fernando Ferreira

Flávio Cesar Freitas Vieira

Vera Cruz de Oliveira Moraes

Admário Luiz de Almeida

Lilian Calaça da Silva

Eliana Leão

Maria da Felicidade

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Cristiane Nascimento Martins

Mariana Pecoraro

 

       

Linha de Pesquisa 1

Nome da Linha de Pesquisa: Imprensa e Educação

Palavras-chave:  imprensa, educação, Triângulo Mineiro, história local, história regional, escola.

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

Trata-se de resgatar a discussão educacional, com enfoque no âmbito escolar, na imprensa local e regional, que teve seu início na região em apreço a partir dos finais do século XIX.

 

Pesquisadores envolvidos:

 

Carlos Henrique de Carvalho

José Carlos Souza Araujo

 

Wenceslau Gonçalves Neto

 

 

 

Linha de Pesquisa 2

Nome da Linha de Pesquisa: Instituições escolares

Palavras-chave:  escola pública, escola privada, escola confessional, história regional, história local, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba,

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

Direciona-se para o resgate da história das instituições escolares, algumas com existência mais do que secular, sejam elas vinculadas ao projeto de educação pública, ou às iniciativas privatistas de caráter confessional ou não.

 

Pesquisadores envolvidos:

Décio Gatti Júnior

Elizabeth Lannes Bernardes  

Geraldo Inácio Filho  

José Carlos Souza Araujo

Vera Lucia Abrão Borges 

Wenceslau Gonçalves Neto  

 

 

Linha de Pesquisa 3

Nome da Linha de Pesquisa: Disciplinas escolares/livros didáticos

Palavras-chave:  disciplinas, livro didático, ensino,

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

A pretensão dessa linha é atender à demanda na área da história das disciplinas escolares, bem como à configuração dos livros didáticos enquanto expressão de tal disciplinarização.

 

Pesquisadores envolvidos:

Décio Gatti Júnior

 

Sandra Cristina Fagundes de Lima

 

 

Linha de Pesquisa 4

Nome da Linha de Pesquisa: História das idéias pedagógicas

Palavras-chave: idéias pedagógicas, pensamento educacional, 

Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

A referida linha abrange, sob o enfoque histórico-educacional, a dimensão concepcional de natureza educativa e pedagógica emergente no âmbito da história da cultura ocidental.

 

 

Pesquisadores envolvidos:

Humberto Aparecido de Oliveira Guido

José Carlos Souza Araújo

 

 

 

 

 

Projetos de Pesquisas Desenvolvidos pelo Grupo

 

História e Memória Educacional: construindo uma primeira interpretação acerca do processo de instalação e consolidação da educação escolar na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba - 1880-1960, com vigência entre 26/08/97 e 25/08/99, financiado pela FAPEMIG.

 

Levantamento de Fontes primárias e secundárias de interesse ao estudo da História da Educação Brasileira: Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba” a partir de  março de 1993, com término em meados de 1998.

 

História e Memória Educacional na Imprensa e Instituições Escolares na Região do Triângulo Mineiro”, com vigência de 01/08/97 a 31/07/99, financiado pelo CNPq.

 

A Educação escolar como ilustração em Uberabinha, 1907-1914, com início em março de 2001 e término de fevereiro de 2002.

 

O otimismo pedagógico na imprensa uberlandense: o jornal A Tribuna, 1919-1933”, com início de agosto de 2001 e término em julho de 2002.

 

 

 

Projetos de Pesquisas em Desenvolvimento pelo Grupo

 

 Organização do ensino público, representações de educação e civilização Uberabinha, Minas Gerais, 1888-1930 –Análise documental e interpretação”, com vigência entre 1° de agosto de 2001 e 31 de julho de 2003.

 

Historia das idéias pedagógicas nos séculos XVIII e XIX.

 

 

Publicações do Grupo

 

Observações:

 a)     as publicações (compreendendo livros, capítulos de livro, artigos e trabalhos completos em anais) estão dispostas pelo sobrenome dos autores, membros do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação, cabendo ressaltar que há publicações em parceria com membros do referido Núcleo;

b)     por questões de ordem técnica, há alguns membros do referido Núcleo que informarão posteriormente a respeito de sua produção.