Grupo de Estudos e Pesquisas

"História, Sociedade e Educação no Brasil"

HISTEDBR – GT HISTEDBR UENF

2008

Identificação
Dados básicos
Nome do Grupo: GT HISTEDBR da UENF
Ano de formação: 2008
Líder(es) do Grupo: Liéte Oliveira Accácio
Instituição: UENF
Endereço do Grupo
Logradouro: Av. Alberto Lamego, 2000
Bairro: Parque Califórnia CEP: 28013-602
Cidade: Campos dos Goytacazes UF: RJ
Telefone: (22) 2726-1604 Fax: 2726-1687
E-mail: loa@uenf.br Home page:
Breve histórico do grupo
O GT HISTEDBR UENF encontra-se em fase de formação em 2008, no Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, situada em Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro. Está ligado ao Programa de Pós- Graduação em Políticas Sociais, do Centro de Ciências Humanas. Pretende desenvolver estudos da educação brasileira, refletindo a respeito do pensamento educacional brasileiro, na perspectiva da história, da sociologia, da filosofia e das políticas sociais. Estando inserido em um programa multidisciplinar, desenvolverá os trabalhos em abordagens caracterizadas pelas trocas de conhecimentos interdisciplinares, abrangendo o campo mais vasto do conhecimento em educação.

Recursos Humanos
Pesquisadores
Adélia Miglievich Ribeiro
Dalton José Alves
Leny Cristina Soares Souza Azevedo
Liéte Oliveira Accácio
 
Alunos
Paulo Sérgio Ribeiro da Silva Jr. (PGPS)
Giselle Almeida Barreto (PGPS)
José Henrique Mendes ( PIBIC)
Janike Mendes Louvise (PGPS)
Regina Marcia Gomes Crespo (PGPS)
Marilene de Almeida Vianna Reid (PGPS)
Elioenai Monica de Jesus Santos (PIBIC)
Camila Ribeiro Teodoro (PIBIC)
Serão incluídos outros Alunos do Programa de Pós- Graduação em Políticas Sociais (PGPS) e de Graduação em Pedagogia e Ciências Sociais (PIBIC)
 
Técnicos
 

Linha de Pesquisa 1
Nome da Linha de Pesquisa: História das Instituições Escolares brasileiras: práticas e pensamento pedagógico
Palavras-chave:  instituição escolar, formação docente, história, política educacional
Breve descrição da Linha de Pesquisa:   Pesquisa das instituições escolares, práticas pedagógicas e concepções do pensamento educacional brasileiro, focalizando as políticas desenvolvidas em diferentes espaços e tempos e debatendo as perspectivas histórica, sociológica e política, buscando estudar a história da educação brasileira.
Pesquisadores: (indicar o líder)
Adélia Maria Miglievich Ribeiro
Dalton José Alves
Leny Cristina Soares Souza Azevedo
Liéte Oliveira Accácio
 

 

Linha de Pesquisa 2
Nome da Linha de Pesquisa: Política e História da Formação e Profissão Docente
Palavras-chave:  profissão docente, formação de professores, política educacional
Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

Estudo sobre o tema das políticas da formação de professores e da profissão docente, analisando e articulando as diretrizes da política educacional no contexto do Estado do Rio de Janeiro, em perspectiva histórica e da atualidade.

Pesquisadores: (indicar o líder)
Adélia Maria Miglievich Ribeiro
Dalton José Alves
Leny Cristina Soares Souza Azevedo
Liéte Oliveira Accácio (líder)
 

 

Linha de Pesquisa 3
Nome da Linha de Pesquisa:

Ensino de Filosofia e de Sociologia no Brasil, História da Educação Brasileira e Formação deProfessores

Palavras-chave:  ensino de Filosofia, ensino de Sociologia, disciplinas escolares
Breve descrição da Linha de Pesquisa:  

Estudo da implantação e desenvolvimento do ensino de Filosofia e de Sociologia no Brasil nos distintos níveis de ensino com ênfase nas continuidades e descontinuidade ao longo da história e correlações com os contextos políticos e sociais. As pesquisas privilegiam a produção de diagnósticos acerca da inserção hoje de tais disciplinas nas escolas buscando a interação com os professores e alunos na revisão de orientações curriculares e metodologias de ensino. A linha fortalece-se na parceria com outros grupos de estudo sobre o ensino de Filosofia ou de Sociologia, a saber, UERJ-Depto de Filosofia, APSERJ (Associação Profissional de Sociólogos do Estado do Rio de Janeiro), Comissão de Ensino de Sociologia da SBS (Sociedade Brasileira de Sociologia), FE-UFRJ, com as quais, dentre outros, promove cursos e eventos

Pesquisadores: (indicar o líder)
Adélia Maria Miglievich Ribeiro
Dalton José Alves
 

 

Projetos de Pesquisas Desenvolvidos pelo Grupo

A animação cultural ontem e hoje: valorização profissional do "trabalhador da cultura" na escola pública - Norte Fluminense 1 (2006-2007)

A Implantação dos Institutos Superiores de Educação: Ecos sócio-culturais e político-pedagógicos

Formar-se e Constituir-se Professor: A Educação Continuada na Escola

O Curso de Ciência da Educação da UENF: avanços e retrocessos, mudanças e perspectivas

Projetos de Pesquisas em Desenvolvimento pelo Grupo

A Animação Cultural e a Educação para a Autonomia: trabalhando identidade e reconhecimento nas escolas públicas estaduais e municipais em Campos dos Goytacazes – RJ

A História da Profissão Docente: O Professor de Ensino Básico no Rio de Janeiro

Filosofia e Sociologia nas Escolas Estaduais de Ensino Médio da Região Norte-Fluminense I: capacitação e atualização de docentes.

Formar-se e Constituir-se Professor: A Alfabetização como Eixo Central da Escolaridade

Universidade, Conhecimento e "Missão": círculos sociais, redes e formação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Publicações do Grupo

 

ACCACIO, Liéte Oliveira. A Escola Normal que Virou Instituto de Educação. In: Araujo, José Carlos; Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno Lopes; Antonio Pádua Carvalho. A Disseminação das Escolas Normais no Brasil (1865-1960): gênese, implantação e colonização. Campinas, SP: Editora Alínea, 2008

ACCÁCIO, Liéte Oliveira. A Memória da Profissão Docente. Agenda Social, Revista do Programa de Políticas Sociais, Campos dos Goytacazes, RJ, v.1, n.2, mai-ago. 2007, p.63-75, ISSN 1981-9862

ACCÁCIO, Liéte Oliveira. Políticas de Formação do Professor no Rio de Janeiro. VII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana: Contactos, Cuces y Luchas en la Educacion latinoamericana. Buenos Aires, 2007, ISBN – 97898724001

ACCÁCIO,Liéte Oliveira.Navegando na História da Educação Brasileira - Formando o Professor Primário: A Escola Normal e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Campinas, SP. 2007: Disponível em http://bve.cibec.inep.gov.br e Disponível em www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos.html

ACCÁCIO, Liéte Oliveira. A história da Profissão Docente: A Formação do Professor de Ensino Fundamental no Estado do Rio de Janeiro. In: I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro,Niterói, RJ: UFF, 2007

ACCÁCIO, Liéte Oliveira . Espaço e Tempo: A História das Matérias e da Prática de Ensino. In: XIII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2006, Recife - Pernambuco. Educação, Questões Pedagógicas e Processos Formativos: compromisso com a inclusão social. Recife : Universidade Federal de Pernambuco, 2006. v. 1.

ACCACIO, Liéte Oliveira.Navegando na História da Educação Brasileira - Formando o Professor Primário: A Escola Normal e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Campinas, SP, CD- ROM 2006, ISBN - 85-77130-29-0

ACCÁCIO, Liéte Oliveira . As Matérias de Ensino e a Prática: Um Momento da História. In: VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas: História, Sociedade e Educação no Brasil, 2006, Campinas, SP. Anais do VII Seminário Nacional do HISTEDBR: 20 ANOS DO HISTEDBR: Navegando pela História da Educação Brasileira. Campinas, SP : UNICAMP, 2006. v. 2. p. 1.

ACCÁCIO, Liéte Oliveira . A Professora e sua Memória de Formação no Instituto de Educação do Rio de Janeiro. In: II CIPA- Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto-biográfica), 2006, Salvador. Tempos, Narrativas e Ficções: a invenção de si. Salvador, Bahia : EDUNEB, 2006. v. 1. p. 01-12.

ACCÁCIO, Liéte Oliveira . A Organização da Escola Secundária e a Formação do Professor: o Propedêutico e o Articulado. In: IV Congresso Brasileiro de Historia da Educacão, 2006, Goiânia, Goiás. A Educação e seus Sujeitos na História. Goiânia, Goiás : Editora da Universidade Católica de Goiás, 2006. v. 1. p. 01-09.

ACCÁCIO, Liéte Oliveira . A Escola de Educação: Os Embates na Formação do Professor. In: V Jornada do HIDTEDBR, 2005, Sorocaba. Instituições Escolares Brasileiras: História, Histotriografia e Práticas. Campo Grande : Editora UNIDERP, 2005.

ACCÁCIO, Liéte Oliveira . Da Teoria à Prática: A Ciência e a Arte de Ensinar. In: VII Congreso Iberamericano de Historia de a Educación Latinoamericana, 2005, Quito, Equador. VII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Quito, Equador : Ediciones F.R. de Fausto Reinoso, 2005. v. 1.

ACCÁCIO, Liéte Oliveira ; CRESPO, Regina Marcia Gomes ; LIMA, Valéria Maria Neto Crespo de Oliveira ; ROSA, Angela Maria Sanges de Alvarenga . O ISEPAM e a Trajetória da Formação de Professores: Entre o Fascínio do Passado e o Enigma Presente-Futuro. In: VIII Congreso Iberamericano de Historia de a Educación Latinoamericana, 2005, Rio de Janeiro. Navegar é preciso- transformar é possível/ VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária. Rio de Janeiro : Universidade Federal do Rio de Janeirio-Pró-Reitoria de Extensão-PR5, 2005. v. 2. p. 1-3255.

ACCÁCIO, Liéte Oliveira . A preocupação com a profissão docente: antiga, mas insatisfatória. Educação em Questão, Natal-Rio Grande do Norte , v. 23, n. n.9, p. 79-101, 2005.

 ACCÁCIO, Liéte Oliveira . Os Anos 1920 e os Novos Caminhos da Educação. Revista Histedbr On Line, Campinas,SP, n. 19, p. 111-116, 2005.

ALVES, Dalton José. As Diretrizes Curriculares e a Formação dos Professores de Filosofia. Trabalho completo publicado na seção Painéis do Autor no XIII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Recife,PE, 23 a 26 de abril de 2006 [ISBN: 85-373-0068-3]. CD-ROM

ALVES, Dalton José; RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. Apresentação. In: ACERVO. Revista do Arquivo Nacional. Cultura Republicana e Brasilidade. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, v. 19, n. 1/2, jan/dez, p. 1-2, 2006;

ALVES, Dalton José; RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. Entrevista concedida pelo Professor Dr. Ricardo Vieiralves de Castro – Diretor do Museu da República. In: ACERVO. Revista do Arquivo Nacional. Cultura Republicana e Brasilidade. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, v. 19, n. 1/2, jan/dez, p. 1-2, 2006;

ALVES, Dalton José; RODRIGUES, Alexandre Manuel Esteves. Apresentação. In: ACERVO. Revista do Arquivo Nacional. Educação. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, v. 18, n. 1/2, jan/dez, p. 1-4, 2005;

ALVES, Dalton José; BONATO, Nailda Marinho da Costa. Entrevista concedida pelo Professor Dr. Dermeval Saviani – Professor Emérito da UNICAMP. In: ACERVO. Revista do Arquivo Nacional. Educação. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, v. 18, n. 1/2, jan/dez, p. 5-14, 2005;

AZEVEDO, Leny Cristina Soares Souza Memórias e Histórias da Escola,Orgs: Maria Carolina Bovério Galzerani, Maria do Carmo Martins, Heloisa Helena Pimenta Rocha, Vera Lúcia Sabongoi De Rossi e Ernesta Zamboni,Editora Mercado de Letras/Faculdade de Educação- UNICAMP, Campinas/SP,2008.ISBN 978-85-7591-08-2

AZEVEDO, Leny Cristina Soares Souza, PINHEIRO, Ana Regina. Memórias escolares nas cerimônias de comemoração das escolas normais paulistas - Escola Caetano de Campos e Escola Normal de Campinas - 1892 - 2003, Caderno de resumos ( p. 141-142 )do VIII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educácion Latinoamericana. Buenos Aires.Sociedad Argentina de Historia de La Educación.SAHE, de 03 de outubro a 2 de novembro de 2007

AZEVEDO, Leny Cristina Soares Souza; PINHEIRO, Ana Regina. Educadores paulistas frente a regulamentação do ensino, em âmbito nacional, nas décadas de 1930 e 1940, Caderno de resumos ( p. 182 )do VIII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educácion Latinoamericana. Buenos Aires.Sociedad Argentina de Historia de La Educación.SAHE, de 03 de outubro a 2 de novembro de 2007.

AZEVEDO, Leny Cristina Soares Souza .A constituição de "ser professor" em Campinas/ SP nas primeiras décadas do século XX: memórias de um passado glorioso.Horizontes: Revista de Pos Graduação Stricto Sensu em EDUCAÇÃO.UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO ( USF), Bragança Paulista/SP;,vol 25,n.2 ag/dez 2007. ISSN 0103 -7706

MIGLIEVICH RIBEIRO, Adelia Maria . Marina de Vasconcellos e as ciências sociais cariocas: a perspectiva dos círculos sociais. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 2008.

MIGLIEVICH RIBEIRO, Adelia Maria; AGUIAR, Márcia Mérida. Petróleo e matriz energética na proliferação dos "híbridos" da modernidade. Agenda Social, v. 1, p. 76-91, 2007.

MIGLIEVICH RIBEIRO, Adelia Maria ; COUTINHO, George Gomes . Entraves de uma democracia cosmopolita em contextos (pós)nacionais: as experiências de Davos e Porto Alegre em 2005. In: XXVI Congreso de ALAS - Latinoamérica en y desde el Mundo. Sociología y Ciencias Sociales ante el Cambio de Época: Legitimidades en Debate, 2007, Guadalajara. XXVI Congreso de ALAS - Latinoamérica en y desde el Mundo. Sociología y Ciencias Sociales ante el Cambio de Época: Legitimidades en Debate. Guadalajara : Universidad de Guadalajara, 2007. v. 1. p. 30-40.

MIGLIEVICH RIBEIRO, Adelia Maria ; COUTINHO, George Gomes . Fórum Social Mundial e Fórum Econômico Mundial: multideterminações normativas e novas abordagens da democracia. In: II Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia, 2007, Florianópolis. Anais do II Seminário Nacional Movimentos Sociais, Participação e Democracia. Florianópolis, 2007.

MIGLIEVICH RIBEIRO, Adelia Maria ; LEITÃO, A. B. ; RANGEL, E. ; AMARAL, I. ; MATTOS, I. G. . A animação cultural no CIEP: um estudo a partir da experiência na região norte fluminense. In: I Seminário Nacional de Educação em Tempo Integral, 2007, Rio de Janeiro. I Seminário Nacional de Educação em Tempo Integral. Rio de Janeiro : UniRio, 2007. v. 1. p. 10-12.

MIGLIEVICH RIBEIRO, Adelia Maria ; MATIAS, Glauber Rabelo . Darcy Ribeiro, círculos sociais e a universidade: as tensões do antigo e do moderno na cidade de Campos dos Goytacazes. Intellèctus (UERJ), v. 2, p. 1-12, 2007.

MIGLIEVICH RIBEIRO, Adelia Maria; SILVA JÚNIOR, P. S. R. A experiência dos CIEPs: controvérsias em torno da legitimidade de uma "escola nova". In: I Seminário Nacional de Educação em Tempo Integral, 2007, Rio de Janeiro. I Seminário Nacional de Educação em Tempo Integral. Rio de Janeiro : UniRio, 2007. v. 1. p. 22-24.

MIGLIEVICH RIBEIRO, Adelia Maria . Condição humana, condição cidadã: um ensaio sobre a dignidade da política e os desafios do novo Estado democrático. Ciências Sociais Unisinos, v. 42, p. 12-18, 2006.

MIGLIEVICH RIBEIRO, Adelia Maria . Experiência, Memória e Utopia em "O Povo Brasileiro" de Darcy Ribeiro. In: III Simpósio Nacional de História Cultural: Mundos da Imagem - do Texto ao Visual, 2006, Florianópolis. III Simpósio Nacional de História Cultural, 2006. v. 1. p. 12-21.

MIGLIEVICH RIBEIRO, Adelia Maria . Heloísa Alberto Torres, Arthur Ramos e Marina de Vasconcellos na FNFi: conflitos e institucionalização das ciências sociais na cidade do Rio de Janeiro. In: Maria Stela Grossi Porto; Tom Dwyer. (Org.). Sociologia em transformação. Pesquisa Social do final do século XXI. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2006, v. , p. 87-109.

MIGLIEVICH RIBEIRO, Adelia Maria ; COUTINHO, George Gomes . Modelos de democracia na era das transições. Civitas (Porto Alegre), v. 6, p. 13-38, 2006.

MIGLIEVICH RIBEIRO, Adelia Maria ; MATIAS, Glauber Rabelo . A Universidade Necessária em Darcy Ribeiro: notas sobre um pensamento utópico. Ciências Sociais Unisinos, v. 42, p. 199-205, 2006.

MIGLIEVICH RIBEIRO, Adelia Maria . O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro: crítica ou reforço à noção de. In: Alice Anabuki Plancherel. (Org.). Memória e Ciências Sociais. Maceió: EDUFAL, 2005, v. p. 09-25.

MIGLIEVICH RIBEIRO, Adelia Maria ; ARENARI, B. . A modernidade sob o prisma da tragédia: um ensaio sobre a singularidade da tradição sociológica alemã. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 1, n. 35, p. 57-77, 2005.

MIGLIEVICH RIBEIRO, Adelia Maria ; NEVES, Fabrício Monteiro . A conformação dos grupos de pesquisa em biotecnologia na região norte-fluminense: a perspectiva do 'novo sistemismo'. Ciências sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 41, n. 3, p. 171-182, 2005.