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Registrando trajetória:

Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR)

 

José Claudinei Lombardi[1]

 

1. Introdução

            O Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) chega, neste ano de 2006, ao seu vigésimo aniversário. Criado em 1986, o Grupo, sediado na Faculdade de Educação da UNICAMP, contou com a participação de professores e seus respectivos orientandos de mestrado e doutorado, com o objetivo de propiciar o intercâmbio das pesquisas que estavam sendo desenvolvidas no curso de pós-graduação. Dermeval Saviani relembra o processo de criação do grupo nos seguintes termos:

 

       Tendo iniciado minhas atividades docentes no Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP em 1980, fui organizando progressivamente as atividades de pesquisa, docência e orientação dos alunos de pós-graduação, procurando dar seqüência, também na UNICAMP, à experiência bem sucedida de orientação coletiva que desenvolvia na PUC de São Paulo. Emergiu, nesse processo, a idéia de aglutinar, num grupo de pesquisa, os projetos de tese de doutorado em desenvolvimento no âmbito da história da educação. Essa idéia veio a se concretizar em 1986 com a criação do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil".

       O núcleo inicial do Grupo foi composto por doze doutorandos uma vez que aos nove alunos que eu orientava em 1986 se juntaram mais dois orientandos do Prof. Evaldo Amaro Vieira e um do Prof. José Luís Sanfelice. (Editorial. Revista HISTEDBR on-line, n. 4)

 

            Nos primeiros anos de sua consolidação, entre 1986 e 1990, realizaram-se encontros periódicos, geralmente semestrais, com o intuito de debater a elaboração das pesquisas. A preocupação maior era acompanhar o processo de desenvolvimento dos trabalhos e a socialização das informações entre os pesquisadores do Grupo. Acompanhando o andamento e a conclusão dessas pesquisas, com a finalização das dissertações e teses, decidiu-se pela constituição de um grupo de pesquisa de âmbito nacional. Isso resultava do retorno dos pesquisadores para as suas instituições de origem, espalhadas pelas diversas regiões do país, mas que desejavam continuar desenvolvendo um trabalho coletivo, mantendo a articulação com os demais companheiros.

            A organização desse coletivo nacional, para além das relações entre orientandos e orientadores, exigia a formalização do Grupo junto à Faculdade de Educação da UNICAMP, bem como a institucionalização dos Grupos de Trabalho (GTs) em suas respectivas instituições.  Formou-se então um núcleo permanente de pesquisa, centralizado na Faculdade de Educação da UNICAMP e articulador de Grupos de Trabalho regionais e estaduais. Nesse ano de 1991 eram 15 (quinze) GTs, espalhados por 14 (quatorze) estados brasileiros. Com relação à denominação do grupo, também Saviani, no já referido Editorial da revista on-line do grupo, retomou sinteticamente os argumentos teóricos para tanto:

 

       A denominação “História, Sociedade e Educação no Brasil” foi escolhida por duas razões: de um lado, buscou-se uma denominação suficientemente abrangente para acolher a diversidade de temas dos projetos de tese dos alunos, não se limitando aos estudos específicos tradicionalmente classificados na disciplina História da Educação; de outro lado, procurou-se definir um eixo que sinalizava a perspectiva de análise aglutinando investigações que estudassem a educação enquanto fenômeno social que se desenvolve no tempo. Assim, o termo “sociedade” aparecia como mediação entre “história” e “educação” sugerindo que a História da Educação seria entendida em termos concretos, isto é, como uma via para se compreender a inserção da educação no processo global de produção da existência humana, enquanto prática social determinada materialmente. Buscava-se, por esse caminho, superar a visão tradicional da história da educação centrada nas idéias e instituições pedagógicas. Ficava indicado, pois, que o enfoque considerado mais adequado para dar conta dessa perspectiva de análise se situava no âmbito do materialismo histórico, quer dizer, a concepção dialética tal como delineada pelas investigações levadas a efeito por Marx as quais tiveram continuidade na obra de seus seguidores com destaque para Engels, Lênin, Lukács e Gramsci. Isso, obviamente, sem desconhecer a possibilidade e eventuais contribuições de outras formas de investigação histórico-educativa.

       Sabe-se, com efeito, que a perspectiva dialética de base marxista logrou significativa penetração no campo educacional no Brasil durante a segunda metade da década de 1970 e ao longo dos anos 80 do século XX. Nesse contexto, uma das possibilidades traduzida na proposta de alguns integrantes era que o grupo se constituísse numa referência nacional para os estudos marxistas da educação, buscando articular os pesquisadores da educação de todo o país interessados em trabalhar nessa perspectiva. (Editorial. Revista HISTEDBR on-line, n. 4)

 

2. Institucionalização e histórico dos seminários

            A institucionalização do Grupo deu-se em 1991, quando foi realizado o I Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, na UNICAMP, efetivado em duas etapas: entre os dias 06 e 10 de maio e entre os dias 09 e 13 de setembro. O tema escolhido foi “Perspectivas metodológicas da investigação em História da Educação”. A escolha incidiu sobre uma temática que refletia o embate entre as várias perspectivas metodológicas e teóricas diferenciadas no campo da investigação em História da Educação. Não houve publicação dos anais desse I Seminário, do qual foi publicado um único texto, que é referência necessária nos debates teórico-metodológicos da História[2]. Durante esse encontro foi elaborado o projeto “Levantamento e Catalogação das Fontes Primárias e Secundárias da História da Educação Brasileira”, que foi priorizado em função do entendimento que havia escassez, precariedade, dificuldade de acesso e dispersão das fontes documentais necessárias para a implementação da pesquisa em história da educação no país. Esse projeto inicial, intermediário à pesquisa propriamente dita, foi uma proposta de trabalho coletiva, articuladora dos interesses de todos os membros dos Grupos de Trabalho do HISTEDBR nas várias regiões do país e, hoje, transformado em projeto permanente do Grupo, que constitui-se em um esforço de investigação e para disponibilizar documentos necessários aos pesquisadores da História da Educação brasileira.

            O II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, ocorreu na UNICAMP, em 1992, entre os dias 06 e 10 de abril. O tema escolhido foi “Fontes primárias e secundárias em História da Educação Brasileira”. O objetivo desse seminário foi dar continuidade aos debates sobre as principais correntes metodológicas de investigação histórica, como também conhecer as principais pesquisas e trabalhos com fontes primárias e secundárias da educação brasileira e os catálogos e relatórios delas resultantes. Também não houve publicação dos anais desse evento, mas vários dos trabalhos expostos já estavam publicados[3].

            Os anos seguintes foram marcados pela realização de vários encontros periódicos dos Coordenadores dos GTs, geralmente no interior de outros eventos da área. Juntamente com a ampliação gradativa de novos GTs, o projeto “Levantamento, Organização e Catalogação das Fontes Primárias e Secundárias da História da Educação Brasileira” possibilitava que as equipes encontrassem novos rumos para a investigação em História da Educação brasileira, de modo especial, a partir de pesquisas centradas nas fontes primárias regionais e locais da educação.

                 O III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, realizado entre os dias 15 e 17 de novembro de 1995, na UNICAMP, foi marcado pela socialização das pesquisas, realizadas ou em processo de produção. Para esse evento foram convidados representantes de Sociedades de História da Educação dos países ibéricos e latino-americanos, objetivando o intercâmbio de experiências. Participaram do evento 107 (cento e sete) pesquisadores, dos quais 86 (oitenta e seis) apresentaram comunicações científicas nas seguintes temáticas: História Local e/ou Regional da Educação, Pesquisa Temática, Levantamento e Catalogação, Coletivos de Pesquisa/Organizações em História da Educação, Historiografia e Questões teórico-metodológicas, Estudos Histórico-biográficos, História Comparada da Educação. Após o evento foi feito um esforço para organizar os trabalhos em torno dessas grandes temáticas para “mapear” os caminhos trilhados pelo Grupo. Foram editados os Anais desse III Seminário.[4]

                 Nesse evento, considerou-se que o grupo tinha atravessado sua “fase heróica” e que era necessário “um instrumento mais ágil para o intercâmbio entre os GTs.”,  decidiu-se pela criação da rede "HISTEDBR", para o intercâmbio de informações, e também pela edição do Boletim HISTEDBR, editado em meio digital e impresso,  pois vários GTs. ainda não eram informatizados. No primeiro e único número – HISTEDBR, Ano 1, número 1 - foram publicados documentos e textos sintetizadores da trajetória do grupo. A iniciativa de editar um boletim eletrônico foi temporariamente abandonada, esbarrava na precariedade de condições infra-estruturais para sua implementação.

            O IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil, realizou-se na UNICAMP, entre os dias 14 e 19 de dezembro de 1997. Nesse evento o grupo retomou os debates teórico-metodológicos e, concomitantemente, manteve o espaço para a socialização da produção dos pesquisadores vinculados aos Grupos de Trabalho. O tema central - “O debate teórico-metodológico no campo da História e sua importância para a pesquisa educacional” - permeou as quatro mesas redondas realizadas: “Questões Metodológicas da História”; “Questões teórico-metodológicas da História da Educação”; “Trajetórias da Pesquisa em História da Educação no Brasil” e “Problemática teórico-metodológica da História da Educação desde as diferentes experiências nacionais ou regionais”. Para as sessões de Comunicações inscreveram-se 153 pesquisadores com 120 trabalhos, sendo 10 trabalhos de pesquisadores estrangeiros, com a seguinte distribuição: Argentina: 3; Chile: 1; Colômbia: 1; Espanha:1; Itália: 1; Paraguai: 1; Portugal: 1; Uruguai: 1. Os Anais do evento foram publicados[5] e o conjunto das conferências ministradas nesse IV Seminário resultou na publicação de duas coletâneas[6].

Abrindo um parênteses no relato, merece registro que em 1999 foi publicado um novo informativo eletrônico, o HISTEDBR: BOLETIM “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO”, lançado em 10/05/1999, com a proposta de periodicidade mensal. A nova iniciativa foi operacionalizada por Maria de Fatima Felix Rosar, então em estudos pós-doutorais na UNICAMP, por José Claudinei Lombardi e José Carlos Souza  Araújo. Novamente as dificuldades de operacionalização inviabilizaram a continuidade dessa iniciativa que não passou de seu primeiro ano, no qual foram editados quatro números. No ano seguinte, mais precisamente em setembro de 2000, foi criada a Revista HISTEDBR On Line que, desde a criação, tem mantido periodicidade e encontra-se indexada. Cada número da revista é produzido por um GT com o apoio dos demais. A cada número, a revista tem contado com a adesão da comunidade científica de historiadores da educação brasileira e afirma-se como um espaço plural para a propagação dos trabalhos produzidos da área.

            O V Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” realizou-se entre os dias 20 e 24 de agosto de 2001 na UNICAMP, com o tema central “Transformações do Capitalismo, do Mundo do Trabalho e da Educação”. As mesas redondas foram realizadas nos dias 21 a 23 de agosto de 2001, com os seguintes temas: “Capitalismo, trabalho e educação”; “Capitalismo, trabalho e educação no Brasil” e “15 anos do HISTEDBR e a Historiografia Educacional Brasileira”. Essa última apresentou um balanço da produção de cada GT com relato das pesquisas, dissertações, teses, publicações, catálogos de fontes etc.. O V Seminário recebeu um total de 172 inscrições de trabalhos, sendo 118 comunicações cientificas, apresentadas em quatro sessões e 54 trabalhos no formato de painéis. Os Anais do evento, com os trabalhos completos, estão em CD-Rom; também foi publicado um Caderno de Resumos. Os textos produzidos e apresentados na conferência inaugural e nas mesas redondas do V Seminário foram publicados em uma coletânea[7].

            O VI Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, foi realizado entre os dias 10 e 14 de novembro de 2003, em Aracajú, com o tema “A História da Educação Pública no Brasil”. No VI Seminário ocorreram as seguintes mesas redondas: “Historiografia da escola pública no Brasil”, “História comparada da escola pública” e “Escola pública brasileira na atualidade: lições da história”. O VI Seminário Nacional do HISTEDBR recebeu um total de 148 trabalhos inscritos, que foram apresentados nas sessões de comunicações científicas. Os Anais do evento, com todos os trabalhos completos fizeram parte de um CD-Rom. Também foi publicado um Caderno de Resumos. Os textos das conferências proferidas durante o seminário foram publicados numa coletânea[8]. Neste VI Seminário também ocorreu uma redefinição das linhas de pesquisa do grupo. Mantendo a mesma concepção e a mesma conceituação do eixo temático norteador das pesquisas do Grupo, mas tendo em vista mudanças ocorridas na produção acadêmica dos Grupos de Trabalho, decidiu-se pelas linhas de pesquisa como segue: LINHA 1 - Historiografia e questões teórico-metodológicas da história da educação: comporta estudos que tenham ênfase na Historiografia e/ou de análise de Questões Teórico-metodológicas da produção histórico-educacional brasileira. LINHA 2 - História das Políticas Educacionais no Brasil: situam-se as investigações que tenham por objetivo o estudo de problemas e temas relacionados à política educacional brasileira. LINHA 3 - História das instituições escolares no Brasil: localizam-se os projetos que tenham por objeto a análise histórica das instituições educacionais, sob os mais variados aspectos e que tenham importância para a compreensão histórica da educação.

 

3. As jornadas regionais

            A ampliação dos debates e do volume da produção acadêmica transparecem nos diversos eventos promovidos pelo Grupo no decorrer desses quase vinte anos. Esses encontros tem estimulado a discussão sobre História da Educação, despertado o interesse na apresentação de pesquisas já elaboradas ou em andamento, favorecendo o intercâmbio acadêmico-científico, como também constituem um espaço de encontro de educadores e pesquisadores da História da Educação brasileira. Além dos Seminários Nacionais, o Grupo de Trabalho sediado na Universidade Federal de Sergipe, realizou o Colóquio “Sociedade, História e Memória”, entre 13 a 15 de março de 2002, na Universidade Federal de Sergipe.

Em vista da experiência bem sucedida de eventos com recorte regional e temático, da necessidade de aproximar o GT da Unicamp dos demais GTs espalhados pelo país, e das transformações da pós-graduação no país, com demanda crescente por apresentação e publicação da produção acadêmica, decidiu-se pela implementação de jornadas regionais ou temáticas. Essa idéia, surgida de conversas informais entre os membros do GT da Unicamp foi tomando corpo e levada como proposta para a reunião de coordenadores do HISTEDBR ocorrida no V Seminário Nacional (2001), quando então decidiu-se pela realização das jornadas. 

            A I Jornada do HISTEDBR - Região Nordeste foi organizada em conjunto com a UNEB (Universidade do Estado da Bahia), UESB (Universidade do Sudoeste Baiano) e UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), em Salvador-BA, nos dias 9 a 12 de julho de 2002, tendo como tema de discussão a “História da Escola Pública no Brasil”. O evento teve como objetivo estimular a consolidação da produção científica vinculada aos programas de pós-graduação em "Educação e Contemporaneidade" e "História Social" oferecidos pela UNEB. Teve ainda por objetivo constituir-se em um espaço de intercâmbio e de reflexões das pesquisas realizadas nas universidades estaduais da Bahia. Os Anais do evento, com os trabalhos completos, foram editados em CD Rom e foi publicado um Caderno de Resumos.

            A II JORNADA DO HISTEDBR - Região Sul, foi realizada entre os dias 8 a 11 de outubro de 2002, tendo como tema central: “A Produção em História da Educação na Região Sul do Brasil”. Essa Jornada foi originalmente proposta para comemorar uma década de produção acadêmica do HISTEDBR no Sul do Brasil, criando um espaço para os debates teórico-metodológicos e para a apresentação da produção dos pesquisadores dessa região do país. Entretanto, por solicitação de Grupos de Trabalho (GTs) localizados em outras regiões do país, o evento acabou sendo aberto à participação de todos o grupo nacional. Esse encontro regional foi realizado em duas etapas, uma na Universidade de Ponta Grossa (UEPG) e outra na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, com mesas redondas com os seguintes temas: "A Organização e Criação do GT Paraná";  "Fontes e História das Instituições Escolares"; "Fontes e História das Políticas Educacionais" e, finalmente, "Fontes e Historiografia Educacional Brasileira"  O evento contou com 130 comunicações científicas, constantes nos Anais em CD Rom, sendo ainda publicado um Caderno de Resumos; das palestras nas mesas redondas foi editada uma coletânea[9].

            A III JORNADA DO HISTEDBR - Região Sudeste, foi realizada entre os dias 22 a 25 de abril de 2003, em Americana-SP, no Centro Universitário Salesiano de São Paulo/UNISAL[10], e teve por tema central: “O Público e o Privado na História da Educação Brasileira: concepções e práticas educativas”. Assim como as Jornadas anteriores, apesar da ênfase original na produção científica regional, o evento acabou sendo aberto para os pesquisadores de outras regiões do Brasil. Durante o evento ocorreram as seguintes mesas redondas:  “O Público e o Privado como categoria de análise em educação”; “O Público e o Privado: teorias e configurações nas práticas educativas”  e “A Problemática do Público e do Privado na História da Educação no Brasil”. Os Anais do evento, com os trabalhos completos foram editados em CD Rom e publicou-se um Caderno de Resumos. As palestras realizadas nas mesas redondas foram publicadas em uma coletânea.[11]

A IV JORNADA DO HISTEDBR foi realizada em Maringá - PR, no período de 05 a 07 de julho de 2004, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o tema geral “História e Historiografia da Educação: Abordagens e Práticas educativas”. A IV Jornada do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil", foi realizada  através das seguintes atividades centrais: três mesas redondas seguidas de debate, abertas ao público; Sessões de comunicações científicas; Reuniões de trabalho dos Coordenadores dos GTs. do HISTEDBR. As mesas tiveram como temáticas: “Perspectivas atuais da História da Educação”, “Educação e Imigração no Brasil”, e “História e Historiografia da Educação no Brasil”. Os resumos e trabalhos das comunicações científicas foram disponibilizados em Anais, editorados em CD Rom.[12] 

A V JORNADA DO HISTEDBR foi realizada no período de 9 a 12 de maio de 2005, no campus central da Universidade de Sorocaba – UNISO[13], com o tema geral: “Instituições Escolares Brasileiras: História, Historiografia e Práticas”. Foram realizadas três mesas-redondas para o aprofundamento da discussão do tema geral. A primeira incidiu sobre a “História das Instituições Escolares”; a segunda mesa-redonda discutiu o tema “Historiografia das Instituições Escolares”; a terceira mesa redonda teve por tema “Instituições Escolares: práticas”. Foram apresentadas cento e noventa e seis comunicações científicas, por duzentos e vinte autores, oriundos de dezoito estados brasileiros.[14].

A VI JORNADA DO HISTEDBR foi realizada entre os dias 07 e 09 de novembro de 2005, em Ponta Grossa/PR, no campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG[15], com o tema central: “Reconstrução Histórica das Instituições Escolares no Brasil”. O evento foi realizado com uma conferência de abertura abordando o tema central e três mesas-redondas organizadas de forma a ampliar os debates sobre o tema central. A primeira mesa-redonda abordou o tema: “Instituições Escolares: Arquivos e Fontes”; a segunda mesa-redonda discutiu o tema “Instituições Escolares: Etnia e Educação Escolar”; a terceira mesa redonda teve por tema “Historiografia das Instituições Escolares”. Foram apresentados 225 trabalhos nas Sessões de Comunicação Científica, que estão  registrados em um “Caderno de Resumos” (impresso) e em CD-Rom com os Anais completos.[16].

 

4. Outras atividades

            Buscando implementar ainda mais suas atividades, o Grupo HISTEDBR, desde 1999, promove encontros mensais na Faculdade de Educação da UNICAMP, onde são apresentados e debatidos nas sessões do evento “Comunicações em História da Educação”, resultados de pesquisas, de trabalhos em andamento, dissertações e teses concluídas e obras publicadas. Na mesma direção, mas ampliando o campo, juntamente com o PAIDÉIA – “Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação”[17], têm promovido mensalmente sessões dos “Colóquios de Filosofia e História da Educação, que trazem discussões de temas que versam sobre Educação. Para a implementação e desenvolvimento do Projeto 20 anos, ao longo de 2005, as sessões dos eventos “Comunicações em História da Educação” e dos “Colóquios de Filosofia e História da Educação”, foram realizadas na Sala de Videoconferências da Faculdade de Educação da UNICAMP e transmitidas via internet. A promoção foi do GT da UNICAMP, contando com a participação de pesquisadores dos outros GTs. Essas sessões foram implementadas para acompanhar os trabalhos realizados pelas diferentes equipes; para a socialização de informações no âmbito do Grupo Nacional e para debater as várias questões acadêmicas implicadas no Projeto.

            Além dos projetos, dos Seminários e das Jornadas, entre as diversas experiências do grupo HISTEDBR cabe ainda registrar:

  • o desenvolvimento do Projeto “Levantamento e Catalogação de Fontes Primárias e Secundárias da História da Educação Brasileira” que tem resultado na produção de vários catálogos de fontes locais e regionais;
  • a vasta produção acadêmica expressa pelas teses e dissertações de alunos dos Programas de Pós-Graduação ligados aos pesquisadores dos Grupos de Trabalho do  HISTEDBR;
  • a realização de inúmeras pesquisas temáticas, provenientes do trabalho em diversos acervos, repositórios de fontes primárias referentes aos mais diferentes aspectos e períodos históricos da educação local e regional;
  • a manutenção de um site na página do Grupo na internet com as informações institucionais do HISTEDBR nacional, bem como dos diversos Grupos de Trabalho e outras informações consideradas relevantes para a comunidade científica[18];
  • a produção de alguns meios eletrônicos de intercâmbio de informações importantes para os pesquisadores da área e, também, para a publicação de artigos e documentos[19]. Exemplo: a Revista HISTEDBR On-Line, ISSN 1676-2584, acessível a partir do endereço eletrônico do grupo (www.histedbr.fe.unicamp.br).
  • a criação e manutenção de uma lista de comunicação do Grupo, aberta à comunidade científica da área, com o objetivo de promover o intercâmbio de informações para os pesquisadores da área[20].
  • Em 2005 foram publicadas duas coletâneas pelo Grupo: a primeira intitulada “Marxismo e educação: crítica da escola contemporânea”[21]  reúne as conferências do ciclo de debates organizado pelo HISTEDBR, entre 2001 e 2004, tendo por objetivo discutir a abordagem educativa das várias vertentes do marxismo; a segunda intitulada “Ética e educação: reflexões filosóficas e históricas”[22] resulta das conferências do Colóquio Ética e Educação realizado em Paulínia (SP) em julho de 2004.

 

5. O Projeto 20 anos, o CD “Navegando pela História da Educação Brasileira” e o VII Seminário Nacional

            Para comemorar os 20 anos de fundação do grupo HISTEDBR, decidiu-se por um esforço coletivo para conhecer e socializar a produção intelectual dos GTs. que o compõe, desenvolvendo o Projeto 20 anos de HISTEDBR – “Navegando pela História da Educação Brasileira”. A proposta foi discutida e aprovada em reunião de coordenadores do grupo, realizada no interior do VI Seminário do HISTEDBR, de 10 e 14 de novembro de 2003, em Aracaju – SE, e o objetivo geral do projeto foi: levantar, reunir e organizar o conjunto da produção do Grupo HISTEDBR, com a socialização de seus resultados. Tal objetivo geral foi operacionalizado em 3 (três) específicos:

a)      a realização de um amplo levantamento, sistematização e análise historiográfica da produção acadêmica dos Grupos de Trabalho (GTs) vinculados ao HISTEDBR, de modo a propiciar um amplo painel da pesquisa histórico-educacional produzida pelo grupo, buscando destacar quem produziu, o que foi produzido, períodos históricos abrangidos, temáticas abordadas e outras informações pertinentes;

b)      a produção de um CD que aglutine textos sobre a história da educação brasileira em ambiente multimídia, articulando texto, som e imagem, possibilitando ao leitor um entendimento de conjunto sobre cada um dos diferentes períodos e temáticas da história da educação brasileira;

c)      a produção de uma coletânea sobre a História da Educação Brasileira, com textos inéditos dos pesquisadores do grupo, e que até o momento não foi, ainda, concretizada.

            A implementação do projeto[23] deu-se com a mobilização dos Grupos de Trabalho para que encaminhassem informações sobre o conjunto da produção de cada um dos Grupos. O objetivo era montar um amplo painel da pesquisa histórico-educacional produzida pelo grupo. Os resultados do levantamento, com a produção dos diversos GTs., foi reunida em uma base digital de dados para possibilitar uma visão geral e integrada, a partir dos seguintes campos de organização das informações: Grupo de Trabalho, ficha catalográfica, tipo de produção, autor, título, período histórico, eixo temático e data, completado com um campo para os resumos e palavras-chave.

            Um primeiro balanço da produção do HISTEDBR[24] traz como principais informações: o tipo de produção, o período histórico e o eixo temático para cada trabalho. Entretanto, muitos trabalhos não identificam todos os campos e outros compõem vários campos ao mesmo tempo. Essa constatação dificulta uma quantificação exata de toda a produção, mas mesmo assim permite uma visão geral, indicativa, da produção do grupo. Será necessário esforços para completar e consolidar as informações encaminhadas pelos GTs., viabilizando cálculos estatísticos mais precisos. Isso não impede, entretanto, exercícios de análise historiográfica, como os que vem sendo realizados por vários pesquisadores do grupo, pois a organização preliminar dos dados, com a totalização de 1.593 produções, é suficientemente ilustrativa e indicativa da produção do grupo. Só a título de ilustração, tomando-se o campo Período Histórico, embora a maioria dos trabalhos (51 %) não identifique o período tratado, é nítido o privilegiamento da contemporaneidade para a realização das pesquisas, com 17 % dos trabalhos; a “Primeira República” vem em seguida com 11 %; depois a “Era Vargas” com 6 %, o “Império” com 5 %, o “Período Militar” com 4 %, o “Nacional-desenvolvimentista” com 4 % e a “Colônia” com 2  %. Mesmo reconhecendo a necessidade de retificações e consolidação dos dados, eles são indicativos dos caminhos que a pesquisa educacional tem assumido no grupo, inclusive das dificuldades de melhor precisar o objeto de pesquisa educacional, a historicidade do objeto e do método de investigação e análise. Os dados também são indicativos quanto aos períodos históricos privilegiados nas investigações, com forte predileção pela contemporaneidade e reduzido volume de produção sobre a Colônia.

            Mas o objetivo não foi realizar um balanço conclusivo, um retrato fiel da totalidade da produção do HISTEDBR, mas simplesmente implementar um trabalho de caráter coletivo que marcasse os 20 anos de sua organização, apresentando um panorama geral da contribuição do grupo à história da educação brasileira. Isso foi materializado num produto que, por sua própria natureza, tenha o caráter de primeira versão, positivamente revestido de certa provisoriedade que permita, futuramente, novos e mais amplos desenvolvimentos, em extensão e profundidade. Foi esse o sentido da produção do CD-Rom “Navegando pela História da Educação Brasileira”, um produto do esforço coletivo do HISTEDBR, marcando a passagem de seus 20 anos. Esse meio digital, utilizando a tecnologia multimídia hoje disponível, torna possível a socialização de trabalhos inéditos de pesquisadores do HISTEDBR, com textos produzidos para esse fim, acrescida de uma síntese didática sobre cada período histórico da educação brasileira, bem como de ferramentas que disponibilizam informações, fontes e conteúdos fundamentais ao entendimento dos períodos e temáticas da história educacional brasileira.

                  Para comemorar as duas décadas de fundação do grupo realiza-se o VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, entre 10 e 13 de julho de 2006, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Com o tema geral “20 ANOS DE HISTEDBR: Navegando pela História da Educação Brasileira”, o principal objetivo é a realização de um balanço da produção acumulada pelo grupo e, ao tempo, propiciar a todos os participantes o debate sobre a história educacional brasileira a partir de um recorte temático e temporal. Para a abertura e encerramento do evento foram previstas duas conferências internacionais com dois conhecidos intelectuais italianos que dispensam maiores apresentações: Mario Alighiero Manacorda e Dario Ragazzini. Essas duas conferencias internacionais serão realizadas através de vídeoconferências, inaugurando o uso de comunicação à distância, em tempo real, nos eventos do grupo. Também estão previstas três mesas redondas: a primeira fará uma abordagem por períodos históricos, a segunda com uma abordagem temática e a terceira para discutir a contribuição do HISTEDBR à historiografia da Educação Brasileira.

                  Para este VII Seminário Nacional foram inscritos 354 participantes com 261 (duzentos e sessenta e um) comunicações científicas, oriundos de 57 Instituições de Ensino Superior, assim distribuídos pelas linhas de pesquisa do grupo: Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação, com 69 trabalhos (26,4 %); História das Políticas Educacionais no Brasil, com 121 comunicações (46,4 %) e História das Instituições Escolares no Brasil, com 71trabalhos (27,2 %).

 

                  Não optamos, pois, por uma comemoração festiva, com bolos e jantares, mas por comemorar com aquilo que é a própria razão da existência do grupo: o desenvolvimento da pesquisa. Esperamos que o debate teórico-metodológico no âmbito da história da educação no Brasil e o exame crítico da produção histórico-educacional do HISTEDBR, possibilite ao grupo a continuidade de sua atuação e, ao mesmo tempo, propicie um salto qualitativo em sua constituição, amadurecendo as condições necessárias para a implementação de novos projetos articuladores e mobilizadores dos esforços coletivos de todo o grupo.

 


IDENTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL

 

Denominação

Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”

 

Sigla

HISTEDBR

 

Coordenação:

Dermeval Saviani (Coordenador Geral)

José Claudinei Lombardi (Coordenador Executivo)

Maria Isabel Moura Nascimento (Secretária Geral)

Manoel Nelito Matheus Nascimento (Webmaster)

 

Ementa

Criado em 1986 e institucionalizado em 1991, o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, sociedade e educação no Brasil” (HISTEDBR) define-se pelo amplo campo de investigação no qual a temática da educação, entendida como intrinsecamente articulada com a sociedade (quer como parte de uma dada sociedade num tempo determinado, quer como econômica, social e politicamente determinada),  é trabalhada desde a História, com os métodos e teorias próprios e característicos dessa área do conhecimento. A denominação “História, Sociedade e Educação” se vincula a um entendimento que remete ao historiador - aquele que exercita a História com seus métodos, teorias e instrumentais - a tarefa de dedicar-se, entre outros objetos e problemas de investigação, à educação que, por sua vez, não é mera abstração, mas é social, geográfica e historicamente determinada.

 

Eixo Temático

            A necessidade de sistematizar os resultados das pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento, possibilitou ao Grupo a delimitação do eixo temático História, Sociedade e Educação. Definido como um amplo campo de investigação no qual a temática da educação encontra-se intrinsecamente articulada com a sociedade, quer como parte de uma dada sociedade num tempo determinado, quer como econômica, social e politicamente determinada, é trabalhada desde a História, com os métodos e teorias próprios e característicos dessa área do conhecimento. A questão nominativa, portanto, não pode ser tomada como uma “questão menor”. Enquanto História da Educação em geral é identificada como uma área franqueada, a denominação História, Sociedade e Educação se vincula a um tipo de entendimento que remete ao historiador - aquele que exercita a História com seus métodos, teorias e instrumentais - a tarefa de dedicar-se, entre outros objetos e problemas de investigação, à educação que, por sua vez, não é tomada como uma mera abstração, mas enquanto parte de uma totalidade social, geográfica e temporalmente determinada.

 

Linhas de Pesquisa

O levantamento e a análise da produção acumulada do grupo, levou à delimitação das linhas norteadoras das pesquisas do grupo:

 

  • Historiografia e questões teórico-metodológicas da história da educação: comporta estudos que tenham ênfase na Historiografia e/ou de análise de Questões Teórico-metodológicas da produção histórico-educacional brasileira.
  • História das Políticas Educacionais no Brasil: situam-se as investigações que tenham por objetivo o estudo de problemas e temas relacionados à política educacional brasileira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • História das instituições escolares no Brasil: localizam-se os

 

  • projetos que tenham por objeto a análise histórica das instituições educacionais que tenham importância para a compreensão histórica da educação.

 

 

Endereço

UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação

Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” - HISTEDBR

Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, s/no. - UNICAMP

Barão Geraldo      

Caixa Postal: 6120

CAMPINAS - SP

CEP: 13.083-970                                                  

Fone:  (019) 3788-5581 - Fax: (019)  3788-5576

E-mail: histedbr@unicamp.br

Página / Site: www.histedbr.fe.unicamp.br

 



[1] Doutor em Educação; Professor do Departamento de Filosofia e História da Educação, Faculdade de Educação / UNICAMP; Coordenador Executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” - HISTEDBR.

[2] CARDOSO, C. F. S. “Paradigmas rivais na historiografia atual”. Educação e Sociedade. N. 47, abr.94, p.61-72.

[3] História da Educação Brasileira. Brasília : INEP, 1989;  NUNES, Clarice. "Guia Preliminar de fontes para a história da Educação brasileira". In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, 71 (167) : 7-31, jan/abr, 1990; ALVES, Gilberto Luiz e GALINARI, Lener Aparecida, “Catálogo bibliográfico da educação sul-matogrossense”. Campo Grande, UFMS, 1988

[4] LOMBARDI, José Claudinei (org.), Anais do III Seminário de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”; 15 a 17 de novembro de 1995. Campinas: UNICAMP-FE-HISTEDBR, 1996.

[5] LOMBARDI, J. C., SAVIANI, D. e SANFELICE, J. L. (Orgs.). O Debate Teórico-Metodológico da História e a Pesquisa Educacional. Anais do IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil". Campinas: Editora Autores Associados: UNICAMP-FE-HISTEDBR, 1999. CD-Rom.

[6] SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C. e SANFELICE, J. L. (Orgs.). História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas, Editora Autores Associados, HISTEDBR, 1998. Os trabalhos apresentados na mesa redonda com representantes internacionais levaram à organização de outra coletânea: SANFELICE, J.L. et alii (Orgs). História da Educação: Perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas, Autores Associados, HISTEDBR, 1999.

[7] LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J.L. (orgs.).  Capitalismo, trabalho e educação. Campinas-SP, Autores Associados / HISTEDBR, 2002.

[8] LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; NASCIMENTO, M. I. M. (orgs). A escola pública no Brasil: história e historiografia. Campinas-SP, Autores Associados / HISTEDBR, 2005.

[9] LOMBARDI, J. C. e NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (orgs). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas, SP : Autores Associados; HISTEDBR; Curitiba, PR : Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Palmas : PR : Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (UNICS); Ponta Grossa, PR : Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2004.

[10] O evento foi promovido por GTs constituídos em instituições universitárias públicas e privadas: Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP; Centro Universitário Salesiano de São Paulo/UNISAL – Unidade de Americana; Universidade do Estado de São Paulo/UNESP - Campus de Presidente Prudente; Universidade São Marcos - Unidade de Paulínia; Instituto Superior de Ciências Aplicadas -ISCA/Limeira e Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal/UNIDERP.

[11] LOMBARDI, José Claudinei, JACOMELI, Mara Regina M. e SILVA, Tânia Maria T. da (Orgs.). O público e o privado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas. Campinas/SP: Autores Associados. Americana/SP: UNISAL, 2005.

[12] SCHELBAUER, Analete Regina; LOMBARDI, José Claudinei e MACHADO, Maria Cristina Gomes (orgs.). Educação em debate: perspectivas, abordagens e historiografia. Campinas : Autores Associados, 2006  no prelo..

[13] O evento foi organizado pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP /FE e Universidade de Sorocaba – UNISO, com a co-promoção das instituições: Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP, Centro Universitário São Paulo - UNISAL/Americana, Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP  e Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

[14] Os textos que compuseram as “falas” das mesas-redondas estão sendo organizadas em publicação – no prelo.

[15] O evento foi promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com a co-promoção das instituições: Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná – UNICS, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Universidade do Contestado – Campus Caçador – UnC, Universidade Estadual de Maringá – UEM, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. O evento contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão – FAEPEX/UNICAMP, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Universidade São Marcos – UNIMARCO – Campus Paulinia e Faculdade de Pato Branco – FADEP.

[16] Também está sendo organizadas a publicação dos textos resultantes da Jornada – no prelo.

[17] O Grupo PAIDÉIA aglutina os docentes, pesquisadores e pós-graduandos da Área de Filosofia da educação, do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP.

[18] O site tem o seguinte endereço eletrônico: www.histedbr.fe.unicamp.br  .

[19] Inicialmente foi produzido o Boletim Eletrônico HISTEDBR, distribuído através de lista; atualmente, é mantida a edição da Revista HISTEDBR On-Line, ISSN 1676-2584.

[20] A lista ou grupo eletrônico HISTEDBR está alojado no site www.grupos.com.br .

[21] LOMBARDI, J. C. e SAVIANI, D. (orgs). Marxismo e educação: crítica da escola contemporânea. Campinas-SP, Autores Associados / HISTEDBR, 2005.

[22] LOMBARDI, J. C. e GOERGEN, P. (orgs.). Ética e educação: reflexões filosóficas e históricas.  Campinas-SP, Autores Associados / HISTEDBR, 2005.

[23] E em todo esse trabalho e percurso foi fundamental o trabalho de Manoel Nelito Matheus Nascimento.

[24] A organização das informações e esse primeiro balanço foram produzidos por Azilde Andreotti.



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