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A “CIVILIZAÇÃO” DOS ÍNDIOS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DO BRASIL

A CONSTRUÇÃO DA “CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA” NA SOCIEDADE BRASILEIRA E PARANAENSE

A EDUCAÇÃO DAS MULHERES NO SÉCULO XIX: O COLÉGIO DE CAROLINA E HÉRCULES FLORENCE DE CAMPINAS. (1863-1889)

A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES DE JOINVILLE NO  ESTADO NOVO (1937- 1945), POR MEIO DA PROPAGANDA. UM ESTUDO DE CASO: DNP – DEPARTAMENTO NACIONAL DE PROPAGANDA

A EDUCAÇÃO E AS INFLEXÕES NO MODO DE GERIR O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NOS ANOS 80

A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PRIMEIRA REPÚBLICA: A PERSPECTIVA DE LIMA BARRETO

A EDUCAÇÃO FRENTE AO IMPERATIVO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

A EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NA PRIMEIRA REPÚBLICA

A EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA REPUBLICA

A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLÔNIA: PELO FIM DA VISÃO ILUMINISTA DA HISTÓRIA

A EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO IMPÉRIO DO BRASIL: O PENSAMENTO DE BERNARDO PEREIRA DE VASCONCELLOS (1795-1850) E DE ZACARIAS DE GÓES E VASCONCELLOS (1815-1877)

A EDUCAÇÃO NO PROJETO NACIONALISTA DO PRIMEIRO GOVERNO VARGAS (1930-1945)

A EDUCAÇÃO QUE EMERGE DOS LIVROS DE VIAGENS

A ESCOLA NORMAL EM MARINGÁ-PR: O ENSINO PÚBLICO COMO PROJETO POLÍTICO

A ESCOLA PROFISSIONAL MIXTA “CEL. FRANCISCO GARCIA”, DE MOCOCA, COMO EXPRESSÃO HISTÓRICA DAS RELAÇÕES ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA PERIFERIA DO CAPITALISMO  (1931-1936)

A EXPERIÊNCIA PORTUGUESA NO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO DO BRASIL.

A FORMAÇÃO DO EDUCADOR E SUA RELAÇÃO COM A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS PRESENTES NOS PROGRAMAS DE ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DOS CURSOS DE PEDOGOGIA, ENTRE 1988 a 1998

A FORMAÇÃO DOS SISTEMAS PÚBLICOS DE EDUCAÇÃO NO SEC. XIX E SUA EFETIVAÇÃO NA PROVÍNCIA DA BAHIA

A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: UMA DAS FONTES DE ESTUDO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

A MISSÃO: CINEMA E ESTÉTICA  NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

A NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO NO CONTESTADO, CENTRO-OESTE DE SANTA CATARINA, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

A ORIGEM DA ENFERMAGEM PROFISSIONAL NO BRASIL: DETERMINANTES HISTÓRICOS E CONJUNTURAIS

A PEDAGOGIA MODERNA DE WOLFGANG RATKE  (RATICHIUS) - 1571 – 1635.

A PENETRAÇÃO DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA NO BRASIL

A REDESCOBERTA DO BARROCO BRASILEIRO E OS DESAFIOS DA PESQUISA EM  UM ARQUIVO COLONIAL

ACERVO DE FONTES DE PESQUISA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: CARACTERÍSTICAS E CONTEÚDO

ALGUMAS QUESTÕES IDEOLÓGICO-EDUCATIVAS DA EXTREMA-DIREITA

ANOS 80: DA TRANSIÇÃO COM "ABERTURA", MAS SEM RUPTURA, DO GOVERNO BUROCRÁTICO AUTORITÁRIO PARA O CIVIL

ANTONIO PEDRO DE FIGUEIREDO, A REVISTA O PROGRESSO E A EDUCAÇÃO

APÓS 25 ANOS

ARQUIVOS ESCOLARES - BREVE INTRODUÇÃO A SEU CONHECIMENTO

AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

AS MEDIDAS DE REFORMAS ACERCA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA EM MG: 1892 A 1898

AS PESQUISAS SOBRE INSTITUIÇÕES ESCOLARES: BALANÇO CRÍTICO

AS REFORMAS POMBALINAS DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NO BRASIL COLÔNIA: MAPEAMENTO PRÉVIO PARA A PRODUÇÃO DO ESTADO DA ARTE EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

AS TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO NO BRASIL: ANÁLISE DAS REFORMAS

BIBLIOTECA DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO

BRASIL IMPÉRIO: ESTADO DA ARTE EM HISTORIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA – HISTEDBR – Estudo dos intelectuais

BRASIL NACIONAL-DESENVOLVIMENTISTA (1946-1964)

BRASIL, ERA VARGAS: 1930-1945: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - A PRODUÇÃO DO HISTEDBR : UM ESTUDO PRELIMINAR

CONSTITUIÇÕES PRIMEIRAS DO ARCEBISPADO DA BAHIA: EDUCAÇÃO, LEI, ORDEM E JUSTIÇA NO BRASIL COLONIAL

DICIONÁRIO BIOGRÁFICO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: APONTAMENTOS INICIAIS

DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E O ESCOLANOVISMO  DE FERNANDO DE AZEVEDO (1894-1974)

DO CONTEXTO AO TEXTO: A DITADURA MILITAR E A OBRA “COLONIZAÇÃO E CATEQUESE”

DOCUMENTAÇÃO FÍLMICA E ICONOGRÁFICA COMO FERRAMENTA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

DOIS SENTIDOS PARA A EDUCAÇÃO NA DÉCADA DE 1980:DEMOCRACIA E CIDADANIA/ IMPLICAÇÕES HISTÓRICAS

EDUCAÇÃO ANARQUISTA NO BRASIL DA PRIMEIRA REPÚBLICA

EDUCAÇÃO E TRABALHO NO BRASIL COLÔNIA

EDUCAÇÃO SALESIANA NO BRASIL SUDESTE DE 1880 A 1922: DIMENSÕES E ATUAÇÃO EM DIVERSOS CONTEXTOS

EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E REPÚBLICA: REPERCUSSÕES DOS DEBATES ENTRE CATÓLICOS E REPUBLICANOS NO TRIÂNGULO MINEIRO-MG (1892-1931)

ESCOLA PROFISSIONAL FERROVIÁRIA CEL. TIBÚRCIO CAVALCANTI DE PONTA GROSSA: (1940 – 1973) UM MODELO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE

ESCOLAS  CONFESSIONAIS FEMININAS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX: UM ESTUDO ACERCA DO  DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION EM CAMPANHA (MG)

FONTES COMPLEMENTARES NA PESQUISA HISTORIOGRÁFICA

FONTES DOCUMENTAIS PARA O ESTUDO DO COTIDIANO DAS ESCOLAS PELO MÉTODO DE ENSINO MÚTUO POR MEIO DA "SÉRIE COLONIAL" DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA

FORMANDO O PROFESSOR PRIMÁRIO: A ESCOLA NORMAL E O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

GOULART E O GOLPE DE 1964: POR UMA NOVA HISTORIOGRAFIA

HISTÓRIA DA POLÍTICA EDUCACIONAL PARANAENSE PARA O ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL (1995-2002)

HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A INVESTIGAÇÃO NO HISTEDBR

IDENTIDADE REGIONAL E REPRESENTAÇÃO SOCIAL NA PERSPECTIVA  DO CONSENSO

INSTITUIÇÕES ESCOLARES NO BRASIL COLONIAL E IMPERIAL

INVENTÁRIOS E TESTAMENTOS COMO FONTES DE PESQUISA

INVESTIGAÇÕES EM TORNO DO MÉTODO LANCASTERIANO OU DO ENSINO MÚTUO (CONTRIBUIÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO ESTADO DA ARTE EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, NO PERÍODO IMPERIAL)

LEGISLAÇÃO COMO FONTE DA HISTÓRIA: O JURISTA E O HISTORIADOR.

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL COMO FONTE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

LIVRO PRETO”: COMO ERAM TRATADAS A DISCIPLINA E A INDISCIPLI- NA NAS ESCOLAS DA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS  -  SUA BASE LEGAL, CONTEÚDO E  REPRESENTAÇÕES SOCIAIS QUE PRODUZEM

MEDICALIZAÇÃO, ESCOLA NOVA E MODERNIZAÇÃO DA NAÇÃO: 1930-1945

MENS SANA IN CORPORE SANO - OS COLÉGIOS DO DR. ABILIO CESAR BORGES, O BARÃO DE MACAHUBAS (1858-1891)

MÉTODO INTUITIVO E LIÇÕES DE COISAS: SABERES EM CURSO NAS CONFERÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO SÉCULO XIX

MINICURSO PROFERIDO NO III COLÓQUIO MUSEU PEDAGÓGICO DA UESB - NOV. 2003

MODERNIDADE E CASTIGOS ESCOLARES: OSCILANDO ENTRE OS COSTUMES E A LEGISLAÇÃO (O CASO DA PROVÍNCIA DE MATO GROSSO)

MULHERES E EDUCAÇÃO NO BRASIL-COLÔNIA: HISTÓRIAS ENTRECRUZADAS

MUSEU PEDAGÓGICO: O PROCESSO DE CATALOGAÇÃO DAS FONTES DOCUMENTAIS ESCOLARES EM VITÓRIA DA CONQUISTA

O  DESENVOLVIMENTO DA POLÍTICA PROVINCIAL  E    DA  EDUCAÇÃO NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DO IMPÉRIO PARA A REPÚBLICA.

O CLIMA PEDAGÓGICO MINEIRO DA PRIMEIRA REPÚBLICA E O CASO EURÍPEDES BARSANULFO

O DIRETOR E A CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS DAS PRIMEIRAS ESCOLAS NORMAIS NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS/PARANÁ

O ENSINO PRIMÁRIO EM SERGIPE NA PRIMEIRA REPÚBLICA

O ESTADO DA ARTE EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA APÓS 1985: UM CAMPO EM DISPUTA

O ESTADO DA ARTE EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COLONIAL

O ESTADO DA ARTE EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO  BRASIL IMPÉRIO: mapeamento preliminar da produção do HISTEDBR nas Jornadas, Seminários e Revista On-Line

O FILME COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE E O SEU ACERVO DOCUMENTAL DA HISTÓRIA COLONIAL DO RIO GRANDE DO NORTE E BRASIL

O PAPEL DOS DIRETORES NA PRIMEIRA ESCOLA NORMAL DOS CAMPOS GERAIS: PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA.

O PROCESSO EDUCACIONAL EM TELÊMACO BORBA: MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA. 1946-2000

O PROJETO DE ASCENSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA NA DÉCADA DE 1930

O SENTIDO HISTÓRICO DAS REFORMAS PARA O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO NOS ANOS 90

O TEATRO JESUÍTICO NA EUROPA E NO BRASIL  NO SÉCULO XVI

ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO NO BRASIL: UMA LEITURA DA HISTÓRIA DO CURRÍCULO OFICIAL

OS ARQUIVOS E A MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA BAHIA: recordando localmente para conhecer globalmente

PARA "A NAVEGAÇÃO VENTUROSA" DOS ANOS 80, CONTÁVAMOS COM BOAS LENTES DE AUMENTO E CONSEGUÍAMOS VER MUITO ALÉM DO HORIZONTE

PASCHOAL LEMME  E AS REFORMAS EDUCACIONAIS DE 1930: UMA DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PEDAGOGIA DA MORALIDADE: A ORDEM CIVILIZATÓRIA IMPERIAL

PENSAMENTOS FUNDADORES NA EDUCAÇÃO RELIGIOSA DO BRASIL COLÔNIA

PERCURSOS DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E FORMAS DE COMPREENSÃO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

PERONISMO: MOVIMENTO POPULAR DEMOCRÁTICO, OU POPULISMO AUTORITÁRIO? (1945-1955)

PESQUISA HISTORIGRÁFICA EM EDUCAÇÃO: O APOSTOLADO POSITIVISTA DO BRASIL E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

PROBLEMAS E PERSPECTIVAS DE ELABORAÇÃO DE UM DICIONÁRIO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

PROJETO EM TORNO DE UM DICIONÁRIO DE HISTÓRIA DA   EDUCAÇÃO BRASILEIRA: norteamentos e ponderações

REPENSANDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÄO BRASILEIRA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: O MUNICÍPIO PEDAGÓGICO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE

TECENDO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EM TORNO DOS CONCEITOS DE CONHECIMENTO E GESTÃO EDUCACIONAL

TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS NORMALISTAS DA DÉCADA DE 50 NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS- PR: UM RECORTE HISTÓRICO ATRAVÉS DA HISTÓRIA ORAL

UM GUIA DE FONTES PARA O ESTUDO DA INQUISIÇÃO PORTUGUESA

UM INÍCIO DE HISTORIOGRAFIA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PERÍODO PÓS-DITADURA MILITAR: LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS EVENTOS DO HISTEDBR

VERBETES DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA META INICIAL PARA A PROPOSTA DO HISTEDBR

VIOLÊNCIA E ENSINO SUPERIOR

VOZES EM DEFESA DA ORDEM: O DEBATE ENTRE O PÚBLICO E OPRIVADO NA EDUCAÇÃO (1945-1968)




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