POR TÍTULOS
POR AUTORES
A “CIVILIZAÇÃO” DOS ÍNDIOS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DO BRASIL
A CONSTRUÇÃO DA “CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA” NA SOCIEDADE BRASILEIRA E PARANAENSE
A EDUCAÇÃO DAS MULHERES NO SÉCULO XIX: O COLÉGIO DE CAROLINA E HÉRCULES FLORENCE DE CAMPINAS. (1863-1889)
A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES DE JOINVILLE NO ESTADO NOVO (1937- 1945), POR MEIO DA PROPAGANDA. UM ESTUDO DE CASO: DNP – DEPARTAMENTO NACIONAL DE PROPAGANDA
A EDUCAÇÃO E AS INFLEXÕES NO MODO DE GERIR O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NOS ANOS 80
A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PRIMEIRA REPÚBLICA: A PERSPECTIVA DE LIMA BARRETO
A EDUCAÇÃO FRENTE AO IMPERATIVO DAS NOVAS TECNOLOGIAS
A EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NA PRIMEIRA REPÚBLICA
A EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA REPUBLICA
A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLÔNIA: PELO FIM DA VISÃO ILUMINISTA DA HISTÓRIA
A EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO IMPÉRIO DO BRASIL: O PENSAMENTO DE BERNARDO PEREIRA DE VASCONCELLOS (1795-1850) E DE ZACARIAS DE GÓES E VASCONCELLOS (1815-1877)
A EDUCAÇÃO NO PROJETO NACIONALISTA DO PRIMEIRO GOVERNO VARGAS (1930-1945)
A EDUCAÇÃO QUE EMERGE DOS LIVROS DE VIAGENS
A ESCOLA NORMAL EM MARINGÁ-PR: O ENSINO PÚBLICO COMO PROJETO POLÍTICO
A ESCOLA PROFISSIONAL MIXTA “CEL. FRANCISCO GARCIA”, DE MOCOCA, COMO EXPRESSÃO HISTÓRICA DAS RELAÇÕES ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA PERIFERIA DO CAPITALISMO (1931-1936)
A EXPERIÊNCIA PORTUGUESA NO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO DO BRASIL.
A FORMAÇÃO DO EDUCADOR E SUA RELAÇÃO COM A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS PRESENTES NOS PROGRAMAS DE ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DOS CURSOS DE PEDOGOGIA, ENTRE 1988 a 1998
A FORMAÇÃO DOS SISTEMAS PÚBLICOS DE EDUCAÇÃO NO SEC. XIX E SUA EFETIVAÇÃO NA PROVÍNCIA DA BAHIA
A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: UMA DAS FONTES DE ESTUDO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
A MISSÃO: CINEMA E ESTÉTICA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
A NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO NO CONTESTADO, CENTRO-OESTE DE SANTA CATARINA, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
A ORIGEM DA ENFERMAGEM PROFISSIONAL NO BRASIL: DETERMINANTES HISTÓRICOS E CONJUNTURAIS
A PEDAGOGIA MODERNA DE WOLFGANG RATKE (RATICHIUS) - 1571 – 1635.
A PENETRAÇÃO DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA NO BRASIL
A REDESCOBERTA DO BARROCO BRASILEIRO E OS DESAFIOS DA PESQUISA EM UM ARQUIVO COLONIAL
ACERVO DE FONTES DE PESQUISA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: CARACTERÍSTICAS E CONTEÚDO
ALGUMAS QUESTÕES IDEOLÓGICO-EDUCATIVAS DA EXTREMA-DIREITA
ANOS 80: DA TRANSIÇÃO COM "ABERTURA", MAS SEM RUPTURA, DO GOVERNO BUROCRÁTICO AUTORITÁRIO PARA O CIVIL
ANTONIO PEDRO DE FIGUEIREDO, A REVISTA O PROGRESSO E A EDUCAÇÃO
APÓS 25 ANOS
ARQUIVOS ESCOLARES - BREVE INTRODUÇÃO A SEU CONHECIMENTO
AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
AS MEDIDAS DE REFORMAS ACERCA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA EM MG: 1892 A 1898
AS PESQUISAS SOBRE INSTITUIÇÕES ESCOLARES: BALANÇO CRÍTICO
AS REFORMAS POMBALINAS DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NO BRASIL COLÔNIA: MAPEAMENTO PRÉVIO PARA A PRODUÇÃO DO ESTADO DA ARTE EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
AS TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO NO BRASIL: ANÁLISE DAS REFORMAS
BIBLIOTECA DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO
BRASIL IMPÉRIO: ESTADO DA ARTE EM HISTORIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA – HISTEDBR – Estudo dos intelectuais
BRASIL NACIONAL-DESENVOLVIMENTISTA (1946-1964)
BRASIL, ERA VARGAS: 1930-1945: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - A PRODUÇÃO DO HISTEDBR : UM ESTUDO PRELIMINAR
CONSTITUIÇÕES PRIMEIRAS DO ARCEBISPADO DA BAHIA: EDUCAÇÃO, LEI, ORDEM E JUSTIÇA NO BRASIL COLONIAL
DICIONÁRIO BIOGRÁFICO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: APONTAMENTOS INICIAIS
DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E O ESCOLANOVISMO DE FERNANDO DE AZEVEDO (1894-1974)
DO CONTEXTO AO TEXTO: A DITADURA MILITAR E A OBRA “COLONIZAÇÃO E CATEQUESE”
DOCUMENTAÇÃO FÍLMICA E ICONOGRÁFICA COMO FERRAMENTA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
DOIS SENTIDOS PARA A EDUCAÇÃO NA DÉCADA DE 1980:DEMOCRACIA E CIDADANIA/ IMPLICAÇÕES HISTÓRICAS
EDUCAÇÃO ANARQUISTA NO BRASIL DA PRIMEIRA REPÚBLICA
EDUCAÇÃO E TRABALHO NO BRASIL COLÔNIA
EDUCAÇÃO SALESIANA NO BRASIL SUDESTE DE 1880 A 1922: DIMENSÕES E ATUAÇÃO EM DIVERSOS CONTEXTOS
EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E REPÚBLICA: REPERCUSSÕES DOS DEBATES ENTRE CATÓLICOS E REPUBLICANOS NO TRIÂNGULO MINEIRO-MG (1892-1931)
ESCOLA PROFISSIONAL FERROVIÁRIA CEL. TIBÚRCIO CAVALCANTI DE PONTA GROSSA: (1940 – 1973) UM MODELO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE
ESCOLAS CONFESSIONAIS FEMININAS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX: UM ESTUDO ACERCA DO DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION EM CAMPANHA (MG)
FONTES COMPLEMENTARES NA PESQUISA HISTORIOGRÁFICA
FONTES DOCUMENTAIS PARA O ESTUDO DO COTIDIANO DAS ESCOLAS PELO MÉTODO DE ENSINO MÚTUO POR MEIO DA "SÉRIE COLONIAL" DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA
FORMANDO O PROFESSOR PRIMÁRIO: A ESCOLA NORMAL E O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
GOULART E O GOLPE DE 1964: POR UMA NOVA HISTORIOGRAFIA
HISTÓRIA DA POLÍTICA EDUCACIONAL PARANAENSE PARA O ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL (1995-2002)
HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A INVESTIGAÇÃO NO HISTEDBR
IDENTIDADE REGIONAL E REPRESENTAÇÃO SOCIAL NA PERSPECTIVA DO CONSENSO
INSTITUIÇÕES ESCOLARES NO BRASIL COLONIAL E IMPERIAL
INVENTÁRIOS E TESTAMENTOS COMO FONTES DE PESQUISA
INVESTIGAÇÕES EM TORNO DO MÉTODO LANCASTERIANO OU DO ENSINO MÚTUO (CONTRIBUIÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO ESTADO DA ARTE EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, NO PERÍODO IMPERIAL)
LEGISLAÇÃO COMO FONTE DA HISTÓRIA: O JURISTA E O HISTORIADOR.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL COMO FONTE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
LIVRO PRETO”: COMO ERAM TRATADAS A DISCIPLINA E A INDISCIPLI- NA NAS ESCOLAS DA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS - SUA BASE LEGAL, CONTEÚDO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS QUE PRODUZEM
MEDICALIZAÇÃO, ESCOLA NOVA E MODERNIZAÇÃO DA NAÇÃO: 1930-1945
MENS SANA IN CORPORE SANO - OS COLÉGIOS DO DR. ABILIO CESAR BORGES, O BARÃO DE MACAHUBAS (1858-1891)
MÉTODO INTUITIVO E LIÇÕES DE COISAS: SABERES EM CURSO NAS CONFERÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO SÉCULO XIX
MINICURSO PROFERIDO NO III COLÓQUIO MUSEU PEDAGÓGICO DA UESB - NOV. 2003
MODERNIDADE E CASTIGOS ESCOLARES: OSCILANDO ENTRE OS COSTUMES E A LEGISLAÇÃO (O CASO DA PROVÍNCIA DE MATO GROSSO)
MULHERES E EDUCAÇÃO NO BRASIL-COLÔNIA: HISTÓRIAS ENTRECRUZADAS
MUSEU PEDAGÓGICO: O PROCESSO DE CATALOGAÇÃO DAS FONTES DOCUMENTAIS ESCOLARES EM VITÓRIA DA CONQUISTA
O DESENVOLVIMENTO DA POLÍTICA PROVINCIAL E DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DO IMPÉRIO PARA A REPÚBLICA.
O CLIMA PEDAGÓGICO MINEIRO DA PRIMEIRA REPÚBLICA E O CASO EURÍPEDES BARSANULFO
O DIRETOR E A CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS DAS PRIMEIRAS ESCOLAS NORMAIS NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS/PARANÁ
O ENSINO PRIMÁRIO EM SERGIPE NA PRIMEIRA REPÚBLICA
O ESTADO DA ARTE EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA APÓS 1985: UM CAMPO EM DISPUTA
O ESTADO DA ARTE EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COLONIAL
O ESTADO DA ARTE EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL IMPÉRIO: mapeamento preliminar da produção do HISTEDBR nas Jornadas, Seminários e Revista On-Line
O FILME COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE E O SEU ACERVO DOCUMENTAL DA HISTÓRIA COLONIAL DO RIO GRANDE DO NORTE E BRASIL
O PAPEL DOS DIRETORES NA PRIMEIRA ESCOLA NORMAL DOS CAMPOS GERAIS: PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA.
O PROCESSO EDUCACIONAL EM TELÊMACO BORBA: MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA. 1946-2000
O PROJETO DE ASCENSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA NA DÉCADA DE 1930
O SENTIDO HISTÓRICO DAS REFORMAS PARA O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO NOS ANOS 90
O TEATRO JESUÍTICO NA EUROPA E NO BRASIL NO SÉCULO XVI
ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO NO BRASIL: UMA LEITURA DA HISTÓRIA DO CURRÍCULO OFICIAL
OS ARQUIVOS E A MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA BAHIA: recordando localmente para conhecer globalmente
PARA "A NAVEGAÇÃO VENTUROSA" DOS ANOS 80, CONTÁVAMOS COM BOAS LENTES DE AUMENTO E CONSEGUÍAMOS VER MUITO ALÉM DO HORIZONTE
PASCHOAL LEMME E AS REFORMAS EDUCACIONAIS DE 1930: UMA DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PEDAGOGIA DA MORALIDADE: A ORDEM CIVILIZATÓRIA IMPERIAL
PENSAMENTOS FUNDADORES NA EDUCAÇÃO RELIGIOSA DO BRASIL COLÔNIA
PERCURSOS DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E FORMAS DE COMPREENSÃO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
PERONISMO: MOVIMENTO POPULAR DEMOCRÁTICO, OU POPULISMO AUTORITÁRIO? (1945-1955)
PESQUISA HISTORIGRÁFICA EM EDUCAÇÃO: O APOSTOLADO POSITIVISTA DO BRASIL E A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
PROBLEMAS E PERSPECTIVAS DE ELABORAÇÃO DE UM DICIONÁRIO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
PROJETO EM TORNO DE UM DICIONÁRIO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: norteamentos e ponderações
REPENSANDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÄO BRASILEIRA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: O MUNICÍPIO PEDAGÓGICO COMO CATEGORIA DE ANÁLISE
TECENDO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EM TORNO DOS CONCEITOS DE CONHECIMENTO E GESTÃO EDUCACIONAL
TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS NORMALISTAS DA DÉCADA DE 50 NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS- PR: UM RECORTE HISTÓRICO ATRAVÉS DA HISTÓRIA ORAL
UM GUIA DE FONTES PARA O ESTUDO DA INQUISIÇÃO PORTUGUESA
UM INÍCIO DE HISTORIOGRAFIA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PERÍODO PÓS-DITADURA MILITAR: LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS EVENTOS DO HISTEDBR
VERBETES DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA META INICIAL PARA A PROPOSTA DO HISTEDBR
VIOLÊNCIA E ENSINO SUPERIOR
VOZES EM DEFESA DA ORDEM: O DEBATE ENTRE O PÚBLICO E OPRIVADO NA EDUCAÇÃO (1945-1968)