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Belarmino (SJ) [1]

 

(1542-1621), foi um eminente jesuíta, teólogo e professor do colégio romano, as suas “Controvérsias” tiveram uma tríplice significação histórica: a) foram um retrato da Igreja tal como os católicos geralmente a concebiam  no séc. XVI, com forte realce para a sua jurídica estrutura hierárquica; b) põem em foco as posições protestantes, como as viam os católicos do século XVI, centrando o debate no primado pontifício; c) e marcaram o tom do pensamento católico da Igreja para os três séculos seguintes (BANGERT, William V. (S.J.). História da Companhia de Jesus. Porto: Apostolado da Imprensa; São Paulo: Loyola, 1985. p. 75).  Diz Magno Vilela: “Segundo a definição célebre de Roberto Belarmino, que vigorou até o Concílio Vaticano II, a Igreja era << a assembléia de homens ligados entre si pela confissão da mesma fé cristã e pela comunhão dos mesmos sacramentos, sob o governo dos legítimos pastores e principalmente de um só vigário de Cristo sobre a terra, o pontífice romano>>. (VILELA, Magno. Uma Questão de Igualdade: Antônio Vieira e a Escravidão Negra na Bahia do Século XVII. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997. p.89). Villoslada classifica Belarmino entre os ‘controversistas pós-tridentinos  que bem defenderam a Igreja católica contra os protestantes. Para ele Belarmino foi um insígne jesuíta, professor de teologia em Roma e mais tarde cardeal que participou da elaboração de muitas obras  científicas, de seu tempo, particularmente da correção da Vulgata. Porém o que lhe deu destaque foram as suas Disputas sobre Doutrinas controversas, conhecidas, mais tarde como Controvérsias. Diz Villoslada que os próprios adversários reconheceram as qualidades dessa obra e fizeram dela arsenal para as suas controvérsias. Diziam que essa obra fez mais danos aos protestantes do que todos os exércitos do Imperador (LLORCA, Bernardino, S.J.; VILLOSLADA, R. Garcia, S.J.; MONTALBAN, F. S., S.J. Historia de la Iglesia Catolica: en sus cuatro grandes edades: antigua, media, nueva, moderna. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos – BAC, 1960. p. 1018-1049). Acrescenta Tüchle e Bouman que Belarmino escrevera, em defesa da Igreja “Disputationes de controversiis” (“Disputas sobre Doutrinas controversas”). Entretanto, só com a Bíblia não era possível argumentar sobre o primado papal...” (Conferir, ainda, GALILEU GALILEI. Ciência e Fé. São Paulo: Nova Stella Editorial; Rio de Janeiro: MAST , 1988. (Coleção Clássicos da Ciência, v. 3 e TÜCHLE, Germano; BOUMAN, C. A. Reforma e Contra-Reforma. In: Rogier, L. J.; Aubert, R.E.; Knowles, M.D. (Diretores). Nova História da Igreja. Petrópolis: Vozes, 1983. p. 234).

 

[1] Verbete elaborado por Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro


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