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PASCHOAL LEMME [1]

 

Paschoal Lemme (1904-1997) teve uma longa participação nos problemas educacionais brasileiro, ele se envolveu com as questões de seu tempo e destacou questões encaminhadas por outros educadores do início do século XX, principalmente, relacionadas à necessidade da construção de um sistema nacional de ensino. A essa preocupação o autor agregou outras necessidades como: a luta pela defesa da escola pública e pela democratização do ensino. Essas preocupações de Pachoal Lemme estavam permeadas pela luta de classes. O período de atuação desse educador foi marcado pelo tom da renovação e reconstrução que estavam presentes não só no Brasil, mas também em outros países do mundo ocidental. Ele viveu intensamente o momento do entre guerras, posicionando-se com relação à própria explicação que os homens davam ao novo modelo de sociedade que se firmava durante e após as duas Grandes Guerras Mundiais, para seu país, um período de repressão política, impulsionado pelo governo ditatorial de Getúlio Vargas. Militou entre a função de professor e cargos administrativos, tendo, com relação à educação, posicionamentos que divergiam de seus pares. Entendia que a educação era mais um elemento para que o país conseguisse a transformação social tão almejada, e não o principal ou o motor da modernização social. O autor participou dos maiores Manifestos em prol da educação brasileira, que culminou com a destacada participação na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 4.024/61. Paschoal Lemme não pode escrever uma obra sistemática, pois viveu num período de repressão política, onde discutir sobre educação era caso de polícia, entretanto nos deixou uma vasta produção como alguns livros, vários artigos escritos a jornais e outros, destaca-se uma produção pesquisada em plena repressão, quando o autor viaja até a Rússia, como resultado dessa militância, escreveu sobre o ensino socialista daquele país. Na década de 1980, ele escreveu suas memórias, ao todo cinco volumes, a de número cinco foi uma obra póstuma e todas foram editadas pelo INEP. Constatou-se que suas ações estavam voltadas para a melhoria da educação, bem como dedicou boa parte de sua vida de homem público a melhorar as condições de vida da classe trabalhadora por meio de medidas que pudessem democratizar mais a educação e oportunizar um possível nivelamento entre as classes. É importante ressaltar que Paschoal Lemme lutou pela implementação de cursos objetivando melhorar a formação dos professores desde a década de 1930.



[1] Verbete elaborado por Eloá Soares Dutra kastelic e Maria Cristina Gomes Machado.B

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