Psicológa argentina, radicada no México,
Emilia Ferreiro fez seu doutorado na Universidade de Genebra, sob a orientação
de Jean Piaget. Seus trabalhos experimentais deram origem à teoria da
Psicogênese do Sistema de Escrita e ao chamado construtivismo pós-piagtiano. Ferreiro procurou observar como se dá a
construção da linguagem escrita na criança e concluiu que a escrita não resulta
de simples cópia de um modelo externo, mas é um processo de construção pessoal.
As crianças reinventam a escrita, já que precisam compreender seu processo de
construção e suas normas de produção. A educadora considera que as limitadas
condições sócio-econômicas têm influência decisiva no processo de aprendizagem
das crianças, principalmente naquelas que crescem em ambientes onde há pouca
informação disponível sobre a língua escrita.
Fonte: Fontes de Educação:
Guia para Jornalistas. Fórum Mídia & Educação, 2001
Coordenação e Edição:
Denise Carreira
Textos: Adriano
Quadrado, Denise Carreira e Iraceara Jornalistas. Fórum Mídia & Educação, 2001
Coordenação e Edição:
Denise Carreira
Textos: Adriano
Quadrado, Denise Carreira e Iracema Nascimento
Maria
Isabel Moura Nascimento. GT: Campos Gerais-PR-Universidade
Estadual de Ponta Grossa-UEPG