Howard Gardner
Psicólogo
construtivista influenciado por Piaget, Gardner é
professor especializado em educação e neurologia pela Universidade de Harvard.
Em 1983, ele e uma equipe de pesquisadores divulgaram a teoria de inteligências
múltiplas, questionando a visão predominante de inteligência centrada nas
habilidades linguísticas e lógico-matemáticas. Para Gardner, a inteligência consiste na habilidade para
resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais
ambientes culturais. Na teoria, são identificadas sete "tipos" de
inteligência: linguística, lógico-matemática,
espacial, musical, cinestésica-corporal, interpessoal
e intrapessoal. Em cada pessoa, tais inteligências se combinam de forma
diferente. Na educação, a teoria de inteligências múltiplas implica o
desenvolvimento de avaliações que sejam adequadas às diversas habilidades, a
criação de currículos específicos para cada saber; um ambiente educacional mais
e amplo e variado. Gardner é um crítico implacável
dos testes de QI e de aptidão escolar. É considerado um dos principais
pedagogos deste final de século.
Fonte: Fontes de Educação: Guia para Jornalistas. Fórum Mídia &
Educação, 2001
Coordenação e Edição: Denise
Carreira
Textos: Adriano
Quadrado, Denise Carreira e Iracema Nascimento
Maria Isabel Moura Nascimento. GT: Campos Gerais-PR-Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG