JÉRÉMY BENTHAM[1]
(1748-1792), jurista inglês que
ao se envolver nos debates que se travava sobre as prisões, punições de crimes,
reforma moral dos criminosos e a sua recuperação para a sociedade, elaborou em
1791 o Panóptico,
um documento e uma proposta de uma instituição carcerária com idéias e regras
de funcionamento que se diferenciam das que vigoravam naquele período.
Acompanhando
o original que Bentham enviou ao Deputado da
Assembléia Francesa, M. J. Ph. Garran, foram uma
carta de apresentação do próprio Bentham e um resumo
em francês do Panóptico.
Nessa
carta, Bentham solicita permissão para construir seu
modelo de reforma, propondo-se inclusive a se fazer de carcerário voluntário,
para demonstrar a confiança e convicção que deposita neste seu projeto.
A síntese, de tradução francesa, apresenta o Panóptico como um instrumento bastante energético e útil que os governos poderiam aplicar a diferentes objetos da mais alta importância, porque, por meio deles, seria possível se tornar senhores das ações, das ligações, das circunstâncias e das impressões das vidas das pessoas sob cuidados.
O
problema que movia Bentham era em como promover a
reforma dos costumes, que, a seu ver, estava sendo negligenciada, para
estabelecer e manter a ordem, no interior de espaços restritos. Para ele,
muitos estabelecimentos podiam pôr em prática os princípios de seu modelo, como
hospitais, manufaturas e escolas. Todavia, as cadeias foram os primeiros
estabelecimentos escolhidos para começar a experienciar
seu modelo. Defendia Bentham que por meio da inspeção
constante um só homem pode ser suficiente para cuidar perfeitamente de um
grande número de indivíduos. Com base nessa premissa, desenvolve um projeto
arquitetônico atento a todos os detalhes que facilitassem a promover e a criar
a convicção da vigilância constante, tal como a máxima que o tornou conhecido:
“o olho do mestre está em todos os lugares”.
O ideal
arquitetônico benthamita é uma construção circular,
com uma torre mais elevada no centro, que viabilizava com maior eficiência a
Inspeção. Essa disposição arquitetônica sintetiza a vantagem essencial do Panóptico, “a faculdade de ver, com um olhar, tudo o que aí
se passa”. No Brasil, os presidentes das províncias buscaram experimentar os
ideais benthamitas, construindo em 1834, em São
Paulo, a Penitenciária do Catumby, com base no
sistema de Auburn.
Os
princípios que sustentam o ideal de Bentham podem ser
sintetizados e apresentados da seguinte forma: a economia nas despesas e a
publicidade deviam reger as ações e os procedimentos da administração; a
economia do tempo devia priorizar combinações variadas de trabalho e de
ocupações, para evitar o ócio e a monotonia; a defesa da limpeza e da higiene
era realizada como estimulantes contra a preguiça; a preocupação em classificar
e distribuir as pessoas por sexo, classe e grupo; a defesa do trabalho, não
como punição, mas como algo prazeroso e que poderia promover consolação;
promover o estabelecimento de alguma gratificação, recompensa ou participação
dos lucros pelo trabalho realizado; a propagação da responsabilidade mútua; da
institucionalização da denúncia, uma vez que todos são inspetores uns dos
outros; a alimentação devia ser econômica, e nas roupas, devia haver alguma
marca de humilhação; os castigos deveriam ser impostos conforme a natureza
dele, por exemplo, para xingamentos, impor a mordaça; para os atos violentos,
colocar a camisa de força; não trabalhou, suspende a comida, e principalmente
poupar os prisioneiros condenados a trabalhos forçados de castigos corporais.
E, finalmente, a criação e a defesa da escola, dentro e fora de outras
instituições que encarceravam o indivíduo, como meio de transformar homens
ignorantes em membros úteis para sociedade, ensinando a ler, a escrever, a
contar, moral, religião, música e desenho. O conceito de educação que permeia o
documento é o de que ela é o resultado de todas as circunstâncias às quais uma
criança está exposta. Para Bentham “cuidar da
educação de um homem é cuidar de todas as suas ações: é colocá-lo numa posição
onde se possa influenciá-lo como se deseja, pela escolha das coisas que o
rodeiam e das idéias que nele se quer germinar”.Os ideais de Bentham apararam Joseph Lancaster (1778-1838), na
construção do seu Método pedagógico.
Sugestão de leitura:
NEVES, Fátima Maria. O Método Lancasteriano
e o Projeto de Formação disciplinar do povo (São Paulo, 1808-1889). 2003,
293f. Tese (Doutorado em História) – UNESP, Assis, 2003.