Jerome Bruner
O americano Jerome Bruner
acredita que a aprendizagem é um processo que ocorre internamente e não como um
produto do ambiente, das pessoas ou de fatores externos àquele que aprende. A
teoria de Bruner privilegia a curiosidade do aluno e
o papel do professor como instigador dessa curiosidade, daí ser chamada de
teoria da descoberta. O método de Bruner prevê
estruturação das matérias de ensino, seqüência de apresentação dessas matérias,
motivação e reforço. Difere de Piaget em relação à linguagem. Para ele, o
pensamento da criança evolui com a linguagem e dela depende. Para Piaget, o
desenvolvimento da linguagem acontece paralelamente ao do pensamento, caminha
em paralelo com a lógica. Seu livro "Uma nova teoria da
aprendizagem", com tradução para o português, foi lançado em 1966.
Fonte: Fontes de Educação: Guia para Jornalistas. Fórum Mídia &
Educação, 2001
Coordenação e Edição:
Denise Carreira
Textos: Adriano
Quadrado, Denise Carreira e Iracema Nascimento
Maria Isabel Moura Nascimento. GT: Campos Gerais-PR-Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG