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Ovide Decroly

 

Bélgica, 1871-1932


Destaca-se pelo valor que deu ao desenvolvimento infantil. Para ele, a educação não se constitui de uma preparação para a vida adulta. A criança deve, segundo Decroly, resolver as dificuldades compatíveis ao seu momento de vida. Dizia que a necessidade gera o interesse, verdadeira motivação para a busca do conhecimento. Pelo seu método, mais conhecido como Centros de Interesse, a criança aprendia por observação, associação e expressão. A educação ocorria inspirada pelo cotidiano. Do ato de comer, por exemplo, poderia surgir o estudo da alimentação, a origem dos alimentos, sua classificação, o preparo e a produção. Decroly transformou a maneira de aprender e ensinar, adequando-as à psicologia infantil, apesar de seus críticos dizerem que ele enxergava nas crianças necessidades que, na verdade, eram dos adultos.

 

Fonte: Fontes de Educação: Guia para Jornalistas. Fórum Mídia & Educação, 2001

Coordenação e Edição: Denise Carreira

Textos: Adriano Quadrado, Denise Carreira e Iracema Nascimento

Maria Isabel Moura Nascimento-UEPG

 

 

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