Ovide Decroly
Bélgica, 1871-1932
Destaca-se pelo valor que deu ao desenvolvimento infantil. Para ele, a educação
não se constitui de uma preparação para a vida adulta. A criança deve, segundo Decroly, resolver as dificuldades compatíveis ao seu
momento de vida. Dizia que a necessidade gera o interesse, verdadeira motivação
para a busca do conhecimento. Pelo seu método, mais conhecido como Centros de
Interesse, a criança aprendia por observação, associação e expressão. A
educação ocorria inspirada pelo cotidiano. Do ato de comer, por exemplo,
poderia surgir o estudo da alimentação, a origem dos alimentos, sua
classificação, o preparo e a produção. Decroly
transformou a maneira de aprender e ensinar, adequando-as à psicologia
infantil, apesar de seus críticos dizerem que ele enxergava nas crianças
necessidades que, na verdade, eram dos adultos.
Fonte: Fontes de
Educação: Guia para Jornalistas. Fórum Mídia & Educação, 2001
Coordenação e Edição: Denise
Carreira
Textos: Adriano
Quadrado, Denise Carreira e Iracema Nascimento
Maria Isabel Moura Nascimento-UEPG