Concepção pedagógica[1]
A expressão “concepções pedagógicas” é
correlata de “idéias pedagógicas”. A palavra pedagogia e, mais particularmente,
o adjetivo pedagógico têm marcadamente ressonância metodológica denotando o
modo de operar, de realizar o ato educativo. Assim, as idéias pedagógicas são
as idéias educacionais entendidas, porém, não em si mesmas, mas na forma como
se encarnam no movimento real da educação orientando
e, mais do que isso, constituindo a própria substância da prática educativa. As
concepções educacionais, de modo geral, envolvem três níveis: o nível da
filosofia da educação que, sobre a base de uma reflexão
radical, rigorosa e de conjunto sobre a problemática educativa, busca
explicitar as finalidades, os valores que expressam uma visão geral de homem,
mundo e sociedade, com vistas a orientar a compreensão do fenômeno educativo; o
nível da teoria da educação, que procura sistematizar os conhecimentos
disponíveis sobre os vários aspectos envolvidos na questão educacional que
permitam compreender o lugar e o papel da educação na sociedade. Quando a
teoria da educação é identificada com a pedagogia,
além de compreender o lugar e o papel da educação na sociedade, a teoria da
educação se empenha em sistematizar, também, os métodos, processos e procedimentos,
visando a dar intencionalidade ao ato educativo de modo a garantir sua
eficácia; finalmente, o terceiro nível é o da prática pedagógica, isto é, o
modo como é organizado e realizado o ato educativo. Portanto, em termos
concisos, podemos entender a expressão “concepções pedagógicas” como as
diferentes maneiras pelas quais a educação é compreendida, teorizada e
praticada. Na história da educação, de modo geral, e na história da educação
brasileira, em particular, produziram-se diferentes concepções pedagógicas,
cujas características são apresentadas nos verbetes seguintes.