ESPAÇO ESCOLAR[1]
O espaço físico é, para o ser
humano, um espaço apropriado, disposto e habitado. Neste sentido, o espaço é
uma construção social e o espaço escolar, uma das modalidades de sua conversão
em território e lugar.
Um dos elementos - chave na configuração
da cultura escolar de uma determinada instituição educativa, juntamente com a
distribuição e os usos do tempo, os discursos e as tecnologias da conversação e
comunicação nela utilizados, é a distribuição e os usos do espaço, ou seja, a
dupla configuração deste último como lugar e como território.
(...) a instituição escolar ocupa
um espaço que se torna, por isso, lugar. Um lugar específico, com
características determinadas, aonde se vai, onde se permanece umas certas horas
de certos dias, e de onde se vem. Ao mesmo tempo, essa ocupação de espaço e sua
conversão em lugar escolar leva consigo sua vivência como território por
aqueles que com ele se relacionam. Desse modo é que surge, a partir de uma
noção objetiva – a de espaço – lugar – uma noção subjetiva, uma vivência
individual ou grupal, a de espaço – território. (VIÑAO, 2005, p. 17)
O espaço
escolar, enquanto espaço físico é um símbolo, disposto e habitado por docentes
e discentes, que comunica e educa, além
de ser apropriado para uma determinada época. O espaço escolar enquanto
território condiciona e explica as relações com os espaços que estão ao seu
redor; mostra as relações entre as zonas edificadas e não edificadas da escola,
a sua distribuição e o seu uso; além da disposição interna das zonas
edificadas. Têm-se que levar em consideração também os espaços pessoais dentro
do universo escolar, como a carteira, o arquivo, o armário, o escaninho,
etc....
Segundo
VIÑAO ( 2005), a análise do espaço
escolar implica considerar três aspectos: sua morfologia ou estrutura, seus
diferentes usos e funções e a sua organização ou relações existentes entre os
seus diferentes espaços e funções.
Bibliografia:
VIÑAO,
Antonio. Espaços, usos e funções; a localização e disposição física da direção
escolar na escola graduada. In: BENCOSTTA, Maucus Levy (org.). História da
educação, arquitetura e espaço escolar. São Paulo: Cortez, 2005
FRAGO,
Antônio Viñao. Historia de la educación e historia cultural: posibilidades,
problemas, cuestiones. In: Revista
Brasileira de Educação, no.O.
ANPED, set/out/nov/dez 1995.