MÉTODO DE LANCASTER OU MÉTODO
LANCASTERIANO[1]
Na historiografia ficou conhecido como Método de
Ensino Mútuo, Método Monitorial, Método Inglês de Ensino, Método de Lancaster,
Método Lancasteriano de Ensino e também como Sistema de Madras. O quaker
inglês Joseph Lancaster (1778-1838), identificado com o trabalho pedagógico
realizado em Madras, na Índia, pelo pastor anglicano Andrew Bell (1753-1832), e
com os ideais reformadores do jurista inglês Jéremy Bentham (1748-1792), autor
do Panóptico, estabeleceu em 1798, uma escola para filhos da classe
trabalhadora, também utilizando monitores para o encaminhamento das atividades
pedagógicas. Todavia, Lancaster amparou seu método no ensino oral, no uso
refinado e constante da repetição e, principalmente, na memorização, porque
acreditava que esta inibia a preguiça, a ociosidade, e aumentava o desejo pela
quietude. Em face desta opção metodológica ele não esperava que os alunos
tivessem “originalidade ou elucubração intelectual” na atividade pedagógica mas
disciplinarização mental e física. Em Lancaster, o principal encargo do monitor
não estava na tarefa de ensinar ou de corrigir os erros, mas sim na de
coordenar para que os alunos se corrigissem entre si. Para Lancaster, os
monitores eram os responsáveis pela organização geral da escola, da limpeza e,
fundamentalmente, da manutenção da ordem, outra tarefa relevante do monitor
lancasteriano. Diferentemente de Comênius, Lancaster defendia uma proposta
disciplinar de instrução, relacionada a disciplinarização da mente, do corpo e
no desenvolvimento de crenças morais próprias da sociedade disciplinar, e não
na independência intelectual. Observa-se que a utilização de monitores, no
método do educador morávio e no de Lancaster, estavam sob pressupostos
pedagógicos bastante diferentes entre si. Portanto, considero oportuno
problematizar o discurso, consolidado e assumido por uma historiografia de
larga tradição, que trata o Ensino Mútuo e o Método Lancasteriano como métodos
que se identificam entre si, como iguais, como sinônimos, apesar da
visibilidade dos distanciamentos teórico-metodológicos.
Sugestão de leitura:
NEVES, Fátima Maria. O Método Lancasteriano e o
Projeto de Formação disciplinar do povo (São Paulo, 1808-1889). 2003, 293f.
Tese (Doutorado em História) – UNESP, Assis, 2003.
[1] Elaborados pela Profª Drª Fátima Maria Neves, do
Departamento de Fundamentos da Educação da UEM/PR.