Método monitorial-mútuo[1]
Proposto e difundido pelos ingleses Andrew Bell, pastor da
Igreja Anglicana e Joseph Lancaster, da seita dos Quakers, o método mútuo,
também chamado de monitorial ou lancasteriano, se baseava no aproveitamento dos
alunos mais adiantados como auxiliares do professor no ensino de classes
numerosas. Embora esses alunos tivessem papel central na efetivação desse
método pedagógico, o foco não era posto na atividade do aluno. Na verdade, os
alunos guindados à posição de monitores eram investidos de função docente. O
método supunha regras pré-determinadas, rigorosa disciplina e a distribuição
hierarquizada dos alunos sentados em bancos dispostos num salão único e bem
amplo. De uma das extremidades do salão, o mestre, sentado numa cadeira alta,
supervisionava toda a escola, em especial os monitores. Avaliando continuamente
o aproveitamento e o comportamento dos alunos, esse método erigia a competição em princípio ativo do funcionamento da escola.
Os procedimentos didáticos tradicionais permanecem intocados. Busca-se, pois,
no ensino mútuo proposto por Lancaster o equacionamento do método de ensino e de disciplinamento, correlacionados um ao outro.