MÉTODO MÚTUO [1]
A descrição de Francisco Larroyo torna bastante
compreensível como o método de ensino mútuo se dava na prática: “os alunos de
toda uma escola se dividem em grupos que ficam sob a direção imediata dos
alunos mais adiantados, os quais instruem a seus colegas na leitura, escrita,
cálculo e catecismo, do mesmo modo como foram ensinados pelo mestre horas
antes. Estes alunos auxiliares se denominam monitores. Além dos monitores há na
classe outro funcionário importante: o inspetor, que se encarrega de vigiar os
monitores, de entregar a estes e deles recolher os utensílios de ensino, e de
apontar ao professor os que devem ser premiados ou corrigidos. Um severo
sistema de castigos e prêmios mantém a disciplina entre os alunos. O mestre se
assemelha a um chefe de fábrica que tudo vigia e que intervém nos casos
difíceis. Não dá lições senão a monitores e aos jovens que desejem converter-se
em professores.” (Ribeiro, 2000, p. 46). Portanto, o método de ensino mútuo tem
como característica principal o fato de utilizar os próprios alunos como
auxiliares do professor. Dentre as condições materiais necessárias estão: a
existência de um amplo espaço, um professor, com a ajuda dos alunos mais
adiantados. Satisfeitas estas necessidades seria possível instruir até mil
alunos em uma única escola. O tempo de aprendizagem das primeiras letras seria
bastante abreviado pois os alunos estariam o tempo todo ocupados e vigiados
pelos colegas. Essa economia de tempo representaria também uma economia de
recursos econômicos, pois seriam necessários poucos professores. Além disso,
seria possívessidades seria possível instruir até mil
alunos em uma única escola. O tempo de aprendizagem das primeiras letras seria
bastante abreviado pois os alunos estariam o tempo todo ocupados e vigiados
pelos colegas. Essa economia de tempo representaria também uma economia de
recursos econômicos, pois seriam necessários poucos professores. Além disso,
seria possível generalizar a instrução necessária às classes inferiores da
sociedade.