Pedagogia brasílica[1]
Pedagogia brasílica é a denominação dada à orientação que os jesuítas
procuraram implantar ao chegar ao Brasil, em 1549, sob a chefia do Pe. Manuel
da Nóbrega. Para tanto, Nóbrega elaborou um plano de estudos que se iniciava
com o aprendizado do português (para os indígenas); prosseguia com a doutrina
cristã, a escola de ler e escrever e, opcionalmente, canto orfeônico e música
instrumental; e culminava, de um lado, com o aprendizado profissional e
agrícola e, de outro lado, com a gramática latina para aqueles que se
destinavam à realização de estudos superiores na Europa (Universidade de
Coimbra). Esse plano não deixava de conter uma preocupação
realista, procurando levar em conta as condições específicas da Colônia.
Daí, a denominação de “pedagogia brasílica”. Contudo, sua aplicação encontrou
oposição no interior da própria Ordem jesuítica e acabou sendo suplantada pelo
plano geral de estudos organizado pela Companhia de Jesus e consubstanciado no Ratio Studiorum, que se tornou obrigatório
em todos os colégios da Ordem a partir de 1599.