Pedagogia comunista[1]
A pedagogia comunista se inspira no
marxismo-leninismo. Tendo em vista que essa corrente considera que o
desenvolvimento das sociedades se dá pela ação dos homens na história, as novas
formas sociais superam as anteriores incorporando os elementos antes
desenvolvidos os quais se integram no acervo cultural da humanidade. Assim
sendo, o desenvolvimento da nova sociedade e da nova cultura exige a
apropriação, por parte das novas gerações, do patrimônio construído pelas
gerações anteriores. Em outros termos, entende-se que uma cultura comunista, a
cultura proletária, não surge do nada. Ela será o desenvolvimento e
transformação dos conhecimentos produzidos pela humanidade sob o jugo das
formas anteriores de sociedade, entre as quais sobreleva a sociedade
capitalista no seio da qual se desenvolve, por contradição, a nova forma social
de tipo comunista. O papel fundamental da educação será, pois, possibilitar a
apropriação do acervo cultural da humanidade como base para realizar as ações
necessárias à construção da nova contradição, a nova forma social
de tipo comunista. O papel fundamental da educação será, pois, possibilitar a
apropriação do acervo cultural da humanidade como base para realizar as ações
necessárias à construção da nova sociedade e da nova cultura.