Pedagogia socialista[1]
As idéias socialistas vicejaram no
movimento operário europeu ao longo do século XIX. Também chamadas de
“socialismo utópico” essas idéias propunham a transformação da ordem
capitalista burguesa pela via da educação. De acordo com essa concepção a
sociedade poderia ser organizada de forma justa, sem crimes nem pobreza, com
todos participando da produção e fruição dos bens segundo suas capacidades e
necessidades. Para tanto, era mister erradicar a ignorância, o grande obstáculo
para a construção dessa nova sociedade. A educação desempenharia, pois, um
papel decisivo nesse processo. Seguindo essa orientação, no Brasil os vários
partidos operários, partidos socialistas, centros socialistas assumiram a
defesa do ensino popular gratuito, laico e técnico-profissional. Reivindicando
o ensino público, criticavam a inoperância governamental no que se refere à
instrução popular e fomentaram o surgimento de escolas operárias e de
bibliotecas populares. Mas não chegaram a explicitar mais claramente a
concepção pedagógica que deveria orientar os procedimentos de ensino.