TEATRO JESUÍTICO[1]
Conjunto das peças de teatro
escritas pelos primeiros padres jesuítas em todo o mundo. As peças eram
escritas pelos próprios membros da Companhia de Jesus e encenadas nos colégios
em ocasiões festivas. O teatro jesuítico nunca era encenado com um fim em si
mesmo, e sempre estava inserido em uma festa maior, de caráter religioso. Seu
principal objetivo era enfatizar os dogmas da igreja católica, e adquiriu
caráter catequético. Foi amplamente utilizado como instrumento pedagógico,
tanto nos colégios europeus quanto nos colégios fundados no chamado “Novo
Mundo”. A primeira peça de que se tem notícia foi Jeftá sacrificando sua filha, escrita por José de Acosta
(1540-1600) e encenada no colégio jesuítico de Medina del Campo, na Espanha no
ano de 1555. O teatro jesuítico mostrou-se eficiente recurso didático, e entre
os anos de 1555 e 1572 foi utilizado amplamente nos colégios da Companhia de
Jesus espalhados pela Europa, principalmente na Espanha, Itália, Alemanha,
França e Portugal.
Sobre o teatro jesuítico são
essenciais a leitura do panorama dado por John W. O’MALLEY (Ver Referências
Historiográficas), especialmente no sexto capítulo de seu livro denominado Os
primeiros jesuítas (p. - ), da análise do teatro na França de François
DE DAINVILLE (1991) na parte cinco de sua obra L’education dês jésuites (XVIe–XVIIIe
siècles), intitulada L’education par lê jeu (p. 473-517),
e, por fim, na obra Teatro jesuítico em Portugal no século XVI de A. M. M. MELO
(2004). No Brasil seu representante maior foi José de Anchieta (1534-1597),
cujo conjunto de peças é denominado Teatro
Anchietano. O padre Armando CARDOSO (1906-2002) reuniu seus autos no
terceiro volume da obra completa de Anchieta. Tal volume, intitulado Teatro
de Anchieta (Ver Referências Documentais), é imprescindível para o
estudo do teatro jesuítico no Brasil. Igualmente indispensável é a leitura da
obra clássica de Serafim LEITE (Ver Referências Historiográficas) História
da Companhia de Jesus no Brasil em dez volumes, rica em detalhes e
fontes documentais para o estudo da presença jesuítica no Brasil. Para melhor
compreensão do Teatro Jesuítico no Brasil, consultar também as obras
historiográficas que foram escritas por Sérgio BUARQUE DE HOLANDA (1951),
Lothar HESSEL & Georges RAEDERS (1972), Joel PONTES (1978), Armando CARDOSO
(1977), Paulo Romualdo HERNANDES (2001), Vanessa Campos Mariano RUCKSTADTER
(2005) (Ver Referências Historiográficas).
[1] Verbete
elaborado por Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Flávio Massami Martins
Ruckstadter e Vanessa Campos Mariano Ruckstadter.