Editorial

 

Em setembro de 2010 nossa revista eletrônica “Revista HISTEDBR On-Line” completará 10 anos, tal constatação nos oferece motivos para comemorações. A revista foi criada com o objetivo de agregar e socializar os resultados de pesquisas dos diferentes Grupos de Trabalho vinculados ao Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, fundado em 1986. O Grupo completará 25 anos em 2011, o que revela seu crescimento e fortalecimento para além desse tempo cronológico. É mister destacar o volume e a qualidade das pesquisas desenvolvidas em seu interior. Nosso Grupo de Trabalho – o GT-Maringá – participou ativamente desse processo de modo que podemos dizer que contribuímos para a criação e consolidação dessa importante revista para a área da Educação e demais áreas correlatas.

Nossa revista tornou-se também um importante veículo de divulgação de pesquisas em História e Historiografia da Educação. Os artigos publicados estão correlacionados às linhas de pesquisas do Grupo Nacional. São elas:

- Historiografia e questões teórico-metodológicas da história da educação: comporta estudos que tenham ênfase na Historiografia e/ou de análise de Questões Teórico-metodológicas da produção histórico-educacional brasileira.
- História das Políticas Educacionais no Brasil: situam-se as investigações que tenham por objetivo o estudo de problemas e temas relacionados à história da política educacional brasileira.
- História das Instituições Escolares no Brasil: localizam-se os projetos que tenham por objeto a análise histórica das instituições educacionais que tenham importância para a compreensão da educação.

Essas linhas norteiam e aglutinam as pesquisas desenvolvidas no interior dos diferentes grupos e que, em sua maioria, estão relacionados a Programas de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, aprovados e reconhecidos pela CAPES. Alguns grupos estão trabalhando na direção de criação de novos programas de pós-graduação e buscam articular seus estudos às linhas de pesquisas supracitadas.

Com a sua consolidação, a Revista, contudo, atualmente, não se restringe à divulgação dos resultados de pesquisas dos membros do grupo. Seu reconhecimento a levou a adquirir um fluxo próprio de modo que tem recebido artigos de pesquisadores nacionais e internacionais. Estes estão vinculados a diferentes perspectivas teórico-metodológicos e elegem para estudo objetos variados. Essa riqueza teórica e temática está expressa nesse número.

Assim, Revista HISTEDBR On-Line disponibiliza à comunidade acadêmica dezoito artigos e uma resenha, reafirmando a tendência pluralista, diversificada e crítica desse periódico. As questões relacionadas à educação são abordadas por autores de diferentes instituições brasileiras de variados estados federativos, tais como: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte. Dois desses artigos são internacionais e oriundos do Chile, foram encaminhados por acadêmicos da Universidad Católica de Chile e da Universidad Mayor de Chile. Estes são os artigos que compõem esse número da Revista:

– “El Teatro: ´Un Espejo de la Sociedad´ (Un medio para la socialización y el aprendizaje De niños (as) y jóvenes)” de autoria de Estela Socías Muñoz;

– “Educación Superior em Chile y su Internacionalización” escrito por Jaime Caiceo Escudero;

– “Educação e Direito na sociedade portuguesa do século XVI” de autoria de Célio Juvenal Costa e Amanda Regina Barbosa Lemes;

– “Representações sobre a relacção entre Educação e modernização em Guarapuava-PR entre 1930 E 1960” proposto por Mari Lucia do Amaral e Carlos Herold Junior;

– “Breve história sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil” de Thyeles Borcarte Strelhow;

– “As interfaces históricas entre a Psicologia e Educação” de autoria das professoras Leonor Dias Paini, Sheila Maria Rosin Cella e Lenita Gama Cambaúva;

– “Prova Brasil e desempenho em Língua Portuguesa: um estudo com escolas paranaenses” de Cristina Cerezuela Jacobsen e Nerli Nonato Ribeiro Mori;

– “Lar Betânia: o atendimento à infância abandonada em Maringá – PR” de Ângela Mara de Barros Lara e Tânia dos Santos Alvarez da Silva;

– “Ser professora: um estilo de vida pontuado pela formação” de Rosimar Serena Esquisani e Flávia Obino Corrêa Werle;

– “Razões históricas de um direito penal injusto” de Cláudio do Prado Amaral;

– “Educação profissional e os ideais liberais presentes no pensamento educacional brasileiro” de Beatriz Lemos Stutz e Carlos Alberto Lucena;

– “Educação do campo ou educação no campo?” de autoria de Luiz Bezerra Neto;

– “Acesso à Educação Superior no Brasil: direito ou privilégio?” de Silvia Maria Leite de Almeida;

– “O lugar da história na formação do professor” escrito por Maria Isabel Moura Nascimento e Manoel Nelito M. Nascimento;

– “História e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas: uma reflexão necessária” de Anselmo Alencar Colares, Marco Antonio de Oliveira Gomes e Maria Lília Imbiriba Sousa Colares;

– “Tecendo memórias educacionais no sertão paraibano: Carmelita Gonçalves e suas contribuições à educação em Cajazeiras/PB” de Débia Suênia da Silva Sousa;

– “A Educação de Jovens e Adultos e o analfabetismo na velhice: Os idosos e a exclusão educacional” de Marcos Augusto de Castro Peres;

– “Reflexões sobre concepções de professores acerca das finalidades da Educação Infantil” de autoria de autoria de Maria Angélica Olivo Francisco Lucas.

Com a leitura desses artigos, o leitor poderá aprofundar seu conhecimento sobre temáticas, níveis e modalidades de ensino variados. São objetos de reflexão temas relacionados ao Ensino Superior, ensino Fundamental, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena, Educação no Campo, Educação profissional, entre outras. As perspectivas abordadas provocam o debate necessário para a compreensão da educação na atualidade e recupera a historicidade fundamental à compreensão acerca das bases que a fundamenta.

Na sessão documentos está disponibilizado o "Regulamento da Instrução Pública do Estado do Paraná (Decreto n. 31 de 29 de janeiro de 1890)", organizado e apresentado por Cristiane Silva Melo e Maria Cristina Gomes Machado. Este é o primeiro Regulamento do estado após a Proclamação da República no Brasil, em 1889. Para finalizar, juntamente com a resenha do livro “Escritos sobre Instrução Pública”, são disponibilizados resumos de teses e dissertações.

Para a longevidade e concretização deste número não poderíamos deixar de mencionar o apoio dos autores, pareceristas e colaboradores, que são fundamentais para a publicação de mais este número de nossa revista.

 

Maria Cristina Gomes Machado
HISTEDBR
Universidade Estadual de Maringá - UEM

 

Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.38, p.1–2, jun.2010 - ISSN: 1676-2584