Em
setembro de 2010 nossa revista eletrônica “Revista HISTEDBR On-Line”
completará 10 anos, tal constatação nos oferece motivos para
comemorações. A revista foi criada com o objetivo de agregar e
socializar os resultados de pesquisas dos diferentes Grupos de
Trabalho vinculados ao Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas
“História, Sociedade e Educação no Brasil”, fundado em 1986. O Grupo
completará 25 anos em 2011, o que revela seu crescimento e
fortalecimento para além desse tempo cronológico. É mister destacar
o volume e a qualidade das pesquisas desenvolvidas em seu interior.
Nosso Grupo de Trabalho – o GT-Maringá – participou ativamente desse
processo de modo que podemos dizer que contribuímos para a criação e
consolidação dessa importante revista para a área da Educação e
demais áreas correlatas.
Nossa
revista tornou-se também um importante veículo de divulgação de
pesquisas em História e Historiografia da Educação. Os artigos
publicados estão correlacionados às linhas de pesquisas do Grupo
Nacional. São elas:
-
Historiografia e questões teórico-metodológicas da história da
educação: comporta estudos que tenham ênfase na Historiografia e/ou
de análise de Questões Teórico-metodológicas da produção
histórico-educacional brasileira.
- História das Políticas Educacionais no Brasil: situam-se as
investigações que tenham por objetivo o estudo de problemas e temas
relacionados à história da política educacional brasileira.
- História das Instituições Escolares no Brasil: localizam-se os
projetos que tenham por objeto a análise histórica das instituições
educacionais que tenham importância para a compreensão da educação.
Essas
linhas norteiam e aglutinam as pesquisas desenvolvidas no interior
dos diferentes grupos e que, em sua maioria, estão relacionados a
Programas de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado,
aprovados e reconhecidos pela CAPES. Alguns grupos estão trabalhando
na direção de criação de novos programas de pós-graduação e buscam
articular seus estudos às linhas de pesquisas supracitadas.
Com a
sua consolidação, a Revista, contudo, atualmente, não se restringe à
divulgação dos resultados de pesquisas dos membros do grupo. Seu
reconhecimento a levou a adquirir um fluxo próprio de modo que tem
recebido artigos de pesquisadores nacionais e internacionais. Estes
estão vinculados a diferentes perspectivas teórico-metodológicos e
elegem para estudo objetos variados. Essa riqueza teórica e temática
está expressa nesse número.
Assim, Revista HISTEDBR On-Line disponibiliza à comunidade acadêmica
dezoito artigos e uma resenha, reafirmando a tendência pluralista,
diversificada e crítica desse periódico. As questões relacionadas à
educação são abordadas por autores de diferentes instituições
brasileiras de variados estados federativos, tais como: Bahia, Minas
Gerais, Paraná, Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do
Norte. Dois desses artigos são internacionais e oriundos do Chile,
foram encaminhados por acadêmicos da Universidad Católica de Chile e
da Universidad Mayor de Chile. Estes são os artigos que compõem esse
número da Revista:
– “El
Teatro: ´Un Espejo de la Sociedad´ (Un medio para la socialización y
el aprendizaje De niños (as) y jóvenes)” de autoria de Estela Socías
Muñoz;
–
“Educación Superior em Chile y su Internacionalización” escrito por
Jaime Caiceo Escudero;
–
“Educação e Direito na sociedade portuguesa do século XVI” de
autoria de Célio Juvenal Costa e Amanda Regina Barbosa Lemes;
–
“Representações sobre a relacção entre Educação e modernização em
Guarapuava-PR entre 1930 E 1960” proposto por Mari Lucia do Amaral e
Carlos Herold Junior;
–
“Breve história sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil” de
Thyeles Borcarte Strelhow;
– “As
interfaces históricas entre a Psicologia e Educação” de autoria das
professoras Leonor Dias Paini, Sheila Maria Rosin Cella e Lenita
Gama Cambaúva;
–
“Prova Brasil e desempenho em Língua Portuguesa: um estudo com
escolas paranaenses” de Cristina Cerezuela Jacobsen e Nerli Nonato
Ribeiro Mori;
–
“Lar Betânia: o atendimento à infância abandonada em Maringá – PR”
de Ângela Mara de Barros Lara e Tânia dos Santos Alvarez da Silva;
–
“Ser professora: um estilo de vida pontuado pela formação” de
Rosimar Serena Esquisani e Flávia Obino Corrêa Werle;
–
“Razões históricas de um direito penal injusto” de Cláudio do Prado
Amaral;
–
“Educação profissional e os ideais liberais presentes no pensamento
educacional brasileiro” de Beatriz Lemos Stutz e Carlos Alberto
Lucena;
–
“Educação do campo ou educação no campo?” de autoria de Luiz Bezerra
Neto;
–
“Acesso à Educação Superior no Brasil: direito ou privilégio?” de
Silvia Maria Leite de Almeida;
– “O
lugar da história na formação do professor” escrito por Maria Isabel
Moura Nascimento e Manoel Nelito M. Nascimento;
–
“História e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas: uma
reflexão necessária” de Anselmo Alencar Colares, Marco Antonio de
Oliveira Gomes e Maria Lília Imbiriba Sousa Colares;
–
“Tecendo memórias educacionais no sertão paraibano: Carmelita
Gonçalves e suas contribuições à educação em Cajazeiras/PB” de Débia
Suênia da Silva Sousa;
– “A
Educação de Jovens e Adultos e o analfabetismo na velhice: Os idosos
e a exclusão educacional” de Marcos Augusto de Castro Peres;
–
“Reflexões sobre concepções de professores acerca das finalidades da
Educação Infantil” de autoria de autoria de Maria Angélica Olivo
Francisco Lucas.
Com a
leitura desses artigos, o leitor poderá aprofundar seu conhecimento
sobre temáticas, níveis e modalidades de ensino variados. São
objetos de reflexão temas relacionados ao Ensino Superior, ensino
Fundamental, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos,
Educação Indígena, Educação no Campo, Educação profissional, entre
outras. As perspectivas abordadas provocam o debate necessário para
a compreensão da educação na atualidade e recupera a historicidade
fundamental à compreensão acerca das bases que a fundamenta.
Na
sessão documentos está disponibilizado o "Regulamento da Instrução
Pública do Estado do Paraná (Decreto n. 31 de 29 de janeiro de
1890)", organizado e apresentado por Cristiane Silva Melo e Maria
Cristina Gomes Machado. Este é o primeiro Regulamento do estado após
a Proclamação da República no Brasil, em 1889. Para finalizar,
juntamente com a resenha do livro “Escritos sobre Instrução Pública”,
são disponibilizados resumos de teses e dissertações.
Para
a longevidade e concretização deste número não poderíamos deixar de
mencionar o apoio dos autores, pareceristas e colaboradores, que são
fundamentais para a publicação de mais este número de nossa revista.
Maria
Cristina Gomes Machado
HISTEDBR
Universidade Estadual de Maringá - UEM