EDITORIAL

 

Dos boletins à revista eletrônica HISTEDBR

 

 

       Com este oitavo número, a Revista HISTEDBR ON LINE completa dois anos de circulação. Para marcar, este número está especialmente diferenciado: está centrado num tema, a História das Instituições Escolares, e foi produzido pelo Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação da UNISO. O assunto será tratado na seqüência, mas aproveitando o ensejo é oportuno resgatar um pouco a trajetória e experiência histórica dos boletins pelo HISTEDBR.

Antes da revista eletrônica, o HISTEDBR publicou, em setembro de 1995, um boletim impresso para o registro da memória do Grupo, para a socialização da produção de seus integrantes e, principalmente, para o debate de questões relevantes no campo da História da Educação”, conforme a “Apresentação” do primeiro e único número publicado. Esse boletim foi centrado no Projeto "Levantamento e Catalogação de Fontes Primárias e Secundárias da História da Educação Brasileira", constituindo-se num documento que preservou o projeto, o programa para o banco de dados da catalogação e os desdobramentos obtidos com esse projeto até então[1].

A decisão de publicar o boletim, bem como a adoção de outras medidas que contribuíssem para a consolidação do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, foi tomada no Encontro de Coordenadores do HISTEDBR, ocorrido no interior do "II Congresso Ibero-Americano de História da Educação Latino-Americana", realizado na UNICAMP no período de 11 a 15 de setembro de 1994. Nesse encontro também foi tirado um indicativo para a formação de uma rede informatizada, centralizada na Faculdade de Educação da UNICAMP, com a sigla do grupo - "HISTEDBR". A proposta dessa rede foi aprovada no III Seminário de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil", ficando definido que a principal finalidade dessa Rede era a socialização entre todos os GTs.,  pesquisadores e profissionais de História da Educação, notadamente fazendo circular informações de interesse da área.

         A lista HISTEDBR foi implementada no dia 15 de novembro de 1995, durante a realização desse III Seminário Nacional, ocorrido entre os dias 15 a 17 de novembro de 1995 na Faculdade de Educação da UNICAMP. Formada a lista com o endereço eletrônico dos pesquisadores presentes ao evento, foi distribuída uma primeira mensagem: o HISTEDBR[2], um boletim eletrônico para marcar o início da lista e no qual foi registrado, em linhas gerais, o histórico do grupo de pesquisa. Desde então a lista tem funcionado com relativa regularidade, com crescimento gradativo e ampliação de sua área de socialização de informações[3]. As informações do Grupo ou de interesse da comunidade científica passaram a circular através da lista, motivo pelo qual deixou-se temporariamente de editar boletins.

         Nova iniciativa em editar um boletim eletrônico foi tomada em 1999, com a circulação de quatro números do HISTEDBR – Boletim “História, Sociedade e Educação”. Essa nova edição do Boletim HISTEDBR circulou no formato de arquivo atachado através da lista; também, via correio, era enviado um exemplar impresso para todos os Grupos de Trabalho. Buscava-se superar as dificuldades em articular um grupo de pesquisa de âmbito nacional e, como muitos pesquisadores reclamavam que ainda não tinham acesso à internet, também propiciar um instrumento de comunicação e debate da comunidade científica em História da Educação. Essa versão do boletim eletrônico foi dotada de estrutura editorial, com as seguintes partes e seções: Editorial; Primeira seção - Debate de Idéias (tendo sub-título revelador do objetivo da seção: Revisitando sites teórico-metodológicos); Segunda seção - Notícias dos GTs. (Intercambiando notícias: pesquisas e atividades dos Grupos de Trabalho  das instituições associadas ao HISTEDBR); Terceira seção – Acontecimentos (Divulgando acontecimentos e eventos locais, regionais, nacionais e internacionais); Quarta seção - Entrevistas / Depoimentos (Conversando com educadores e historiadores de importância local,  regional, nacional ou internacional); Quinta seção - Fontes, Notas e Resenhas (Sugerindo fontes: notas sobre livros, periódicos, teses, dissertação, vídeos, filmes, mostras fotográficas e de artes); Sexta seção - Mensagens e Comunicações (Internetizando  e historicizando para ampliar  o campo de comunicação entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros).

         Foram editados quatro números: o primeiro em maio de 1999, o segundo em junho, o terceiro em setembro e o quarto e último em outubro desse ano. A Comissão Editorial foi composta por José Carlos Araújo, José Claudinei Lombardi e Maria de Fátima Felix Rosar. Deve-se registrar que essa iniciativa resultou do empenho de Maria de Fátima, na época Coordenadora do GT Maranhão e então em Pós-Doutorado na USP. Através dessa iniciativa, conforme o Editorial do Boletim no. 01, Ano 01, buscou-se criar:

 

... um espaço de comunicação para discussões e reflexões sobre a História da Educação. Enquanto um Boletim do HISTEDBR, como o nome do grupo sugere, terá por preocupação instigar o debate da História da Educação pela mediação da sociedade, indicativo de que se busca uma compreensão global da educação em seu processo de transformação e desenvolvimento. Com a edição deste instrumento de comunicação, pretende-se possibilitar uma interação entre os pesquisadores e profissionais da História da Educação, de modo a ampliar o espaço de divulgação de concepções, projetos e produções concretas dos pesquisadores que se aglutinaram  no Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil".

 

A qualidade dessa iniciativa, bem como a importância dos debates realizados, pode ser aquilatada pelo acesso ao material divulgado. O sucesso da iniciativa levou à proposta de transformação do Boletim Eletrônico em REVISTA ELETRÔNICA, com o primeiro número editado em setembro de 2000. Esse primeiro número experimental saiu com as seguintes sessões: Artigos, Comunicações, Documentos, Resenhas, Resumos, Estudos Histórico-biográficos e Lançamentos de livros.

         O segundo número da revista saiu em abril de 2001, com uma estrutura mais enxuta: Artigos, Comunicações, Documentos e Resenhas. A partir do Número 03 da Revista HISTEDBR ON-LINE, datada de julho de 2001, passou-se a adotar o atual layout.

Em vista da crescente exigência no meio acadêmico da referência ao código ISSN (International Standard Serial Number), o mesmo foi solicitado e obtido para a Revista HISTEDBR ON LINE que recebeu o código: ISSN 1676-2584. Trata-se de uma numeração seqüencial internacional, não apresentando nenhuma indicação de local, idioma ou editora em sua composição.

 

Como já foi dito no inicio do texto, com este oitavo número a REVISTA HISTEDBR ON-LINE completou dois anos de publicação. Até o número anterior, a edição era produzida a partir da colaboração voluntária. Este oitavo número resulta do intercâmbio de conhecimentos e informações entre o Grupo de Pesquisa HISTEDBR e o Programa de Pós-Graduação da UNISO, em implantação, na área de Educação Escolar. A Pós-Graduação stricto sensu  da UNISO priorizou o tema Instituição Escolar: Políticas e Práticas Escolares, incorporando duas linhas de pesquisa: Construção de Conhecimento nas Relações Escolares e Trabalho, Política e Práticas Escolares.

O material disponibilizado neste número de nossa revista eletrônica é uma primeira concretização dessa parceria interinstitucional e traz, parcialmente, alguns dos resultados do trabalho desenvolvido[4], com o devido crédito e responsabilidade aos seus respectivos autores, em disciplina e outras atividades, sob a coordenação do Prof. Dr. José Luís Sanfelice, um dos grandes companheiros históricos do HISTEDBR.

Conforme informa Sanfelice, as atividades didático-pedagógicas desenvolvidas visavam três objetivos complementares: construir uma “Referência Bibliográfica” específica, um rol de “Fichas Bibliográficas” e “Resenhas Críticas”. Esse material poderá, ainda, vir a se constituir como conteúdo de um Banco de Dados a ser alimentado permanentemente e, também, por um projeto sobre a “História de Instituições Escolares”. A estrutura básica da revista HISTEDBR, com suas seções constitutivas, teve que sofrer pequenas adequações, de forma a possibilitar a divulgação do material levantado. Tal como na vida, também a revista não deve ser rígida e inflexível, de forma a impossibilitar a dinâmica transformadora da própria história. Ao contrário, a estrutura deve ser flexível o suficiente para, sem perder a identidade, incorporar contribuições e, se necessário, possibilitar transformações, inclusive nela própria.

Na sessão “Artigos” encontra-se publicado o texto “História de Instituições Escolares: Apontamentos Preliminares”, de José Luís Sanfelice, e que introduz o leitor para a discussão do tema, bem como traz os esclarecimentos necessários quanto ao trabalho desenvolvido.

Em “Documentos”, encontra-se disponibilizado o documento “Relatório Encaminhado ao Presidente da Província, por Diogo de Mendonça Pinto, em 24/11/1856”. Essa fonte documental resulta do Projeto de Pesquisa “Fontes para a História da Educação Escolar em Sorocaba” e é uma valiosa contribuição de Jorge Luis Cammarano González e Wilson Sandano.

Estão publicadas 12 (doze) “Resenhas”, todas versando sobre obras que tratam aspectos diferenciados da História das Instituições Escolares: em seu aspecto geral ou de instituições particulares.

Em “Fichas Bibliográficas” estão acessíveis 70 (setenta) fichas de catalogação, com referência e breves resumos sobre o tema em questão. As fichas abarcam um vasto acervo de fontes: matérias da imprensa, livros, artigos, dissertações e teses.

         Finalmente, a revista eletrônica traz a sessão “Bibliografia”, onde se encontra relacionado todo o acervo objeto de levantamento pelo grupo de professores e alunos do mestrado em educação da UNISO.

 

Além da edição do presente número da revista HISTEBR ON-LINE, o intercâmbio entre o HISTEDBR e a Pós-Graduação em Educação da UNISO poderá ser ampliado através do fornecimento de fontes e resultados de pesquisas elaboradas pelos pesquisadores da UNISO, na linha de pesquisa História das Instituições Escolares, ao HISTEDBR. O Grupo de Pesquisadores da UNISO, por sua vez, poderá se beneficiar da infra-estrutura do HISTEDBR para a veiculação do material e resultados das pesquisas, com o devido crédito ao grupo de pesquisa da UNISO, bem como aos respectivos autores. Entre outras possibilidades, imediatamente a linha de pesquisa História das Instituições Escolares poderá se responsabilizar por uma nova pasta no “Acervo de Documentos”. Além da necessária referência e crédito a UNISO, este intercâmbio ampliaria o acesso do HISTEDBR e de toda a comunidade científica às fontes referentes à História das Instituições Escolares, dando ao Programa de Pós-Graduação da UNISO maior visibilidade nacional da sua produção.

Passada a fase em que nosso grupo de pesquisa, juntamente com outras instituições, desempenhava o papel de articulador de grupos e pesquisadores no campo da História da Educação, estamos a trilhar uma nova trajetória, cuja tônica será a dedicação à pesquisa e à produção acadêmica. O intercâmbio interinstitucional será, sem dúvidas, um novo formato de atuação do HISTEDBR.

Esperamos que a edição deste número dedicado à História das Instituições Escolares constitua-se em instrumento de socialização de informações entre estudantes, profissionais docentes e pesquisadores interessados no aprofundamento do conhecimento de nossa História da Educação.

 

 

 

Campinas, outubro de 2002.

 

José Claudinei Lombardi



[1] Os arquivos desse Boletim HISTEDBR estão disponibilizados no site do grupo, no Acervo de Documentos, Acervo HISTEDBR, Boletins, acessados pelo seguinte endereço: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/

 

[2] Todos os Boletim eletrônicos HISTEDBR estão disponibilizados no site do grupo, no Acervo de Documentos, Acervo HISTEDBR, Boletins, acessados pelo seguinte endereço: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/

 

[3] Os arquivos da lista foram parcialmente perdidos, por ataques de vírus e que exigiram a formatação do disco rígido do computador do grupo.

[4] Também parcialmente o resultado desses trabalhos está publicado em QUAESTIO: Revista de estudos da Educação. Vol. 4, no. 1, maio de 2002. Sorocaba – SP : UNISO.