EDITORIAL
Dos boletins à revista eletrônica HISTEDBR
Com este oitavo número, a Revista HISTEDBR ON LINE completa dois
anos de circulação. Para marcar, este número está especialmente diferenciado:
está centrado num tema, a História das Instituições Escolares, e foi produzido
pelo Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação da UNISO. O assunto será
tratado na seqüência, mas aproveitando o ensejo é oportuno resgatar um pouco a
trajetória e experiência histórica dos boletins pelo HISTEDBR.
Antes da revista eletrônica, o HISTEDBR publicou, em setembro de
1995, um boletim impresso “para o registro da memória do Grupo, para a socialização da produção de
seus integrantes e, principalmente, para o debate de questões relevantes no
campo da História da Educação”, conforme a “Apresentação” do primeiro e único número publicado. Esse
boletim foi centrado no Projeto "Levantamento e
Catalogação de Fontes Primárias e Secundárias da História da Educação
Brasileira", constituindo-se num documento que preservou o projeto, o
programa para o banco de dados da catalogação e os desdobramentos obtidos com
esse projeto até então[1].
A decisão de publicar o boletim, bem como a adoção de outras
medidas que contribuíssem para a consolidação do Grupo de Estudos e Pesquisas
“História, Sociedade e Educação no Brasil”, foi tomada no Encontro de
Coordenadores do HISTEDBR, ocorrido no interior do "II Congresso Ibero-Americano de História da
Educação Latino-Americana", realizado na UNICAMP no período de 11 a 15 de
setembro de 1994. Nesse encontro também foi tirado um indicativo para a
formação de uma rede informatizada, centralizada na Faculdade de Educação da
UNICAMP, com a sigla do grupo - "HISTEDBR". A proposta dessa rede foi
aprovada no III Seminário de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e
Educação no Brasil", ficando definido que a principal finalidade dessa Rede era a socialização entre todos
os GTs., pesquisadores e profissionais
de História da Educação, notadamente fazendo circular informações de interesse
da área.
A
lista HISTEDBR foi implementada no dia 15 de novembro de 1995, durante a
realização desse III Seminário Nacional, ocorrido entre os dias 15 a 17 de novembro de 1995 na Faculdade de Educação da UNICAMP.
Formada a lista com o endereço eletrônico dos pesquisadores presentes ao
evento, foi distribuída uma primeira mensagem: o HISTEDBR[2],
um boletim eletrônico para marcar o início da lista e no qual foi registrado,
em linhas gerais, o histórico do grupo de pesquisa. Desde então a lista tem
funcionado com relativa regularidade, com crescimento gradativo e ampliação de
sua área de socialização de informações[3].
As informações do Grupo ou de interesse da comunidade científica passaram a
circular através da lista, motivo pelo qual deixou-se temporariamente de editar
boletins.
Nova iniciativa em editar um boletim
eletrônico foi tomada em 1999, com a circulação de quatro números do HISTEDBR
– Boletim “História, Sociedade e Educação”. Essa nova edição do Boletim
HISTEDBR circulou no formato de arquivo atachado através da lista; também, via
correio, era enviado um exemplar impresso para todos os Grupos de Trabalho.
Buscava-se superar as dificuldades em articular um grupo de pesquisa de âmbito
nacional e, como muitos pesquisadores reclamavam que ainda não tinham acesso à
internet, também propiciar um instrumento de comunicação e debate da comunidade
científica em História da Educação. Essa versão do boletim eletrônico foi
dotada de estrutura editorial, com as seguintes partes e seções: Editorial;
Primeira seção - Debate de Idéias (tendo sub-título revelador do objetivo da
seção: Revisitando sites teórico-metodológicos); Segunda seção - Notícias dos
GTs. (Intercambiando notícias: pesquisas e atividades dos Grupos de
Trabalho das instituições associadas ao
HISTEDBR); Terceira seção – Acontecimentos (Divulgando acontecimentos e eventos
locais, regionais, nacionais e internacionais); Quarta seção - Entrevistas /
Depoimentos (Conversando com educadores e historiadores de importância
local, regional, nacional ou
internacional); Quinta seção - Fontes, Notas e Resenhas (Sugerindo fontes: notas
sobre livros, periódicos, teses, dissertação, vídeos, filmes, mostras
fotográficas e de artes); Sexta seção - Mensagens e Comunicações
(Internetizando e historicizando para
ampliar o campo de comunicação entre
pesquisadores brasileiros e estrangeiros).
Foram editados quatro números: o
primeiro em maio de 1999, o segundo em junho, o terceiro em setembro e o quarto
e último em outubro desse ano. A Comissão Editorial foi composta por José
Carlos Araújo, José Claudinei Lombardi e Maria de Fátima Felix Rosar. Deve-se
registrar que essa iniciativa resultou do empenho de Maria de Fátima, na época
Coordenadora do GT Maranhão e então em Pós-Doutorado na USP. Através dessa
iniciativa, conforme o Editorial do Boletim no. 01, Ano 01, buscou-se criar:
... um espaço de
comunicação para discussões e reflexões sobre a História da Educação. Enquanto
um Boletim do HISTEDBR, como o nome do grupo sugere, terá por preocupação
instigar o debate da História da Educação pela mediação da sociedade,
indicativo de que se busca uma compreensão global da educação em seu processo
de transformação e desenvolvimento. Com a edição deste instrumento de
comunicação, pretende-se possibilitar uma interação entre os pesquisadores e
profissionais da História da Educação, de modo a ampliar o espaço de divulgação
de concepções, projetos e produções concretas dos pesquisadores que se
aglutinaram no Grupo de Estudos e
Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil".
A qualidade dessa iniciativa, bem como a importância dos debates
realizados, pode ser aquilatada pelo acesso ao material divulgado. O sucesso da
iniciativa levou à proposta de transformação do Boletim Eletrônico em REVISTA
ELETRÔNICA, com o primeiro número editado em setembro de 2000. Esse primeiro
número experimental saiu com as seguintes sessões: Artigos, Comunicações,
Documentos, Resenhas, Resumos, Estudos Histórico-biográficos e Lançamentos de
livros.
O segundo número da revista saiu em
abril de 2001, com uma estrutura mais enxuta: Artigos, Comunicações, Documentos
e Resenhas. A partir do Número 03 da Revista HISTEDBR ON-LINE, datada de julho
de 2001, passou-se a adotar o atual layout.
Em vista da crescente exigência no meio acadêmico da referência
ao código ISSN (International Standard Serial Number), o mesmo foi solicitado e obtido
para a Revista HISTEDBR ON LINE que recebeu o código: ISSN 1676-2584. Trata-se de uma
numeração seqüencial internacional, não apresentando nenhuma indicação de
local, idioma ou editora em sua composição.
Como já foi dito no inicio do texto, com este oitavo número a
REVISTA HISTEDBR ON-LINE completou dois anos de publicação. Até o número
anterior, a edição era produzida a partir da colaboração voluntária. Este
oitavo número resulta do intercâmbio de conhecimentos e informações entre o
Grupo de Pesquisa HISTEDBR e o Programa de Pós-Graduação da UNISO, em
implantação, na área de Educação Escolar. A Pós-Graduação stricto sensu da UNISO priorizou o tema Instituição
Escolar: Políticas e Práticas Escolares, incorporando duas linhas de
pesquisa: Construção de Conhecimento nas Relações Escolares e Trabalho,
Política e Práticas Escolares.
O material disponibilizado neste número de nossa revista
eletrônica é uma primeira concretização dessa parceria interinstitucional e
traz, parcialmente, alguns dos resultados do trabalho desenvolvido[4],
com o devido crédito e responsabilidade aos seus respectivos autores, em
disciplina e outras atividades, sob a coordenação do Prof. Dr. José Luís
Sanfelice, um dos grandes companheiros históricos do HISTEDBR.
Conforme informa Sanfelice, as
atividades didático-pedagógicas desenvolvidas visavam três objetivos
complementares: construir uma “Referência Bibliográfica” específica, um rol de
“Fichas Bibliográficas” e “Resenhas Críticas”. Esse material poderá, ainda, vir
a se constituir como conteúdo de um Banco de Dados a ser alimentado
permanentemente e, também, por um projeto sobre a “História de Instituições
Escolares”. A estrutura básica da revista HISTEDBR, com suas seções constitutivas,
teve que sofrer pequenas adequações, de forma a possibilitar a divulgação do
material levantado. Tal como na vida, também a revista não deve ser rígida e
inflexível, de forma a impossibilitar a dinâmica transformadora da própria
história. Ao contrário, a estrutura deve ser flexível o suficiente para, sem
perder a identidade, incorporar contribuições e, se necessário, possibilitar
transformações, inclusive nela própria.
Na sessão “Artigos” encontra-se
publicado o texto “História de Instituições Escolares: Apontamentos
Preliminares”, de José Luís Sanfelice, e que introduz o leitor para a discussão
do tema, bem como traz os esclarecimentos necessários quanto ao trabalho
desenvolvido.
Em “Documentos”, encontra-se
disponibilizado o documento “Relatório Encaminhado ao Presidente da Província,
por Diogo de Mendonça Pinto, em 24/11/1856”. Essa fonte documental resulta do
Projeto de Pesquisa “Fontes para a História da Educação Escolar em Sorocaba” e
é uma valiosa contribuição de Jorge Luis Cammarano González e Wilson Sandano.
Estão publicadas 12 (doze)
“Resenhas”, todas versando sobre obras que tratam aspectos diferenciados da
História das Instituições Escolares: em seu aspecto geral ou de instituições
particulares.
Em “Fichas Bibliográficas” estão
acessíveis 70 (setenta) fichas de catalogação, com referência e breves resumos
sobre o tema em questão. As fichas abarcam um vasto acervo de fontes: matérias
da imprensa, livros, artigos, dissertações e teses.
Finalmente, a revista eletrônica traz a
sessão “Bibliografia”, onde se encontra relacionado todo o acervo objeto de
levantamento pelo grupo de professores e alunos do mestrado em educação da
UNISO.
Além da edição do presente número da
revista HISTEBR ON-LINE, o intercâmbio entre o HISTEDBR e a Pós-Graduação em
Educação da UNISO poderá ser ampliado através do fornecimento de fontes e
resultados de pesquisas elaboradas pelos pesquisadores da UNISO, na linha de
pesquisa História das Instituições Escolares, ao HISTEDBR. O Grupo de
Pesquisadores da UNISO, por sua vez, poderá se beneficiar da infra-estrutura do
HISTEDBR para a veiculação do material e resultados das pesquisas, com o devido
crédito ao grupo de pesquisa da UNISO, bem como aos respectivos autores. Entre
outras possibilidades, imediatamente a linha de pesquisa História das
Instituições Escolares poderá se responsabilizar por uma nova pasta no
“Acervo de Documentos”. Além da necessária referência e crédito a UNISO, este
intercâmbio ampliaria o acesso do HISTEDBR e de toda a comunidade científica às
fontes referentes à História das Instituições Escolares, dando ao Programa de
Pós-Graduação da UNISO maior visibilidade nacional da sua produção.
Passada a fase em que nosso grupo de
pesquisa, juntamente com outras instituições, desempenhava o papel de articulador
de grupos e pesquisadores no campo da História da Educação, estamos a trilhar
uma nova trajetória, cuja tônica será a dedicação à pesquisa e à produção
acadêmica. O intercâmbio interinstitucional será, sem dúvidas, um novo formato
de atuação do HISTEDBR.
Esperamos que a edição deste número
dedicado à História das Instituições Escolares constitua-se em
instrumento de socialização de informações entre estudantes, profissionais
docentes e pesquisadores interessados no aprofundamento do conhecimento de nossa
História da Educação.
Campinas, outubro de 2002.
José Claudinei Lombardi
[1] Os arquivos desse Boletim HISTEDBR estão disponibilizados no site do grupo, no Acervo de Documentos, Acervo HISTEDBR, Boletins, acessados pelo seguinte endereço: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/
[2] Todos os Boletim eletrônicos HISTEDBR estão disponibilizados no site do grupo, no Acervo de Documentos, Acervo HISTEDBR, Boletins, acessados pelo seguinte endereço: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/
[3] Os arquivos da lista foram parcialmente perdidos, por ataques de vírus e que exigiram a formatação do disco rígido do computador do grupo.
[4] Também
parcialmente o resultado desses trabalhos está publicado em QUAESTIO:
Revista de estudos da Educação. Vol. 4, no. 1, maio de 2002. Sorocaba – SP : UNISO.