LEVANTAMENTO E CATALOGAÇÃO DAS FONTES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA LOCALIZADAS NO ESTADO DO PARANÁ: O ITINERÁRIO DO HISTEDBR-PR.

 

Jean Vincent Marie Guhur[1]

Maria Cristina Gomes Machado[2]

Sandino Hoff[3]

 

O projeto “Levantamento e Catalogação das Fontes Primárias e Secundárias de Apoio à Pesquisa em Educação do DFE/UEM” (LEONEL, 1996) está vinculado ao projeto “História, sociedade e educação no Brasil” (FE/UNICAMP), criado em 1986. Desde a sua criação o projeto tem passado por algumas reformulações e possibilitado constatar a escassez, a dispersão e a precariedade na organização e catalogação das fontes fundamentais à pesquisa histórico-educacional no Brasil, bem como levantar e catalogar fontes primárias e secundárias da história da educação brasileira, através de teses, dissertações e pesquisas realizadas pelos participantes do GT/Maringá, assim como divulgar os resultados em congressos, seminários e eventos congêneres. Por outro lado, oferece oportunidade ímpar para enriquecer o debate em torno de questões teórico-metodológicas relacionadas ao trabalho com as fontes. Este dá continuidade ao projeto de pesquisa  “Levantamento e Catalogação das Fontes Primárias e Secundárias da Educação Brasileira no Estado do Paraná (para uso de historiadores da educação e outros pesquisadores)”, coordenado pelo professor Sandino Hoff (HOFF, 1992), que se iniciou em 02/05/92 e finalizou-se em 31/03/94. O objetivo desse texto é apresentar o itinerário do HISTEDBR - GT/Maringá e o trabalho desenvolvido desde a sua criação no Paraná para fazer o balanço do projeto que comemorou, em 2002, dez anos de existência.

O Grupo “História, Sociedade e Educação” que foi fundado na UNICAMP, pelos doutorandos em Educação, sob a coordenação do Prof. Dermeval Saviani, teve desdobramentos em quase todos os estados brasileiros. Previa o grupo a realização de atividades, eventos e pesquisas, tendo como meta produzir um balanço crítico da historiografia educacional brasileira. Não bastava levantar e catalogar fontes. Cada universidade integrada no projeto deveria constituir um núcleo de documentação histórico-educacional. O resultado seria centralizado na UNICAMP e socializado através dos recursos da informática. Dessa forma, o projeto paranaense era participante do programa nacional. Pretendia localizar e preservar os acervos documentais da História da Educação, através de sua catalogação, e dispô-los à manipulação de pesquisadores e demais interessados.

Por fonte primária e secundária, entendia-se todo o conjunto de documentos registrados em arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação, e todo e qualquer documento, desmembrado, originário de locais dispersos, que se tornam objeto de estudo, se colocam a serviço da pesquisa educacional e servem como testemunho dos homens que os objetivaram historicamente. Por catalogação, entendia-se a descrição, em fichas impressas próprias, dos elementos constitutivos que permitisse a identificação dos documentos por parte dos usuários. Uma vez registrados em fichas próprias, os dados básicos das fontes documentais eram informatizados e editados em catálogos.

Assim, o projeto justificava-se pelo esforço de contribuir para o levantamento e catalogação das fontes documentais da Educação no Brasil, a partir do Estado do Paraná. Para tanto, fazia-se necessário elaborar uma ficha catalográfica, realizar um treinamento para todos os catalogadores, efetuar o levantamento das fontes primárias e secundárias da Educação do Estado do Paraná e elaborar, publicar e divulgar um catálogo das fontes obtidas.

Em 30 e 31 de julho de 1992, na Universidade Estadual de Maringá, ocorreu o primeiro treinamento dos professores e acadêmicos incluídos nas atividades de catalogação. Nesse treinamento, foram expostos e discutidos o Projeto Global, pelo professor José Claudinei Lombardi, e o Projeto Estadual, pelo professor Sandino Hoff. A seguir, as bibliotecárias Maria Salete Ribellato Arita e Amélia Yaegashi orientaram o preenchimento correto das fichas catalográficas. Treinava-se para poder bisbilhotar produtivamente. O trabalho foi intenso. Na hora da fome, a kombi da UEM levava a turma para uma refeição no bar do Nereu. Naquele tempo, como ainda hoje, a grana andava curta. Contudo, a produção foi constante.

Estavam presentes, além das pessoas citadas, os professores Jean Guhur, Cleiza Afonso, Rosemary Sheen, Zélia Leonel, Fátima Neves e Silvina Rosa e a participação de 12  professores das IES paranaenses, 2 arquivistas, 1 digitador e 10 acadêmicos estagiários. Um segundo treinamento ocorreu em novembro do mesmo ano, durante a realização do “X Encontro de Pesquisadores em Educação da Região Sul”, na UEM de Maringá.

O núcleo de Maringá sediava o projeto no Estado do Paraná, num primeiro momento, na Universidade Estadual de Maringá. Adotou-se como critério para o levantamento a antigüidade de fundação do núcleo populacional, a existência das IES no município e de bibliotecas e arquivos. Assim, foram priorizados os seguintes municípios: Curitiba, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, União da Vitória, Paranaguá, Guairá, Paranavaí e Maringá

 

As bibliotecas e arquivos pesquisados foram:

·         Biblioteca Pública do Paraná – Curitiba / PR

·         Biblioteca da SEED – Curitiba/ PR

·         Biblioteca Central Bruno Enei – Ponta Grossa / PR

·         Museu Campos Gerais – Ponta Grossa/ PR

·         Colégio Regente Feijó – Ponta Grossa/ PR

·         Biblioteca Escola Professor Júlio Teodorico – Ponta Grossa/ PR

·         Colégio Santa Ana – Ponta Grossa/ PR

·         Biblioteca Central UEPG – Ponta Grossa – PR

·         Arquivo Histórico Municipal de Guarapuava – Guarapuava/ PR

·         Biblioteca Municipal de Palmeira – Palmeira/ PR

·         Colégio Estadual Alberto Gonçalves – Palmeira/ PR

·         Colégio Estadual Professor Leandro Manuel da Costa - Piraí do Sul / PR

·         Biblioteca Pública Municipal de Castro – Castro / PR

·         Colégio Estadual Queiroz Neto – Piraí do Sul / PR

·         Biblioteca do Colégio São José – Castro/ PR

·         Museu Professor Carlos Weiss – Londrina / PR

·         UEL CLCH- MPCW – Londrina/ PR

·         CESULON – Londrina/ PR

·         Biblioteca Central – UEL – Londrina / PR

·         Biblioteca Central da UEM – Maringá /PR

·         Biblioteca do Mestrado em Educação. UEM – Maringá

Com a elaboração de vários projetos, ocorreu também a centralização de cada grupo em suas localidades. Cada Instituição de Ensino Superior organizou sua equipe de professores e de alunos e lançou-se ao trabalho. A divisão do Estado em 4 grupos foi providencial naquele momento, visto que oportunizou maior envolvimento de pessoal e menos gastos.

Na execução do projeto específico da UEM, foram preenchidas 442 fichas catalográficas. Este material encontra-se catalogado e disponível para consulta no Departamento de Fundamentos da Educação, da UEM, e faz parte do Banco de Dados, sistema INTERNET, do Projeto Nacional. O projeto contou, através dos anos, com a participação de vários professores dos departamentos de Fundamentos da Educação e de outros departamentos.

A primeira fase foi concluída e abriu-se um novo projeto de pesquisa intitulado “Levantamento e Catalogação das Fontes Primárias e Secundárias de Apoio à Pesquisa em Educação do DFE/UEM", tendo início em 02/04/96, com caráter permanente. Este consistiu na reformulação do projeto anterior. Alguns fatores contribuíram para a sua reformulação. Dentre eles, podem-se citar as dificuldades financeiras e burocráticas para coordenar um projeto de levantamento das fontes educacionais no Estado e as pesquisas provenientes do projeto.

A elaboração e coordenação desse segundo projeto foi trabalho da Profa. Dra. Zélia Leonel do Departamento de Fundamentos da Educação. O projeto trazia ainda um sub- projeto: "Projeto de Criação do Centro de Informação e Documentação em Educação (CIDE)", coordenado pela Profa. Dra. Maria Rosemary C.C. Sheen/DFE. Após a tramitação e aprovação pelas instâncias competentes, o Prof. Dr. Jean Vincent Marie Guhur assumiu a coordenação tendo em vista o impedimento das professoras acima referidas. Atualmente este projeto está sendo coordenado pela Profa. Dra. Maria Cristina Gomes Machado.

Enquanto se levantavam e catalogavam as fontes, o trabalho do grupo foi seguido pela elaboração de projetos de pesquisas. Em termos gerais, as políticas educacionais e a organização escolar formavam os temas primários, sistematizados nas fontes coletadas pelo grupo paranaense. Localizamo-las inicialmente no século XIX, na Província. E, com elas, utilizou-se a categoria de análise comum que os autores denominavam “modernização”, característica ocorrida a partir de 1870 em todos os estados brasileiros. O levantamento de dados deu a certeza de que no Oitocentos, no Paraná, houve algumas boas tentativas de instalar escolas e de alocar professores.

As fontes informavam que o governo provincial assumiu a instrução pública em 1853, data da criação do Estado; em 1857, foi aprovado o primeiro Regulamento do Ensino na Província, inspirado na reforma educacional de 1854 do Ministro Couto Ferraz; o ano de 1871 viu nascer o segundo Regulamento da Instrução Pública; em 1874 e 1875, houve alterações no Regulamento e, em 1876, foi aprovado o Regulamento Orgânico com várias reformas educacionais. Além disso, tem-se em mãos os relatórios dos presidentes, dos secretários e dos inspetores gerais da província, as leis e os regulamentos da Instrução Pública, bem como os artigos e notícias de periódicos e de jornais da época. Com a ajuda de historiadores organizou-se e sistematizou-se o material.

Pouco a pouco ficou evidenciado que as idéias e as propostas educacionais, historicamente produzidas pelos homens no Paraná, resultaram em leis e regulamentos mas também eram produtos das lutas sociais ocorridas no Paraná. Tanto as idéias hegemônicas quanto aquelas que procuravam superar-lhes expressavam de forma imediata ou mediata o conteúdo dessas lutas. No discurso educacional das últimas décadas do século XIX evidenciam-se dificuldades decorrentes da substituição do trabalho escravo pelo livre e procura-se criar mecanismos de diversas ordens, inclusive educacional, levando o Brasil a ingressar no rol dos países progressistas.

Todo esse trabalho de levantamento e catalogação está subsidiando a elaboração de projetos de pesquisa, dissertações e teses, contribuindo para as discussões de temáticas relevantes para a História da Educação, importantes em cada região e sub-região do país.

 

Referências

 

HOFF, Sandino. Levantamento e Catalogação das Fontes Primárias e Secundárias da Educação Brasileira no Estado do Paraná (para uso de historiadores da educação e outros pesquisadores)”. Maringá, Universidade Estadual de Maringá, 1992. (Projeto de pesquisa, processo n°00695/92)

 

LEONEL, Zélia. Levantamento e Catalogação das Fontes Primárias e Secundárias de apoio a pesquisa em Educação. Maringá, Universidade Estadual de Maringá, 1996. (Projeto permanente de pesquisa, processo n° 0711/96)



[1] Doutor, Professor do Departamento de Fundamentos de Educação da UEM.

[2] Doutora, Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da UEM, e-mail: mcgmachado@uem.br

[3] Doutor, Professor da Universidade Do Contestado - Santa Catarina.