LEVANTAMENTO E CATALOGAÇÃO DAS FONTES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS DA
EDUCAÇÃO BRASILEIRA LOCALIZADAS NO ESTADO DO PARANÁ: O ITINERÁRIO DO HISTEDBR-PR.
Jean Vincent
Marie Guhur[1]
Maria Cristina Gomes Machado[2]
Sandino Hoff[3]
O projeto “Levantamento e Catalogação das Fontes Primárias e
Secundárias de Apoio à Pesquisa em Educação do DFE/UEM” (LEONEL, 1996) está
vinculado ao projeto “História, sociedade e educação no Brasil” (FE/UNICAMP),
criado em 1986. Desde a sua criação o projeto tem passado por algumas reformulações
e possibilitado constatar a escassez, a dispersão e a precariedade na
organização e catalogação das fontes fundamentais à pesquisa
histórico-educacional no Brasil, bem como levantar e catalogar fontes primárias
e secundárias da história da educação brasileira, através de teses,
dissertações e pesquisas realizadas pelos participantes do GT/Maringá, assim
como divulgar os resultados em congressos, seminários e eventos congêneres. Por
outro lado, oferece oportunidade ímpar para enriquecer o debate em torno de
questões teórico-metodológicas relacionadas ao trabalho com as fontes. Este dá
continuidade ao projeto de pesquisa
“Levantamento e Catalogação das Fontes Primárias e Secundárias da
Educação Brasileira no Estado do Paraná (para uso de historiadores da educação
e outros pesquisadores)”, coordenado pelo professor Sandino Hoff (HOFF, 1992), que
se iniciou em 02/05/92 e finalizou-se em 31/03/94. O objetivo desse texto é
apresentar o itinerário do HISTEDBR - GT/Maringá e o trabalho desenvolvido
desde a sua criação no Paraná para fazer o balanço do projeto que comemorou, em
2002, dez anos de existência.
O Grupo “História, Sociedade e Educação” que foi fundado na
UNICAMP, pelos doutorandos em Educação, sob a coordenação do Prof. Dermeval
Saviani, teve desdobramentos em quase todos os estados brasileiros. Previa o
grupo a realização de atividades, eventos e pesquisas, tendo como meta produzir
um balanço crítico da historiografia educacional brasileira. Não bastava
levantar e catalogar fontes. Cada universidade integrada no projeto deveria
constituir um núcleo de documentação histórico-educacional. O resultado seria
centralizado na UNICAMP e socializado através dos recursos da informática.
Dessa forma, o projeto paranaense era participante do programa nacional. Pretendia
localizar e preservar os acervos documentais da História da Educação, através
de sua catalogação, e dispô-los à manipulação de pesquisadores e demais
interessados.
Por fonte primária e secundária, entendia-se todo o conjunto de
documentos registrados em arquivos, bibliotecas, museus e centros de
documentação, e todo e qualquer documento, desmembrado, originário de locais
dispersos, que se tornam objeto de estudo, se colocam a serviço da pesquisa
educacional e servem como testemunho dos homens que os objetivaram
historicamente. Por catalogação, entendia-se a descrição, em fichas impressas
próprias, dos elementos constitutivos que permitisse a identificação dos
documentos por parte dos usuários. Uma vez registrados em fichas próprias, os
dados básicos das fontes documentais eram informatizados e editados em
catálogos.
Assim, o projeto justificava-se pelo esforço de contribuir para
o levantamento e catalogação das fontes documentais da Educação no Brasil, a
partir do Estado do Paraná. Para tanto, fazia-se necessário elaborar uma ficha
catalográfica, realizar um treinamento para todos os catalogadores, efetuar o
levantamento das fontes primárias e secundárias da Educação do Estado do Paraná
e elaborar, publicar e divulgar um catálogo das fontes obtidas.
Em 30 e 31
de julho de 1992, na Universidade Estadual de Maringá, ocorreu o primeiro
treinamento dos professores e acadêmicos incluídos nas atividades de
catalogação. Nesse treinamento, foram expostos e discutidos o Projeto Global,
pelo professor José Claudinei Lombardi, e o Projeto Estadual, pelo professor
Sandino Hoff. A seguir, as bibliotecárias Maria Salete Ribellato Arita e Amélia
Yaegashi orientaram o preenchimento correto das fichas catalográficas.
Treinava-se para poder bisbilhotar produtivamente. O trabalho foi intenso. Na
hora da fome, a kombi da UEM levava a turma para uma refeição no bar do Nereu.
Naquele tempo, como ainda hoje, a grana andava curta. Contudo, a produção foi
constante.
Estavam presentes, além das pessoas citadas, os professores Jean
Guhur, Cleiza Afonso, Rosemary Sheen, Zélia Leonel, Fátima Neves e Silvina Rosa
e a participação de 12 professores das
IES paranaenses, 2 arquivistas, 1 digitador e 10 acadêmicos estagiários. Um
segundo treinamento ocorreu em novembro do mesmo ano, durante a realização do
“X Encontro de Pesquisadores em Educação da Região Sul”, na UEM de Maringá.
O núcleo de
Maringá sediava o projeto no Estado do Paraná, num primeiro momento, na
Universidade Estadual de Maringá. Adotou-se como critério para o levantamento a
antigüidade de fundação do núcleo populacional, a existência das IES no
município e de bibliotecas e arquivos. Assim, foram priorizados os seguintes
municípios: Curitiba, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu,
Guarapuava, Jacarezinho, União da Vitória, Paranaguá, Guairá, Paranavaí e
Maringá
As bibliotecas e arquivos pesquisados foram:
·
Biblioteca Pública do Paraná – Curitiba / PR
·
Biblioteca da SEED – Curitiba/ PR
·
Biblioteca Central Bruno Enei – Ponta Grossa / PR
·
Museu Campos Gerais – Ponta Grossa/ PR
·
Colégio Regente Feijó – Ponta Grossa/ PR
·
Biblioteca Escola Professor Júlio Teodorico – Ponta Grossa/ PR
·
Colégio Santa Ana – Ponta Grossa/ PR
·
Biblioteca Central UEPG – Ponta Grossa – PR
·
Arquivo Histórico Municipal de Guarapuava – Guarapuava/ PR
·
Biblioteca Municipal de Palmeira – Palmeira/ PR
·
Colégio Estadual Alberto Gonçalves – Palmeira/ PR
·
Colégio Estadual Professor Leandro Manuel da Costa - Piraí do
Sul / PR
·
Biblioteca Pública Municipal de Castro – Castro / PR
·
Colégio Estadual Queiroz Neto – Piraí do Sul / PR
·
Biblioteca do Colégio São José – Castro/ PR
·
Museu Professor Carlos Weiss – Londrina / PR
·
UEL CLCH- MPCW – Londrina/ PR
·
CESULON – Londrina/ PR
·
Biblioteca Central – UEL – Londrina / PR
·
Biblioteca Central da UEM – Maringá /PR
·
Biblioteca do Mestrado em Educação. UEM – Maringá
Com a
elaboração de vários projetos, ocorreu também a centralização de cada grupo em
suas localidades. Cada Instituição de Ensino Superior organizou sua equipe de
professores e de alunos e lançou-se ao trabalho. A divisão do Estado em 4
grupos foi providencial naquele momento, visto que oportunizou maior
envolvimento de pessoal e menos gastos.
Na execução
do projeto específico da UEM, foram preenchidas 442 fichas catalográficas. Este
material encontra-se catalogado e disponível para consulta no Departamento de
Fundamentos da Educação, da UEM, e faz parte do Banco de Dados, sistema
INTERNET, do Projeto Nacional. O projeto contou, através dos anos, com a
participação de vários professores dos departamentos de Fundamentos da Educação
e de outros departamentos.
A primeira fase foi concluída e abriu-se um novo projeto de
pesquisa intitulado “Levantamento e Catalogação das Fontes Primárias e
Secundárias de Apoio à Pesquisa em Educação do DFE/UEM", tendo início em
02/04/96, com caráter permanente. Este consistiu na reformulação do projeto
anterior. Alguns fatores contribuíram para a sua reformulação. Dentre eles,
podem-se citar as dificuldades financeiras e burocráticas para coordenar um
projeto de levantamento das fontes educacionais no Estado e as pesquisas
provenientes do projeto.
A
elaboração e coordenação desse segundo projeto foi trabalho da Profa. Dra.
Zélia Leonel do Departamento de Fundamentos da Educação. O projeto trazia ainda
um sub- projeto: "Projeto de Criação do Centro de Informação e
Documentação em Educação (CIDE)", coordenado pela Profa. Dra. Maria
Rosemary C.C. Sheen/DFE. Após a tramitação e aprovação pelas instâncias
competentes, o Prof. Dr. Jean Vincent Marie Guhur assumiu a coordenação tendo
em vista o impedimento das professoras acima referidas. Atualmente este projeto
está sendo coordenado pela Profa. Dra. Maria Cristina Gomes Machado.
Enquanto se levantavam e catalogavam as fontes, o trabalho do
grupo foi seguido pela elaboração de projetos de pesquisas. Em termos gerais,
as políticas educacionais e a organização escolar formavam os temas primários,
sistematizados nas fontes coletadas pelo grupo paranaense. Localizamo-las
inicialmente no século XIX, na Província. E, com elas, utilizou-se a categoria
de análise comum que os autores denominavam “modernização”, característica
ocorrida a partir de 1870 em todos os estados brasileiros. O levantamento de
dados deu a certeza de que no Oitocentos, no Paraná, houve algumas boas
tentativas de instalar escolas e de alocar professores.
As fontes informavam que o governo provincial assumiu a
instrução pública em 1853, data da criação do Estado; em 1857, foi aprovado o
primeiro Regulamento do Ensino na Província, inspirado na reforma educacional
de 1854 do Ministro Couto Ferraz; o ano de 1871 viu nascer o segundo
Regulamento da Instrução Pública; em 1874 e 1875, houve alterações no
Regulamento e, em 1876, foi aprovado o Regulamento Orgânico com várias reformas
educacionais. Além disso, tem-se em mãos os relatórios dos presidentes, dos
secretários e dos inspetores gerais da província, as leis e os regulamentos da
Instrução Pública, bem como os artigos e notícias de periódicos e de jornais da
época. Com a ajuda de historiadores organizou-se e sistematizou-se o material.
Pouco a pouco ficou evidenciado que
as idéias e as propostas educacionais, historicamente produzidas pelos homens
no Paraná, resultaram em leis e regulamentos mas também eram produtos das lutas
sociais ocorridas no Paraná. Tanto as idéias hegemônicas quanto aquelas que procuravam
superar-lhes expressavam de forma imediata ou mediata o conteúdo dessas lutas.
No discurso educacional das últimas décadas do século XIX evidenciam-se
dificuldades decorrentes da substituição do trabalho escravo pelo livre e
procura-se criar mecanismos de diversas ordens, inclusive educacional, levando
o Brasil a ingressar no rol dos países progressistas.
Todo esse trabalho de levantamento e catalogação está
subsidiando a elaboração de projetos de pesquisa, dissertações e teses,
contribuindo para as discussões de temáticas relevantes para a História da
Educação, importantes em cada região e sub-região do país.
Referências
HOFF, Sandino. Levantamento e Catalogação das Fontes
Primárias e Secundárias da Educação Brasileira no Estado do Paraná (para
uso de historiadores da educação e outros pesquisadores)”. Maringá,
Universidade Estadual de Maringá, 1992. (Projeto de
pesquisa, processo
n°00695/92)
LEONEL, Zélia. Levantamento e Catalogação das Fontes
Primárias e Secundárias de apoio a pesquisa em Educação. Maringá,
Universidade Estadual de Maringá, 1996. (Projeto permanente
de pesquisa, processo n° 0711/96)