PRINCÍPIOS GERAIS
- A Revista HISTEDBR On Line
publica artigos de pesquisa e reflexão acadêmicas,
estudos analíticos e resenhas nas áreas de história da
educação, tendo como base 03 linhas gerais de pesquisa:
historiografia e concepções teórico-metodológicas da
História da Educação, estudos temáticos e História
Regional da Educação, Estudos Histórico-Biográficos
da Educação
- Os temas podem
ser desenvolvidos através dos seguintes tipos de texto:
- ARTIGO (01 a 06 laudas) - reflexão a partir de
pesquisa bibliográfica ou de campo sobre determinado
tema;
- COMUNICAÇÃO (01 a 06 laudas) - relato de
pesquisa de campo, concluída ou em andamento; relatos
históricos.
- DOCUMENTOS (01 a 06 laudas) - levantamento
crítico de um tema, a partir da bibliografia
disponível;
- COMENTÁRIO (4 a 6 laudas) - nota sobre
determinado tópico de pesquisa em história da
educação;
- RESENHA (2 a 4 laudas) - comentário crítico de
livros e/ou teses.
Obs.: cada lauda compreende 1.400 toques, incluindo-se os
espaços entre palavras.
- RESUMOS DE DISSERTAÇÕES E DE TESES.- (02
a 8 laudas)- resumo de dissertação ou tese. O autor
deverá inserir as informações gerais sobre a
dissertação ou tese, tais como, título completo, nome
do autor, da Instituição em que foi defendida, do
orientador além de esboçar objetivamente o conteúdo de
cada capítulo.
- Os artigos
poderão ter encaminhamento simultâneo a outras revistas
VIRTUAIS, (no máximo 03 contando com a publicação na
revista em questão.)
- Na análise
para a aceitação de um artigo serão observados os
seguintes critérios, sendo o autor informado do
andamento do processo de seleção:
- adequação ao escopo da revista;
- qualidade científica, atestada pela Comissão
Editorial . cumprimento das presentes Normas para
Publicação.
- Os artigos podem
sofrer alterações editoriais não substanciais
(reparagrafações, correções gramaticais, adequações
estilísticas e editoriais).
- Não há
remuneração pelos trabalhos.
ESTRUTURA
- Elementos do
artigo (em folhas separadas):
a) IDENTIFICAÇÃO
. TÍTULO (e subtítulo, se for o caso), em
português, conciso e indicando claramente o conteúdo do
texto;
. nome do AUTOR, titulação, área acadêmica em
que atua e e-mail;
b) TEXTO
. texto deve ter INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO e
CONCLUSÃO, não necessariamente sofrendo sub
divisões. No caso de RESENHAS, o texto deve conter
todas as informações para a identificação do livro
comentado (autor; título; tradutor, se houver; edição,
se não for a primeira; local, editora; ano; total de
páginas; título original, se houver). No caso de
RESUMOS DE DISSERTAÇÕES E DE TESES, segue-se o mesmo
princípio, no que for aplicável, acrescido de
informações sobre a instituição na qual foi
produzida.
c) ANEXOS
. Ilustrações (tabelas, gráficos, desenhos,
mapas e fotografias).
d) DOCUMENTAÇÃO
NOTAS EXPLICATIVAS: serão dispostas no rodapé,
remetidas por números sobrescritos no corpo do texto.
CITAÇÃO com até três linhas: deve vir no
bojo do parágrafo, destacada por aspas (sem itálico),
após as quais um número sobrescrito remeterá à nota
de rodapé com as indicações do SOBRENOME do autor, ano
da publicação e página
em que se encontra a citação.
CITAÇÃO igual ou maior a quatro linhas:
destacada em parágrafo próprio com recuo de quatro
centímetros da margem esquerda do texto (sem aspas) e
separado dos parágrafos anterior e posterior por uma
linha a mais. Ao fim da citação, um número sobrescrito
remeterá à nota de rodapé, indicando o SOBRENOME do
autor, ano da publicação e a página em que se encontra
esta
citação.
Os demais complementos (nome completo do
autor, nome da obra, cidade, editora, ano de publicação
etc.) constarão das REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ao fim
de cada artigo, seguindo o padrão abaixo.
A lista de fontes (livros, artigos etc.) que
compõe as Referências Bibliográficas deve aparecer no
fim do artigo, em ordem alfabética pelo sobrenome do
autor e sem numeração, aplicando-se o seguinte padrão:
LIVROS
SOBRENOME, N.A. (nomes do autor abreviados, sem
espaçamento entre eles; nomes de até dois autores,
separar por "&", quando houver mais de
dois, registrar o primeiro deles seguido da expressão
"et al."). Título: subtítulo. Cidade:
Editora, ano completo, volume (ex.: v. 2). [Não deve
constar o número total de páginas]. Ex.: FARACO, C.E.
& MOURA, F.M. Língua Portuguesa e Literatura. São
Paulo: Ática, 1997, v. 3.
FARIA, J. A Tragédia da Consciência: ética,
psicologia, identidade humana. Piracicaba: Editora
Unimep, 1996.
GARCIA, E.E.C. et al. Embalagens Plásticas: propriedades
de barreira. Campinas: CETES/ ITAL, 1984.
GIL, A.C. Técnicas de Pesquisa em Economia. São Paulo:
Atlas, 1991.
. MAIS DE UMA CITAÇÃO DE UM MESMO AUTOR: após a
primeira citação completa, introduzir a nova obra da
seguinte forma:
. _________. Empregabilidade e Educação. São
Paulo: Educ, 1997.
. OBRAS SEM AUTOR DEFINIDO:
. Manual Geral de Redação. Folha de
S.Paulo, 2ª ed. São Paulo, 1987.
PERIÓDICOS
NOME DO PERIÓDICO. Cidade. Órgão publicador. Entidade
de apoio (se houver). Data. Ex.:
REFLEXÃO. Campinas. Instituto de Filosofia e Teologia.
PUC, 1975.
. ARTIGOS DE REVISTA:
SOBRENOME, N.A. Título do artigo. Título da revista,
Cidade, volume (número/fascículo): páginas incursivas,
ano. Ex.:
FERRAZ, T.S. Curva de demanda, tautologia e lógica da
ciência. Ciências Econômicas e Sociais, Osasco, 6 (1):
97-105, 1971.
. ARTIGOS DE JORNAL:
SOBRENOME, N.A. Título do artigo, Título do jornal,
Cidade, data, seção, páginas, coluna. Ex.:
PINTO, J.N. Programa explora tema raro na TV, O Estado de
S.Paulo, 08/02/1975, p. 7, c. 2.
FONTES ELETRÔNICAS
A documentação de arquivos virtuais deve conter as
seguintes informações, quando disponíveis:
· sobrenome e nome do autor;
· título completo do documento (entre aspas);
· título do trabalho no qual está inserido (em
itálico);
· data (dia, mês e/ou ano) da disponibilização ou da
última atualização;
· endereço eletrônico (URL) completo (entre
parênteses angulares);
· data de acesso (entre parênteses).
Exemplos :
· site genérico
LANCASHIRE, I. Home page. Sept. 13, 1998.
<http://www.chass.utoronto.ca:8080/~ian/index.html> (10/dez./98)
· dados/textos retirados de CD-rom
ENCICLOPÉDIA ENCARTA 99. São Paulo: Microsoft, 1999.
Verbete
"Abolicionistas". CD-rom.
· artigo de origem impressa
COSTA, Florência. Há 30 anos, o mergulho nas trevas do
AI-5. O Globo,
6.12.98. <http://www.oglobo.com.br> (6/dez./98)
· artigo de origem eletrônica
CRUZ, Ubirajara Buddin. "The Cranberries:
discography". The Cranberries:
images. Feb./97. <http://www.ufpel.tche.br/~bira/cranber/cranb_04.html>
(12/jul./97)
OITICICA FILHO, Francisco. "Fotojornalismo,
ilustração e retórica".
<http://www.transmidia.al.org.br/retoric.htm> (6/dez./98)
· livro de origem impressa
LOCKE, John. A Letter Concerning Toleration. Translated
by William Popple.
1689. <http://www.constitution.org/jl/tolerati.htm>
· livro de origem eletrônica
GUAY, Tim. A Brief Look at McLuhan's Theories. WEB
Publishing Paradigms.
<http://hoshi.cic.sfu.ca/~guay/Paradigm/McLuhan.html> (10/dez./98)
KRISTOL, Irving. Keeping Up With Ourselves. 30/jun/96.
<http://www.english.upenn.edu/~afilreis/50s/kristol-endofi.html> (7/ago./98)
· verbete
ZIEGER, Herman E. "Aldehyde". The Software
Toolworks Multimedia
Encyclopedia. Vers. 1.5. Software Toolworks. Boston:
Grolier, 1992.
"Fresco". Britannica Online. Vers. 97.1.1.
Mar./97. Encyclopaedia
Britannica. 29/mar./97. http://www.eb.com:180
· e-mail
BARTSCH, R. <abnt@abnt.org.br> "Normas técnicas ABNT
- Internet".
13/nov./98. Comunicação pessoal.
· comunicação sincrônica (MOOs, MUDs, IRC etc.)
ARAÚJO, Camila Silveira. Participação em chat no IRC
#Pelotas.
<http://www.ircpel.com.br> (2/set./97)
· lista de discussão
SEABROOK, Richard H. C. <seabrook@clark.net> "Community and
Progress".
22/jan./94. <cybermind@jefferson.village.virginia.edu> (22/jan./94)
· FTP (File Transfer Protocol)
BRUCKMAN, Amy. "Approaches to Managing Deviant
Behavior in Virtual
Communities". <ftp://ftp.media.mit.edu/pub/asb/papers/deviance-chi-94>
(4/dez./94)
· telnet
GOMES, Lee. "Xerox's On-Line Neighborhood: A Great
Place to Visit". Mercury
News. 3 May 1992. telnet lamba.parc.xerox.com 8888, @go
#50827, press 13
(5/dec./94)
· gopher
QUITTNER, Joshua. "Far Out: Welcome to Their World
Built of MUD". Newsday,
7/nov./93. gopher University of Koeln/About MUDs, MOOs,
and MUSEs in
Education/Selected Papers/newsday (5/dec./94).
· newsgroup (Usenet)
SLADE, Robert. <res@maths.bath.ac.uk> "UNIX Made Easy".
26 Mar.1996.
<alt.books.reviews> (31/mar./96)
OBSERVAÇÃO: Serão aceitos somente trabalhos de
pesquisadores filiados ao Grupo de Estudos e Pesquisas
"História, Sociedade e Educação no Brasil"-HISTEDBR.
Os trabalhos devem ser enviados para histedbr@unicamp.br