Revista HISTEDBR On-line       Número 19 - Setembro/2005          

       

ARTIGOS

 

 

O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROF. STÉLIO MACHADO LOUREIRO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR

Áurea Esteves Serra

 

ESCOLA PROFISSIONAL MISTA CEL. FRANCISCO GARCIA” DE MOCOCA – TRABALHO E EDUCAÇÃO NA PERIFERIA DO CAPITALISMO

Romeu Adriano da Silva

 

UM MONUMENTO NA AVENIDA: A ESCOLA NORMAL DE SÃO CARLOS

Ailton Pereira Morila

 

SUPOSTOS PARA A PESQUISA DE INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Jorge Luis Cammarano González e Wilson Sandano

 

TENTANDO COMPREENDER UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO

Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho

 

PLURALISMO CULTURAL E MULTICULTURALISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESPAÇOS PARA DISCUSSÕES ÉTNICAS DE ALTERIDADE

Maria Elena Viana Souza

 

EDUCAÇÃO E ALIENAÇÃO EM MARX: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA PENSAR A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

João Carlos da Silva

 

OS ANOS 1920 E OS NOVOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO

Liéte Oliveira Accácio

 

A ORIENTAÇÃO POLÍTICO-EDUCACIONAL NO POPULISMO E A EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA LIBERAL PARA CONTER A MOBILIZAÇÃO OPERÁRIA

Edgar Ávila Gandra, Adnilson José da Silva e Maria Isabel Moura Nascimento

 

A EDUCAÇÃO FÍSICA E OS SISTEMAS NACIONAIS DE ENSINO: ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL EUROPEU E BRASILEIRO (1870-1920)

Carlos Herold Júnior