HISTEDBR - Grupo de Estudos e Pesquisas

"História, Sociedade e Educação no Brasil"

 

COORDENAÇÃO NACIONAL

Coordenador Geral:           Prof. Dr. Dermeval Saviani

Coordenador Executivo:     Prof. Dr. José Claudinei Lombardi

Secretária:                      Profa. Dra. Luciana Cristina Salvatti Coutinho

 

 

APRESENTAÇÃO

 

O Grupo define-se pelo amplo campo de investigação no qual a temática da educação é trabalhada desde a História, com os métodos e teorias próprios e característicos dessa área do conhecimento. A denominação “História, Sociedade e Educação” se vincula a um entendimento que remete ao historiador - aquele que exercita a História com seus métodos, teorias e instrumentais - a tarefa de dedicar-se, entre outros objetos e problemas de investigação, à educação que, por sua vez, não é mera abstração, mas é social, geográfica e historicamente determinada.

Ainda com relação à denominação do grupo, também Saviani, em Editorial da revista on-line do grupo (Revista HISTEDBR on-line, n. 4) retomou sinteticamente os argumentos teóricos para tanto:

A denominação “História, Sociedade e Educação no Brasil” foi escolhida por duas razões: de um lado, buscou-se uma denominação suficientemente abrangente para acolher a diversidade de temas dos projetos de tese dos alunos, não se limitando aos estudos específicos tradicionalmente classificados na disciplina História da Educação; de outro lado, procurou-se definir um eixo que sinalizava a perspectiva de análise aglutinando investigações que estudassem a educação enquanto fenômeno social que se desenvolve no tempo. Assim, o termo “sociedade” aparecia como mediação entre “história” e “educação” sugerindo que a História da Educação seria entendida em termos concretos, isto é, como uma via para se compreender a inserção da educação no processo global de produção da existência humana, enquanto prática social determinada materialmente. Buscava-se, por esse caminho, superar a visão tradicional da história da educação centrada nas idéias e instituições pedagógicas. Ficava indicado, pois, que o enfoque considerado mais adequado para dar conta dessa perspectiva de análise se situava no âmbito do materialismo histórico, quer dizer, a concepção dialética tal como delineada pelas investigações levadas a efeito por Marx as quais tiveram continuidade na obra de seus seguidores com destaque para Engels, Lênin, Lukács e Gramsci. Isso, obviamente, sem desconhecer a possibilidade e eventuais contribuições de outras formas de investigação histórico-educativa.

Sabe-se, com efeito, que a perspectiva dialética de base marxista logrou significativa penetração no campo educacional no Brasil durante a segunda metade da década de 1970 e ao longo dos anos 80 do século XX. Nesse contexto, uma das possibilidades traduzida na proposta de alguns integrantes era que o grupo se constituísse numa referência nacional para os estudos marxistas da educação, buscando articular os pesquisadores da educação de todo o país, interessados em trabalhar nessa perspectiva.

A necessidade de sistematizar os resultados das pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento, possibilitou ao Grupo a delimitação do eixo temático de pesquisa e de Linhas de Pesquisa que, partindo da produção acumulada, servissem de balizadores dos projetos de pesquisa. Para tanto, foi necessário um esforço conceitual para se definir o que se entendia por Eixo Temático de Pesquisa. A palavra eixo tem o sentido de linha ou reta orientada, de essência, de apoio e de sustentáculo; temática (enquanto derivação de tema) designa assunto, motivo de discussão ou proposição a ser tratada / demonstrada; pesquisa é o ato de buscar com diligência, inquirir / indagar sobre algo e investigar. Chegou-se, assim, a uma uniformização conceitual onde Eixo Temático de Pesquisa tem o sentido de campo problemático que desafia o conhecimento ou que exige estudos aprofundados em torno dos quais os pesquisadores se agrupam.

Partindo dessa conceituação, chegou-se à delimitação do Eixo Temático: História, Sociedade e Educação, definido como um amplo campo de investigação no qual a temática da educação encontra-se intrinsecamente articulada com a sociedade, quer como parte de uma dada sociedade num tempo determinado, quer como econômica, social e politicamente determinada, é trabalhada desde a História, com os métodos e teorias próprios e característicos dessa área do conhecimento. A questão nominativa, portanto, não pode ser tomada como uma “questão menor”.

A delimitação de um campo problemático, por sua vez, pressupõe inúmeras possibilidades de investigação. Com base no levantamento e na análise do “estado da arte” ou do estágio do conhecimento sobre a área de conhecimento / pesquisa correspondente, é necessário que se definam prioridades, entre os vários caminhos possíveis, e que objetivam direcionar os esforços, os recursos físicos, financeiros e humanos.  Este é o sentido preciso de Linha de Pesquisa: eixos ou linhas organizadoras e direcionadoras da investigação. É a partir de alternativas delineadas em função do estágio de conhecimento em que se encontra a área correspondente e das prioridades definidas, ou seja, é de uma Linha de Pesquisa, que se faz a escolha de um tema, que se faz a formulação do problema, que se delimita o objeto, assim como se estabelece a metodologia e os respectivos procedimentos de análise. É, pois, em torno de uma Linha de Pesquisa que se consubstanciam os Projetos de Pesquisa, quer sejam eles coletivos (levados por um Grupo de Pesquisa) ou individuais (coordenados e desenvolvidos por pesquisadores individuais - docentes ou discentes).

Em conformidade com as temáticas predominantes no conjunto dos trabalhos desenvolvidos e em desenvolvimento pelos Grupos de Trabalho estaduais / regionais, no III Seminário Nacional, realizado em novembro de 1995, foram delimitadas 3 (três) Linhas de Pesquisa:

Mantendo a mesma concepção e a mesma conceituação do eixo temático norteador das pesquisas do Grupo, passados 10 (dez) anos de intensa produção acadêmica de pesquisas individuais e coletivas, no VI Seminário Nacional do HISTEDBR, realizado em Aracaju-SE, em novembro de 2003, essas linhas de pesquisa foram reformuladas, como será detalhado na parte histórica do grupo. A deliberação aprovada foi enfática ao afirmar que “as Linhas de Pesquisa seriam redefinidas, buscando-se adequação à produção em curso”. A primeira linha de pesquisa ficou mantida, por se considerar que ainda é fundamental e prioritário o aprofundamento das investigações sobre a produção no campo da história educacional brasileira, bem como quanto aos métodos e teorias que animam o fazer científico do historiador da educação brasileira.

 

 

HISTÓRICO

O Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDBR” é um coletivo nacional de pesquisa que tem articulado a participação de Grupos de Trabalho da área de História da Educação em vários estados brasileiros. Atualmente, conforme dados do último cadastramento, realizado em julho de 2006, são 24 (vinte e quatro) GTs localizados em 13 Estados do Brasil.

Criado em 1986, o Grupo foi sediado na Faculdade de Educação da UNICAMP e contou com a participação de professores e alunos de mestrado e doutorado, com o objetivo de propiciar o intercâmbio das pesquisas que estavam sendo desenvolvidas no curso de pós-graduação. Dermeval Saviani relembra o processo de criação do grupo no Editorial da revista on-line do grupo (Revista HISTEDBR on-line, n. 4) nos seguintes termos:

Tendo iniciado minhas atividades docentes no Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP em 1980, fui organizando progressivamente as atividades de pesquisa, docência e orientação dos alunos de pós-graduação, procurando dar seqüência, também na UNICAMP, à experiência bem sucedida de orientação coletiva que desenvolvia na PUC de São Paulo. Emergiu, nesse processo, a idéia de aglutinar, num grupo de pesquisa, os projetos de tese de doutorado em desenvolvimento no âmbito da história da educação. Essa idéia veio a se concretizar em 1986 com a criação do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil". O núcleo inicial do Grupo foi composto por doze doutorandos uma vez que aos nove alunos que eu orientava em 1986 se juntaram mais dois orientandos do Prof. Evaldo Amaro Vieira e um do Prof. José Luís Sanfelice.

Nos primeiros anos de sua consolidação, entre 1986 e 1990, realizaram-se encontros periódicos entre os seus participantes, geralmente semestrais, com o intuito de debater a elaboração das pesquisas. Nesse período a preocupação maior foi acompanhar o processo de desenvolvimento dos trabalhos e a socialização das informações entre os pesquisadores do Grupo.

Com o andamento dessas pesquisas e a finalização das dissertações e teses, decidiu-se pela constituição de um grupo de pesquisa maior, em âmbito nacional, na medida em que os participantes voltavam para as suas instituições de origem, espalhadas pelas diferentes regiões do país.

A organização desse coletivo nacional, para além das relações entre orientandos e orientadores, exigia a formalização da existência do Grupo junto à Faculdade de Educação da UNICAMP, bem como a institucionalização dos Grupos de Trabalho (GTs) em suas respectivas instituições.  Formou-se então um núcleo permanente de pesquisa, centralizado na Faculdade de Educação da UNICAMP e articulador de Grupos de Trabalho regionais e estaduais.

 

EVENTOS PROMOVIDOS PELO HISTEDBR

1991
I Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, realizado na UNICAMP em duas etapas: entre os dias 06 e 10 de maio e entre os dias 09 e 13 de setembro. O tema escolhido foi “Perspectivas Metodológicas da Investigação em História da Educação”.

1992
II Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, ocorreu na UNICAMP. Em 1992, entre os dias 06 e 10 de abril, ocorreu. O tema escolhido foi “Fontes primárias e secundárias em História da Educação Brasileira”.

1995
III Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, realizado entre os dias 15 e 17 de novembro de 1995, na UNICAMP.

1997
IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil, realizou-se na UNICAMP, entre os dias 14 e 19 de dezembro de 1997, com o tema central: “O debate teórico-metodológico no campo da História e sua importância para a pesquisa educacional”,

2001
V Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” realizou-se entre os dias 20 e 24 de agosto de 2001 na UNICAMP, com o tema central “Transformações do Capitalismo, do Mundo do Trabalho e da Educação”.

2002
I Jornada do HISTEDBR foi organizada em conjunto pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia), UESB (Universidade do Sudoeste Baiano) e UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), em Salvador-BA, nos dias 9 a 12 de julho de 2002, tendo como tema de discussão a “História da Escola Pública no Brasil”.
II Jornada do HISTEDBR foi realizada entre os dias 8 a 11 de outubro de 2002, tendo como tema central: “A Produção em História da Educação na Região Sul do Brasil”.

2003
VI Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” foi realizado entre os dias 10 e 14 de novembro de 2003, em Aracajú, com o tema “A História da Educação Pública no Brasil”.

III Jornada do HISTEDBR foi realizada entre os dias 22 a 25 de abril de 2003, em Americana-SP, no Centro Universitário Salesiano de São Paulo/UNISAL, e teve por tema central: “O Público e o Privado na História da Educação Brasileira: concepções e práticas educativas”.

2004
IV Jornada do HISTEDBR foi realizada em Maringá - PR, no período de 05 a 07 de julho de 2004, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o tema geral “História e Historiografia da Educação: Abordagens e Práticas educativas”.

2005
V Jornada do HISTEDBR foi realizada no período de 9 a 12 de maio de 2005, no campus central da Universidade de Sorocaba – UNISO, com o tema geral: “Instituições Escolares Brasileiras: História, Historiografia e Práticas”.
VI Jornada do HISTEDBR foi realizada entre os dias 07 e 09 de novembro de 2005, em Ponta Grossa/PR, no campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, com o tema central: “Reconstrução Histórica das Instituições Escolares no Brasil”.

2006
VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” realizado no período de 10 e 13 de julho de 2006, na UNICAMP, com o tema geral: "20 ANOS DE HISTEDBR: Navegando pela História da Educação Brasileira".

2007
Encontro de Estudos e Pesquisas em História, Trabalho e Educação  realizado com o tema geral: "História, Trabalho e Educação: possibilidades e perspectivas para a investigação", no período de 3 a 5 de setembro de 2007, na Faculdade de Educação da UNICAMP (Campinas/SP).
VII Jornada do HISTEDBR realizada com o tema geral: “O trabalho didático na história da educação”, no período de 17 a 19 de setembro de 2007, em Campo Grande-MS, promovida pela UFMS, UNIDERP, UCDB e UEMS. 

2008
VIII Jornada do HISTEDBR realizada com o tema geral: "Sociedade, Estado e Educação: um balanço do século XX e perspectivas para o século XXI",  nos dias 7 e 8 de julho de 2008, na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

2009
VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” realizado no período de 30 de junho a 03 de julho de 2009, em Campinas, na Faculdade de Educação da UNICAMP, com o tema “História, Educação e Transformação: tendências e perspectivas”.
2010
XIX Jornada do HISTEDBR realizada com o tema: "O nacional e o local na história da educação“, na Universidade Federal do Pará, nos dias 07 a 09 de 2010, com apoio do HISTEDBR - UNICAMP, Instituto de Ciências da Educação (ICED) - UFPA, Faculdade de Educação (FAED) - ICED e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – ICED, Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPESP) – UFPA e Secretaria de Estado de Educação - PA.
2011
X Jornada do HISTEDBR realizada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, no campus de Vitória da Conquista-BA, entre os dias 26 e 29 de julho de 2011, com o tema: "História da Educação: intelectuais, memória e política”, com o apoio do HISTEDBR - UNICAMP, Museu Pedagógico - UESB, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Universidade Federal da Bahia – UFBA.
 
2012
IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” realizado no período de 31 de julho a 3 de agosto de 2012, na Universidade Federal da Paraíba, com o tema geral "História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades", organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação da Paraíba – HISTEDBR-PB.


2013
XI Jornada do HISTEDBR realizada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus de Cascavel-PR, nos dias 23 a 25 de outubro de 2013, com o tema: “A Pedagogia Histórico-Crítica, a Educação Brasileira e os desafios de sua institucionalização”, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – GT da Região Oeste do Paraná – HISTEDOPR.

2014
XII Jornada do HISTEDBR  realizada no Centro de Estudos Superiores de Caxias, da Universidade Estadual do Maranhão, nos dias 02 a 04 de dezembro de 2014, com a temática: “A crise estrutural do capitalismo e seus impactos na educação pública brasileira”, organizado pelo HISTEDBR-MA.

2015
XIII Jornada do HISTEDBR  realizada na UFSCar, campus São Carlos-SP, nos dias 27 a 30 de outubro de 2015, com a temática: “Educação no Campo: História, desafios e perspectivas atuais”, organizado pelo GEPEC/UFSCar..

2016
X Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” realizado no período de 18  a 21 de julho de 2016, em Campinas, na Faculdade de Educação da UNICAMP, com o tema: "30 anos do HISTEDBR (1986-2016): contribuições para a história e historiografia da educação brasileira”.



OUTROS EVENTOS:

Comunicações em História da Educação

Desde 1999, o grupo promove na Faculdade de Educação da UNICAMP encontros mensais de apresentação e debates sobre resultados de pesquisas, de trabalhos em andamento, dissertações e teses concluídas e obras publicadas.

 

Colóquios de Filosofia e História da Educação

Na mesma direção, mas ampliando o campo, juntamente com o PAIDÉIA – “Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação”[1], o HISTEDBR têm promovido mensalmente sessões dos “Colóquios de Filosofia e História da Educação”, que trazem discussões de temas que versam sobre Educação.

  

 

Outras Realizações do HISTEDBR

 

 

 


[1] O Grupo PAIDÉIA aglutina os docentes, pesquisadores e pós-graduandos da Área de Filosofia da educação, do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP.

[2] O site tem o seguinte endereço eletrônico: www.histedbr.fe.unicamp.br  .

[3] Inicialmente foi produzido o Boletim Eletrônico HISTEDBR, distribuído através de lista.