APRESENTAÇAO
Nesta publicação, página eletrônica e / ou CD-ROM estão os
Anais do IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "História,
Sociedade e Educação no Brasil", realizado entre os dias 14 e 19 de
dezembro de 1997, em Campinas, na FE / UNICAMP, por iniciativa do Grupo de
Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR),
sediado na Faculdade de Educação da UNICAMP.
O referido seminário teve como tema central geral "0
debate teórico e metodológico na História e sua importância para a pesquisa
educacional", o qual foi abordado na conferência de abertura e desdobrado
em 4 (quatro) Mesas Redondas realizadas no período da manhã, entre os dias
15 e 18 de dezembro de 1997. As Mesas Redondas foram as seguintes:
1. Questões
teórico-metodológicas da História;
2. Questões
teórico-metodológicas da História da Educação;
3. Trajetórias
da pesquisa em História da Educação no Brasil;
4. Problemática
teórico-metodológica da História da Educação desde as diferentes
experiências nacionais ou regionais.
A coordenação
do Seminário, dentre várias possibilidades de divulgação dos resultados,
optou por três alternativas distintos. A primeira decisão foi em produzir
o presente CD-Rom com todo o material do Seminário, isto é, os textos da
conferência de abertura e da correspondência do coordenador executivo do
Grupo, as conferências proferidas nas quatro Mesas Redondas e todos os
resumos e trabalhos completos apresentados nas sessões de comunicações.
Futuramente, o conteúdo deste CD-Rom estará também disponível na home
page do Grupo, acessível através do seguinte endereço:
http://fe.unicamp.br/html/histedbr/.
O segundo meio deu-se pela publicação de um livro que reúne
os textos das conferências proferidas nas três primeiras Mesas Redondas,
precedidas da conferência de abertura que esteve a cargo do Coordenador
Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no
Brasil", entidade promotora do evento.
Finalmente, o terceiro meio previsto é a publicação de uma coletânea,
co-editada pela Autores Associados e HISTEDBR, com os textos
resultantes da quarta Mesa Redonda e que contou com a participação de
representantes da Espanha, Argentina, Chile, Uruguai, Itália e Portugal,
além do coordenador do GT - História da Educação da Associação Nacional de
Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd), juntamente com trabalhos
resultantes da participação de autores estrangeiros presentes no
III Seminário.
Buscando dar conta do conjunto dos textos e trabalhos
resultantes do seminário, o presente CD-Rom foi estruturado, em sua forma e
conteúdo, seguindo as linhas gerais do evento.
Em Sessão de Abertura
estão disponibilizados dois textos. O texto intitulado "Teorias e
Métodos para a História da Educação: imperativos para nosso Grupo de
Pesquisa (HISTEDBR)", resulta de mensagem do Prof. Dr. José Claudinei
Lombardi, coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas “História,
Sociedade e Educação no Brasil”, impedido de comparecer por ordem médica.
Satirizando seu estado cardio-vascular, lamenta não poder estar presente
aos trabalhos do seminário, salientando que considera de fundamental
importância e atualidade o debate teórico-metodológico, notadamente quando
virou "onda" - como outras, passageira - declarar a crise de paradigmas
metodológicos das ciências humanas. Em seguida conclama a todos os membros
do Grupo a fazerem uma avaliação dos encaminhamentos do coletivo de
pesquisa e a construção de um Plano de Trabalho para o próximo biênio (1998
e 1999).
O texto “O debate teórico e metodológico no
campo da História e sua importância para a pesquisa educacional” é a
conferência de abertura proferida pelo Prof. Dermeval Saviani, coordenador
geral do Grupo HISTEDBR. Após situar a emergência da História como um
problema filosófico e científico na época moderna, indicou-se a trajetória
dos estudos históricos que desembocou no atual debate que contrapõe entre
si dois grandes paradigmas denominados de iluminista ou racionalista, o
primeiro, e pós-moderno, o segundo. O primeiro paradigma tem origem no
século XIX com o positivismo e o marxismo e se prolonga, neste século, com
a “Escola dos Annales” nas suas duas primeiras fases, isto é, de 1929 a
1969. O segundo se constitui a partir da década de 1970 com a terceira fase
da “Escola dos Annales” dando origem às diferentes abordagens que vêm sendo
difundidas de um modo geral sob a denominação de “Nova História”. Tendo em
vista a historicidade do fenômeno educativo, esse debate tem profundas
conseqüências na pesquisa educacional de um modo geral, e na pesquisa
histórico-educacional, em particular.
Em Conferências e Mesas Redondas estão
reunidos os textos das conferências ocorridas nas Mesas Redondas realizadas
no seminário. Para facilitar aos leitores, os recursos de informática
possibilitam que os textos sejam acessados por autor(es) ou títulos. Apesar
disso, os textos resultam de Mesas Redondas que foram organizadas para
tratar de temáticas definidas, tal como segue.
A primeira Mesa Redonda tratou de Questões
teórico-metodológicas da História e contou com a participação dos
professores Edgar Salvadori de Decca, do Departamento de História do
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP; José Carlos Reis, da
Universidade Federal de Minas Gerais; e José Paulo Neto, da Universidade
Federal do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo.
O texto de Edgar de Decca, "Narrativa e História", versa sobre a "Nova
História" caracterizando o momento atual como de extrema fragmentação em
múltiplas abordagens, segundo ele muito bem espelhada no título da obra de
François Dosse, A história em migalhas.
Manifestou-se, porém,
otimista diante desse quadro, acreditando que daí poderá surgir algo
efetivamente novo em relação às condições de investigação que ainda
predominam atualmente.
José Carlos Reis, em "Os Annales: A renovação
teórico-metodológica e 'utópica' da História pela reconstrução do tempo
histórico", ensaia uma interpretação de conjunto da "Escola dos Annales"
caracterizando-a à luz do contexto europeu do século XX, marcado pelo drama
das duas grandes guerras a partir do qual elaborou uma tese bastante
instigante: cansados das revoluções e do apelo ao progresso que
precipitaram os homens nas guerras com a sua seqüela de sofrimentos, os
investigadores dos "Annales" buscaram construir uma concepção de História
de caráter estrutural, centrada nas permanências, nos tempos longos e nas
mudanças lentas, aspirando, de certo modo, a eternizar as formas da
existência humana.
José Paulo Neto, distinguindo entre uma análise marxista,
isto é, referida às diferentes correntes derivadas de Marx, e uma análise
marxiana, isto é, centrada na própria produção teórica de Marx, optou por
se circunscrever a essa segunda perspectiva, reconstruindo a trajetória da
obra de Marx desde os primeiros escritos de 1843 até os textos de 1857 e
1858. Detecta uma grande coerência e unidade no conjunto dessa produção e
explicita as características fundamentais da concepção marxiana da
História, concluindo pela sua extrema atualidade dessa concepção e que nos
permite compreender as leis básicas que regem o surgimento, desenvolvimento
e transformações da sociedade capitalista, isto é, a forma social hoje em
vigor.
A segunda Mesa Redonda voltou-se para o debate do tema
Questões teórico-metodológicas da História da Educação, e reuniu as
contribuições dos professores Zeila de Brito Fabri Demartini, do
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas à Educação, da Faculdade de
Educação da UNICAMP; Elomar Tambara, da Faculdade de Educação da
Universidade Federal de Pelotas; Mirian Jorge Warde, da Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo; e Zaia Brandão, da Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro.
No texto denominado "Algumas reflexões em torno da pesquisa
histórico-sociológica sobre a educação da população brasileira", Zeila
Demartini aborda as relações entre a pesquisa no âmbito das Ciências
Sociais e da História, explicitando as suas convergências e especificidades
e conclui sua análise com o tema da "história oral", destacando sua
importância para a historiografia, desde que operada com os devidos
cuidados metodológicos.
Em "Problemas teórico-metodológicos da história da educação"
Elomar Tambara empreende uma análise cuja temática central gira em torno
daquilo que o próprio autor considerou como preocupações suas com os
problemas, limites e incongruências dos enfoques historiográficos que hoje
estão na moda e que se inspiram, via de regra, na corrente da "História
Nova".
Baseada em pesquisas recentemente concluídas ou em andamento
e ancorada na literatura internacional, Mirian Jorge Warde apresenta um
texto bastante articulado, intitulado "Questões teóricas e de método: a
História da Educação nos marcos de uma história das disciplinas", compondo
um quadro suficientemente claro da produção historiográfica na área da
educação nas últimas três décadas.
Fechando o segundo tema, o texto "A historiografia da
educação na encruzilhada", de Zaia Brandão, discute a autonomização do
campo pedagógico, a escassez disciplinar e os problemas de identidade da
área de educação como pano de fundo para abordar a questão da história da
educação, o que é feito em três momentos: a retomada de um ensaio de Anísio
Teixeira sobre as relações entre a educação e as ciências; a trajetória da
pesquisa da própria autora no campo da historiografia da Escola Nova no
Brasil; e considerações sobre os reflexos na historiografia da educação dos
atuais desafios da construção da identidade do campo pedagógico.
A terceira Mesa Redonda tratou do tema Questões relativas
à trajetória da pesquisa em história da educação no Brasil. Dela
participaram os professores e historiadores da educação Jorge Nagle,
ex-reitor da UNESP e ex-presidente do Conselho Estadual de Educação de São
Paulo; Carlos Roberto Jamil Cury, da Universidade Federal de Minas Gerais e
então presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de
Educação; e Maria Luísa Santos Ribeiro, professora aposentada da PUC-SP e
secretária executiva da ANPED. Os referidos professores, tendo produzido
obras de significativa repercussão no campo pedagógico, deram um testemunho
do processo e do contexto em que essas obras foram produzidas.
Em "Trajetórias da pesquisa em história da educação no
Brasil" Jorge Nagle, após detalhar a sua trajetória, em especial no que
toca à produção e divulgação da obra Educação e Sociedade na Primeira
República, destaca, à guisa de conclusão, a importância do estudo da
História Universal da Educação com ênfase nos clássicos tanto da História
Geral da Educação como da História da Educação Brasileira.
Carlos Roberto Jamil Cury, no texto "A pesquisa
histórico-educacional no Brasil: um depoimento a partir de uma trajetória",
enfatiza a necessidade de se mergulhar nas fontes parlamentares, em
especial nos momentos da elaboração de Constituições através de Assembléias
Constituintes, para reconstruir a história das políticas educacionais.
O texto de Maria Luísa Santos Ribeiro, "Trajetória pessoal
no campo da pesquisa histórica sobre a organização escolar na sociedade
brasileira", descreve sua trajetória em três fases. A primeira fase,
correspondente ao período compreendido entre 1968 e 1978, decorreu da
exigência posta pelo exercício do magistério em sala de aula. A segunda
(l979-1983) tem em seu centro a pesquisa de doutorado ligada à exigência da
carreira universitária. A terceira fase (1969-1991) destaca a exigência da
participação no movimento dos professores universitários. Como eixo que
atravessa as três fases destacam-se a questão da articulação entre teoria e
prática e a necessidade de que o imperativo do compromisso político-social
não dispense o necessário rigor metodológico e conceptual que deve presidir
todo processo investigativo de caráter científico.
A
quarta Mesa Redonda foi denominada Problemática teórico-metodológica da
História da Educação desde as diferentes experiências nacionais ou
regionais. Integraram a Mesa os professores José Maria Hernández D.,
catedrático de História da Educação da Universidade de Salamanca, Espanha;
Adrian Alberto Ascolani, da Universidade Nacional de Rosario, Argentina;
Luciano Mendes de Faria Filho, coordenador do Grupo de Trabalho em História
da Educação da ANPEd - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em
Educação, Brasil; Nicolas Alfonso Cruz, da Pontifícia Universidade Católica
do Chile e da Sociedade Chilena de História da Educação; e Diana Dumar, da
Universidade da República, Uruguai.
O
Prof. Alberto Martinez Boom, presidente da Sociedade Colombiana de História
da Educação, impedido de comparecer por dificuldades sobrevindas à última
hora, enviou uma mensagem aos participantes do Seminário. O Prof. Justino
Pereira de Magalhães, Coordenador da Secção de História da Educação da
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação também enviou mensagem e, além
disso, o texto “História das Instituições Educativas”. Igualmente o Prof.
Antonio Santoni Rugiu, professor emérito de História da Educação da
Universidade de Florença, Itália, também impedido de participar enviou o
texto “Per una Moderna Storia dell’Educazione” .
Em "La Historia de la educación en Chile: su estado actual y
desafios metodológicos", Nicolás Cruz aponta para uma consolidação
acadêmica do estudo da História da Educação no seu país, embora os níveis
acumulados de informação continuem baixos. A história política da educação
está relativamente construída, mas o desafio central é escrever a história
da educação efetivamente realizada.
De uma prática anterior, quando os historiadores não
prestavam muita atenção na História da Educação, a partir das duas últimas
décadas registra-se uma mudança nesse quadro. Ensaiam-se contatos entre os
jovens historiadores e os educadores. Também é o período em que a produção
proveniente de ONGs. vem tornando-se significativa, bem como o seu caráter
interdisciplinar. Nos últimos anos, entretanto, as novas condições do país
levaram muitos pesquisadores, em detrimento da prática investigativa que
vinham desenvolvendo, a se dedicarem a tarefas do Ministério da Educação.
As Escolas de Educação, por sua vez, não têm gerado trabalhos de
investigação na área, ressalvadas as poucas exceções.
A Sociedade Chilena de História da Educação se põe a tarefa
de animadora do debate sobre a História da Educação e de divulgadora dos
temas centrais dessa história, mas não assumiu a responsabilidade de
desenvolver investigação histórica e não tem condições de auxiliar os seus
membros a realizá-la. Os desafios atuais são a busca dos historiadores por
maiores espaços de investigação e a formulação de temas e trabalhos
interdisciplinares.
Adrián Ascolani em "La Historia de la Educación en Argentina:
Historiografia y construcción de un campo específico (1970-1990)", indica
que até a década de 60, a preocupação com a História da Educação foi
escassa entre os historiadores argentinos de uma escola
tradicional-liberal, fatual e documentalista - institucionalmente
representada pela Academia Nacional de la
Historia.
Historiadores jovens, a partir da década de 60 adotaram as novidades
teóricas da Escola dos Annales e até revisaram trabalhos anteriores. Antes,
porém, que a nova tendência estivesse suficientemente conhecida,
recobrou-se uma visão tradicional do materialismo histórico ou do
pensamento marxista proveniente das correntes gramsciana e inglesa. Os
estudos referidos à história da educação, com influências diversas e
variações nas últimas décadas, situam-se nesse quadro.
São revisadas, a seguir, as publicações de maior circulação
durante os anos 80 quanto às tendências dos seus respectivos níveis de
análise das diferentes temáticas, quanto à argumentação ou demonstração de
que se utilizam e quanto às periodizações que estabelecem. Há uma avaliação
positiva da ruptura provocada por essa produção mais recente em relação ao
modelo historiográfico anterior.
"Questões teórico-metodológicas da História da Educação: um
olhar a partir do GT História da Educação da ANPEd", de Luciano Mendes de
Faria Filho, propõe apontar a contribuição do GT de História da Educação da
ANPEd para com as discussões das questões teórico-metodológicas da História
da Educação. Registra o caráter institucional do GT e, das suas origens aos
dias de hoje, o sentimento de pertencimento profissional ao campo da
História, a partir da História da Educação. Faz também um balanço positivo
do enriquecimento teórico-prático das pesquisas, decorrente das relações
estabelecidas entre pesquisadores historiadores, pesquisadores da história
da educação, num quadro de muita pluralidade inovadora.
Justino Pereira de Magalhães, em "Breve apontamento para a
história das Instituições Educativas", define a História da Educação como
área de conhecimento que tem por objeto epistêmico a educação em sua
polissemia. Alerta para os diferentes planos de abordagens possíveis, para
a questão das fontes e das categorias analíticas.
Estabelecendo várias características da Instituição
Educativa aponta também para o seu cotidiano, a memória e o arquivo,
tomados em sentidos amplos, como a iluminação sobre a realidade a historiar
e o processo epistêmico para o fazer. Pela necessidade de uma prática
hermenêutica e não só descritiva, à memória e à história oral cabem
palavras fundamentais. Na seqüência, enuncia a problemática que subjaz à
investigação da Instituição Educativa.
Finalmente, A. Santoni Rugiu, com o texto "Por uma moderna
História da Educação", traduzido por Maria de Lourdes Menon, propõe um
largo campo de pesquisa histórica e defende a pesquisa histórico-social da
educação como um lugar onde há espaços para todos. Reconhece-se um devedor
à Nouvelle Histoire, principalmente a Jacques Le Goff e à terceira
geração dos "Annales". Considerando que o historiador deve se sentir filho
do próprio tempo, discute os limites das periodizações estabelecidas no
ensino da história e sugere como superação a "longa duração". Também em
relação ao ensino de história, em especial quando para crianças, ressalta o
benefício do uso de um método regressivo - do presente para o passado - mas
que, com a formação desenvolvida, tem que ser invertido: "a justa direção
do discurso histórico é aquela do passado ao presente".
Na seqüência, o autor discute a importância da história no
ensino, vendo com otimismo os avanços de uma história não tradicional, não
vinculada ao poder e essencial na formação dos estudantes. Conclui, então,
por um reconhecimento do lugar da história, não só no ensino, mas em todos
os meios modernos de comunicação.
Outra parte dos Anais e do CD-Rom é composta por
Comunicações - Resumos e Textos Completos, onde estão
reunidos os resumos e textos dos trabalhos inscritos para o Seminário.
Também esses itens foram organizados para que os textos possam ser
acessados por autor(es) ou título(s). Os trabalhos inscritos foram
apresentados em Sessões de Comunicações. Em decorrência do grande número de
trabalhos, foram organizadas quatro Sessões simultâneas, durante três dias
consecutivos (15, 16 e 17 de dezembro de 1997) no período vespertino,
perfazendo um total de doze sessões.
Foram inscritos 153 pesquisadores com 130 trabalhos dos quais 102 foram
programados para apresentação nas Sessões de Comunicações, além dos 15
apresentados nas Mesas Redondas. Na organização das Sessões de
Comunicações, os trabalhos foram distribuídos segundo dois critérios: por
um lado, buscou-se agrupá-los segundo a afinidade temática; por outro lado,
procurou-se evitar, na medida do possível, a inclusão de trabalhos oriundos
do mesmo Grupo de Trabalho Estadual, na mesma Sessão de Comunicação.
A distribuição dos trabalhos inscritos de acordo com os
Estados de origem é a seguinte: Acre: 2; Alagoas: 5; Espírito Santo: 8;
Goiás: 1; Maranhão: 4; Mato Grosso: 2; Mato Grosso do Sul: 17; Minas
Gerais: 7; Pará: 2; Paraíba: 4; Paraná: 17; Pernambuco: 1; Piauí: 1; Rio
de Janeiro: 6; Rio Grande do Norte: 9; Rio Grande do Sul: 7; São Paulo: 24;
Sergipe: 3. A participação de pesquisadores estrangeiros, incluindo
trabalhos inscritos para comunicação e trabalhos apresentados nas Mesas
Redondas, somou 10 trabalhos com a seguinte distribuição: Argentina: 3;
Chile: 1; Colômbia: 1; Espanha: 1; Itália: 1; Paraguai: 1; Portugal: 1;
Uruguai: 1.
Na Plenária das Comunicações, realizada no dia 18 de
dezembro, os coordenadores de cada uma das quatro salas fizeram um relato
dos pontos registrados sobre os trabalhos apresentados nas respectivas
salas. De um modo geral observou-se que os Grupos de Trabalho estaduais ou
regionais, paralelamente ao projeto “Levantamento e Catalogação de Fontes
Primárias e Secundárias”, vêm afunilando o exame das fontes segundo
recortes temáticos emergindo, daí, alguns temas comuns tais como educação e
partidos políticos, escola pública e o estudo da escola nos séculos XIX e
XX. Há indicações, porém, de que os temas predominantes giram em torno da
escola pública, estudada sob os aspectos das relações entre modernidade e
educação e das relações entre oralidade e escrita. Do ponto de vista
metodológico detecta-se uma multiplicidade de leituras, com predominância
da concepção dialética da história e a emergência de outras modalidades
metodológicas ligadas à chamada “História Nova”. Do ponto de vista
organizacional, nota-se uma tendência à vinculação da produção com os
Programas de Pós-Graduação, o que garante aos pesquisadores e Grupos de
Trabalho uma estrutura mais estável. Nas discussões que se seguiram ao
relato dos coordenadores das salas de comunicações, foi destacada a
importância da ação dos coordenadores de GTs. estaduais na construção da
identidade dos mesmos; a definição de um espaço adequado para a
participação, com apresentação de trabalhos, por parte dos bolsistas de
iniciação científica ou estudantes de graduação, de modo a oportunizar
sugestões apropriadas ao aprimoramento de sua formação em pesquisa; a
conveniência de se organizar uma publicação que articule toda a produção do
Grupo, avaliada pelos participantes externos ao Grupo (representante da
ANPEd e dos outros países) como de muito bom nível; e sugestões práticas
para a organização dos trabalhos no próximo seminário tais como a
apresentação de comunicações ligadas a relatos da história dos GTs na forma
de posters ou painéis e a seleção prévia dos trabalhos, seja pelos
coordenadores de GTs, seja por consultores externos.
Foram também incluídos neste CD-Rom com os Anais do IV
Seminário, de modo a contribuir na preservação da memória de nosso Grupo de
Estudos e Pesquisas, o seguinte: Programação ..., contendo a
programação de todos os trabalhos e atividades desenvolvidas no evento;
Relatório Técnico-Científico ..., com o texto básico do relatório do
evento encaminhado às agências financiadoras; Lista de Títulos, com
uma listagem completa dos títulos de todos os trabalhos e textos; Lista
de Autores, com uma listagem completa de todos os autores de trabalhos
e textos; Lista dos Participantes, organizada por ordem alfabética e
contendo o nome, vínculos institucionais e endereços de todos os
participantes do IV Seminário
É importante registrar que a realização do IV Seminário
recebeu manifestações extremamente positivas dos convidados para proferir
conferências nas Mesas Redondas e dos participantes estrangeiros.
Efetivamente ele constitui um marco na história do Grupo, cujas atividades
se iniciaram formalmente em 1991. Os resultados obtidos neste Seminário
permitem concluir que o Grupo se encontra plenamente consolidado e com uma
produção científica madura. Seus efeitos na comunidade científica da área
se fazem sentir de maneira nítida através da consolidação de Grupos de
Pesquisa em vários Estados e do apoio sistemático a Grupos emergentes em
vias de consolidação em regiões ainda com pouca tradição de pesquisa
científica.
Não podemos deixar de registrar, nesta Apresentação, que o
êxito do Seminário e, por conseqüência, a viabilidade das publicações e
divulgações dele decorrentes, não teriam sido possíveis sem o apoio
financeiro da Coordenação de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de
Educação - UNICAMP, do Fundo de Apoio ao Ensino e à Pesquisa da UNICAMP -
FAEP, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -
CNPq e, finalmente, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
- FAPESP. Decisiva também foi a atuação da Comissão Coordenadora e Comissão
Organizadora do Seminário, composta pelos coordenadores editoriais e
organizadores destes Anais, Profs. Drs. Dermeval Saviani, José Claudinei
Lombardi e José Luís Sanfelice; pela Profa. Dra. Ediógenes
Aragão Santos; pelos alunos Gilmar Henrique da Conceição (doutorando),
Fábia Liliã Luciano Carminati (doutoranda), Silvia Helena Andrade de Brito
(doutoranda), Luz Helena Toro de Sánchez (doutoranda), Jorge Uilson Clark
(mestrando), Elsa Jorge Bellotto (graduanda) e Luiza Aparecida Delfino (graduanda
e secretária executiva da comissão organizadora).
Considerando a riqueza que representou a realização do IV
Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação
no Brasil", entendemos que seus ganhos devem ser compartilhados,
socializando-se amplamente os seus resultados. Esta é a finalidade da
publicação destes Anais, na forma de CD-Rom.
José
Claudinei Lombardi
Dermeval
Saviani
José Luís
Sanfelice (Orgs.)
SAVIANI, Dermeval; José Claudinei Lombardi e José Luís Sanfelice (Orgs.).
História e História da Educação: O Debate Teórico-Metodológico Atual.
Campinas : Editora Autores Associados : HISTEDBR, 1998.