VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas
"História, Sociedade e Educação no Brasil"
História, Educação e Transformação: tendências e perspectivas
30 de junho a 03 de julho de 2009
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Apresentação

Desde 1991, o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – HISTEDBR tem realizado seus seminários nacionais com a finalidade de socializar e apresentar para a comunidade científica os resultados das pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento na área da História da Educação.

Neste longo período de quase duas décadas, a realização dos seminários confirma a maturidade do HISTEDBR, como um grupo consolidado de pesquisa em História da Educação que, desde 1986, vem articulando a participação de outros grupos de pesquisa sediados nas mais diferentes Instituições de Ensino Superior de vários Estados brasileiros.              Para ressaltar a importância e responsabilidade do oitavo seminário, destacamos os sete seminários já realizados, com suas temáticas abordadas e os resultados.

O primeiro seminário nacional foi realizado na UNICAMP, no ano de 1991, em duas etapas: a primeira nos dias 06 a 10 de maio e a segunda nos dias 09 a 13 de setembro, com o tema “Perspectivas Metodológicas da Investigação em História da Educação”.

O II Seminário Nacional ocorreu na UNICAMP, nos dias 06 a 10 de abril de 1992, com o tema “Fontes primárias e secundárias em História da Educação Brasileira”.

O III Seminário Nacional aconteceu nos dias 15 a 17 de novembro de 1995, na UNICAMP. Este seminário foi marcado pela socialização das pesquisas realizadas ou em processo de produção. Para esse evento foram convidados representantes de Sociedades de História da Educação dos países ibéricos e latino-americanos, objetivando o intercâmbio de experiências.

O IV Seminário Nacional ocorreu nos dias 14 a 19 de dezembro de 1997. Esse evento retomou os debates teórico-metodológicos no interior do HISTEDBR, com o tema: “O debate teórico-metodológico no campo da História e sua importância para a pesquisa educacional. O conjunto das conferências ministradas nesse seminário resultou na publicação de duas coletâneas[1].

O V Seminário Nacional realizou-se entre os dias 20 e 24 de agosto de 2001, com o tema “Transformações do Capitalismo, do Mundo do Trabalho e da Educação”. Os textos apresentados na conferência inaugural e nas mesas redondas desse seminário foram publicados numa coletânea[2].

O VI Seminário foi organizado em Aracajú-SE, pelo GT sediado na Universidade Federal de Sergipe, e realizado nos dias 10 a 14 de novembro de 2003. Teve por tema “A História da Educação Pública no Brasil”.  Os textos das conferências proferidas nesse seminário foram publicados numa coletânea[3].

O VII Seminário realizado no período de 10 a 13 de julho de 2006, na UNICAMP, com o tema: "20 ANOS DE HISTEDBR: Navegando pela História da Educação Brasileira". As conferências proferidas nesse seminário geraram a mais recente coletânea do grupo, que está sendo lançada neste seminário: “Navegando pela história da educação brasileira - 20 anos de Histedbr”.[4]

A realização desses eventos e os seus resultados constituem marcos na história do HISTEDBR, como espaços de debate e exame crítico da produção historiográfico-educacional e das principais correntes teórico-metodológicas da investigação em história da educação.

O VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”, que estamos realizando nos dias 30 de junho a 03 de julho de 2009, em Campinas, na Faculdade de Educação da UNICAMP, com o tema “História, Educação e Transformação: tendências e perspectivas”. O seminário tem por objetivo básico o debate teórico crítico dos caminhos históricos da educação brasileira e a socialização da produção dos pesquisadores da área, buscando realizar um balanço da produção acumulada. Além de se constituir numa oportunidade para apresentar e debater a produção acadêmica em História da Educação, o VIII seminário é um momento importante para que se faça uma análise crítica dessa mesma produção: dos resultados alcançados, das dificuldades encontradas e, enfim, das perspectivas possíveis para um coletivo de pesquisa que se encontra organizado em parcela significativa do território nacional.

Buscando corresponder aos desafios deste Seminário Nacional, o evento está organizado com atividades que procuram atender às expectativas de todos os participantes, como as conferências de abertura e de encerramento, as mesas-redondas, as sessões coordenadas e as sessões de comunicações científicas.

As sessões de comunicações científicas têm 380 trabalhos, que estão distribuídos em seis eixos temáticos da seguinte forma:

• História, biografias e intelectuais da educação

43

• História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação

29

• História, políticas públicas e educação

129

• História, práticas escolares e processos educativos

85

• História, trabalho e educação

65

• Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação

29

 

Vale registrar a adesão significativa de estudantes, professores e pesquisadores oriundos de vinte e cinco Estados e do Distrito Federal, representando a importância do Seminário Nacional do HISTEDBR para a área da História da Educação.

Agradecemos a todos colaboradores que se dedicaram para viabilizar a realização deste seminário.

 

Desejamos a todos um excelente seminário.

 

Comissão Organizadora

Junho de 2009


 

[1] SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C. e SANFELICE, J. L. (Orgs.). História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas, Editora Autores Associados, HISTEDBR, 1998. Os trabalhos apresentados na mesa redonda com representantes internacionais levaram à organização de outra coletânea: SANFELICE, J.L. et alii (Orgs). História da Educação: Perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas, Autores Associados, HISTEDBR, 1999.

[2] LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J.L. (orgs.).  Capitalismo, trabalho e educação. Campinas-SP, Autores Associados / HISTEDBR, 2002.

[3] LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; NASCIMENTO, M. I. M. (orgs). A escola pública no Brasil: história e historiografia. Campinas-SP, Autores Associados / HISTEDBR, 2005.

[4] SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C. Navegando pela história da educação brasileira - 20 anos de Histedbr. Campinas-SP, Autores Associados / HISTEDBR, 2009.

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