Título | Autores | Trabalho |
---|---|---|
BREVES REFLEXÕES SOBRE AS PRIMEIRAS ESCOLAS NORMAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO, NO SÉCULO XIX | Angela Maria Souza Martins | Abrir |
MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL NO COLÉGIO PEDRO II: DO IMPÉRIO ÀS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA | Gilberto Luiz Alves | Abrir |
O TRABALHO PEDAGÓGICO E DIDÁTICO E O PROTAGONISMO DO PROFESSOR NO BRASIL DOS ANOS DE 1920 | José Carlos Souza Araujo | Abrir |
RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PÚBLICAS DO PARANÁ | Maria Isabel Moura Nascimento | Abrir |
Título | Autores | Eixo temático | Trabalho |
---|---|---|---|
A ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA E A HEURÍSTICA DA PESQUISA SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS EM UBERABA-MG (1928 A 1971) | Rosângela Maria Castro Guimarães* | Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
A ALFABETIZAÇÃO EM LOURENÇO FILHO: UM ESTUDO DAS LEITURAS DE PEDRINHO E MARIA CLARA | Claudiceia Bezerrra * | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
A “LOUSA MÁGICA” E A MEMÓRIA: REVISITANDO UMA PRÁTICA ESCOLAR NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS | Angélica Tasquetto * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 8 PARA 9 ANOS: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA | Simone de Fátima Flach * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A ATUAÇÃO DE FERNANDO DE AZEVEDO NA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL NOS ANOS 1920 |
Magna Maria Silva * Amélia Kimiko Noma |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
“COMO EM SONHO CORRER NUMA ESTRADA?DESLIZANDO NO MESMO LUGAR?” | Melânia Mendonça Rodrigues * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A CONCEPÇÃO DE CRIANÇA E DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL PRESENTE NOS LIVROS DA SÉRIE |
Priscila Marília de Oliveira * ALESSANDRA ARCE |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
A CONCEPÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR NO REGIMENTO UNIFICADO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VITÓRIA DA CONQUISTA NO PERÍODO DE 1996 - 2005. | Wilson da Silva Santos * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A CONFIGURAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL NA DÉCADA DE 1990. |
Sheila Graziele Acosta Dias * Angela Mara de Barros Lara |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
A CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS MODELOS MULTISSERIADOS DE ENSINO |
Maristela Rosso Walker * Teresa Kazuko Teruya |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A CONSTITUIÇÃO DE 1988 E AÇÕES AFIRMATIVAS: POLÍTICAS PÚBLICAS IGUALITÁRIAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO | Silvia Maria Pinheiro Bonini Pereira * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A CONSTITUIÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL SECUNDARISTA EM PATOS DE MINAS/MG: A UNIÃO DOS ESTUDANTES PATENSES - UEP (1958) | Geenes Alves da Silva * | História, trabalho e educação | Abrir |
A CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DE NITERÓI: CONFLITOS EM TORNO DA PROPOSTA ESCOLA DE CIDADANIA | ARMANDO DE CASTRO CERQUEIRA AROSA* | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A CRIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGÓGIA NO BRASIL - DÉCADA 1930: UM OLHAR A PARTIR DE SUA BASE MATERIAL PRODUTIVA | José Barreto dos Santos* | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A CRISE NA REDE DE ESCOLAS DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL NAS DÉCADAS DE 80 E 90:UM OLHAR DESDE AS CONCEPÇÕES DE ÉTICA E CIDADANIA | Alvori Ahlert * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A DEMOCRACIA COMO FIM E A ESCOLA COMO MEIO: CONVERGÊNCIAS ENTRE ANÍSIO TEIXEIRA E PAULO FREIRE | Sérgio César da Fonseca * | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
ADMISSÃO E EXCLUSÃO: RESGATANDO A HISTÓRIA DE ACESSO A UMA ESCOLA GINASIAL | Sônia Filiú Albuquerque Lima* | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A EDUCAÇÃO, A ESCOLA E O SEU PAPEL NA MANUTENÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO SOCIAL |
CLARICE ZIENTARSKI * ANA PAULA COLARES FLORES MORAES Daniele Rorato Sagrillo Neila Pedrotti Drabach OSÉIAS SANTOS DE OLIVEIRA Sueli Menezes Pereira |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
A EDUCAÇÃO COMO APORTE DE SOCIALIZAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA CIDADANIA: COMPREENDENDO AS RELAÇÕES DE PODER COMO SUBSÍDIO TEÓRICO NA CONFIGURAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS. |
Everton Bandeira Martins * Derocina Campos Sosa Jorge Luiz da Cunha |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O ANALFABETISMO ENTRE IDOSOS NO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO: VELHICE E EXCLUSÃO EDUCACIONAL NO CAMPO | Marcos Augusto Castro Peres* | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A EDUCAÇÃO DIANTE DA CRISE DO CAPITAL: ESTADO, TERCEIRO SETOR E MERCANTILIZAÇÃO DA ESCOLA | Marco Antonio Oliveira Gomes* | História, políticas públicas e educação | Abrir |
“EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DAS ONGS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS: APARELHO HEGEMÔNICO OU CONTRA-HEGEMÔNICO?” | Marcos Roberto Lima de* | História, trabalho e educação | Abrir |
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE – MS: UM ESBOÇO DE POLÍTICA PÚBLICA EM TEMPOS DE ‘INCLUSÃO ESCOLAR’ |
Celi Corrêa Neres * Nesdete Mesquita Corrêa |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
A EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE MUDANÇA NA EDUCAÇÃO EM SERGIPE(1931-1947) | Ana C.R.Grunennvaldt * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A EDUCAÇÃO NA DESORDEM |
Rosana Areal Carvalho * Fabiana Oliveira Bernardo Gabriela Almeida Cruz |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
A EDUCAÇÃO PERMANENTE NO COTIDIANO DO TRABALHADOR | Ana Lucia Tomaz Cardoso * | História, trabalho e educação | Abrir |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO NOROESTE SUCROALCOOLEIRO DO ESTADO DO PARANÁ E OS IMPASSES NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO | Rita de Cássia Pizoli * | História, trabalho e educação | Abrir |
A ESCOLA NORMAL LIVRE MUNICIPAL DE SOROCABA | Wilson Sandano * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A ESCOLA PROFISSIONAL MIXTA DE SOROCABA - UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DE SEU ALUNADO E GRADE CURRICULAR(1929-1942) | JOSÉ ROBERTO GARCIA * | História, trabalho e educação | Abrir |
A EXPANSÃO DO ENSINO NA “BOCA DO SERTÃO PAULISTA: HISTÓRIA DO GRUPO ESCOLAR DE BOTUCATU (1895) | Lidiany Cristina de Oliveira Godoi * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A EXPERIÊNCIA DOS CENTROS DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (CEMP`S): LIMITES E POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. | Ana Paula Ribeiro de Sousa* | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A FACULDADE DA DE MEDICINA BAHIA: PERCURSO E REFORMA DO ENSINO NO SÉCULO XIX | Adailton Ferreira Santos * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A FILOSOFIA COMO MATÉRIA DE ENSINO: HISTÓRIA E QUESTÕES METODOLÓGICAS | Dalton José Alves * | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
A FORMAÇÃO DA MULHER REPUBLICANA NO OESTE DO BRASIL: AVANTE PROFESSORAS! |
Alessandra Pereira da Silva Chagas* Michelle Pereira da Silva Ros |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES NAS CENTRAIS DE TELEATENDIMENTO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO - CRÍTICA DO MODELO " HÍBRIDO" DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO | Luciene Maria de Souza * | História, trabalho e educação | Abrir |
A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NO ÂMBITO DA ACUMULAÇÃO DO CAPITAL |
FABIANE SANTANA PREVITALLI * Carlos Alberto Lucena Robson Luiz de França |
História, trabalho e educação | Abrir |
A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA NO BRASIL: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS DO ENSINO SUPERIOR | Maria Cecília Marins Oliveira* | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A HEGEMONIA DO LEMA “APRENDER A APRENDER” NA ALFABETIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA |
Fatima Aparecida de Souza Francioli * ANA CAROLINA GALVÃO MARSIGLIA Newton Duarte |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (1977-2007): CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTADO DA ARTE. | Nilce Aparecida da S. F. Fedatto * | Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
A HISTÓRIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP: RESISTÊNCIA INSTITUCIONAL OU RECORTE SOCIAL? | Caroline Maria Florido * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A HISTÓRIA DA PRÁTICA DA LÍNGUA INGLESA NO SECUNDÁRIO BRASILEIRO: UM RESGATE HISTORICO E MORAL | Ricardo Westphalen de Queiroz Jucá* | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A IDEOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DO NEOLIBERALISMO E DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO CAPITAL |
Roberto Leme Batista * GIOVANNI ALVES |
História, trabalho e educação | Abrir |
A IMPRENSA COMO FONTES PARA PESQUISA EM HISTÓRIA E EDUCAÇÃO | Eliezer Felix Souza * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A INDISSOCIABILIDADE ENTRE A TEORIA, O MÉTODO, A PESQUISA, OS CONTEÚDOS DE ENSINO E A REALIDADE |
Ireni Marilene Zago Figueiredo* Cezar Ricardo de Freitas |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A INFÂNCIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O TRABALHO DOS PROFESSORES: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS. | LILIANA SOARES FERREIRA * | História, trabalho e educação | Abrir |
A INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA ATRAVÉS DO ENSINO RELIGIOSO (1889-1937) | Patricia Lopes Fernandes * | Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
A INFLUÊNCIA DO UNICEF E DA UNESCO NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA | Maria Angélica O. Francisco Luca * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLA PUBLICA E O DIRETO Á EDUCAÇAO: CONTRIBUIÇÕES DE CONDORCERT | Margarita Victoria Rodríguez * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ESCOLAS AGRÍCOLAS NO PARANÁ | Vera Lucia Martiniak * | História, trabalho e educação | Abrir |
A INSTRUÇÃO ELEMENTAR NA REVISTA A INFORMAÇÃO GOYANA (1917/1935) |
THAÍS CRISTINA MODESTO BORGES * ANA MARIA GONÇALVES |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
A INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PROVÍNCIA DO PARANÁ NA PERSPECTIVA DE PRIMITIVO MOACYR |
Maria Cristina Gomes Machado * LUIZ ANTONIO DE OLIVEIRA |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
A INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA NA PROVINCIA DA PARAHYBA DO NORTE: A CONSTITUIÇÃO DO ESTADO NACIONAL E DA NAÇÃO. 1840-1849. |
Mauricéia Ananias * Cristiano Ferronato |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
A INSTRUÇÃO PÚBLICA PRIMÁRIA NO INTERIOR DAS GERAES : UMA ANÁLISE HISTÓRICA DO GRUPO ESCOLAR DE VILLA PLATINA(1908-1950) |
BETÂNIA OLIVEIRA LATERZA RIBEIRO * Claudia Oliveira Cury Vilela ELIZABETH FARIAS DA SILVA Sauloéber Tarsio de Souza Sirlene Cristina de Souza Valéria Aparecida de Lima |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
A INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA DA RELAÇÃO EDUCAÇÃO E TRABALHO | Ronaldo dos Santos Travassos * | História, trabalho e educação | Abrir |
A LEI 10.639/03 NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA POLÍTICA PÚBLICA DE ENFRENTAMENTO AO PRECONCEITO RACIAL |
Aleir Ferraz Tenório * JOÃO LUIZ GASPARIN - |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
ALGUNS ASPECTOS HISTÓRIOS DE PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA | Hugo Antonio Fontana * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A LOUSA E O TORNO - O SENAI E A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE | MEIRE TEREZINHA MÜLLER * | História, trabalho e educação | Abrir |
A MODERNIZAÇÃO URBANA E A PRODUÇÃO DO 1º LICEU CAMPO-GRANDENSE: RUMO A CAMINHADA DO PROGRESSO OU ÀS PRÁTICAS DE EXCLUSÃO (1938-1980)? |
ROSIMERI DA SILVA PEREIRA ROSI* Mara Regina Martins Jacomeli |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A MULHER, A EDUCAÇÃO E A CIDADE: FORMAÇÃO E GÊNERO NOS REGISTROS DA PRIMEIRA TURMA DA ESCOLA NORMAL DE CAMPOS/RJ NA TRANSIÇÃO IMPÉRIO-REPÚBLICA (1895-1899) | Valéria Maria Neto Crespo de Oliveira Lima * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE: A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA | THAIS CRISTINA OLIVEIRA * | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
ANÁLIA FRANCO E SUA AÇÃO EDUCACIONAL NA PRIMEIRA REPÚBLICA | Samantha Lodi-Corrêa * | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
ANÍSIO TEIXEIRA E A TECNOLOGIA NA NOVA CAPITAL | Raquel de Almeida Moraes Raquel* | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
ANOS 20- IDENTIDADES E NACIONALIDADE EM DISCUSSÃO NO PARANÁ | Valquiria Elita Renk * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
ANTON MAKARENKO: CAMINHOS ALTERNATIVOS NA REALIDADE EDUCACIONAL ATUAL |
FÁTIMA MARAFON * Adriana Regina de Jesus Santos Adriana |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO NA DISCIPLINA HISTÓRIA NO GINÁSIO FREI ROGÉRIO (1943-1961) |
Isabela Toscan Mitterer * Maria Angelica Cardoso Sandino Hoff |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA FEF/UFG: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA |
Aline Silva Nicolino * Helena Márcia Monteiro de Santana Rosirene Campelo dos Santos Wilson Luiz Lino de Sousa |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE PRÁTICAS DOCENTES COMO UMA CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO HISTÓRICO CONSTRUÍDO |
rita de cassia bastos zuquieri * Ana Maria Lombardi Daibem |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A PEDAGOGIA HUMANISTA DE SÃO JOÃO DA CRUZ (1542-1591) NO SÉCULO XVI. |
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo * Marcos Ayres Barboza |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
A PEDAGOGIA LIBERTÁRIA E A EDUCAÇÃO INTEGRAL | Angela Maria Souza Martins* | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
A PEDAGOGIA POPULAR DE CÉLESTIN FREINET: DESCOMPASSO ENTRE A TEORIA POLÍTICA E A TEORIA PEDAGÓGICA | Michele Cristine da Cruz Costa * | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
A POLÍTICA CURRICULAR E AS MUDANÇAS ESTRUTURAIS DO ENSINO SUPERIOR NO PERÍODO NEOLIBERAL. | Rachel Aguiar Estevam do Carmo * | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
Eva Waisros Pereira * Raquel de Almeida Moraes Raquel |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
A POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NO BRASIL - DA ESPECIALIZAÇÃO À RESIDÊNCIA: APONTAMENTOS HISTÓRICOS |
Soraya Diniz Rosa * Roseli Esquerdo Lopes |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA DO XIX AO SÉCULO XXI ANALISANDO A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | JANE APARECIDA GONÇALVES DE SOUZA* | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE A PRIMEIRA ESCOLA PÚBLICA PRIMÁRIA DA CIDADE DE LONDRINA-PR (1937 A 1972) |
Thais Bento Faria* Analete Regina Schelbauer |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: O PROCESSO DE MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A DESPROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE | Polyana Imolesi Silveira de França* | História, trabalho e educação | Abrir |
APRENDIZADO, COMPETITIVIDADE E AS NOVAS FORMAS DE CONHECIMENTO PRODUTIVO PARA O TRABALHO NO INÍCIO DO SÉCULO XXI | Jefferson Carriello Carmo * | História, trabalho e educação | Abrir |
A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO NOS PROCESSOS DE LUTA PELA TERRA E SOBRE PROJETOS DE EXTENSÃO RURAL EM TESES E DISSERTAÇÕES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO APRESENTADAS ENTRE 1999 E 2006. | Fabiana de Cássia Rodrigues * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A PRODUÇÃO DE MANUAIS DIDÁTICOS E O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA ESCOLA MÉDIA EM DOIS MOMENTOS HISTÓRICOS (1935-1989) | Silvia Helena Andrade Brito * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A PRODUÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA DE INSPIRAÇÃO MARXISTA DAS DÉCADAS DE 1970-1980 | Ricardo Pereira * | Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
A PRODUÇÃO LINGÜÍSTICA DOS IMIGRANTES ALEMÃES NO BRASIL | José Luís Félix * | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA MUNICIPAL PREFEITO JOSÉ BONIFÁCIO GUIMARÃES VILELA EM PONTA GROSSA/PARANÁ |
Rita de Cássia Oliveira * Flávia da Silva Oliveira Paola Andressa Scortegagna |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
A RECONFIGURACÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE ESTADUAL DE ENSINO PARANAENSE NA POLÍTICA DO GOVERNO LERNER | JANAINA APARECIDA MATTOS ALMEIDA* | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO DURANTE A DITADURA MILITAR: INTERLOCUÇÃO ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA | Tiago Henrique Klengel Biasotto Mendes * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A REGULAMENTAÇÃO DOS CASTIGOS E PRÊMIOS NA ESCOLA PRIMÁRIA DO SÉCULO XIX | ANDRÉ PAULO CASTANHA * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A RELAÇÃO EDUCATIVA ENTRE DIREÇÃO E BASE NO PARTIDO LENINISTA: EDUCAÇÃO POLÍTICA E EMANCIPAÇÃO | jefferson vasques rodrigues * | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
A RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO – UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | MIRIAM SANTOS DE SOUSA * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA REPRODUÇÃO DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO E DAS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO |
Marcos Cassin * Monica Fernanda Botiglieri |
História, trabalho e educação | Abrir |
A RENOVAÇÃO HISTORIOGRÁFICA E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: NOVOS MÉTODOS E NOVAS FONTES DE PESQUISA. |
Sirlene Cristina de Souza * Adilour Nery Souto BETÂNIA OLIVEIRA LATERZA RIBEIRO |
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
A REPRESENTAÇÃO DA PEDAGOGIA TRADICIONAL E DA ESCOLA NOVA SEGUNDO A PROPAGANDA E A PRODUÇÃO TEÓRICA DOS PERSONAGENS DO MOVIMENTO RENOVADOR BRASILEIRO - UM ESTUDO DA COLEÇÃO “ESCOLA NOVA BRASILEIRA” DE JOSÉ SCARAMELLI (1931) |
Merilin Baldan * ALESSANDRA ARCE |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
ARQUIVOS HISTÓRICOS ESCOLARES: DESCRIÇÃO E POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO DE BANCO DE DADOS DE FONTES DOCUMENTAIS PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | Elisabete Gonçalves Souza * | Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
AS AÇÕES DE QUALIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES A PARTIR DA REESTRUTURAÇÃO DO MUNDO DO TRABALHO POR MEIO DOS SINDICATOS | Robson Luiz de França * | História, trabalho e educação | Abrir |
A SÉRIE BIBLIOTECA PEDAGÓGICA BRASILEIRA E SUA PRESENÇA NA ESCOLA NORMAL DE SÃO CARLOS NO PÉRIODO DE 1930 – 1946: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOS NORMALISTAS. | Belissa Pinho Jambersi * | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
AS CULTURAS ESCOLARES DE CONFINAMENTO NA PARAHYBA DO NORTE: TESSITURAS ENTRE A MATRIZ IMPERIAL E AS QUERELAS REPUBLICANAS- 1858-1940 | RAMSÉS NUNES E SILVA * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A SELETIVIDADE DO SISTEMA ESCOLAR NA VISÃO DE PIERRE BOURDIEU – UMA LEITURA SOBRE AS QUESTÕES DAS COTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRSILEIRAS |
Tereza Simone Santos de Carvalho * Ilda Maria Santos Tavares |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
AS ESCOLAS E O QUILOMBO -CORES E IDADES DA INFÂNCIA ESCOLARIZADA EM IGUASSÚ (1850-1870) | Jordania Rocha Guedes * | Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
AS ILUSTRAÇÕES DOS LIVROS ESPELHO (1928), VIDA NA ROÇA (1932) E ALEGRIA (1937) DO AUTOR THALES CASTANHO DE ANDRADE: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA RURAL DO BRASIL NO SÉCULO XX | CLEILA DE FÁTIMA SIQUEIRA STANISLAVSKI * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
AS IMPLICAÇÕES DA QUALIFICAÇÃO DE MILITANTES DO MST: O CASO DAS PEDAGOGAS DA TERRA DO ESTADO DE SÃO PAULO |
Janaína Ribeiro de Rezende * Luiz Bezerra Neto |
História, trabalho e educação | Abrir |
A SINGULARIDADE DO TRABALHO DOS TÉCNICOS DE PALCO: FORMAS DE INSERÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL | Maria Aparecida Alves * | História, trabalho e educação | Abrir |
AS METAMORFOSES DO MUNDO SOCIAL DO TRABALHO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
GIOVANNI ALVES * Jeinni Kelly Pereira Puziol |
História, trabalho e educação | Abrir |
AS ORIGENS DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL COLONIAL: APRESENTAÇÃO DO "EPITOME CRONOLOGICO, GENEALOGICO E HISTORICO DO PADRE JESUÍTA ANTÓNIO MARIA BONUCCI |
VANESSA C. M. RUCKSTADTER * Flávio Massami Martins Ruckstadter |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE CAMPOS: MOMENTOS DA MEMÓRIA DOS ANOS DE 1950 E 1960 |
Regina Márcia Gomes Crespo* Liéte Oliveira Accácio |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
AS PROPOSIÇÕES DA CEPAL NOS ANOS DE 1990 E A SUA RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO ENSINO MÉDIO: O CASO DO BRASIL | Claudimara Cassoli Bortoloto Predolim * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
AS PROPOSTAS CATÓLICAS E LIBERAIS NA EDUCAÇÂO DO TRIÂNGULO MINEIRO NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1892-1955) |
Pâmela Faria Oliveira * Carlos Henrique de Carvalho Wenceslau Gonçalves Neto |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
AS REDEFINIÇÕES NA RELAÇÃO PÚBLICO/PRIVADO E AS IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO | vera maria peroni * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
AS REPRESENTAÇÕES DO PENSAMENTO EDUCACIONAL CATÓLICO: DOM JOSÉ MAURICIO DA ROCHA 1927 - 1968 | Airton de Souza Chrispim * | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
Evellyn Ledur da Silva * Camila Ribeiro Menotti Estela Maris Giordani |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A TENDÊNCIA TECNICISTA E O ENSINO DE ARTE |
Cristiane de Campos * Claudia Maria Pechak Zanlorenzi |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
A TEORIA DO CAPITAL HUMANO COMO LEGADO DO SÉCULO XX PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI | Leticia Carneiro Aguiar * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL | MARISLEI ZAREMBA MARTINS * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
A TRAJETÓRIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR |
Cleusy de Fátima Nascimento * Marisa Schneckenberg |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
ATUAÇÃO DE LOURENÇO FILHO NAS POLÍTICAS BRASILEIRAS DE INSTRUÇÃO PRÉ-PRIMÁRIA |
Mara Cecília Rafael * Angela Mara de Barros Lara |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
AULAS NOTURNAS NA PROVÍNCIA DO PARANÁ (1853 -1889) |
Vivian Villa * Maria Elisabeth Blanck Miguel |
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
A UNIÃO E A POLITICA EDCACIONAL: TENSÕES E AMBIGUIDADES | Alzira Batalha Alcantara * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA: UMA REFLEXÃO HISTÓRICA DA PRÁTICA | Areta Held Previatti * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
BREVE HISTÓRICO DA FORMAÇÃO/QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR NO BRASIL | Claudio Pinto Nunes * | História, trabalho e educação | Abrir |
CAMINHOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: HELENA ANTIPOFF E A PSICOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO |
Heulalia Charalo Rafante * Roseli Esquerdo Lopes |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
CAMINHOS E DESCAMINHOS DA PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DAS DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ | Leandro Turmena * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
CAPITAL HUMANO E EDUCAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA UNESCO NO BRASIL |
Jeinni Kelly Pereira Puziol* Jani Alves da Silva Moreira |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
CAPITALISMO, ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: POLIVALÊNCIA OU POLITECNIA? | Paulo César de Souza Ignácio * | História, trabalho e educação | Abrir |
CARTAS DE HOMENS: O DISCURSO SOBRE A MASCULINIDADE NA SEÇÃO “DA MULHER PARA A MULHER” NA DÉCADA DE 50 |
Joana Elisa Röwer * Carine Martins Godoy Torres Frasson Cláudia Regina Costa Pacheco Jorge Luiz da Cunha JOSIANE CAROLINE MACHADO CARRÉ Tiago Melgarejo do Amaral Giordani |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
CINCINATO BRAGA E A INSTRUÇÃO TÉCNICA NO BRASIL |
Claudinei Magno Magre Mendes * Terezinha Oliveira |
História, trabalho e educação | Abrir |
COMO SE FORMA O PROFESSOR? DA MATRIZ EUROPÉIA AO PARECER CNE/CP 28/2001 | Vera Luísa Sousa * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
CONCEPÇÕES PARTILHADAS: NARRATIVAS E IDEOLOGIAS EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. | Bárbara Martins de Lima Delpretto* | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
CONCEPÇÃO POLÍTICA E HISTÓRICA DA FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: DA ORIGEM AOS DIAS ATUAIS | Armindo Quillici Neto* | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
CONFERENCIAS PEDAGOGICAS NA PROVÍNCIA DE PERNAMBUCO (1855 – 1879) | Margarete Maria Silva * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA IMPRENSA E DE SUA UTILIZAÇÃO COMO FONTE DE PESQUISA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
Cristiane Silva Mélo * Maria Cristina Gomes Machado Simone Burioli Ivashita |
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL NO SÉCULO XIX | Perolina Souza Teles * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
CONSIDERAÇÕES SOBRE AS DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO |
Ubiratan Augusto Domingues Batista * Michelle Fernandes Lima |
História, trabalho e educação | Abrir |
CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DE UM CAMPO TEÓRICO: DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR À GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA |
Neila Pedrotti Drabach * Maria Elizabete Londero Mousquer |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
CONSTRUINDO PRÁTICAS E OLHARES PARA A COMPREENSÃO DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA GUATÓ . |
Margareth Araújo e Silva * Jorge Eremites Oliveira |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
CONTRIBUIÇÕES DE TOMÁS DE AQUINO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: INTERRELAÇÕES ENTRE ÉTICA E EDUCAÇÃO |
Tatyana Murer Cavalcante * Terezinha Oliveira |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
CONTRIBUIÇÕES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: A LUTA DO MST PELO ACESSO A EDUCAÇÃO. | Rodolfo de Jesus Chaves * | História, trabalho e educação | Abrir |
CRECHE: DE SERVIÇO ASSISTENCIAL A INSTITUIÇÃO DE ENSINO | Suellen Irene Pereira Pierri * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
CRIANÇAS NEGRAS NA INSTRUÇÃO PRIMÁRIA EM MATO GROSSO NA DÉCADA DE 1890 |
Mary Diana da Silva Miranda* Carla Patrícia Marques de Souza PAULO SÉRGIO DUTRA |
História, trabalho e educação | Abrir |
DANÇA, CULTURA E EDUCAÇÃO:EM DEFESA DA ALEGRIA NA ESCOLA | Regiane Ávila * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
DA PRÁTICA DO ENSINO À PRÁTICA DE ENSINO: OS SENTIDOS DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL DO SÉCULO XIX. |
SHIRLEI TEREZINHA ROMAN GUEDES * Analete Regina Schelbauer |
História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
DAS ARENGAS AO VERDADEIRO MÉTODO: A POLÍTICA EDUCACIONAL POMBALINA (1750/1777) |
Maria de Fátima Rodrigues Pereira * Elza Margarida de Mendonça Peixoto |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
DESENHO LINEAR: SABER E DIDÁTICA PARA ESCOLAS DE ENSINO MÚTUO FRANCO-LUSO-BRASILEIRAS | Gláucia Maria Costa Trinchão* | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
DESSERIAR O ENSINO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE UMA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR TEMA GERADOR NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | Delma Marcelo dos Santos * | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
DE UMA ESCOLA ESTRATÉGICA, UMA GUERRA TÁTICA: OS MOVIMENTOS DE RECONVERSÃO DA ELITE PAULISTANA A PARTIR DA FAC. DE DIREITO DE 1932 A 1937 | Arnaldo Romero * | História, trabalho e educação | Abrir |
DISCURSO EUGENISTA E REGULAÇÃO DA INFÂNCIA: NOTAS SOBRE A PRODUÇÃO DO DISCURSO DO FRACASSO ESCOLAR | Maria Socorro Nóbrega Queiroga* | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
DISCURSO HIGIÊNICO NA FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO IMPERIAL: COLÉGIO PEDRO II (1829-1850) | Carolina Fuzaro Bercho * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
DO IDEAL NORTE-AMERICANO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA ATÉ A “ESCOLA PARA TODOS” DE ANÍSIO TEIXEIRA |
André Luiz da Motta Silva * Silvia Helena Andrade Brito |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
DO LIBERALISMO CLÁSSICO AO LIBERALISMO PEDAGÓGICO CONTEMPORÂNEO: UMA ANÁLISE DO FUNDAMENTO HISTÓRICO E SEU ALCANCE EDUCACIONAL. | Paulo Emílio Assis Santana* | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
DO PASSADO AO PRESENTE: A HISTORICIDADE DA RELAÇÃO ESCOLA-LEITURA | Kelly Cristina Costa Martins * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
DOS EXERCÍCIOS DEVOTOS AOS EXERCÍCIOS DE AGULHA: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DAS MENINAS DESVALIDAS DO EDUCANDÁRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE, 1925-1930. | ALEXANDRE RIBEIRO NETO * | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
DUALIDADE DO ENSINO SECUNDÁRIO: A POSTURA ASSUMIDA PELO “GINÁSIO DE CONQUISTA” |
Edileusa Santos Oliveira * Ana Elizabeth Santos Alves |
História, trabalho e educação | Abrir |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS |
Danielle Xabregas Pamplona Nogueira * Raquel de Almeida Moraes Raquel |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
EDUCAÇÃO COMO MISSÃO? FRANCISCANAS DE UMA ORDEM ALEMÃ NO BRASIL (1937-1961) |
Antoniette Camargo de Oliveira * Wenceslau Gonçalves Neto |
História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
EDUCAÇÃO E CIDADANIA:LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
Daliana Löffler * Juliana Goelzer |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR NA PRIMEIRA METADE DA DÉCADA DE 1960: OS CENTROS POPULARES DE CULTURA E O MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE | Jeferson Anibal Gonzalez * | Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
EDUCAÇÃO E EDUCADORAS NA PARAÍBA DO SÉCULO XX: PRÁTICAS, LEITURAS E REPRESENTAÇÕES |
Viviane Freitas Silva * Charliton José Santos Machado Márcia Cristiane Mendes Maria Lúcia Silva Nunes |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
EDUCAÇÃO E MÍDIA : PROCESSO DE ENSINAR E DE APRENDER NA CONTEMPORANEIDADE | Angélica Lima Piai * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
EDUCAÇÃO E PROGRESSO: O IMAGINÁRIO SOCIAL UBERABINHENSE NA PRIMEIRA REPÚBLICA |
Luciana Araujo Valle de Resende * Wenceslau Gonçalves Neto |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
EDUCAÇÃO E RELIGIÃO NA OBRA “ARTE DE CRIAR BEM OS FILHOS NA IDADE DA PUERÍCIA”, DE ALEXANDRE DE GUSMÃO, DE 1685 |
Vanessa Freitag de Araújo* Cézar de Alencar Arnaut de Toledo |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
EDUCAÇÃO E TRABALHO NA SOCIOEDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS | VANIA CRISTINA PAULUK DE JESUS * | História, trabalho e educação | Abrir |
EDUCAÇÃO E TRABALHO: PESPECTIVA DA UNESCO PARA O DESENVOLVIMENTO | Eliana Claudia Koepsel * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
EDUCAÇÃO GERAL: POSSIBILIDADES CURRICULARES NA HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA | CARMEN CÉLIA BARRADAS CORREIA BASTOS* | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
EDUCAÇÃO, IMPERIALISMO E MODO DE PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA | Francisco Máuri de Cafvalho Freitas Máuri* | História, trabalho e educação | Abrir |
EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E INTERCULTURALIDADE: INTERFACES DA CULTURA SURDA | Márcia Cristina Amaral Silva* | História, políticas públicas e educação | Abrir |
EDUCAÇÃO INFANTILNO BRASIL: UM PERCURSO HISTÓRICO ENTRE AS IDÉIAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INFÂNCIA | Danielle Marafon * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
EDUCAÇÃO INTEGRAL E POLÍTICA SOCIAL: ESBOÇO DE UM PROBLEMA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DOS CIEPS |
Paulo Sérgio Ribeiro da Silva Júnior* Adelia Maria Miglievich Ribeiro |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
EDUCAÇÃO NEOLIBERAL E SUAS IMPLICAÇÕES FORMATIVAS NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO |
Ilma de Andrade Barleta *
Oto João Petry |
História, trabalho e educação | Abrir |
EDUCAÇÃO NO BRASIL COLONIAL: APONTAMENTOS BÁSICOS | Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro* | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
EDUCAÇÃO POLÍTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA EDUCACIONAL PARAIBANA NOS PRIMEIROS ANOS DE 1960. |
Dianatijacy Santos Farias * Afonso Celso Scocuglia |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
EDUCAÇÃO, PROGRESSO E TRABALHO: O PAPEL DAS ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES EM MINAS GERAIS |
Renata fernandes Maia de Andrade* Michelle Pereira da Silva Ros |
História, trabalho e educação | Abrir |
ENFOQUES TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DAS PRODUÇÕES DA ANPED 2007 | Sinara Pollom Zardo * | Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
ENSINO DAS ARTES E A ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DO BRASIL COLÔNIA AOS DIAS ATUAIS. | Leila Adriana Baptaglin * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
ENSINO JURÍDICO E EXAME DE ORDEM: HISTÓRIA, DILEMAS E DESAFIOS | Rita Cássia Fagundes * | História, trabalho e educação | Abrir |
ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: DO ELITISMO COLONIAL AO AUTORITARISMO MILITAR | André Lins de Melo * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
ENSINO SUPERIOR NO PARANÁ: A MEMÓRIA DA REGIÃO SUDOESTE | Teresa Jussara Luporini * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
ENSINO TÉCNICO: DESDE O PERÍODO COLONIAL À ERA NEOLIBERAL |
Daniela Dantas Ribeiro Simões* Maria Eugênia Castanho |
História, trabalho e educação | Abrir |
ENTRE LIVROS DESAPARECIDOS, PRÉDIOS DEMOLIDOS E ÁRVORES QUE NÃO SE CORTAM: INSTITUCIONALIZAÇÃO DA VIDA RELIGIOSA FEMININA NAS CONSTITUIÇÕES DAS PROVÍNCIAS ECLESIÁSTICAS DO SUL DO BRASIL DE 1915 | Paulo de Tarso Gomes * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
ENTRE O PASSADO E O PRESENTE: IMPACTOS SÓCIO-ECONÔMICOS, AMBIENTAIS E EDUCACIONAIS DAS FÁBRICAS DE PAPEL E CELULOSE EM TRÊS LAGOAS/MS | Regiane Aparecida Costa Andrade * | História, trabalho e educação | Abrir |
ESCOLA ESTADUAL AGROTECNICA AFONSO DE QUEIROZ (1985-1996): REMINISCENCIAS DAS POLITICAS EDUCACIONAIS DA DITADURA MILITAR EM PATOS DE MINAS | Thaís Azevedo Alves* | História, trabalho e educação | Abrir |
ESCOLA NOVA, IGREJA CATÓLICA E ENSINO DE LITERATURA FRENTE À “PERVERSIDADE” DE AUTORES FRANCESES |
Maria Lucia Amorim Soares * Eliete Jussara Nogueira LEANDRO PETARNELLA |
História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
ESCOLAS MULTISSERIADAS: DADOS PRELIMINARES |
Maria Angelica Cardoso * Mara Regina Martins Jacomeli |
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
ESCOLAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PARAHYBA DO NORTE: A DISCIPLINA PEDAGOGIA E O ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | Antonio Carlos Ferreira Pinheiro* | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
ESCOLAS RURAIS: SABERES E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO (1931-1961) |
Andreia Demetrio Jorge Moraes* Sônia Maria Santos |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PAULINO BOTELHO (1980 - 1996):PESQUISANDO A TRAJETÓRIA DOS ALUNOS. | Patrícia Polizel Culhari * | Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
ESPORTE E ESPETÁCULO NA MODERNIDADE ARACAJUANA: OS CLUBES ESPORTIVOS COMO INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS (1909-1918) | Hamilcar Silveira Dantas Junior* | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
ESTADO E CLASSES SOCIAIS: AS DISPUTAS EM TORNO DA POLÍTICA PARA O ENSINO SUPERIOR NO GOVERNO LULA (2002-2007) | Patrícia Vieira Trópia * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
ESTADO E SINDICATOS NAS POLÍTICAS DE PROFISSIONALIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO (1931-1946) | AMÁLIA CRISTINA DIAS * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
ESTRATÉGIAS DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UMA BREVE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AFRICANA E SUAS RAMIFICAÇÕES NO BRASIL DO SÉCULO XVIII. | Lidiane Mariana da Silva Gomes* | História, trabalho e educação | Abrir |
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: REGULAÇÃO DA QUALIDADE OU NOVO VESTIBULAR? |
Érica Renata Clemente Rodrigues* Ailla Kartienne Lima Morais Erika Silva de Lima Jean Mac Cole Tavares Santos |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS LIBERTÁRIAS NO BRASIL: AUTONOMIA, SOLIDARIEDADE E LIBERDADE - INGREDIENTES PARA UMA AÇÃO EDUCATIVA EFICAZ. | Andréa Villela Mafra da Silva * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: ALGUMAS QUESTÕES |
Edson Caetano * Camila Emanuella Neves |
História, trabalho e educação | Abrir |
FLORESTAN FERNANDES E A PEDAGOGIA NOVA NORTE-AMERICANA: CONTEXTO E ALGUNS ASPECTOS DO DEBATE COM A PRODUÇÃO DE KILPATRICK | Gilcilene Oliveira Damasceno Barão * | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
FLORESTAN FERNANDES E O LEGADO DE UMA PRÁXIS CRÍTICO-TRANSFORMADORA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. | Carlos Bauer Souza * | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
FONTES ESCOLARES: ARQUIVOS DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS DE PONTA GROSSA E CASTRO – PARANÁ.1935 - 2008. |
Cirlei Francisca Gomes Carneiro * Anna Carolina Torezani Ronda |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
FONTES PARA ESTUDOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA REGIÃO DO VALE DO GUAPORÉ/RO |
Anselmo Alencar Colares * Maria Lília Imbiriba Sousa Colares |
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
FONTES PARA HISTÓRIA EDUCACIONAL DA CIDADE DO CRATO – CE |
Juscelândia Machado Vasconcelos * Zuleide Fernandes de Queiroz |
História, trabalho e educação | Abrir |
FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS E ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE SÃO PAULO AO LONGO DA REPÚBLICA: PERFIS INSTITUCIONAIS, PROPOSTAS RESISTENTES E NECESSIDADES SOCIAIS | Rosângela Ap. Ferini Vargas Chede * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DESAFIO PARA AS POLÍTICAS MUNICIPAIS | Lucyelle Cristina Pasqualotto * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
FORMAÇÃO DOCENTE E AS PRÁTICAS DISCIPLINARES EMPREGADAS NO COTIDIANO DAS AULAS NA INSTRUÇÃO NA PARAHYBA DO NORTE (1822 – 1864) |
Cláudia Engler Cury * Itacyara Viana Miranda Mariana Marques Teixeira |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MATO GROSSO DO SUL, HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA E OS REFLEXOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS – A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO (1962 -2004). |
Marilda Bonini Vargas * Margarita Victoria Rodríguez |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL FEMININA EM UMA NOVA CONFIGURAÇÃO ÉTICO-SOCIAL EM CAMPINA GRANDE-PB (1960-1970)FORMAÇÃO PROFISSIONAL FEMININA EM UMA NOVA CONFIGURAÇÃO ÉTICO-SOCIAL EM CAMPINA GRANDE-PB (1960-1970) |
Jussara Natália Moreira Bélens* Charliton José Santos Machado |
História, trabalho e educação | Abrir |
FRANCISCO FERRER Y GUARDIA: A EDUCAÇÃO ANARQUISTA. | Aracely Mehl Gonçalves * | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO PARA PAULO FREIRE (1959-1964) | Ana Paula Salvador Werri* | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
FUNDO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: HISTÓRIA, MOBILIZAÇÃO E EXPECTATIVAS. | Jean Mac Cole Tavares Santos* | História, políticas públicas e educação | Abrir |
GESTÃO HETERÔNOMA E TRABALHO DOCENTE | Eduardo Pinto e Silva * | História, trabalho e educação | Abrir |
GIOCONDA MUSSOLINI, ALUNA E PROFESSORA EM SÃO PAULO (1920-1945). | Andrea Ciacchi * | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
GLOBALIZAÇÃO, ESTADO E GESTÃO EDUCACIONAL NO BRASIL |
Jani Alves da Silva Moreira * Angela Mara de Barros Lara |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
GRUPO ESCOLAR EPITÁCIO PESSOA: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A SUA HISTÓRIA. |
Bruna Maria Morais de Paiva* Rosângela Chrystina Fontes de Lima |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
GRUPOS ESCOLARES NA PARAÍBA: REGULAMENTAÇÃO E INDUÇÃO PARA A MODERNIZAÇÃO ESCOLAR | Vívia de Melo Silva * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
GRUPOS ESCOLARES NO INTERIOR DO HISTEDBR: UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS E PUBLICADAS NOS SEUS EVENTOS |
Alessandra de Sousa dos Santos * Mara Regina Martins Jacomeli |
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
GUIA DE FONTES SOBRE O ENSINO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE BELÉM DO PARA, NO SÉCULO XX |
Maria José Aviz Rosário * Clarice Nascimento Melo Maria Fátima Matos Sousa |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
HISTÓRA DA EDUCAÇÃO: O TEMA DA ESCOLA PÚBLICA NO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA | João Carlos da Silva Silva* | Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
HISTÓRIA DA CRIANÇA NA BAHIA DURANTE O IMPÉRIO: APONTAMENTOS SOBRE O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL | Isabel Cristina de Jesus Brandão * | Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PAULISTA: OS PROJETOS PRIVADO E ESTATAL PARA A ESCOLA PRÁTICA DE AGRICULTURA DE PIRACICABA (ESALQ/USP), 1891 A 1910. | Rodrigo Sarruge Molina * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM CONCÓRDIA: A ESCOLA DE EDUCAÇAO BÁSICA PROFESSOR MANSUETO BOFF (1962-2008) |
Solange Aparecida Zotti * Maria Graça Sais Borges Schumacher |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO AMAZONAS: INTELECTUAIS, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NO DO GOVERNO ARTUR REIS – 1964 A 1967. | juçara lobato silva da* | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: INFLUÊNCIAS DO ESCOLANOVISMO NO CONTEXTO EDUCACIONAL EM GOIÁS | Anderson Brito Rodrigues * | Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
HISTÓRIA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO E RELIGIOSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR ATUAL:CONFLITOS EREPERCUSSÕES DOS PROCESSOS EDUCATIVOS DAS MULHERES DA CONGREGAÇÃO CRISTÃO DO BRASIL |
Arilda Ines Miranda Ribeiro* Iranilde Ferreira Miguel |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: A MESORREGIÃO OESTE DO ESTADO DO PARANÁ. | Denise Kloeckner Sbardelotto * | Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
HISTÓRIA E MEMÓRIA LOCAL: A CARTILHA CAMINHO SUAVE – 1960 A 1970. |
Michelle Castro Lima * Sônia Maria Santos |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
HISTÓRIA, POLÍTICAS E EDUCAÇÃO: OS CENTROS COMUNITÁRIOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA NO PERÍODO 1963-1974 |
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira * Maria Elisabeth Blanck Miguel |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE EX-ALUNAS DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES: DA TRAJETÓRIA INICIAL DO PRIMÁRIO À CONCLUSÃO DO CURSO DO PEDAGÓGICO EM 1970 |
Tatiana de Medeiros Santos * Charliton José Santos Machado |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A INDÚSTRIA DE CERÂMICA EM MONTE CARMELO - MG ( 1980-2008) |
Cláudia Aparecida Moraes Mariano * Carlos Alberto Lucena |
História, trabalho e educação | Abrir |
HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA COLONIAL JESUÍTICA | Sônia Maria Fonseca * | Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
IDEÁRIO EDUCATIVO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Fabiane Lopes Oliveira * Rosa Lydia Teixeira Corrêa |
História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
IDEÁRIO REPUBLICANO NOS CAMPOS GERAIS: A CRIAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR JESUÍNO MARCONDES (1907) |
Lucia Mara de Lima Padilha * Maria Isabel Moura Nascimento |
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
IDEOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: UM DIÁLOGO INICIAL | Adriene Santanna Adriene* | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
IMPRENSA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL UBERLANDENSE ATRAVÉS DO JORNAL “A TRIBUNA” (1930 – 1942) | Maria Lurdes Lucena * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
INFÂNCIA: DISCUTINDO O TERMO PELO VIÉS DA HISTÓRIA |
Jeane Da Aparecida Biranoski Küller * Claudia Maria Pechak Zanlorenzi |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
INFÂNCIA E EDUCAÇÃO, NA TEORIA EDUCACIONAL DE JOHN DEWEY - UMA ANÁLISE DA DIFUSÃO DE SUAS OBRAS NO BRASIL APÓS O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA ESCOLA NOVA (1932 - 1964) |
Michele Varotto * ALESSANDRA ARCE |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
INFÂNCIA, JOGOS E BRINCADEIRAS NA HISTÓRIA: PROBLEMATIZANDO COMPREENSÕES E ASSOCIAÇÕES | Aliandra Cristina Mesomo Lira * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
INFORMÁTICA EDUCATIVA E GESTÃO DEMOCRÁTICA – UMA HISTÓRIA DE INCONGRUÊNCIAS |
Romes Heriberto Pires Araújo * Raquel de Almeida Moraes Raquel |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
INITIATIVES DE RÉÉDUCATION DE L’ENFANCE EN DIFFICULTÉ : ANALYSE SOCIO-HISTORIQUE DE LA SITUATION À LA MARTINIQUE (1850-1970) | Fernand Sainte-Rose * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
INSTRUÇÃO PÚBLICA PAULISTA NA PRIMEIRA REPÚBLICA: A TENTATIVA DE SUPERAÇÃO DAS PRÁTICAS PATRIMONIALISTAS NO PROCESSO DE RACIONALIZAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO. |
Beatriz Alves de Oliveira * Sandra Aparecida Riscal |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
INSTRUMENTOS DO TRABALHO DIDÁTICO E RELAÇÃO EDUCATIVA NO CURSO NORMAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 1936-1971 |
Sandino Hoff * Armindo José Longhi Leandro Schiessl Maria Angelica Cardoso |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
INTERFACE ENTRE CINEMA E CURRÍCULO DE HISTÓRIA |
Celso Luiz Junior* Teresa Kazuko Teruya |
História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
JOHANN HEINRICH PESTALOZZI (1746-1827): “CARTAS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL” | Angela Mara de Barros Lara * | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
JOHN DEWEY E A EDUCAÇAO BRASILEIRA: UMA TRAJETÓRIA DAS IDÉIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL |
Rodrigo Augusto De Souza * Telma Adriana Pacífico Martineli |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
JORNAL O GERMINAL : UM OLHAR SOBRE AS INICIATIVAS DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E PRIMÁRIA EM MARIANA (1901-1930) |
Lívia Carolina Vieira * Marcus Fernandes Marcusso Rosana Areal Carvalho |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
JOSÉ DE SIQUEIRA MENESES, UM GOVERNO E SUAS REALIZAÇÕES NA INSTRUÇÃO PÚBLICA EM SERGIPE (1911-1914) |
José Tarcísio Grunennvaldt * Ana C.R.Grunennvaldt |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
JOVENS NEGROS E ESCOLAS: INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO PÚBLICAS EM CUIABÁ (1890) |
Carla Patrícia Marques de Souza* Mary Diana da Silva Miranda PAULO SÉRGIO DUTRA |
História, trabalho e educação | Abrir |
JUVENTUDE EM SITUAÇÃO DE RUA E POLÍTICAS PÚBLICAS: DIREITO À EDUCAÇÃO E INSERÇÃO SOCIAL | Ana Paula Serrata Malfitano * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
JUVENTUDE UNIVERSITÁRIA CATÓLICA: FIGURAÇÕES E CONFIGURAÇÕES DA IDENTIDADE ENTRE AÇÃO RELIGIOSA E LUTA ARMADA | Maria Fátima Di Gregorio * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
LA ESCUELA MODERNA DE BARCELONA: EXPERIÊNCIA ESPANHOLA EM EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA |
Juliana Guedes dos Santos Marconi * Luiz Bezerra Neto |
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
LEVANTAMENTO DE FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM IRATI. | Claudia Maria Pechak Zanlorenzi * | Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR NAS ENTRELINHAS DA SUA HISTÓRIA |
Catiane Colaço de Bairro * Claudia Maria Pechak Zanlorenzi |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
LUKÁCS E SAVIANI: A ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA | Newton Duarte * | História, trabalho e educação | Abrir |
LUTA DE CLASSES, IDEOLOGIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL, ANOS 30 E 40: ANÁLISE DO PROJETO INDUSTRIAL BURGUÊS A PARTIR DO IDORT | Eraldo Leme Batista * | História, trabalho e educação | Abrir |
MANUAIS DIDÁTICOS DE ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA NA MODERNIDADE: GÊNESE E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO | Ana Aparecida Arguelho de Souza * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM GOIÁS | Jaqueline Veloso Portela Araújo * | Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA NA “NORMAL DE CAMPINAS/SP” | Leny Cristina Soares Soares Azevedo * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
MEMÓRIAS DE PAULO FREIRE: A SÍNTESE DO MENINO E DO HOMEM NO INTELECTUAL | Franciele Clara Peloso * | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
METODOLOGIAS DA HISTÓRIA E EDUCAÇÃO – QUESTÕES PERTINENTES À CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA UTOPIA HISTÓRICA: APONTAMENTOS. | Guilherme Pontieri Lima * | Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
MILITARISMO E EDUCAÇÃO POLITIZADA: ARBÍTRIO, REPRESSÃO JUDICIAL E LEGALIZAÇÃO DA DITADURA | Afonso Celso Scocuglia * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
MILTON SANTOS E A EDUCAÇÃO |
Renata Lopes da Silva * Maria Isabel Moura Nascimento |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
MINAS GERAIS RUMO AO PROGRESSO: AS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA SUPERIOR AGRÍCOLA DE LAVRAS - ESAL | Michelle Pereira da Silva Ros * | História, trabalho e educação | Abrir |
MODERNIZAÇÃO E EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA AOS ‘OLHOS’ DA IMPRENSA DE ITUIUTABA (1950-1970) |
Sauloéber Tarsio de Souza * Isaura Melo Franco |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
MULHERES BRASILEIRAS NOS CAMINHOS DE SUA HISTÓRIA: ANÁLISE DE IMPRESSOS ESCRITOS DA REVISTA “O CRUZEIRO” – VESTÍGIOS DE SUA REPRESENTAÇÃO |
Luana Dettmer Cabreira * Carine Martins Godoy Torres Frasson CINARA DALLA COSTA VELASQUEZ Gabriel Belinazo Jorge Luiz da Cunha Líndice Martins da Rocha |
História, trabalho e educação | Abrir |
MUSEU PEDAGÓGICO: UMA INTERLOCUÇÃO COM A ESCOLA |
Luci Mara Bertoni * Juarez dos Santos Pita Junior Lívia Diana Rocha Magalhães Luciana Canario Mendes Paulo Mauricio Oliveira Correia Polliana Moreno dos Santos |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
NAÇÃO E IDENTIDADE NACIONAL NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: A ABORDAGEM DE BORGES DOS REIS NA BAHIA REPUBLICANA | Maria Cristina Dantas Pina * | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
NACIONALISMO E FORMAÇÃO DOCENTE: A REVISTA DE EDUCAÇÃO (1921-1923) E A COLEÇÃO ATUALIDADES PEDAGÓGICAS (1931-1945) | Leila Maria Inoue * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
NÃO FAZEM MAL AS MUSAS AOS...ALFAIATES - PROFESSORES INTELECTUAIS E POLÍTICOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA – BA: O CASO DE LAUDIONOR DE ANDRADE BRASIL |
Daniela Moura Rocha de Souza * Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro Lívia Diana Rocha Magalhães |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
NEOLIBERALISMO E A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL | Michelle Fernandes Lima * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO - LÓGICAS E CONTRADIÇÕES |
Claudia Carvalho Cosmo * Silvia Aparecida de Sousa Fernandes |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
NOTAS INTRODUTÓRIAS PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA COMPREENSÃO CRÍTICA DA PRÁTICA INCLUSIVA ATUAL |
Rita Filomena Andrade Januário Bet * Ataíde Maria da Silva Nascimento |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
NOTA SOBRE AS POLÍTICAS EM PROL DO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR |
Delton Aparecido Felipe * Teresa Kazuko Teruya |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
NOVAS POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS: O JOGO AFRICANO MANCALA |
Maria Cecília Paula Silva* Elizabeth Jesus Silva |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
NUPES: TENDÊNCIAS DA POLÍTICA PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL | Fabíola Bouth Grello Kato* | História, políticas públicas e educação | Abrir |
O ATENDIMENTO À INFÂNCIA NA REGIÃO DE GUARAPUAVA: DADOS COMPARATIVOS DE 1988 A 2008 | Clarice Schneider Linhares* | História, políticas públicas e educação | Abrir |
O ATENDIMENTO ESCOLAR À INFÂNCIA BRASILEIRA: ELEMENTOS DE UMA HISTÓRIA |
Nina Rosa Teixeira Oliveira * CRISTIANE DA C. GOMES DE ALMEIDA MARIA COUTO CUNHA ROSEMEIRE BARAÚNA MEIRA DE ARAÚJO |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
O CANTO DISCIPLINARIZADOR DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS NO DISTRITO FEDERAL NA PRIMEIRA REPÚBLICA |
Andréa Aceti Gurgel * Dayse Martins Hora |
História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
O CAPITAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS: O ONTEM E O HOJE EM ANÁLISE | Sueli Menezes Pereira * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
O CONSELHO TUTELAR: UMA ANÁLISE HISTÓRICA |
Franciane Fernandes Muchinski * Michelle Fernandes Lima |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
O "CUIDADO" QUE DESAFIA: A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO SEGMENTO EDUCACIONAL | Ana Paula Tatagiba * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
O CURRÍCULO DA PEDAGOGIA LIBERTÁRIA: ARTICULAÇÃO ENTRE O FORMAL E O NÃO-FORMAL | Fernanda Mattos Carpinteiro dos Santos* | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
O CURRÍCULO DE HISTÓRIA, OS CADERNOS ESCOLARES E A SALA DE AULA DA ESCOLA PÚBLICA | Thelma de Oliveira * | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
O CURSO DE PEDAGOGIA DA FE/UNICAMP: AS REFORMULAÇÕES CURRICULARES EM QUESTÃO (1974-1998) | Luciana Cristina Salvatti Coutinho * | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
O CURSO PRACTICO DE PEDAGOGIA DE MR. DALIGUALT: NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA NO SÉCULO XIX. | Marlete Dos Anjos Silva Schaffrath * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
O DESAFIO DA REALIZAÇÃO DO PROEJA EM GOIÁS | Camila Aparecida Campos * | História, trabalho e educação | Abrir |
O DIREITO À EDUCAÇÃO NA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL DE 1989. |
Larissa WayhsTrein Montiel * Nilce Aparecida da S. F. Fedatto |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
O DISCURSO IDEOLÓGICO PRESENTE NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UNESP/ARARAQUARA – CUCA. | Fernanda Furtado Camargo * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
O DISCURSO MÉDICO NO INTERIOR DO MOVIMENTO ESCOLA NOVA: DISCUSSÕES TEÓRICAS E APLICAÇÕES PRÁTICAS (RIO DE JANEIRO 1930-1940). | Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia* | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
O DISCURSO OFICIAL EM EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA DE CUSTOMIZAÇÃO | Deize Vicente da Silva Arosa* | História, políticas públicas e educação | Abrir |
O DISCURSO PEDAGÓGICO CONSTRUTIVISTA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO PAULISTA NO PERÍODO DE 1983 AOS DIAS ATUAIS |
ANA CAROLINA GALVÃO MARSIGLIA* Newton Duarte |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
O DISCURSO RELIGIOSO DA CCB E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO FEMININA: AS PROFESSORAS DA CCB |
Iranilde Ferreira Miguel * Arilda Ines Miranda Ribeiro |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
O ENSINO RELIGIOSO NO CONTEXTO HISTÓRICO ESCOLAR DE PERNAMBUCO | Andrea Agnes Silva Pinto Silva Pinto* | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
O ESTADO-NAÇÃO E AS POLÍTICAS DE NACIONALIZAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA | Paulo Nobrega * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
O IDEAL MODERNIZADOR DA EDUCAÇÃO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA ENTRE AS DÉCADAS DE 1930 A 1950 |
Maria Cristina Nunes Cabral * Lívia Diana Rocha Magalhães |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
O IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DO FUNDEF NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE (1997 A 2000) |
Maria Dilnéia Espindola Fernandes* Francielli Souza Lourenço |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
O INÍCIO DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO NA PROVÍNCIA DO PARANÁ (PRIMEIRA DÉCADA: 1854-1864) |
Maria Elisabeth Blanck Miguel * Henrique Klenk |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO (1939-1973) | Sandra Maria Barros Alves Melo Sandra* | História, políticas públicas e educação | Abrir |
O JORNAL CORREIO BRAZILIENSE (1808-1822): A EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO MATERIAL DO BRASIL | Marcília Rosa Periotto * | Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA E SUA PARTICIPAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL | Natália Teixeira Ananias * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
O MANUAL DIDÁTICO NA PEDAGOGIA DE ANÍSIO TEIXEIRA E PAULO FREIRE |
Maria Lucia Paniago L. Neves * Silvia Helena Andrade Brito |
História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
O MANUAL DIDÁTICO PROJETO ARARIBÁ HISTÓRIA NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MS (2008) | Carla Villamaina Centeno * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
O MOBRAL NO MEIO RURAL DE UBERLÂNDIA-MG (1970-1985) |
Leticia Borges Oliveira * Sauloéber Tarsio de Souza |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
O MOVIMENTO DE TESTES E MEDIDAS EDUCACIONAIS NA PRIMEIRA METADE DO SECULO XX: HOMOGENEIZAÇÃO DAS CLASSES OU EXCLUSÃO ESCOLAR? | ARICLE VECHIA * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
O "MUNICÍPIO PEDAGÓGICO" EM UBERABINHA-MG E MAFRA EM PORTUGAL: REFLESÕES INICIAIS (1888-1927). | Luciana Oliveira Bar Carvalho * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
O NASCIMENTO DE UM DISPOSITIVO DE GOVERNAMENTALIDADE LIBERAL: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS |
Fernanda de Camargo Machado * Márcia Lise Lunardi-Lazzarin |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
O PAPEL ATRIBUÍDO À EDUCAÇÃO PELA IGREJA CATÓLICA NO PROCESSO DE RESTAURAÇÃO: A AÇÃO DO PADRE JULIO MARIA, DE 1891 A 1897 | Peri Mesquida * | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
O PAPEL DA COMISSÃO BRASILEIRO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO INDUSTRIAL NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE DAS ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS |
Diene Mello Oliveira * Sônia Ana Leszczynsk |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
O PENSAMENTO FILOSÓFICO-EDUCACIONAL BRASILEIRO: A HISTORICIDADE EM PAULO FREIRE E DERMEVAL SAVIANI |
Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva * Roseli Rodrigues de Mello |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
O PNPE NA POLÍTICA DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO DE 2003 A 2007 E A FORMAÇÃO DO JOVEM: PRECARIZAÇÃO E CAPTURA DA SUBJETIVIDADE | Inayá Maria Sampaio * | História, trabalho e educação | Abrir |
O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E DA QUALIDADE DO ENSINO NO BRASIL SOB O PRISMA DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO |
Isabelle Fiorelli Silva * Eliane Cleide da Silva Czernisz José Carlos Dalmas |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO PRIMÁRIA EM CAMPO MOURÃO: DA ESCOLA ISOLADA AO GRUPO ESCOLAR MARECHAL RONDON (1947 A 1970) |
Cibele Introvini Ritt * Analete Regina Schelbauer |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
O PROFESSOR PAULO DOS SANTOS: AULAS DE MORAL E FORMAÇÃO DO HOMEM INTEGRAL. ITUIUTABA, MINAS GERAIS (1960-1973) | Nicola José Frattari Neto* | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
O PROJETO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: MAIS TEMPO E MAIS QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO PAULISTA? |
Adriana de Castro * Roseli Esquerdo Lopes |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
O PROJETO TAVARES LYRA E SUA PROPOSTA DE REFORMA PARA O ENSINO SECUNDÁRIO. EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO INÍCIO DO SÉCULO XX |
Ligiane Aparecida da Silva * Maria Cristina Gomes Machado |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
ORIGENS RENASCENTISTAS DO ATUAL MOVIMENTO PEDAGÓGICO REFORMISTA E NEOLIBERAL DENOMINADO ENSINO REFLEXIVO | José Carlos Abrão * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
OS ANTECEDENTES DO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932) |
Simone Burioli Ivashita * Renata de Almeida Vieira |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
OS BACHARÉIS EM CIÊNCIAS E LETRAS DO LYCEU DE GOYAZ E LYCEU DE GOIÂNIA E SUA ATUAÇÃO POLÍTICO-CULTURAL NO ESTADO DE GOIÁS DE 1906 A 1969 | Fernanda Barros * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
OS CLUBES AGRÍCOLAS ESCOLARES NA PARAÍBA (1930-1934) |
Priscilla Leandro Pereira * Antonio Carlos Ferreira Pinheiro |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
O SEGUNDO CICLO DOS ESTUDOS DO LAZER NO BRASIL (1968-1979) |
Elza Margarida de Mendonça Peixoto * Maria de Fátima Rodrigues Pereira |
História, trabalho e educação | Abrir |
OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO LIBERAL DE SAMPAIO DORIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO BRASIL | Neide de Almeida Lança Galvão Favaro* | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
OS JESUÍTAS E O ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL | José Carlos Silva * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
OS JORNAIS DO SÉCULO XIX E A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | CELINA MURASSE MIZUTA * | Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
OS PRIMEIROS DEBATES EM TORNO DA INFÂNCIA NO BRASIL: A CRISTALIZAÇÃO DE UMA VISÃO NATURALIZANTE DE CRIANÇA E SEU DESENVOLVIMENTO | LUCINÉIA MARIA LAZARETTI * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE RATKE E COMÊNIO PARA A UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO ESCOLAR |
Sandra Garcia Neves * JOÃO LUIZ GASPARIN - |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
OS PROFESSORES E SEU PAPEL NA SOCIEDADE IMPERIAL |
Marisa Bittar * ANDRÉ PAULO CASTANHA |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
OS PROJETOS EDUCACIONAIS DO EMPRESARIADO INDUSTRIAL MINEIRO ASSOCIADO A FIEMG A PARTIR DAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS DA CNI (1980-2000) |
Jane Maria Santos * Carlos Alberto Lucena |
História, trabalho e educação | Abrir |
O SURGIMENTO DAS PRISÕES, O ESTADO E AS POLÍTICAS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL IMPLANTADAS NO SISTEMA PRISIONAL | Camila Maximiano Miranda Silva* | História, trabalho e educação | Abrir |
O TRABALHO DOCENTE NAS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM MATO GROSSO DO SUL. |
VIVINA DIAS SOL QUEIROZ * SONIA DA CUNHA URT |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
O TRABALHO NA GÊNESE HISTÓRICA DA ARTE EM LUKÁCS E VIGOTSKI: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LITERATURA |
Nathalia Botura de Paula Ferreira * Newton Duarte |
História, trabalho e educação | Abrir |
O USO DO MITO GREGO NAS ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO PARA SE PENSAR SOBRE A DOCÊNCIA NA MODERNIDADE |
Claudia Flores Rodrigues * Gabriel Belinazo |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
PANORAMA ACERCA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICAS DA CIDADE DE ASSIS/SP NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX | Heraldo Márcio Galvão Júnior* | História, políticas públicas e educação | Abrir |
PARCERIA INTERISNTITUCIONAL PARA A OFERTA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: A RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E MOVIMENTO SOCIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO | Marilda Oliveira Costa* | História, políticas públicas e educação | Abrir |
PCB E ESCOLANOVISTAS NO DEBATE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E ESCOLA: DUAS TESES E UMA SÓ PRÁTICA | Aparecida Favoreto * | História, trabalho e educação | Abrir |
PEDAGOGIA MONTESSORIANA: ENSAIO DE INDIVIDUALIZAÇÃO DO ENSINO. | Samira Saad P. Lancillotti * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
PEQUENAS PEGADAS NO CIBERESPAÇO: BEBÊS E PROFESSORAS NUMA PRÁTICA EDUCATIVA SÓCIO-HISTÓRICA COM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS | Nanci Martins De Paula * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
PERÍODOS DE DESENVOLVIMENTISMO: UMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICO-COMPARATIVA ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO GOVERNO JUSCELINO KUBITSCHEK (1956-1961) E DO GOVERNO LUIS INÁCIO LULA DA SILVA (2003-2008). |
Caio Augusto Padilha * Jorge Uilson Clark |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL (1931 A 2004): CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS | Régis Henrique Silva * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
PIRATARIA: TRABALHO, EDUCAÇÃO E NOÇÕES DE CRIMINALIDADE | Pablo Lacerda Bueno * | História, trabalho e educação | Abrir |
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (PDE): CENTRALIDADE DO ENSINO À DISTÂNCIA E ESVAZIAMENTO DO CONTEÚDO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS RECENTES | Lalo Watanabe Minto * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
POLÍTICA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Teresa Kazuko Teruya * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
POLÍTICA EDUCACIONAL MATO – GROSSSENSE: A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO EM CORUMBÁ, SUL DO ESTADO DE MATO GROSSO (1928-1940) |
Roosilenny dos Santos Souza * Regina Tereza Cestari de Oliveira |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
POLÍTICA EDUCACIONAL MATO-GROSSENSE: O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES EM MUNICÍPIOS DO SUL DO ESTADO (1910 -1930) | Regina Tereza Cestari de Oliveira * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
POLÍTICA PÚBLICA PARA A JUVENTUDE NO BRASIL PÓS 1990: CENTRALIDADE NA EDUCAÇÃO |
Flávia Xavier Carvalho * Amélia Kimiko Noma |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ATENDIMENTO À INFÂNCIA NO BRASIL: DO ASSISTENCIALISMO À INDISSOCIABILIDADE ENTRE CUIDAR-EDUCAR. |
Darlene Novacov Bogatschov * Jani Alves da Silva Moreira |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA: A PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL DE ESCOLAS EXTINTAS |
Lívia Diana Rocha Magalhães * Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro Daniela Moura Rocha de Souza Ruy Hermann Araújo Medeiros |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E O ACESSO DO JOVEM AO MERCADO DE TRABALHO | Alessandra Helena Wiederkehr * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO A PARTIR DA DÉCADA DE 1990: FORMA DE SUPERAÇÃO DA QUESTÃO SOCIAL? |
Marleide Rodrigues da Silva Perrude * Ana Lucia Ferreira Aoyama Eliane Cleide da Silva Czernisz |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
POLITICA EDUCACIONAL NO CAMPO: ESPAÇO DE AÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES DO CAMPO |
Aparecida do Carmo Lima* Marcos Pereira Coelho Rosana Vasconcelos Vito |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
PREÂMBULO DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA CIDADE DE MANAUS (1889 – 1930) |
Assislene Barros Mota Lene* ALESSANDRA PINHEIRO FERREIRA CARLOS BARROCO Eliane da Silva Chaves ERILANE DE SOUZA GUIMARÃES Maria Swely Imbiriba da Costa |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
PREMIAR E PUNIR MENINOS NEGROS, BRANCOS E INDIOS NA COLÔNIA ORFANOLÓGICA ISABEL (PERNAMBUCO, 1874 -1890) | ADLENE SILVA ARANTES * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
PRIMEIROS APONTAMENTOS DE UM ESTUDO SOBRE ALFABETIZAÇÃO NOS MANUAIS ESCOLARES | Enilda Fernandes * | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
PROCESSOS HISTÓRICOS E EDUCACIONAIS DA ESCOLA ALEMÃ DA COLÔNIA RIOGRANDESE – SP (1924-1938) |
Flávia Renata da Silva * Arilda Ines Miranda Ribeiro José Luís Félix |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO COMO “CLASSE-QUE-VIVE- DO-TRABALHO”: UMA ABORDAGEM SOBRE A PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DAS PROFESSORAS E PROFESSORES |
Cláudia Letícia de Castro do Amaral * Letícia Ramalho Brittes LILIANA SOARES FERREIRA |
História, trabalho e educação | Abrir |
PROFISSIONALIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA: DOS PRIMÓRDIOS À CONTEMPORANEIDADE |
Lílian Dayse Fróes Tavares * Maria Aparecida Silva |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
PROGRAMAS EDUCACIONAIS NA DÉCADA DE NOVENTA: A IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DA “NOVA DIREITA” NO BRASIL |
ADREANA DULCINA PLATT * Marci Batistão |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E A PROPOSTA CURRICULAR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PARA A GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL |
Gesilaine Mucio Ferreira * Darlene Novacov Bogatschov Gislaine Aparecida Valadares de Godoy Dalcolle Jani Alves da Silva Moreira |
História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PÚBLICAS DOS CAMPOS GERAIS - PR (1904-1950) |
Maria Isabel Moura Nascimento * Clarissa Borba Prieto |
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
RECONSTRUINDO HISTÓRIA E MEMÓRIA DE ALFABETIZADORAS NO ENSINO PRIMÁRIO EM MINAS GERAIS |
Sandra Maria Oliveira Sandra Maria* Maria Cristina Santos de Oliveira Alves |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
RECUPERAÇÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR | Elisabeth Rossetto * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
REFORMA EDUCACIONAL E IDENTIDADE PROFISSIONAL: O CENTRO DE TREINAMENTO DO MAGISTÉRIO DE CUIABÁ NO PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM MATO GROSSO NOS ANOS 1960 | Marcia Santos Ferreira * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
REFORMAS EDUCACIONAIS E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. |
Daniela Miranda Marques * Alisangelo Aparecido dos Santos Marcilene Rosa Leandro Moura Priscilla Silva Lopes |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
REGULAÇÃO DO TRABALHO EDUCACIONAL ATRAVÉS DOS PLANOS DE CARREIRA DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE DE 1948 A 2003 | Maria Consolação Rocha * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
RELAÇÕES DE PRODUÇÃO E QUALIFICAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO NA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA | Manoel Nelito Matheus Nascimento * | História, trabalho e educação | Abrir |
RENASCENDO DAS CINZAS? A RELAÇÃO DA UNIVERSIDADES ARGENTINAS COM A “FÁBRICA SEM PATRÕES” ZANÓN | Henrique Novaes * | História, trabalho e educação | Abrir |
REPERCUSSÕES DA ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL NO CAMPO EDUCACIONAL: A DOCÊNCIA TEMPORÁRIA EM FOCO |
Renata de Almeida Vieira * Fatima Cristina Lucas de Souza Lizete Shizue Bomura Maciel |
História, trabalho e educação | Abrir |
RUI BARBOSA E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA – OS PARECERES DE 1882. |
Najla Mehanna Mormul * Maria Cristina Gomes Machado |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
RUI BARBOSA E O ENSINO PRIMÁRIO EM SOCIEDADE LIVRE | Sergio Henrique Gerelus * | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
SAINDO DO SILÊNCIO: MULHERES NEGRAS EDUCADAS NO VALE DO GUAPORÉ NO SÉCULO XX |
PAULO SÉRGIO DUTRA * Carla Patrícia Marques de Souza Mary Diana da Silva Miranda Nailza da Costa Barbosa Gomes |
História, trabalho e educação | Abrir |
SÃO BOAVENTURA, UM INTELECTUAL DA EDUCAÇÃO DO FINAL DO SÉCULO XIII E AS ALTERAÇÕES EDUCACIONAIS DO PERÍODO |
Conceição Solange Perin * Terezinha Oliveira |
História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA: HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORAS RURAIS | CINARA DALLA COSTA VELASQUEZ* | História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |
SER NORMALISTA, SER PROFESSORA NOS “ANOS DOURADOS”:MEMÓRIAS DE PROFESSORAS PRIMÁRIAS NO TRIÂNGULO MINEIRO NAS |
CLARISSA BETANHO INÁCIO * BETÂNIA OLIVEIRA LATERZA RIBEIRO ELIZABETH FARIAS DA SILVA LUCIA DE FATÍMA VALENTE maria angelica pereira bastos Valéria Aparecida de Lima |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO E DESCENTRALIZAÇÃO: ENTRE A LDB 4.024/61 E A LDB 9.394/96 – PERCURSOS PARA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO |
OSÉIAS SANTOS DE OLIVEIRA * ANA PAULA COLARES FLORES MORAES CLARICE ZIENTARSKI Daniele Rorato Sagrillo Neila Pedrotti Drabach Sueli Menezes Pereira |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
SISTEMA PRISIONAL: TRABALHO E EDUCAÇÃO COMO FORMA DE REINSERÇÃO SOCIAL | Lívia Andrade Ferreira * | História, trabalho e educação | Abrir |
SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA NA REFORMA EDUCACIONAL DE 1930 EM GOIÁS. | APARECIDA MARIA ALMEIDA BARROS* | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
SOCIEDADE E EDUCAÇÃO ESCOLAR: O DEBATE DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS | Gestine Cássia Trindade * | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
SUBSUNÇÃO DO TRABALHO DOCENTE AO ESTADO | Carolina de Roig Catini * | História, trabalho e educação | Abrir |
TECENDO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EM TORNO DO COLÉGIO DOS ANJOS NA CIDADE DE BOTUCATU | neise marino cardoso cardoso* | História, trabalho e educação | Abrir |
TEORIAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA: CURRÍCULO 1998 | Vanessa Camargo Rocha * | História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
TRABALHO COLETIVO E COOPERATIVO: POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS E SUBSÍDIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR | MARIA JOSÉ FERREIRA RUIZ * | História, biografias e intelectuais da educação | Abrir |
TRABALHO, COOPERAÇÃO E EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO MST A PARTIR DA REALIDADE DO ASSENTAMENTO SANTA MARIA | Alex Verdério * | História, trabalho e educação | Abrir |
TRABALHO RURAL E EDUCAÇÃO NO ASSENTAMENTO TREZE DE ABRIL: ANÁLISE DO PROJETO DE ESCOLA INTEGRAL DA EMEIF LEONNOR MENDES DE BARROS | Samila Bernardi do Vale * | História, trabalho e educação | Abrir |
TRAJETÓRIA POLÍTICA E SOCIAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL | Alícia Felisbino Ramos * | História, trabalho e educação | Abrir |
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA SOBRE AS POLÍTICAS CURRICULARES PARA OS CURSOS JURÍDICOS |
Lilian Silvana Perilli de Pádua * Alessandra David Moreira Costa |
História, idéias pedagógicas, currículo e avaliação | Abrir |
UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO E DO PROFESSOR A PARTIR DO LIBERALISMO E DO MARXISMO. |
Hélio Clemente Fernandes * Paulino José Orso |
Historiografia e questões teórico-metodológicas da História da Educação | Abrir |
UMA ANÁLISE DOS ANTECEDENTES HISTÓRICOS E LEGAIS DO ENSINO OBRIGATÓRIO NO PAÍS E DE SUA AMPLIAÇÃO PARA NOVE ANOS | Marcelo Luis Ronsoni * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
UMA ANÁLISE HISTÓRICA SOBRE A ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS PCN NO BRASIL |
Maria Joselia Zanlorense * Michelle Fernandes Lima |
História, políticas públicas e educação | Abrir |
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO NO CAMPO: UM CAPÍTULO DA HISTÓRIA DE LUTA DOS ATINGIDOS PELA BARRAGEM DE SALTO CAXIAS NO SUDOESTE PARANAENSE | MARCO ANTONIO BATISTA CARVALHO * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
UM MOMENTO POLÍTICO-EDUCACIONAL DE IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO DE PEDAGOGIA PARA PROFESSORES EM SERVIÇO: A UNIVERSIDADE SE ASSUMINDO COMO UM ESPAÇO HISTORICAMENTE PRIVILEGIADO PARA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO | Miriam Darlete Seade Guerra * | História, políticas públicas e educação | Abrir |
UNIÃO DA VITÓRIA (PR) E PORTO UNIÃO (SC): REUNINDO FRAGMENTOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÀO NA REGIÃO DO VALE DO IGUAÇU (1780 A 1930) |
Márcia Marlene Stentzler * Roseli Bilobran Klein Valéria Aparecida Schena |
História, práticas escolares e processos educativos | Abrir |