Transição democrática
 


  Colônia - Período Jesuítico (1500-1759)
  Colônia Período Pombalino (1759-1822)
  Império (1822 - 1889)
Primeira República (1889 – 1930)
  Era Vargas (1930 – 1945)
  Nacional Desenvolvimentismo (1946-1964)
  Período Militar (1964-1984)
Transição democrática (1984 - Hoje)
  Introdução
  Concepções Pedagógicas
  Legislação Educacional
  Organização Escolar
  Instituições Escolares
  Arquivos, Fontes e Estado da Arte

Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro

A MISSÃO: CINEMA E ESTÉTICA  NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro e Lívia Diana R. Magalhães

O FILME COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Analete Regina Schelbauer e Maria Cristina Gomes Machado

DICIONÁRIO BIOGRÁFICO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: APONTAMENTOS INICIAIS

Antonietta d´Aguiar Nunes

MINICURSO PROFERIDO NO III COLÓQUIO MUSEU PEDAGÓGICO DA UESB - NOV. 2003

Antonietta d´Aguiar Nunes, Maria Teresa Navarro de Britto Matos e Ilma da Silva cabral

OS ARQUIVOS E A MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO NA BAHIA: recordando localmente para conhecer globalmente

Armindo Quillici Neto

A FORMAÇÃO DO EDUCADOR E SUA RELAÇÃO COM A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS PRESENTES NOS PROGRAMAS DE ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DOS CURSOS DE PEDOGOGIA, ENTRE 1988 a 1998

Azilde L. Andreotti

ACERVO DE FONTES DE PESQUISA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: CARACTERÍSTICAS E CONTEÚDO

Carlos Alberto Lucena

HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA A INVESTIGAÇÃO NO HISTEDBR

Carlos Henrique de Carvalho

PROBLEMAS E PERSPECTIVAS DE ELABORAÇÃO DE UM DICIONÁRIO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Décio Gatti Júnior

PERCURSOS DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E FORMAS DE COMPREENSÃO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Dermeval Saviani

AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Gilberto Luiz Alves

VERBETES DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA META INICIAL PARA A PROPOSTA DO HISTEDBR

Ireni Marilene Zago Figueiredo

A CONSTRUÇÃO DA “CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA” NA SOCIEDADE BRASILEIRA E PARANAENSE

José Carlos Souza Araújo

PROJETO EM TORNO DE UM DICIONÁRIO DE HISTÓRIA DA   EDUCAÇÃO BRASILEIRA: norteamentos e ponderações

Lalo Watanabe Minto

O SENTIDO HISTÓRICO DAS REFORMAS PARA O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO NOS ANOS 90

Lucyelle Cristina Pasqualotto

A EDUCAÇÃO FRENTE AO IMPERATIVO DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Mara Regina Martins Jacomeli

UM INÍCIO DE HISTORIOGRAFIA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PERÍODO PÓS-DITADURA MILITAR: LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS EVENTOS DO HISTEDBR

Maria Aparecida da Silva

A EDUCAÇÃO E AS INFLEXÕES NO MODO DE GERIR O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NOS ANOS 80

Maria Aparecida da Silva

ANOS 80: DA TRANSIÇÃO COM "ABERTURA", MAS SEM RUPTURA, DO GOVERNO BUROCRÁTICO AUTORITÁRIO PARA O CIVIL

Maria de Fátima Felix Rosar

PARA "A NAVEGAÇÃO VENTUROSA" DOS ANOS 80, CONTÁVAMOS COM BOAS LENTES DE AUMENTO E CONSEGUÍAMOS VER MUITO ALÉM DO HORIZONTE

Maria de Fátima Rodrigues Pereira

DOIS SENTIDOS PARA A EDUCAÇÃO NA DÉCADA DE 1980:DEMOCRACIA E CIDADANIA/ IMPLICAÇÕES HISTÓRICAS

Maria Elisabeth Blanck Miguel

A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: UMA DAS FONTES DE ESTUDO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Maria Julieta Weber Cordova

IDENTIDADE REGIONAL E REPRESENTAÇÃO SOCIAL NA PERSPECTIVA  DO CONSENSO

Marisa Bittar

O ESTADO DA ARTE EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA APÓS 1985: UM CAMPO EM DISPUTA

Nailda Marinho da Costa Bonato

DOCUMENTAÇÃO FÍLMICA E ICONOGRÁFICA COMO FERRAMENTA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Paolo Nosella

AS PESQUISAS SOBRE INSTITUIÇÕES ESCOLARES: BALANÇO CRÍTICO

Regina Tereza Cestari de Oliveira

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL COMO FONTE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Rita de Cássia Gonçalves de Carvalho

AS TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO NO BRASIL: ANÁLISE DAS REFORMAS

Rita Filomena Andrade Januário Bettini

TECENDO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EM TORNO DOS CONCEITOS DE CONHECIMENTO E GESTÃO EDUCACIONAL

Roberto Antonio Deitos

HISTÓRIA DA POLÍTICA EDUCACIONAL PARANAENSE PARA O ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL (1995-2002)

Ruy Hermann Araújo Medeiros

ARQUIVOS ESCOLARES - BREVE INTRODUÇÃO A SEU CONHECIMENTO

Ruy Medeiros

LEGISLAÇÃO COMO FONTE DA HISTÓRIA: O JURISTA E O HISTORIADOR

Solange Aparecida Zotti

ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO NO BRASIL: UMA LEITURA DA HISTÓRIA DO CURRÍCULO OFICIAL





HISTEDBR (1986 - 2006) - Faculdade de Educação - UNICAMP - Todos os Direitos Reservados aos Autores | Desenvolvimento: Fóton


Principal